Notícias - Polícia

Apenas quatro das 20 câmeras de monitoramento de Venâncio funcionam

Publicado em 28/08/2019 às 17h40

Não bastasse a indefinição sobre a vinda de reforço no efetivo da Brigada Militar, as câmeras de segurança, que cumpririam o papel de uma gama considerável de brigadianos, estão à espera de manutenção. Das 20 que foram instaladas em pontos estratégicos da área central e possíveis rotas de fuga, apenas quatro estão funcionando. Para piorar, o ar condicionado da sala onde funciona a central de monitoramento, na BM, indispensável para evitar o superaquecimento dos servidores, está estragado há quase dois anos.

Descritas como os ‘olhos eletrônicos’ da segurança pública da Capital Nacional do Chimarrão, as câmeras de segurança, se monitoradas, cumprem um importante papel. Conseguem identificar pessoas e veículos a uma distância de até 800 metros, além de acompanhar suspeitos, em um ângulo de 360 graus. E se algum crime for praticado, é possível mapear a rota de fuga, dando mais agilidade às guarnições que estiverem na rua.

Graças ao Programa Mais Efetivo (PME), o tenente Luís Fernando Maciel foi nomeado para atuar no monitoramento das câmeras. Oficial da reserva, cumpre seus horários e até acompanha a movimentação nos locais onde as quatro câmeras captam imagens. “Mas se todas estivessem funcionando, certamente teríamos resultados bem melhores”, observou.

Inauguradas no dia 29 de junho de 2012, as câmeras cobrem boa parte da área central, principalmente nas proximidades das agências bancárias. Também há equipamentos instalados no Parque do Chimarrão, nos trevos da RSC-287 e da RSC-453, e outros pontos da área rural. Futuramente, uma câmera será instalada em Vila Mariante.

 

MANUTENÇÃO

As câmeras necessitam manutenções periódicas. Em janeiro de 2018, a administração municipal anunciou a contratação de uma empresa para consertar os equipamentos. Na mesma reportagem, dizia que pretendia resolver de forma permanente os problemas com o videomonitoramento. Para isso, técnicos fariam um estudo licitatório diferenciado, com a intenção de contratar uma empresa que mantivesse e atualizasse as câmeras e também fosse a responsável pela manutenção do telefone e internet da prefeitura.

A intenção era seguir o exemplo de Lajeado, que conseguiu, com o novo modelo, ampliar as câmeras na cidade e ao licitar os três serviços juntos, passou a ter considerável economia mensal.

No começo deste ano, como apenas cinco câmeras estavam funcionando, o tema voltou à pauta. Falou-se em licitação para que uma empresa fizesse o serviço, o que aconteceria no pós-Fenachim. A burocracia não andou e hoje somente quatro câmeras ainda funcionam.

 

ORÇAMENTOS

Ontem à tarde, o chefe de gabinete da prefeitura disse que estão sendo solicitados novos orçamentos para a realização das devidas manutenções. Marcelo Hass explicou que algumas das câmeras que estão ‘of line’ podem voltar a funcionar com simples ajustes. Sobre o ar condicionado, disse que já foi consertado, mas que se for necessário, será consertado novamente.

 

EFETIVO

Na última reunião do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro), o comando-geral da BM confirmou que Venâncio receberia reforço em seu efetivo. A confirmação de quantos vêm será dada na reunião do mês de outubro da entidade, segundo acordo feito entre o presidente Flávio Bienert e o subcomandante geral da bm, coronel Carlos Alberto de Andrade.

Enquanto os reforços não chegam, 3ª Companhia sofre com as transferências. No último ano, segundo levantamentos da Folha do Mate, 12 brigadianos foram embora. No período, não houve reposição de nenhum policial.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos e foto: Alvaro Pegoraro

Compartilhar

Casal fica ferido em acidente na RSC-453

Publicado em 28/08/2019 às 17h38

Um casal ficou ferido após se envolver em um acidente de trânsito no início da tarde desta quarta-feira, na RSC-453, por volta das 13h. O homem, 23 anos, e uma mulher, de 30 anos, trafegavam de motocicleta pela rodovia, quando o pneu traseiro teria estourado e os dois caíram.

Duas ambulâncias atenderam a ocorrência. A mulher teve escoriações e foi encaminhada para atendimento na UPA. Já o homem foi encaminhado para o Hospital São Sebastião Mártir.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos e foto: Eduardo Wachholtz 

Compartilhar

Acidente entre moto e charrete deixa dois feridos na 287

Publicado em 28/08/2019 às 17h37

Acidente de trânsito deixou dois feridos na madrugada desta quarta-feira, 28, na RSC-287. A colisão aconteceu nas proximidades do trevo de Venâncio Aires. Ficou ferido o motociclista, identificado como Pedro Etges, de 22 anos, morador de Linha Pinheiral. Ele se descolava a Venâncio para trabalhar. Além dele, também se feriu um caroneiro da charrete.

O acidente teria acontecido, pois no local há pouca iluminação e o motociclista não conseguiu visualizar a charrete. A princípio, nenhum do envolvidos ficou machucado com gravidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou o socorro e encaminhou os feridos para o Hospital São Sebastião Mártir. O charreteiro e o cavalo não se feriram. 

 

Fonte: Portal RVA
Créditos e foto: Moacir Eisermann 

Compartilhar

Depois de dois anos e meio na Peva, Coco está em prisão domiciliar

Publicado em 28/08/2019 às 17h35

Depois de dois anos e meio preso, em regime fechado, Coco saiu nessa terça-feira, 27, da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) e cumprirá prisão domiciliar especial na casa onde reside com a esposa, em Vila Santo Antônio, interior de Mato Leitão.

