Notícias - Polícia

Brigada Militar prende homem por homicídio

Publicado em 27/07/2018 às 14h19

Em patrulhamento de rotina na tarde desta quinta-feira, dia 26, foi preso Rafael da Silva do Nascimento. O homem estava no Centro e ao abordá-lo foi constatado que havia um mandado de prisão contra ele expedido pela comarca local. Ele foi condenado por homicídio ocorrido em 2007. Depois do registro na Delegacia de Polícia ele será encaminhado para a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires. A sentença foi publicada no dia 6 de fevereiro. Nascimento é natural de São Leopoldo, mas hoje reside em Venâncio Aires.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Cristiano Wildner  

Compartilhar

Mulher condenada a sete anos e nove meses por matar sogra

Publicado em 27/07/2018 às 14h17

Josiane (ao fundo, de pernas cruzadas) acompanha explanação do promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, que foi o responsável pela acusaçãoEram por volta de 17h desta quinta-feira, 26, quando o juiz João Francisco Goulart Borges anunciou a sentença para um dos casos de maior repercussão em Venâncio Aires nos últimos anos. Foram sete horas de júri - sem contabilizar o intervalo de uma hora e meia - até que Josiane da Silva Rodrigues, de 28 anos, fosse considerada culpada pela morte de Iara Rosângela da Silva de Ávila, que na época do crime, em 2014, tinha 50 anos. Iara era sogra de Josiane, mãe de Diogo Ávila, o ex-companheiro da acusada. A pena lida pelo magistrado foi de sete anos e nove meses, mais multa, e será cumprida inicialmente em regime semiaberto.

De acordo com a acusação do Ministério Público, sustentada pelo promotor de Justiça Pedro Rui da Fontoura Porto, após se desentender com a vítima, Josiane teria empurrado a sogra, que caiu, bateu a cabeça e ficou desacordada. Em seguida, ela teria golpeado, com um pedaço de madeira, a cabeça de Iara. Por fim, escondido o corpo em uma fossa, entre as casas que moravam, no bairro Coronel Brito. O crime teria sido cometido no dia 31 de julho de 2014, mas o cadáver só foi achado no dia 2 de maio de 2015, quase nove meses depois.

DEFESA - Durante todo o julgamento, a defesa, comandada pelo advogado Paulo Mathias Ferreira, sustentou a tese de inexistência de provas. Conforme o defensor, a Promotoria teria se valido, para pedir a condenação de sua cliente, de uma confissão na Delegacia de Polícia, que segundo ele foi obtida a partir de pressão dos policiais sobre Josiane. Ferreira ainda destacou que irá recorrer da decisão em busca da anulação do julgamento, pois entende que uma testemunha - um menor de idade, submetido ao 'depoimento sem dano' - não foi ouvida como deveria. O promotor Pedro Rui da Fontoura Porto disse que vai analisar a possibilidade de recorrer para aumentar a pena.

Os sete anos e nove meses de pena aplicados a Josiane da Silva Rodrigues resultam da soma de seis anos e seis meses por homicídio e um ano e três meses por ocultação de cadáver.

'Para um crime brutal como esse, é pouco, né? Ela nem vai ficar no regime fechado.'
DIOGO ÁVILA
Filho da vítima, após o anúncio da sentença

 

MEMÓRIA

1 Iara Rosângela da Silva de Ávila tinha 50 anos na época do crime. Ela foi vista com vida pela última vez pelo filho, Diogo Ávila, na noite do dia 30 de julho de 2014.

2 Segundo Diogo, Iara conversou por telefone com uma irmã dela, que mora em outra cidade e, depois, com ele. Disse que não estava bem e que iria cometer suicídio.

3 Diogo, que era frentista e trabalhava durante a madrugada, pediu que a mãe ficasse calma e procurasse descansar, pois voltaria para vê-la na manhã do dia seguinte.

4 Ao retornar do trabalho, por volta das 6h, Diogo viu que o portão da casa da mãe estava aberto, e a casa chaveada. Ele entrou e viu que a mãe não estava. Além disso, notou que a carteira dela, com dinheiro, documentos, cartões bancários e o celular também haviam sumido.

