Sistema de marcação termina com fila presencial para consultas de oftalmologia

Publicado em 04/11/2017 às 12h42

Acompanhado pela mãe, Maria Jussara da Silva, Valdecir da Silva Freitas, 14 anos, consultou com o oftalmologista Ricardo Schwendler, na sexta-feiraUma nova forma de marcação das consultas de oftalmologia prometer terminar com a fila presencial por fichas, no posto de saúde Santa Tecla - referência nessa especialidade médica para todo o município. Todas as quartas-feiras, pacientes madrugavam na unidade de saúde para garantir o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir de segunda-feira, 6, quem precisar consultar com oftalmologista deve comparecer na unidade de saúde mais próxima de sua casa, em qualquer dia, para que seja incluído em uma fila virtual. As pessoas serão avisadas, por mensagem de celular, sobre o dia da consulta. Com isso, elas precisarão ir até o posto de saúde Santa Tecla apenas na data do atendimento. 

Mais do que descentralizar o local de marcação das consultas, o sistema deve garantir mais conforto aos usuários do SUS.

Há meses vínhamos trabalhando nisso, com o objetivo de terminar com a fila presencial. O mais importante é que, com esse novo modelo de marcação, terminaremos com o sofrimento das pessoas que passavam a noite toda na fila, enfrentavam chuva e frio, para conseguir uma ficha de oftalmologia", 

Ramon Schwengber, secretário municipal de Saúde. 

Ele lembra que o novo formato se soma ao agendamento de exames laboratoriais e de imagem, que também passaram a contar com uma fila de espera virtual, neste ano. A mudança não exigiu investimento da secretaria e é efetivada, apenas, com o reaproveitamento de um sistema que já existe.

Rios, Schwengber e DE Conto comemoram a mudança na forma de marcação das consultasIgualitário 
Assim como Schwengber, o coordenador municipal das unidades de saúde, Lucas Rios, e o responsável pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) da Saúde, Selso Luís da Rosa DE Conto, ressaltam que o sistema vai garantir mais justiça para quem procura pela consulta com oftalmologista. "Assim como com os exames, conseguiremos ser mais justos, porque a oferta será distribuída igualitariamente", observa DE Conto, ao lembrar que moradores do interior do município têm mais dificuldade de acesso à cidade e nem sempre conseguiam atendimento.

A marcação ocorrerá de acordo com a ordem da fila, por dia e hora dos pedidos, sendo que 60% das consultas serão disponibilizadas para pacientes prioritários - idosos, a partir de 60 anos; pessoas com encaminhamento médico e crianças de até seis anos. "Esse é um critério técnico, solicitado pelos próprios médicos, pois até essa idade da criança é possível reverter problemas de visão", explica DE Conto.

Como vai funcionar
1. O paciente procura o posto de saúde mais próximo da sua casa para solicitar uma consulta com oftalmologista;

2. No local, profissionais do posto realizarão o cadastro do paciente no sistema e ele integrará uma fila de espera virtual;

3. Quando a consulta for marcada, a pessoa receberá uma mensagem de celular (torpedo SMS) com a data e hora do atendimento e também o nome do médico; 

4. Após receber a mensagem, o paciente tem 48 horas para contatar o posto de saúde no qual realizou a solicitação de consulta e confirmar se poderá comparecer. O contato é obrigatório e pode ser presencial ou por telefone;

5. No dia da consulta, o paciente vai até a unidade de saúde do bairro Santa Tecla para o atendimento.

Fique por dentro
- Apesar do novo sistema já começar a valer na segunda-feira, 6, na quarta-feira, 8, a marcação presencial será realizada pela última vez, no posto da Santa Tecla.

- 350 é o número de atendimentos de oftalmologia oferecidos, por mês, em Venâncio Aires. Assim como já ocorria, além das consultas marcadas por meio do novo sistema, haverá uma reserva para reconsultas e atendimentos de urgência.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e Foto: Juliana Bencke / Folha do Mate

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||