Notícias - Polícia

Acusado de matar Tcharlie Quintana vai a júri nesta terça-feira

Publicado em 14/06/2016 às 15h06

Um caso de repercussão, que aconteceu na madrugada do dia 25 de novembro de 2007, na rua Osvaldo Aranha, centro de Venâncio Aires, será julgado nesta terça-feira. Rafael da Silva do Nascimento, 29 anos, responde pela morte de Tcharlie Riedel Quintana, que hoje teria 30 anos. A vítima foi atingida por um tiro e ficou internada até o dia 6 de abril de 2008, quando faleceu.

Segundo apurado no inquérito policial, houve briga generalizada, com garrafadas, tiros e socos, e outras quatro pessoas resultaram feridas. Por isso, além de Nascimento, outras quatro pessoas são réus no processo.

A sessão será realizada no salão do Tribunal do Júri, a partir das 9h, e será presidida pelo juiz João Francisco Goulart Borges. A acusação será do promotor Pedro Rui da Fontoura Porto. A defesa de Nascimento será feita pelo advogado Ezequiel Vetoretti, de Santa Cruz do Sul.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Álvaro Pegoraro

Compartilhar

Madrugada de segunda é tranquila no setor policial de Venâncio

Publicado em 13/06/2016 às 16h10

Madrugada de segunda-feira foi tranquila no setor policial de Venâncio Aires. Segundo apurado junto à Brigada Militar, nenhuma ocorrência foi registrada.

No Estado a polícia registrou 19 mortes violentas no fim de semana. Nenhuma delas em Venâncio Aires.

A expectativa é pela troca do comando da 3ª Companhia. O capitão Fábio Bilhar, que está de saída, deve ser substituído pelo capitão Rafael Menezes, que atualmente comanda a 2ª Cia de Santa Cruz do Sul.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Álvaro Pegoraro

Compartilhar

Preso preventivamente por estupro é suspeito de abusar da filha

Publicado em 11/06/2016 às 15h33

Agentes do Setor de Investigações prenderam, sexta-feira à tarde, no interior de Venâncio Aires, o homem acusado de molestar sexualmente a própria filha, que hoje tem 11 anos. Ele teve a prisão preventiva decreta, a pedido do Ministério Público.

Segundo apurado em inquérito policial, o suspeito, de 33 anos, abusava da filha desde que ela tinha seis anos de idade. No ano passado os pais da vítima se separaram e, no verão, ela foi passar as férias com o pai.

A menina voltou a ser violentada e, desta vez, explicou a escrivã Rosinês Puntel, responsável pelo inquérito policial, teve um entendimento do que lhe havia acontecido e contou à mãe. Ela foi submetida a exames e ficaram comprovados os abusos sofridos.

O acusado da violência sexual foi preso preventivamente e encaminhado à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). Ele nega as acusações. 

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Álvaro Pegoraro

Compartilhar

Polícia Civil prende suspeito de estupro em Venâncio

Publicado em 11/06/2016 às 15h32

Um homem de 36 anos, acusado de abusar da filha de 11 anos, foi preso na tarde desta sexta-feira, 10, pela Polícia Civil de Venâncio Aires.

Morador do interior do município, o homem nega a autoria do crime. Ele presta depoimento na DPPA de Venâncio neste momento, ao lado de seu advogado.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Vanessa Behling

Compartilhar

Mulheres furtam produtos em farmácia no centro

Publicado em 10/06/2016 às 16h27

Duas mulheres furtaram itens de perfumaria em uma farmácia localizada no centro de Venâncio Aires, na tarde desta sexta-feira (10). De acordo com registro feito na Delegacia de Polícia, as atendentes perceberam o roubo através das câmeras de segurança do local.

Nas imagens, segundo o registro feito pela vítima, uma das mulheres usava uma blusa amarela e, no braço, um casaco preto grande, onde foram colocados cerca de 20 desodorantes e um shampoo. A outra mulher vestia um casaco marrom, usava touca e tranças no cabelo. 

O fato aconteceu por volta das 13h. 

 

 

Fonte: Rádio Terra FM
Créditos: Esther Zart

Compartilhar

Venâncio-airenses são presos com 10 kg de cocaína em Canoas

Publicado em 10/06/2016 às 15h40

Polícia de Canoas prendeu, segunda-feira à noite, dia 6, dois venâncio-airenses acusados de tráfico de entorpecentes. Com a dupla, de 32 e 29 anos, foram apreendidos dez quilos de cocaína e dois automóveis.

O flagrante foi feito em Canoas, depois da polícia descobrir que a droga saiu de Lajeado e seria levada a Canoas, para ser, posteriormente, distribuída no Vale dos Sinos. Os venâncio-airenses foram autuados em flagrante e levados ao sistema prisional.

À polícia, a dupla informou que atualmente reside em São Leopoldo.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Álvaro Pegoraro

Compartilhar

Bombril é encontrado morto no bairro Battisti

Publicado em 10/06/2016 às 15h39

Equipe da Folha do Mate está no local acompanhando as investigaçõesA Brigada Militar e a Polícia Civil de Venâncio Aires foram acionadas na manhã desta sexta-feira por moradores do bairro Battisti para verificar uma ocorrência de homícidio. As equipes se deslocaram ao local indicado e, em uma casa abandonada, localizaram o corpo de Carlos Henrique dos Santos Silveira, o Bombril, 24 anos.

O local foi isolado e a perícia seria acionada, mas o delegado Vinícius Lorenço de Assunção decidiu encaminhar o corpo à necrópsia para saber se ele foi morto a tiros ou facadas e a quntidade dos golpes sofridos.

No interior da casa foram localizados cachimbos para fumar crack e pontas de cigarros de maconha.

