Sistema de trade marketing: por que contratar?

Publicado em 28/12/2018 às 08h46

A análise de dados é o que de fato torna a gestão de trade marketing mais estratégica, pois favorece a tomada de decisões mais acertadas. Isso só é possível com a ajuda de recursos tecnológicos.

Ter uma gestão baseada em dados, com métricas e indicadores, é fundamental para o sucesso das atividades da área. No entanto, apesar dos grandes avanços tecnológicos no mercado, muitas empresas ainda não contam com um software de trade marketing para otimizar suas ações. Isso porque, ainda não perceberam que a ferramenta é um investimento capaz de diminuir custos, ter um maior controle da equipe de campo, além de contribuir para a comunicação com os promotores e para o alinhamento das atividades em todos os estágios dos processos do setor.

A seguir, falaremos sobre as funcionalidades de um programa de trade marketing e porque vale a pena contratar. Acompanhe!



Centralização das informações

A rotina da gestão de trade marketing é bem corrida e alinhar os processos com toda a equipe, inclusive a de campo, pode ser um grande desafio. 
Com uma ferramenta de trade marketing, todas as informações necessárias para a execução das atividades ficam registradas em uma só lugar.
Além disso, é possível criar formulários de visitas que ajudarão a alimentar as métricas da área, fundamentais para a avaliação de indicadores e a tomada de decisões.



Mais produtividade

Se informação é poder, então, acessá-la quando e onde quiser é sinônimo de capacidade redobrada. Com um sistema de trade, a equipe de promotores e supervisores tem fácil acesso às especificidades de cada produto por meio de uma biblioteca que pode ser acessada de um tablete ou smartphone.
Com o dispositivo em mãos, é possível instalar o app de trade marketing e ter acesso a esses dados, que são fundamentais para a produtividade da equipe.



Análise de dados

A análise de dados é o que, de fato, torna a gestão de trade marketing mais estratégica. A avaliação das informações coletadas no PDV, com a ajuda de um programa de trade marketing, contribui para aumentar a segurança na tomada de decisões, que passam ser mais estratégicas.



Planejamento de vendas

Com o auxílio do sistema é possível ter todo o histórico de vendas dos PDVs, e, assim, poder planejar melhor ações sazonais e outras campanhas para elevar o sell out.



Roteirização mais eficiente

Em tempos de crise, saber otimizar os recursos é fundamental para se manter competitivo no mercado. Com a ajuda da ferramenta, é possível fazer uma roteirização de forma eficiente. A equipe de back office analisa os trajetos entre os PDVs e os promotores recebem no aplicativo as rotas já prontas. Assim, o promotor reduz o tempo de deslocamento e diminui o número de conduções no transporte.

Além dessas funcionalidades, ainda é possível acompanhar em tempo real as atividades realizadas no PDV, monitorar o tempo das visitas, receber fotos das ações no estabelecimento, monitorar os estoques, entre outros recursos.

Portanto, é imprescindível para a gestão contratar um programa de trade marketing para trabalhar com mais estratégia e ainda ter acesso a dados fundamentais para a tomada de decisão.

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos: Assessoria de Imprensa 

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