Semana dedicada à reflexão sobre o meio ambiente

Publicado em 04/06/2018 às 13h18

Durante a Ecofeira será realizada uma ação para o recolhimento de resíduos eletroeletrônicos A partir de segunda-feira Venâncio Aires iniciará uma semana dedicada a diversas atividades relacionadas ao meio ambiente. A abertura da programação ocorre no dia 4, às 14h, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito. Durante este ato, ainda será realizada a posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Meio Ambiente. 

A programação ocorre durante seis dias e o encerramento será feito no sábado, 9, com o desenvolvimento da Ecofeira junto à rua General Osório, ao lado da Prefeitura, das 9h às 16h. No local haverá recolhimento de resíduos eletroeletrônicos, óleo saturado e isopor. Ainda será feita a distribuição de mudas nativas, feira de adoção responsável e brechó, jogos e mostra de ações no Arroio Castelhano. 

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, a Semana do Meio Ambiente é um momento de conscientização e de alerta, em que, com o envolvimento da comunidade, se estará refletindo sobre a questão ambiental. 'Precisamos ter o máximo de cuidado e deixar o nosso ar, a nossa água e o nosso solo em melhores do que recebemos para as futuras gerações. Então, não podemos ser gananciosos em usufruir da natureza e deixar ela em condições piores para os nossos filhos, netos e bisnetos', destaca.

 

DESAFIOS 

Para a atual presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Norma Barden, um dos principais desafios de Venâncio Aires relacionados às questões ambientais está ligado à educação ambiental. Norma ressalta o quanto é importante que haja a compreensão das pessoas para a necessidade de preservar o ambiente. 'Todas as pessoas precisam entender a importância do meio ambiente, porque a gente quer usar tudo, de qualquer jeito, até o fim, e não se lembra que amanhã pode não ter', observa. 

Ela ainda menciona que outro desafio para a Capital do Chimarrão está relacionado ao volume de resíduos produzidos. 'A comunidade tem que se tornar responsável pelos resíduos que produz. As pessoas não se dão conta da importância que é o manejo correto do lixo.' Por fim, a presidente do Conselho cita os cuidados com o Arroio Castelhano, a principal fonte de água de Venâncio, como outro desafio. Entretanto, ela pondera que já existem iniciativas voltadas à preservação do manancial encaminhadas. 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, também salienta a necessidade de existir a participação da população no cuidado do meio ambiente, por meio de uma união do poder público, privado e da comunidade. Ele ainda elenca a produção de resíduos e a preservação da água, em especial do Arroio Castelhano, como desafios para Venâncio Aires.

 

5 DE JUNHO 

é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidades sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, que ocorreu em Estocolmo, na Suécia.

 

Programação

4 DE JUNHO 
Abertura da Semana do Meio Ambiente e posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Meio Ambiente. 
Local: sala de reuniões do gabinete do prefeito, às 14h.

5 DE JUNHO 
Palestra 'Gestão das Águas na Bacia do Rio Pardo', ministrada pela presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, Valéria Borges Vaz.
Local: auditório da Secretaria Municipal da Educação, na rua Osvaldo Aranha, nº 515, às 14h. Público-alvo: técnicos da área e população em geral.

6 DE JUNHO 
Lançamento do Projeto Assistencial de Pets Vulneráveis (tratamento antiparasitário para cães e gatos.
Locais: bairro Macedo, das 8h às 11h e bairro Brands, das 13h30min às 16h30min.

7 DE JUNHO 
Lançamento do Projeto Assistencial de Pets Vulneráveis (tratamento antiparasitário para cães e gatos ).
Locais: bairro Battisti, das 8h às 1h e no bairro Coronel Brito, das 13h30min às 16h30min. 
Mostra de Cinema Ambiental:
Filme 'O menino e o mundo'(categoria livre) | Local: Câmara de Vereadores de Venâncio Aires (Plenário Vicente Schuck), às 8h30min. 
Filme 'Wall-E' (categoria livre) | Local: Câmara de Vereadores de Venâncio Aires (Plenário Vicente Schuck), às 14h. 
Inscrições: Secretaria de Educação.
Exposição Dialogada sobre Resíduos Sólidos na Escola Narciso Mariante de Campos - Uninter | Local: Linha Tangerinas, às 14h | Público-alvo: alunos e professores.

8 DE JUNHO 
Lançamento do programa de recuperação das nascentes do Arroio Castelhano. 
Local: sala de reuniões do gabinete do prefeito. Horário: 8h30min
Mostra de Cinema Ambiental
Filme 'Nausicaa do Vale dos Ventos' (indicação: 12 anos - legendado) | Local: Câmara de Vereadores de Venâncio Aires (Plenário Vicente Schuck), às 8h30min 
Filme 'O Lorax: Em busca da trúfula perdida' (categoria livre) | Local: Câmara de Vereadores de Venâncio Aires (Plenário Vicente Schuck), às 14h.
Inscrições: Secretaria de Educação

9 DE JUNHO 
ECOFEIRA
Local: General Osório, ao lado da Prefeitura | Horário: 9h às 16h
Recolhimento de resíduos:
- eletroeletrônicos - Semma
- Saúde bucal - Uninter 
- Óleo de cozinha - Projeto 'De Olho no Futuro'
-Isopor - Uninter/ Venax
Mostra de Compostagem:
Na Empresa - Sesc
Na sacada - Uninter
Na comunidade - ONG Planeta Vivo
Distribuição de Mudas Nativas - Semma 
Feira de adoção responsável e brechó - ONG Amigo Bicho
Jogo educativo - Sesc
Mostra de Ação no Castelhano - Léo Clube.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Taís Fortes
Foto: Juliana Bencke / Folha do Mate

 

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||