Vivo ativa torre no bairro Coronel Brito

Publicado em 19/10/2018 às 17h21

No bairro Coronel Brito, torre da Vivo foi erguida em terreno da rua Maria Machado KronbauerFazer ligações e acessar a internet não tem sido mais motivo de transtorno para os moradores do bairro Coronel Brito. Desde o início do mês, a torre de telefonia da Vivo foi ativada e a melhora do sinal foi confirmada à reportagem por alguns moradores do bairro. Um deles é Márcio de Freitas, 42 anos. 'Está ótimo. Faz umas duas semanas, tanto o sinal do telefone, quanto de internet melhoraram muito', relata.

A torre foi construída em uma área na rua Maria Machado Kronbauer esquina com a Conde D'Eu, em maio deste ano. Durante dois meses, o sinal funcionou bem. No entanto, a ligação elétrica, então monofásica, exigiu uma demanda de carga maior e houve a troca para a rede trifásica, o que contribuiu para o sinal 'sair do ar'. Mas esse não foi o único motivo.

Segundo o fiscal de operação e manutenção da rede móvel da Vivo, Alexandre Ferreira Mazoni, a torre seguia em processo de implantação, tempo que ainda pode depender de licenças e que no qual são feitos testes constantes. 'Nesses três meses, a estrutura não passou nos testes de transmissão, então a operadora precisava verificar constantemente até garantir um sinal de telefonia de qualidade e as tecnologias 3G e 4G', explica.

Embora haja uma explicação técnica para isso, para a comunidade isso representou cerca de três meses sem conseguir ligações e acesso à rede online, o que gerou inúmeras reclamações. O principal 'ouvido' dessas lamentações foi o vereador Sid Ferreira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Consumidor de Telefonia, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, e um dos principais articuladores para implantação da torre no bairro. 'O pessoal reclamou muito, dizia que seria mais um elefante branco. Mas, felizmente, isso foi resolvido e agora ela tem funcionado bem', destaca Ferreira.

 

Relembre 

Até a instalação da torre de telefonia da Vivo ser concluída, muitas eram as reclamações do sinal de telefonia e internet no bairro Coronel Brito e arredadores. Em outubro 2017, lideranças de Venâncio Aires chegaram a levar um abaixo-assinado até representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Porto Alegre. Na época, segundo o vereador Sid Ferreira, a Agência notificou a empresa de telefonia.

 

Outras torres 

Conforme o fiscal de operação e manutenção da rede móvel da Vivo, Alexandre Ferreira Mazoni, a empresa de telefonia mantém quatro torres ativas em Venâncio Aires. Elas ficam no centro (junto com a estrutura da Oi), em Linha Marechal Floriano, na rua Herval Mirim e agora no bairro Coronel Brito. Uma quinta torre, já erguida na rua Senador Pinheiro Machado, bairro Aviação, segue em processo de implantação e ainda precisa ser ativada.

Mazoni revelou que a Vivo estuda a possibilidade de implantar novas estruturas no município, uma delas já deve começar a ser estruturada em breve no bairro Industrial. 'A empresa analisa a necessidade da demanda e aí começam os trâmites com a Prefeitura', diz. As outras torres seriam instaladas na Linha Travessa e na Bela Vista.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Débora Kist 
Foto: Alvaro Pegoraro

voltar para Notícias - Geral

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||