Notícias - Polícia

Helicóptero da BM vigia Venâncio

Publicado em 13/02/2019 às 13h07

Sobrevoos de aeronave da Brigada Militar na Capital Nacional do Chimarrão e vários outros municípios da região têm sido notados pelos moradores. É a Operação Diamante, que busca evitar, principalmente, ataques a agências bancárias no interior do Rio Grande do SulUm helicóptero da Brigada Militar (BM) tem sido notado em sobrevoos esporádicos em Venâncio Aires desde o início do ano. Ontem, a corporação informou que as ações fazem parte da Operação Diamante, assim denominada pelo fato de que a BM consegue, com a utilização da aeronave, uma maior vigilância no que se refere à movimentação de criminosos e mapeamento de rotas de fuga. A operação foi desencadeada em novembro do ano passado, por determinação do Comando-Geral da BM, e tem o objetivo principal de evitar ocorrências de roubos a agências bancárias na modalidade "novo cangaço", quando moradores de municípios atacados por quadrilhas são usados como escudo humano.

Com este tipo de policiamento, a Brigada quer, além de coibir assaltos a bancos, reduzir o tempo de resposta em caso de roubos a agências ou quaisquer outros tipos de crime que sejam flagrados no momento do sobrevoo. As áreas sobrevoadas costumam ter a indicação do Setor de Inteligência, que tem buscado informações nos bastidores de quadrilhas e facções criminosas, com a intenção de se antecipar a possíveis ataques. Além de integrantes do Batalhão de Aviação da BM, os helicópteros - três são utilizados nestas operações pelo Rio Grande do Sul - também são tripulados por agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que podem ser desembarcados das aeronaves em caso de ocorrências.

 

Em recente passagem pela região, o capitão e piloto Douglas Chaves Correa explicou que o reforço aos efetivos do interior também é uma das finalidades do emprego de aeronaves na operação. Ainda de acordo com ele, unidades da BM de municípios são alertadas sobre a possibilidade de suporte ao policiamento por terra. 'São sobrevoos aleatórios, mas com prioridade para áreas apontadas como de maior incidência de crimes. Em caso de atitudes suspeitas, os PMs descem para as abordagens', esclareceu.

 

IMPORTÂNCIA

Comandante da 3ª Companhia da Brigada Militar de Venâncio Aires, a capitão Michele da Silva Vargas destaca a importância do apoio aéreo para o policiamento no município. 'Nós procuramos sempre intensificar o policiamento no horário comercial, inclusive nos dias de recebimento de aposentadorias e nos primeiros dias de cada mês, mas esta vigilância aérea é, sem dúvida, muito significativa', afirmou. Embora não haja histórico de ataques a banco em Venâncio Aires e região, a oficial entende que a prevenção nunca é demais. 'É mais uma forma de coibir ações criminosas', argumentou.

Além de Venâncio Aires, outros municípios da 3ª Companhia da Brigada Militar contam com o patrulhamento aéreo, como Mato Leitão, Passo do Sobrado, Vale Verde, Boqueirão do Leão e General Câmara.

'Além da prevenção de crimes, o patrulhamento aéreo permite que tenhamos uma pronta resposta em caso de ocorrências como ataques a agências bancárias e outros tipos de roubos.'
MICHELE DA SILVA VARGAS - Comandante da 3ª Companhia da Brigada Militar de Venâncio Aires

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos: Carlos Dickow 

Compartilhar

Mercado volta a ser alvo de arrombadores em Venâncio

Publicado em 13/02/2019 às 13h06

Um estabelecimento comercial mais uma vez foi alvo de ladrões em Venâncio Aires. Desta vez, por volta de 1h20 da madrugada desta quarta, 13, suspeitos tentaram arrombar um mercado no bairro Santa Tecla. No entanto, a vigilância privada foi acionada e nada foi levado do local.

Já a duas semanas, o mesmo local foi invadido por criminosos, que quebraram a porta principal de vidro e levaram algumas mercadorias, apesar do alarme ter disparado.

Em uma manifestação no facebook, o proprietário do mercado faz um desabafo e alerta outros comerciantes sobre a onda de arrombamentos durante as madrugadas em Venâncio Aires.

 

Fonte: Portal RVA

Compartilhar

Mãe registra desaparecimento do filho de 20 anos em Venâncio

Publicado em 12/02/2019 às 16h56

Foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Venâncio Aires, o desaparecimento do jovem Leonardo Nunes, 20 anos. Segundo a mãe do rapaz, ele saiu de casa, na rua Luis Carlos Leuckert, no bairro Coronel Brito, ainda no sábado, 09, à tarde. 

Desde lá, a família já procurou por ele em diversos locais, mas sem sucesso. Ainda segundo a mãe, ele nunca havia sumido. Nunes foi visto pela última vez vestindo uma camisete, uma bermuda, tênis preto e meias brancas. 