5 Notou que ela não tinha saído para trabalhar, pois a térmica na qual costumava levar o café para o lanche estava sobre a mesa. Também soube que ela não havia se encontrado com a colega de trabalho, com quem fazia o trajeto entre o trevo do bairro Coronel Brito até a empresa, no bairro Brígida.

6 Depois de 18 dias, Diogo recebeu mensagens originadas do celular da desaparecida. O conteúdo tranquilizava a todos e, inclusive, pedia para o filho não esquecer de cuidar do seu cachorro. Também referiam que Iara estava bem, cuidando de uma mulher idosa.

7 No dia 2 de maio, um sábado, familiares de Iara, após acompanharem uma reportagem na TV, onde um corpo foi escondido dentro de uma cisterna, resolveram conferir a fossa. Ao levantarem a laje, encontraram o corpo.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e foto: Carlos Dickow

Compartilhar

Brigada deflagra Operação Avante Sossego Público

Publicado em 26/07/2018 às 16h11

A Brigada Militar de Venâncio Aires realizou, na madrugada desta quarta-feira, 25, feriado do Dia do Colono e Motorista, a Operação Avante Sossego Público. De acordo com a comandante da BM na Capital Nacional do Chimarrão, capitão Michele da Silva Vargas, o objetivo foi coibir desordens e perturbações em locais de maior concentração de pessoas e índices elevados de ocorrências desta natureza.

A rua Osvaldo Aranha, na região central de Venâncio Aires, foi o ponto de partida dos policiais. Ao longo dos trabalhos, 48 pessoas foram identificadas e 21 veículos fiscalizados. Houve registro de oito autuações e quatro recolhimentos. A Operação Avante é deflagrada pela Brigada Militar de tempos em tempos, 'com focos específicos de redução de algum índice delitivo', explica a capitão Michele. 'O que determina é a periodicidade e o crescimento do delito ou mesmo a sua prevenção', completa.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Carlos Dickow 

Compartilhar

Carro bate em árvore e pega fogo no Loteamento Eisermann

Publicado em 26/07/2018 às 15h56

Árvore atingida por Megane ficou partida ao meio. Moradores se assustaram com as chamasOs moradores da rua Pedro Abott Romero, no Loteamento Eisermann, levaram um susto na manhã de ontem. Por volta das 8h40min, ouviram um estrondo e saíram de suas casas para ver o que tinha acontecido. Depararam com um Renault Megane, com placas de Mato Leitão, em chamas. O carro havia colidido contra uma árvore. Alguns chegaram a ver o condutor do automóvel fugindo a pé do local, logo após o acidente.

Assustados principalmente com a possibilidade de que o fogo se alastrasse para as residências, eles acionaram a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros. Assim que as chamas foram contidas, o que sobrou foi um veículo completamente destruído, carbonizado. A árvore atingida ficou partida ao meio. Folhas de árvores próximas foram queimadas e até a fiação acabou prejudicada. Horas depois do acidente, mesmo com a chuva, havia forte cheiro de queimado no local. A ocorrência foi registrada por uma guarnição da Brigada Militar na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e foto: Carlos Dickow

Compartilhar

Ronda Policial: O que foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento

Publicado em 24/07/2018 às 13h37

INTERIOR

Morador de Linha Brasil, localidade do interior de Venâncio Aires, registrou na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) que o galpão de sua propriedade foi invadido na madrugada de sexta-feira, 20. De lá, os ladrões levaram uma motosserra marca Stihl e uma roçadeira marca Husqvarna.

ARMÁRIO

 Um casal de clientes que deixou pertences em um armário de mercado localizado na rua Voluntários da Pátria, no bairro Cruzeiro, tiveram os itens furtados. O caso ocorreu na quinta-feira, 19. Segundo boletim registrado na DPPA, quando estavam deixando o estabelecimento, notaram que haviam sido lesados. De acordo com as vítimas, imagens de câmeras de vigilância mostram um homem abrindo o armário e levando uma bolsa, onde estavam documentos, blocos de produtor e talão de cheques com quatro folhas.