Bombril tem antecedentes criminais. Em 2011, por exemplo, ele foi flagrado dormindo dentro de um Gol que tinha arrombado no pátio de uma residência, no bairro Brígida. Na ocasião, ele foi recolhido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Daniel Heck
Foto: Álvaro Pegoraro

Compartilhar

Conselho da Comunidade quer ocupar e ressocializar os apenados

Publicado em 09/06/2016 às 15h51

Cursos serão oferecidos aos apenados na PevaCumprindo com o objetivo a que foi criado - que é dar suporte e buscar a ressocialização das pessoas que cumprem penas restritivas de liberdade - o Conselho da Comunidade (CC) de Venâncio Aires se reuniu, ontem à tarde, no Salão do Tribunal do Júri. Na presença do juiz João Francisco Goulart Borges e da defensora pública Aline Lovato Telles, os membros deliberaram sobre assuntos diversos, com a intenção principal de encontrar meios que busquem a ressocialização dos apenados.

Entre as pautas apresentadas, o presidente da entidade, Oli Diniz Zorzo, falou sobre a construção de um prédio, anexo à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), para oferecer cursos profissionalizantes à parte da massa carcerária. Como o regime da casa prisional é fechado, as atividades devem ser desenvolvidas intra-muros. "E, por isso, a necessidade de construírmos, com urgência, um prédio", observou o presidente, que, para isso, tem o aval do juiz Goulart Borges.

Presentes na reunião, representantes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) revelaram que há cursos sendo ministrados em algumas cadeias do Estado. "E podemos trazer para cá cursos como de técnico em informática, garçom e de línguas", mencionou a coordenadora da Divisão de Trabalho Prisional, Morgana Teodoro Rodrigues.

A representante do Sesc, Diane Lacerda Araújo, observou que através do Senac, há a possibilidade da realização de cursos, principalmente de pedreiro, eletricista e pintor predial. Ela pediu auxílio das assistentes sociais da penitenciária para que seja feito um levantamento de interessados que possibilitem os encaminhamentos necessários.

 

DE IMEDIATO

A construção do prédio e o início dos cursos dependem de trâmites, seleção e perfil dos interessados. "Mas o que podemos fazer de imediato para darmos uma atividade para estas pessoas?", questionou o magistrado.

Uma das respostas veio através do padre Beto. Ele já iniciou e duas vezes por semana, ministra missas para todos os presos. A outra, através do Sesc, será a apresentação de filmes educativos. Os apenados interessados serão selecionados e, após assistirem o filme, serão instigados a fazer uma resenha. "Não adianta ir por ir, tem que valer a pena", argumentou Goulart Borges.

Mas a ideia que mais empolgou os participantes é a de usar a mão de obra prisional para a confecção de enfeites de Natal. Basicamente com material reciclável - garrafas pet, principalmente -, os apenados produzirão objetos, após participarem de um curso específico. Toda a produção será usada para enfeitar as ruas e outros locais do município.

 

REMISSÃO

A busca por atividades que possibilitem a remissão das penas é a questão básica em uma casa prisional. Há situações onde os presos preferem ficar em um presídio superlotado a vir para a Peva, "onde a uma cama para cada preso", diz o delegado Regional Penitenciário, Eugênio Eliseu Ferreira.

Por isso, Goulart Borges pretende remir - em um dia a menos da pena para cada dia trabalhado -, àqueles apenados que cuidarem na manutenção da penitenciária, como já acontece no Presídio Estadual de Lajeado.

O juiz também fala em remir a pena de quem participar de atividades lúdicas e comprovar que tirou proveito delas, como ler um livro e fazer uma resenha sobre a história.
A próxima reunião do CC será realizada dia 13 de julho, a partir das 13h30min, no mesmo local.

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e Foto: Alvaro Pegoraro

Compartilhar

Brigada prende indivíduo acusado de roubo a mão armada

Publicado em 08/06/2016 às 21h18

Diogo participou de assalto a uma padaria no bairro Xangrilá no dia 31 de maioA Patrulha Especial da Brigada Militar de Venâncio Aires (Patres) prendeu, por volta das 19h15min desta quarta-feira, 8, Diogo Douglas da Silva, 25 anos. Ele estava com a prisão preventiva decretada pela Comarco bairro Xangrilá, no dia 31 de maio, ocasião em que foi flagrado pelas câmeras de monitoramento do estabelecimento.

O indivíduo foi encontrado jogando futebol numa quadra no bairro Gressler e não ofereceu resistência à voz de prisão dada pela guarnição da Brigada Militar. Encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento, será conduzido à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (PEVA).

Minutos antes, a Patres também já havia realizado uma prisão, após abordagem em via pública. 

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Vanessa Behling
Foto: Brigada Militar

Compartilhar

Brigada Militar prende indivíduo acusado de crimes sexuais

Publicado em 08/06/2016 às 21h16

Otacílio Donato Scheuermann foi preso no início da noite desta quarta-feira, 8No início da noite desta quarta-feira, 8, em patrulhamento de rotina, a Patrulha Especial da Brigada Militar de Venâncio Aires (Patres), prendeu um indivíduo acusado de estupros no Vale do Taquari.  

Otacílio Donato Scheuermann, 46 anos, foi abordado por volta das 18h30min, na rua Senador Pinheiro Machado, no bairro Aviação. Ao consultar o nome do indivíduo no sistema, a Brigada Militar constatou que o homem estava com prisão decretada pela Comarca de Estrela. O criminosos está com 13 anos de reclusão decretada.

Ele é acusado de ter cometido um atentado violento ao pudor em Bom Retiro do Sul, outro em Fazenda Vilanova e estupro de vulnerável em Encantado. Encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento, será conduzido à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (PEVA).

 

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Vanessa Behling
Foto: Brigada Militar

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||