Informações sobre o paradeiro dele podem ser repassadas ao telefone 190 da Brigada Militar e 197 da Polícia Civil.

 

Fonte: Portal RVA
Créditos: Portal RVA
Foto: Divulgação

Compartilhar

Mulheres são vítimas de roubos e agressões durante o fim de semana

Publicado em 12/02/2019 às 11h27

As mulheres têm lutado bravamente por igualdade de direitos e, em parte, conseguido, ao longo dos anos, conquistas neste sentido. Cada vez mais independentes e profissionalmente reconhecidas, elas têm vida própria e estão representadas em todas as áreas e segmentos da sociedade. Contudo, ainda travam batalhas diárias contra males que não se acabam: abuso e violência, quase sempre praticados por homens.

Na pilha de aproximadamente 35 ocorrências revisada pela reportagem da Folha do Mate na manhã desta segunda-feira, 11, pelo menos 12 tinham mulheres como vítimas. Os casos vão desde roubos e furtos até os mais comuns dos boletins: ameaças e lesões corporais contra pessoas do sexo feminino - relatos dramáticos de violência ocorridos nos mais diversos pontos de Venâncio Aires, na cidade e no interior.

ROUBOS - Conforme ocorrências registradas na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) no fim de semana, quatro mulheres foram vítimas de roubos, nos bairros Gressler e Aviação. Duas abordagens semelhantes reforçam a suspeita de que os autores dos dois assaltos possam ser os mesmos. Sábado, 9, por volta das 21h30min, duas jovens, de 21 e 24 anos, foram acuadas na esquina das ruas Duque de Caxias e Carlos Wagner. Dois homens em uma motocicleta anunciaram o assalto e levaram dois telefones das vítimas.

O outro caso, no domingo, 10, teve modo de operação muito parecido. Novamente dois homens em uma motocicleta abordaram uma mulher de 42 anos e uma criança de 13, na rua Coronel Agra. Eles se aproximaram, um desceu do veículo, levou a mão à cintura, para deixar claro que estava armado, e roubou dois telefones. Os relatos, nas duas ocorrências, reforçam a escolha por vítimas mulheres. Os assaltantes teriam passado por elas, em um primeiro momento, e retornado, já com a certeza de que seriam presas fáceis.

 

Relatos de ameaças e agressões são comuns nos fins de semana

Ameaças e agressões a mulheres são relatos comuns na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), principalmente durante o fim de semana. Nos sábados e domingos, quando geralmente há a "mistura" do desrespeito com bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes, a covardia costuma ter proporções ainda maiores. Neste fim de semana, por exemplo, foram seis ocorrências de agressões a mulheres.

No sábado, no bairro Aviação, uma vítima foi atingida por socos e golpes de espeto em várias partes do corpo. Atualmente com 20 anos, ela relatou que vive com o suspeito há um ano e que as ameaças e agressões estão associadas ao consumo de álcool, normalmente após discussões entre o casal. Ela saiu de casa e manifestou desejo de representar criminalmente contra o companheiro, além de pedir medidas protetivas.

As demais ocorrências foram registradas no domingo. No bairro Brands, uma mulher que retirou o pedido de proteção acabou se arrependendo, pois o homem com quem se relaciona há três anos a agrediu com tapas e um soco no rosto. Ao buscar atendimento no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), disse que tinha medo de ser seguida pelo suspeito e a Brigada Militar foi acionada para garantir a segurança.

No Centro, revoltado por conta de um convite de uma amiga de sua ex-mulher para ir a uma festa, um homem agrediu a vítima e uma filha dela e ainda ameaçou-as com uma faca. Conforme relato na DPPA, teria deixado a residência da ex-companheira dizendo que faria 'a maior loucura da vida'. No bairro Cidade Alta, outro homem não gostou de encontrar a ex em uma festa e a pegou pelo braço, exigindo que fosse para casa. Em ambos os casos, as vítimas afirmaram que já sofreram agressões em outras oportunidades.

MEDO - No bairro Brands, uma mulher de 36 anos convive diariamente com medo de que o homem com quem se relaciona há dois anos cumpra as "promessas" que vem fazendo há algum tempo. Na DPPA ela declarou que, no domingo, houve mais um episódio de ameaças. Mãe de seis filhos - nenhum do suspeito -, permitiu que o homem fosse morar com ela há cerca de seis meses. Desde então, segundo disse à Polícia, as ameaças, xingamentos e agressões se acumulam. A vítima já teria pedido várias vezes para que o homem deixasse sua residência, mas além de não acatar a solicitação, ele ainda teria ameaçado atear fogo na casa, matar a companheira, todas as seis crianças e cometer suicídio.