FURTO

Uma TV de 32 polegadas e um botijão de gás foram furtados de uma residência localizada em Linha 17 de Junho. Segundo o proprietário relatou na DPPA, a investida ocorreu na madrugada de sexta-feira, 20, enquanto ele dormia.

PRISÃO

Policiais militares prenderam, por volta das 21h45min de sexta-feira, 20, um homem de 41 anos que constava como foragido. Inicialmente, os PMs foram até Linha Picada Nova para atender ocorrência de descumprimento de medida protetiva. Quando chegaram ao local, viram o suspeito no pátio da residência da ex-companheira. Em consulta, verificaram que havia mandado contra ele e deram voz de prisão. Após ser submetido a exames na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi conduzido à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).

ACIDENTE

Um veículo Palio atingiu um ciclista, por volta das 18h45min de domingo, 22, na Avenida das Indústrias, no bairro Universitário. Na DPPA, o motorista disse que ao ver o homem na bicicleta, não conseguiu desviar. O ciclista acabou se chocando contra o parabrisas do automóvel, que ficou quebrado. Acionado pelo condutor do Palio, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi até o local e socorreu a vítima para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).

EMBRIAGUEZ

A Brigada Militar de Venâncio Aires atendeu, às 19h50min de domingo, a acidente com danos materiais ocorrido na rua Carlos Wagner, no bairro Gressler. Segundo boletim registrado na DPPA, o motorista apresentava sinais de embriaguez e se negou a fazer o teste do etilômetro. Ele foi ouvido e vai responder em liberdade.

MOTO

Motocicleta Honda 125 CG Titan foi levada da rua Jacob Becker, no domingo, 22, entre 8h e 14h. O dono deixou o veículo estacionado e, quando retornou, não o encontrou mais. A Polícia investiga o caso.

INCÊNDIO

Um veículo Gol foi parcialmente destruído por um incêndio ocorrido por volta de 0h40min de domingo, 22. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, um casal de jovens seguia com o veículo na rua Senador Pinheiro Machado, no bairro Aviação, quando o fogo começou, no motor. O condutor conseguiu parar o carro e eles saíram a tempo. Um morador próximo ajudou com baldes de água, o que evitou que as chamas se propagassem para outras partes. Os bombeiros fizeram o rescaldo. Ninguém se feriu.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Carlos Dickow 

Compartilhar

Adolescente ferido em acidente segue internado na UTI

Publicado em 23/07/2018 às 09h52

Jovem estava no Fiesta. O pai dele, que dirigia o veículo, morreu no localÉ grave o estado de saúde do adolescente de 15 anos que ficou ferido em acidente no início da tarde da última sexta-feira, 20, em Venâncio Aires. O jovem segue internado na UTI do Hospital São Sebastião Mártir. Ele estava na carona do Fiesta de Novo Hamburgo, que se chocou contra uma moto, na RSC-287, próximo ao restaurante Casa Cheia. No acidente, morreram o pai dele, Pedro José Schmidt, 50 anos, que conduzia o carro, e Joice Caroline Stumm, 19 anos, que conduzia a moto. Ela foi enterrada na tarde deste sábado, 21, em Linha Bem Feita, interior do município.

Schmidt e Joice não foram os únicos que perderam a vida no trânsito de Venâncio Aires no mesmo dia. Naquela noite, Diego Fernando Saldanha Marques, 29 anos, morador de Vila Mariante, também morreu na RSC-287. Ele estava em uma moto que seguia no sentido interior-capital e o choque foi contra um Vectra, que seguia na direção contrária. A colisão frontal foi quilômetro 63 da rodovia, em Linha Mangueirão. Marques foi sepultado em Linha Ponte Queimada, na tarde de sábado.

 

De quatro acidentes com mortes na região, três foram na 287

Além das três mortes registradas em Venâncio Aires, o trânsito vitimou mais duas pessoas nas rodovias da região entre a tarde de sexta, 20, e a a noite de sábado, 21. Ambos os casos envolveram atropelamentos.

