Viabilização do frigorífico permitirá comercialização de peixe o ano todo

Publicado em 09/01/2019 às 14h55

 Com a reabertura do abatedouro, consumidores poderão consumir peixes produzidos pela ApivaPara quem gosta de consumir peixe de qualidade, sanidade e de origem e produzido pelos piscicultores de Venâncio Aires durante o ano todo e não somente na Semana Santa, poderá ter este desejo atendido em breve.

A Administração Municipal, via Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) vai buscar viabilizar o funcionamento do abatedouro familiar localizado na Vila Arlindo, que está desativado desde setembro de 2017. A reabertura do frigorífico foi um dos assuntos tratados na reunião da Associação dos Piscicultores de Venâncio Aires (Apiva) realizada na noite da sexta-feira, 4, na sede social localizada no Parque Municipal do Chimarrão.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, André Kaufmann, ao reabrir o abatedouro, a municipalidade pretende viabilizar aos associados da Apiva, a comercialização de peixes eviscerados e filés.

Ele compartilha da opinião dos piscicultores, de que peixe vivo não tem comercialização. Um exemplo foi registrado em novembro e dezembro de 2018, quando foram realizadas feiras de peixe vivo e não foram comercializados mais de 200 quilos nas duas edições.

Kaufmann salientou que a reabertura do frigorífico permite aos associados da Apiva comercializarem o pescado em suas residências, bastando, para isso, adequarem uma sala revestida de azulejos e contar com freezeres para o adequado armazenamento, além de obedecer todas as exigências legais e sanitárias. O secretário reforça que o abate precisa ser efetuado com rótulo para identificar os piscicultores.

 

SUBSÍDIO

Kaufmann explicou que a Administração Municipal está finalizando o projeto para subsidiar 50% do valor da aquisição de alevinos para os associados da Apiva que queiram investir na piscicultura. 'O projeto está praticamente pronto, faltando apenas buscar o embasamento legal para encaminhá-lo para aprovação dos vereadores, após o recesso da Câmara', frisou, reforçando a necessidade dos interessados serem associados da Apiva e terem os tanques legalizados. Além disso, a municipalidade também vai subsidiar 50% da Responsabilidade Técnica (RT).

O secretário reforçou que para terem direito aos 50% dos subsídios para a aquisição de alevinos, os piscicultores precisam emitir a nota fiscal na hora da comercialização de peixe. Salientou que a Apiva tem assento no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) e que por isso, ela tem autonomia de definir quem será beneficiado com a medida, bastando que ela solicite o subsídio.
'Somos parceiros da Apiva, contanto que o município tenha retorno com a emissão das notas fiscais.

Quanto mais notas emitirmos, mais o município vai ganhar e este é um paradigma que precisamos quebrar', salientou. Acrescentou que a Agricultura não vai mais beneficiar os produtores com serviços de horas-máquina para a abertura de tanques para a criação de peixes. A medida se deve ao fato que muitos produtores foram beneficiados, mas não estão investindo na piscicultura e nem emitindo notas fiscais.

'Vamos reabrir o abatedouro para viabilizar a realização de feiras o ano todo e facilitar o acesso dos consumidores de Venâncio Aires ao nosso peixe, que é de qualidade'.
ANDRE KAUFMANN - Secretário municipal de Agricultura.

 

Saiba mais

Feira da Semana Santa

'Vamos promover uma grande feira durante a Semana Santa para divulgar o trabalho da Apiva, oportunizando a comercialização de peixe eviscerado e filés, além de peixe ao gelo', frisa Kaufmann. Ele acrescenta que a feira será localizada na praça da matriz na Quinta-feira Santa o dia todo e na manhã da Sexta-feira Santa, além de mais um dois locais nos bairros. Para a feira da praça da matriz, a prefeitura vai disponibilizar gazebos.

70%
é o índice de participação nas reuniões da Apiva para o associado que quer vender peixe nas feiras.

20h30min
é o horário do início da próxima reunião da associação, programada para o dia 2 de fevereiro.

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos e Foto: Edemar Etges

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||