INTERIOR - Já em Linha Grão-Pará, o pai de uma jovem de 26 anos precisou avançar, com um facão, contra o ex-companheiro dela, para evitar as agressões do acusado. De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito foi à casa da vítima e a chamou no portão. Como estão separados há um mês, ela atendeu por achar que seria apenas uma conversa. No entanto, foi apertada pelo pescoço e, quando caiu no chão, agredida várias vezes. Neste momento, o pai pegou um facão para afugentar o homem, que fugiu de carro, mas prometeu voltar com uma turma. A vítima manifestou interesse de ter medidas protetivas urgentes.

 

Fonte: Folha do Mate
Créditos: Carlos Dickow 

Compartilhar

Brigada Militar prende suspeito de furto arrombamento em Venâncio Aires

Publicado em 12/02/2019 às 07h40

A Brigada Militar de Venâncio Aires (23°BPM), na noite de domingo (10/02), por volta das 20h45, recebeu informações de uma empresa de vigilância, que na Rua Visconde do Rio Branco, estariam com homem de 26 anos preso por furto arrombamento em um escritório de advocacia comercial. 

Diante disto, a Brigada Militar deslocou ao local e identificou o homem que estava na posse de uma faca e teria arrombado e danificado duas portas, furtando quatro luminárias, porém o material não foi encontrado. O suspeito foi apresentado na Delegacia de Polícia de Venâncio Aires. 

 

Fonte: Radio Terra FM
Créditos: Cristiano Wildner

Compartilhar

Dupla de moto pratica dois assaltos a pedestres nos bairros Gressler e Aviação

Publicado em 12/02/2019 às 07h39

Dois assaltos a pedestres foram registrados no final de semana em Venâncio Aires. Segundo ocorrências policiais, o primeiro caso foi na noite de sábado, 09, na esquina das ruas Duque de Caxias e Carlos Wagner, no bairro Aviação. Uma dupla em uma moto abordou duas jovens de 23 e 21 anos. O caroneiro desceu e fez menção de estar armado. Foram roubados dois celulares das vítimas. A moto, segundo relato, era uma Yamaha YBR. 

Já na noite deste domingo, 10, um roubo semelhante ocorreu na rua Coronel Agra, no bairro Gressler. Também as vítimas foram duas mulheres, de 42 anos e uma menina de 13 anos. Foram roubados celulares. 

A polícia deve investigar as ações.

 

Fonte: Portal RVA

Compartilhar

Motorista destrói rótula e carro pega fogo no centro de Venâncio

Publicado em 11/02/2019 às 07h33

Um motorista colidiu um Gol contra a estrutura de concreto na rótula na esquina das ruas Jacob Becker e Júlio de Castilhos, no centro de Venâncio Aires, na madrugada deste sábado, 09.

Após colidir contra a estrutura no centro da rua, o carro foi projetado para a calçada e no local pegou fogo. Bombeiros foram acionados. Apesar da destruição total do carro e da violência da batida, o motorista escapou ileso.

 

Fonte: Portal RVA

Compartilhar

Farmácia é arrombada em Venâncio Aires

Publicado em 11/02/2019 às 07h32

Arrombamento a farmácia é registrado em Venâncio Aires na madrugada deste domingo, dia 10. O fato aconteceu por volta das 4:30 no Bairro Macedo.

Os vidros do estabelecimento foram quebrados e as câmeras flagraram a ação do indivíduo. Não há a informação se algo da farmácia foi levado pelo bandido.

 

Fonte: Portal RVA

Compartilhar

BM prende homem por posse ilegal de arma de fogo na Linha Coronel Brito

Publicado em 08/02/2019 às 07h33

A Brigada Militar efetuou a prisão de um homem por posse ilegal de arma de fogo na tarde desta quinta, 07, na Linha Coronel Brito. 

Segundo registro policial, houve denúncias sobre tiros e um homem caçando durante a noite na região. Diante das informações, a Brigada foi até o local realizar patrulhamento ostensivo, até abordar o suspeito com inicias D.M.S. Ele confirmou que tinha arma e na casa dele foram apreendidas uma espingarda calibre 16, um rifle calibre 22, cartuchos intactos e deflagrados e pólvora e utensílios para recarga. O suspeito foi apresentado na delegacia e liberado após o registro da ocorrência. Ele vai responder por posse ilegal de arma. 

 

Fonte: Portal RVA
Foto: Brigada Militar Venâncio Aires

Compartilhar

Incêndio atinge prédio desativado da antiga Móveis Projeto

Publicado em 07/02/2019 às 11h18

A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 7h para atender uma ocorrência de incêndio na estrutura desativada do prédio da antiga Móveis Projeto. 

O sinistro começou em uma estufa de secagem de materiais e atingiu aproximadamente 200m² do prédio, consumindo diversos materiais que estavam depositados no local. 

O prédio está desativado e não tem energia elétrica. As chamas não atingiram prédios próximos.

 

Fonte: Radio Terra FM
Créditos: Daniel Heck 

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||