Em Santa Cruz do Sul, um ciclista de 33 anos foi atingido por um ônibus próximo ao trevo de acesso à Unisc, na RSC-287 (mesmo rodovia das mortes em Venâncio), na tarde de sexta. O homem faleceu na mesma noite, no Hospital Santa Cruz. Em Candelária, um adolescente de 14 anos morreu quando andava de bicicleta na VRS-858, em Linha do Rio. Ele foi atingido por um carro, na tarde de sábado, 21.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Débora Kist
Foto: Carlos Dickow

Compartilhar

Carro pega fogo no bairro Aviação

Publicado em 23/07/2018 às 09h50

Parte de um Gol foi destruída por um incêndio por volta de 0h40min deste domingo, 22, em Venâncio Aires. Segundo o Corpo de Bombeiros, um casal de jovens seguia com o veículo na rua Senador Pinheiro Machado, altura do bairro Aviação, quando o fogo começou no motor.

O condutor conseguiu parar o carro e eles saíram a tempo. Um morador próximo ajudou com baldes de água, o que evitou que as chamas se propagassem para outras partes. Os bombeiros fizeram o rescaldo. Ninguém se feriu.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Débora Kist 

Compartilhar

Ciclista é atropelado na Avenida das Indústrias

Publicado em 23/07/2018 às 09h48

Um homem que seguia de bicicleta pela Avenida das Indústrias foi atropelado por um carro na noite deste sábado, 21. Segundo informações da Polícia Civil, o acidente aconteceu por volta de 19h, próximo ao campus da Unisc de Venâncio Aires.

O Samu resgatou a vítima e a encaminhou para o Hospital São Sebastião Mártir. Conforme relato do motorista do carro na Delegacia de Pronto Atendimento, o homem teria informado um nome no HSSM, mas não aparentava lucidez. Ele também não portava documentos, por isso não há certeza na identificação. O HSSM também não soube precisar se ele ainda segue na casa de saúde.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Débora Kist 

Compartilhar

Prevenção à criminalidade motiva ação da BM no interior

Publicado em 23/07/2018 às 09h46

Policiais conversaram com moradores durante patrulhamentoCom o objetivo de prevenir e orientar moradores do interior de Venâncio Aires sobre crimes, a Brigada Militar percorreu diversas localidades do município neste sábado, 21. A ação foi realizada pela Patrulha Comunitária do Interior (PCI), que percorreu pontos entre Estância Nova, Linha Estrela, Linhas Taquari Mirim, Linha Hansel e Linha Tangerinas.

Segundo a capitã Michele Vargas, algumas propriedades foram visitadas, mas também foi feito o patrulhamento em toda área de ligação entre uma localidade e outra. O principal objetivo, segundo ela, foi pensar na prevenção e repressão à criminalidade, principalmente coibir o furto abigeato. 'As informações são no sentido de orientar a realização dos registros policiais quando houver crime, para que seja possível um levantamento dos locais com maior incidência e, consequentemente, uma maior ação de polícia repressiva.' Ainda conforme a capitã, quando houver suspeita de movimentos ou pessoas estranhas, a orientação é acionar a Brigada Militar pelo 190 ou até mesmo diretamente a PCI.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Débora Kist 
Foto: Divulgação / Brigada Militar VA

Compartilhar

Homem é preso após descumprir medidas protetivas

Publicado em 23/07/2018 às 09h44

Um suspeito de descumprir medidas protetivas foi preso na noite desta sexta-feira, 20, em Linha Picada Nova, interior de Venâncio Aires. Segundo a Polícia Civil, uma mulher acionou a Brigada Militar por volta de 21h40. O ex-companheiro dela estaria no pátio e teria forçado a entrada na casa dela.

O homem de 41 anos, já enquadrado na Lei da Penha, também tinha contra si um mandado de prisão por um crime não especificado pela Polícia. Após registro na Delegacia de Pronto Atendimento, ele foi conduzido à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Débora Kist 

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||