Coco foi condenado em abril de 2010 pelo envolvimento na morte do vereador Milton Heissler, que aconteceu na noite do dia 22 ou madrugada do dia 23 de dezembro de 1997. A vítima foi encontrada enforcada, em frente à casa onde vivia com a família, em Vila Sampaio, interior de Mato Leitão.

O réu sempre negou envolvimento e foi levado a júri em 8 de abril de 2010, sendo condenado a 15 anos de reclusão. Ele recorreu em liberdade e foi preso dia 3 de fevereiro de 2017.

Agora, explicou o advogado Paulo Harres, ele teve a progressão de regime e passou ao semiaberto, com uso de tornozeleira. Como não há equipamento disponível, ficará em prisão domiciliar especial e terá que cumprir alguns requisitos, como se apresentar regularmente na Peva.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Alvaro Pegoraro
Foto: Daniel Heck

Compartilhar

Polícia tem pistas sobre condutor que fugiu após acidente na região central de Venâncio

Publicado em 27/08/2019 às 23h08

Um homem de 33 anos comunicou na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Venâncio Aires que se envolveu em um acidente de trânsito, segunda-feira à noite, no cruzamento da rua Armando Ruschel com a avenida Ruperti Filho, na área central da cidade. Fábio Fredrih disse que seguia pela Armando Ruschel, em direção ao bairro Gressler, conduzindo o seu Honda Fit, quando seu veículo foi atingido na traseira.

De acordo com o registro policial, ao atingir o cruzamento com a avenida, Fredrich parou e sinalizou que entraria à esquerda. Neste momento, seu carro foi atingido por uma Saveiro prata, que vinha logo atrás.

O condutor do veículo fugiu, mas a Polícia Civil tem pistas de quem ele é e qual é o veículo. Apesar dos danos materiais, ninguém se feriu.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Alvaro Pegoraro

Compartilhar

Homem é flagrado furtando cabos em empresa no Centro de Venâncio Aires

Publicado em 27/08/2019 às 23h06

Um caso de furto de cabos de energia foi registrado na noite desta segunda-feira, 26, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Um homem teria invadido as dependências de uma empresa, localizada na Rua 7 de Setembro, furtado duas sacolas de fios aterradores e ameaçado o segurança do local.

Segundo a ocorrência, o crime ocorreu por volta das 22h da última sexta-feira, 23. O segurança teria notado movimentação estranha no pátio da empresa e flagrado um homem atirando algo por cima da tela, do lado interno para o externo.

De acordo com o vigilante, o suspeito levou duas sacolas com materiais, com valor estimado em R$ 800. Ao se deparar com o responsável pela segurança, o suspeito ainda teria ameaçado funcionários da empresa caso fosse denunciado.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos: Eduardo Wachholtz 

Compartilhar

Acidente de trânsito deixa cinco pessoas feridas no Centro de Venâncio Aires

Publicado em 26/08/2019 às 10h09

Um acidente de trânsito deixou cinco pessoas feridas na noite deste domingo, 25. Um Versa de cor branca e um Gol acabaram colidindo no cruzamento das ruas Tiradentes e Pedro Grunhauser, por volta das 22h.

Segundo informações, dois homens, de 32 e 21 anos, e três mulheres, de 49, 17 e 11 anos, sofreram ferimentos. As vítimas recebem atendimento neste momento no Hospital São Sebastião Mártir.

Os carros já foram retirados pelo guincho. O trânsito está liberado no local.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos e foto: Eduardo Wachholtz 

Compartilhar

Motorista perde controle de veículo e colide em árvore em Vila Arlindo

Publicado em 26/08/2019 às 10h08

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde deste sábado, 24, no interior de Venâncio Aires. O caso aconteceu por volta das 15h, em Vila Arlindo. O condutor de um Fiat Pálio perdeu o controle da direção do veículo e colidiu contra uma árvore. O motorista ficou ferido e foi encaminhado pela equipe do Samu, para atendimento médico no Hospital São Sebastião Mártir.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos: Bruna Oliveira

Compartilhar

Morre no Hospital cadeirante atropelada em Linha Bem Feita

Publicado em 26/08/2019 às 10h07

Após ficar gravemente ferida, morreu no Hospital São Sebastião Mártir a mulher vítima de atropelamento na RSC-287, em Linha Bem Feita. Marisa Ferreira Soares, de 46 anos, que é cadeirante, foi atropelada nas proximidades do restaurante Casa Cheia, por volta das 19h deste domingo, 25.

A cadeirante chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas sofreu parada cardíaca e acabou morrendo na casa de saúde.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos: Veridiana Röhsler
Foto: Divulgação

Compartilhar

Incêndio destrói residência no Bairro Cruzeiro

Publicado em 26/08/2019 às 10h05

Uma casa de alvenaria foi destruída após ser atingida por um incêndio na noite deste sábado, 24. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires, o fogo teria iniciado por volta das 23h no imóvel, que fica localizado na Rua Josefredo Metzdord, no bairro Cruzeiro.

Não há registros de feridos, pois na hora do incêndio ninguém se encontrava na residência. As causas do sinistro são desconhecidas. Para apagar o incêndio, o Corpo de Bombeiros utilizou cerca de 7 mil litros de água.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos: Eduardo Wachholtz
Foto: Moacir Eisermann

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||