Sesi com Ciênci@ leva tecnologia e cultura ao Parque do Chimarrão

Publicado em 08/10/2018 às 09h13

Público poderá conferir cerca de 75 experimentos nas áreas de física, química, biologia e matemática, além de atrações culturaisSimular os movimentos de um astronauta no espaço, sentar-se em uma cadeira de pregos e participar de experiências de ilusão de ótica serão algumas das atividades disponíveis no Parque Municipal do Chimarrão, nos dias 16, 17 e 18 deste mês, quando o Museu Itirenante de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) estará no local.

As atividades ocorrem em Venâncio Aires, por meio do projeto Sesi Com Ciênci@, e são abertas a toda a comunidade, das 8h30min às 20h30min, com entrada gratuita. 'O conhecimento é o bem maior que um cidadão pode adquirir. O Sesi está levando a ciência e a cultura ao trabalhador da indústria e seus dependentes. Assim, damos ferramentas ao cidadão para que se sinta capaz de buscar cada vez mais a solução de problemas por meio do conhecimento', ressalta o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo. 

Ao todo, serão cerca de 75 experimentos nas áreas de física, química, biologia e matemática. O evento contará ainda com planetário, contação de história, teatro de fantoches, oficina de brinquedos feitos com material de descarte, jogos de nutrição e práticas esportivas orientadas. 

O projeto Sesi com Ciênci@ se iniciou em 2015, passando por 17 cidades do estado. Mais de 135 mil pessoas visitaram o museu itinerante nas cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Erechim, Carlos Barbosa, Cachoeira do Sul ,Montenegro, Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo, Canela, Bagé, Nova Prata, Cruz Alta, Campo Bom e Rio Grande.

Experimentos

Giroscópio humano - Simula os movimentos que um astronauta teria no espaço onde existem três graus de liberdade rotacionais.

Cadeira de pregos - Cadeira cujo assento é composto de aproximadamente três mil pregos. O visitante pode sentar-se com total conforto pois a quantidade de pregos diminui substancialmente a pressão.

O gordo e o magro - Dois espelhos: um côncavo e um convexo. No espelho côncavo, o visitante fica magro e no espelho convexo, fica gordo.

O corpo humano é condutor ou isolante - Mostra a resistência elétrica que passa através das mãos da pessoa quando ela toca os dois condutores.

Painel solar - O visitante posiciona o painel para captar o máximo de energia solar fazendo com que o rádio permaneça ligado.

Testando a coordenação motora - O visitante fará um teste de motricidade ao movimentar um anel metálico de um ponto a outro sem tocar no tubo que possui o perfil de Albert Einstein. 
De cabeça para baixo e de trás para a frente - Este experimento demonstra graficamente o que acontece do lado esquerdo e do lado direito do cérebro.

De volta aos Planetas dos Macacos - Com sobreposição de imagens, o equipamento propicia uma impressionante ilusão de óptica onde a pessoa tem o corpo normal, porém com o rosto de um gorila.

Na frequência das ondas - O experimento é composto de oito tubos de comprimentos diferentes. Cada comprimento emite uma nota musical.

Looping, transformando a energia - Neste experimento, o visitante verá a transformação de energia potencial em energia cinética.

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos: Juliana Bencke
Foto: Dudu Leal 

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||