Notícias - Prefeitura

Farmácia Municipal recebe nova remessa de insulina

Publicado em 18/05/2019 às 14h15

A Farmácia Municipal de Venâncio Aires recebeu hoje à tarde uma nova remessa de insulina. Em falta há quase um mês no município e há mais tempo no Estado, elas já estão disponíveis desda sexta-feira, dia 17. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVA
Créditos: Leandro Osório

Compartilhar

Contagem regressiva para a Corrida do Chimarrão

Publicado em 18/05/2019 às 14h11

Faltando dez dias para a Corrida do Chimarrão, as inscrições seguem abertas até o dia 23 de maio. O evento esportivo organizado pela Secretaria de Esportes em parceria com o SESC, faz parte do calendário de comemorações alusivo aos 128 anos de Venâncio Aires.

A corrida acontecerá no dia 26 de maio a partir das 9h com percursos de 5 e 10km para adultos e 1,5km para o público infantil. Os corredores interessados deverão acessar o link no site da Prefeitura para efetuar sua inscrição ou comparecer nas Unidades do SESC de sua cidade.

De acordo com o Coordenador de Esportes Diego Konrad, até o momento, das 400 inscrições disponíveis, há cerca de 250 já confirmadas na categoria adulta e 60 na categoria infantil com limite de 100 inscritos. “Cabe salientar também, que esta é a primeira corrida no município reconhecida oficialmente pela Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS)”, conclui.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVA
Créditos: Leandro Osório
Foto: Divulgação

 

Compartilhar

Copa Venâncio Aires de BMX acontece neste final de semana

Publicado em 16/05/2019 às 07h30

Adrenalina, velocidade e muitas pedaladas. No próximo sábado dia 18 de maio, no Parque do Chimarrão, acontece a COPA VENÂNCIO AIRES DE BMX. O evento esportivo já possui a confirmação de 4 Clubes de outras cidades, onde aproximadamente 80 atletas devem participar da competição.          

Dentro das categorias concorrentes estão as seguintes modalidades: 
Categorias aro 20: Girls Open; Elite Women; Boys até 8; Boys 9/10; Boys 11/ 12; Boys 13/ 14; Boys 15/ 16; Men 17/ 34; Men 35+ e Elite Men. Na Categoria aro 24 e 26: Cruiser até 34; Cruiser até 35+; Elite Cruiser e MTB Open.

O evento possui em sua programação, treinos a partir das 13h30min. e as corridas acontecem a partir das 16h. “A Copa Venâncio Aires vai servir também para alguns atletas como preparação para o Panamericano, que vai acontecer em Americana, São Paulo, nos dias 25 e 26 de Maio. Além da participação de atletas de nível nacional, essa é uma oportunidade para os novatos e a possibilidade de experimentações na modalidade, pois não será cobrada a filiação junto à federação”, informa o Coordenador de Esportes, Diego Konrad.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório 

Compartilhar

Período de Alistamento Militar para jovens brasileiros encerra dia 30 de junho

Publicado em 16/05/2019 às 07h29

O período de Alistamento Militar obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2019 vai até o dia 30 de junho. Neste ano, o procedimento é realizado pela internet com formato de alistamento online, através do site www.alistamento.eb.mil.br.

Para os jovens que buscam orientação e esclarecimentos sobre o novo sistema, a Junta Militar do Município funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Há também, um computador à disposição para àqueles jovens com dificuldades de acesso à internet, bem como, a falta de conhecimento de manuseio e cadastros online. Venâncio Aires já possui 230 jovens alistados, sendo 86 destes feitos pelo novo sistema, conforme informações da Junta até o dia de hoje, segundo o Coordenador Benildo Soares.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório 

Compartilhar

Cultura oferta aulas gratuitas de instrumentos musicais

Publicado em 08/05/2019 às 13h05

Estudos comprovam que estudar música ajuda na concentração, acalma e auxilia na saúde física e mental. Pensando nisso, a Secretaria de Cultura oferta aulas de música gratuitamente como violão, flauta doce, vocal além de teoria e solfejo. 

As inscrições são na Secretaria para crianças alfabetizadas e alunos na rede pública e ainda adultos. Ao total são seis vagas abertas neste período com aulas nas terças-feiras pela manhã das 8h15 até às 11h30min ou das 15h até às 17h na Sociedade de Leituras. 

Dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe da Cultura na sede ou pelos telefones 3983 1093 ou 3983 1038.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Terceira Idade com encontro marcado na 15ª Fenachim

Publicado em 08/05/2019 às 13h04

 A Festa Nacional do Chimarrão (FENACHIM) retorna nesta quinta-feira, 9, depois de três dias de descanso e reorganização. E o primeiro dia do retorno será de encontro dos grupos da Terceira Idade. A organização do dia é do Gabinete da Primeira-Dama, que solicita aos integrantes dos grupos que levem 1kg de alimento para ajudar o Banco de Alimentos do Município. A programação começa pela manhã, ao meio dia eles almoçaram o prato típico, galinhada e seguirão para o baile a partir das 13h na Pista Lenz.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Campanha do Agasalho segue com entrega de roupas

Publicado em 08/05/2019 às 13h03

O Gabinete da Primeira-Dama Cristiane Wickert segue com a entrega de roupas e itens arrecadados na Campanha do Agasalho 2019. Nas segundas e quartas-feiras das 8h30min até as 11h30min e das 13h30min até as 16h a equipe espera os interessados no Clube de Leituras. Para retirar as peças é necessário levar documento. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Desenvolvimento Social: PAA recebe inscrições

Publicado em 08/05/2019 às 13h01

A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social recebe inscrições das famílias interessadas em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Neste ano, são R$ 250 mil que beneficiarão agricultores e agroindústrias familiares e entidades assistenciais do Município. O programa é uma parceria da Prefeitura com a Emater/RS e ainda a Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova). 
As inscrições para o Programa ocorrem junto à Secretaria e os beneficiários do Programa Bolsa Família devem procurar a pasta para realizar o cadastro, munidos de documentação pessoal e comprovante de endereço.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Venâncio é pioneiro no Estado a ter filtro simplificado convencional para tratar a água

Publicado em 08/05/2019 às 13h00

 Em uma ação descentralizada do Programa Pé na Estrada ontem, 6, o Prefeito Giovane Wickert, o Vice-prefeito Celso Krämer, estiveram presentes juntamente com representantes da Administração e de Secretários das pastas públicas, na localidade de Alto Paredão Pires, no 3º Distrito de Venâncio Aires. Distante a cerca de 60Km do perímetro urbano a região possui uma vastidão de açudes com condições de abastecer de melhor forma a necessidade da população de ter água de boa qualidade para consumo com uma solução alternativa e coletiva de tratamento de água.

Com este intuito a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) trabalha em parceria com Estados, municípios e outras instituições que atuam com saneamento ambiental para suprir uma carência dos moradores de regiões onde o abastecimento de água potável é baixo. Desta forma surge a Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z), um projeto que produz soluções técnicas na área de Saneamento e Saúde Ambiental com fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação, operação e manutenção simplificadas, aplicabilidade imediata em curto prazo com procedimentos simplificados para realizar a clarificação, filtração e desinfecção em águas de superfície e subterrâneas, com a implantação de solução alternativa coletiva de abastecimento de água potável em situações especiais e excepcionais, em pequenas comunidades de zonas rurais que ainda não contam com abastecimento público. 

O projeto utiliza um processo convencional para tratar a água, por meio de uma estrutura física simplificada, com uso de filtro e dosadores com características artesanais e de fácil instalação e aplicação. Uma forma eficaz e sustentável para suprir uma necessidade primária. “O Salta-Z nos dá a possibilidade de oportunizar água com melhor qualidade para a comunidade do Alto Paredão Pires, utilizando um sistema de fácil manuseio com uma alternativa inovadora”, ressalta Giovane.

 

Fonte: PMVA
Créditos e Foto: Leandro Osório 

Compartilhar

Presidente da FUNASA visita Venâncio Aires

Publicado em 07/05/2019 às 07h37

Qualidade de vida é primordial e pensando nisso, a Prefeitura implantou em Alto Paredão Pires, uma das comunidades mais distantes do centro da cidade, o programa Salta-Z da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). No último sábado, 4, o Presidente da Fundação esteve na 15ª da Fenachim e se reuniu com os Gestores no Gabinete para tratar sobre o programa. Ronaldo Nogueira, que é ex-deputado e ex-ministro do Trabalho, estava acompanhado da superintendente da Funasa no Rio Grande do Sul, Karla Viviane Rech e debateram principalmente o pioneirismo da Capital do Chimarrão na implantação do programa que busca ofertar água potável de qualidade aos moradores.

Nogueira ainda falou ao Prefeito Giovane Wickert e ao Vice Celso Kramer sobre os demais projetos da FUNASA que agora busca investir em municípios com mais de 75 mil habitantes, mudando o foco do trabalho que até então era para projetos de água e saneamento para cidades com menos de 50 mil habitantes. Com a instalação da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para consumo humano (Salta-Z), as 35 famílias que vivem na comunidade e que enfrentam problemas graves de potabilidade de água terão agora água própria para o consumo. O programa trata de um sistema de captação e tratamento simplificado de água imprópria para consumo humano para água própria.

Nogueira e Viviane debateram possibilidades de outros projetos com a equipe de Venâncio Aires e após realizaram visita aos pavilhões da Fenachim. Nesta segunda-feira, 6, a equipe da Prefeitura e representantes da Funasa estão na comunidade de Alto Paredão Pires realizando uma manhã de atividades para marcar oficialmente o início dos trabalhos do sistema. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 
Foto: Leandro Osório

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||