Venâncio-airense vence Olimpíada de Anatomia

Publicado em 24/10/2018 às 18h10

adêmico da Universidade Federal de Pelotas, Daniel venceu a competição de conhecimentos sobre o corpo humanoO venâncio-airense Daniel Strohschoen Bohn, 22 anos, superou quase sete mil estudantes e venceu a 3ª Olimpíada de Anatomia da Elsevier - considerada a maior editora de literatura médica e científica do mundo.

A final da competição, que reuniu alunos de cursos ligados área da saúde de todo o Brasil, ocorreu em 3 de outubro, em São Paulo. Antes disso, foram cinco fases online da competição, com questões objetivas de múltipla escolha sobre a anatomia humana.

Estudante do 4º semestre de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Daniel participou da olimpíada pela primeira vez. 'Descobri no último dia das inscrições, por meio de um amigo que me falou sobre a olimpíada. Nunca imaginei que chegaria tão longe', conta o universitário.

Segundo ele, nas cinco primeiras etapas da competição, o objetivo era responder, no menor tempo possível, questões teóricas relacionadas ao corpo humano. A cada fase, diminuia o número de participantes, até se classificarem cinco para a final, na qual os estudantes participaram de uma prova de realidade virtual. 'É um novo sistema de realidade virtual que está sendo implantando. Enxergávamos dentro do corpo e precisávamos responder as questões, especialmente relacionadas à anatomia química, a prática química do médico', explica.

A premiação pelo desempenho na olimpíada será uma viagem aos Estados Unidos, entre os dias 16 e 20 de dezembro, quando Daniel participará de um curso de 'Anatomia Clínica aplicada em cadáver fresco', na Flórida. 'Estou bem motivado para fazer esse curso.'

 

Dedicação

O interesse pelos estudos de anatomia acompanha o venâncio-airense desde que ingressou no curso de Medicina - inicialmente na Universidade de

Caxias do Sul (UCS). 'Foi a primeira disciplina que fiz e estudei bastante essa área, fazia muitos resumos sobre anatomia. Depois, quando fui para a Ufpel, fiz novamente a disciplina e isso acrescentou coisas novas. O que mais me atrai é entender o funcionamento do corpo humano', comenta. 'A anatomia é o estudo do corpo humano. Se não conhecermos muito bem ela, fica difícil tratar uma pessoa', argumenta.

"Qualquer um que se dedicar, acreditar que pode e ir atrás consegue atingir seus objetivos. Acredito que essa é uma mensagem que posso tirar disso e acredito que pode servir de exemplo para outras pessoas." 

DANIEL STROHSCHOEN BOHN, 

Estudante de Medicina.

Com relação ao futuro, Daniel afirma que a principal preocupação, no momento, é formar-se um bom médico, para depois se especializar. Entre as áreas de interesse estão a de ortopedia. Antes de cursar Medicina, o venâncio-airense sonhava em seguir carreira como atleta. 'Jogava futebol e queria muito ser um atleta, mas tive uma lesão no quadril e precisei parar de jogar. Depois que fiz cirurgia, isso despertou o interesse pela Medicina. A Medicina ligada à área esportiva é uma das que me interessam', conta.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Juliana Bencke 

adêmico da Universidade Federal de Pelotas, Daniel venceu a competição de conhecimentos sobre o corpo humanoadêmico da Universidade Federal de Pelotas, Daniel venceu a competição de conhecimentos sobre o corpo humano

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||