Notícias - Prefeitura

Trecho da Rua Voluntários da Pátria recebe nova manta asfáltica

Publicado em 15/08/2019 às 08h45

Na tarde desta quarta-feira, 14, engenheiros da Prefeitura e da Encosan realizaram obras de recapeamento asfáltico na Rua Voluntários da Pátria, trecho entre as ruas Visconde de Rio Branco e 1º de Março, no centro de Venâncio. Desde a manhã de hoje o perímetro estava com desvios sinalizados pelo Departamento de Trânsito.

De acordo com o engenheiro da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Alexandre Guilherme Jung a obra neste trecho faz parte do conglomerado de obras a serem realizadas pela Encosan, responsável por parte das obras de esgotamento nas vias urbanas do município.  Este é um dos 13 trechos apontados pela Prefeitura que serão refeitos, visto que o fechamento não foi satisfatório pela população e a Administração Municipal. Jung relembra que dos 13 trechos apontados pela Prefeitura para uma nova repavimentação, mais de 50% já foi concluído.

Obras no acesso Grão-Pará

Nesta quinta-feira, 15, as obras serão concentradas no trecho entre as ruas Osvaldo Aranha e Pedro Grunhauser, no início do Acesso Grão-Pará. Haverá bloqueios durante o dia.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório 

Compartilhar

Alinhamentos para o novo Distrito Industrial de Venâncio Aires

Publicado em 14/08/2019 às 16h32

Ontem à tarde, 13, durante a agenda do Vice-Prefeito Celso Kramer junto ao Vice-Governador do Estado, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), na Capital Gaúcha, o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nilson Lehmen, visitou alguns setores e departamentos responsáveis pela estruturação da área de 83 hectares, remanescente à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires, que futuramente abrigará o novo Distrito Industrial do Município.

Na Subsecretaria de Administração do Patrimônio do Estado, o Secretário Nilson conversou com a Chefe da Divisão de Escrituração e Contratos (DIESC), Daniela Beling, com a Agente Administrativa, Gisele Aguiar e com o Engenheiro Rodrigo, requerendo o reenvio do processo para a Secretaria de Obras Públicas (SOP), pois a conferência da topografia realizada pela  empresa contratada pelo município apresentou inconsistências, segundo o relatório apresentado pelo setor de topografia da SOP.

Diante o fato, na oportunidade e junto ao setor de topografia referido foi solicitado em caráter de urgência a reavaliação conjunta com a empresa contratada pelo município e responsável pela topografia da área. Lehmen reiterou o pedido para a Diretora do Departamento de Obras da Secretaria de Obras Públicas (SOP), Roberta Pereira, que demonstrou total atenção e apoio junto à demanda e comprometeu-se a agilizar o processo de avaliação do levantamento topográfico da área em questão. Paralelo a isso, o Prefeito Giovane Wickert trabalha a urgência da demanda com o Secretário Estadual de Obras Públicas, José Luiz Stedile (PSB).

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório 

Compartilhar

Governo Estadual projeta novos policiais para Venâncio Aires

Publicado em 14/08/2019 às 11h48

Uma reunião com o Vice-Governador do Estado ontem, 13, à tarde abordou pontos importantes sobre a transferência da Unidade da Polícia Rodoviária Estadual de Taquari para Venâncio e o aumento da criminalidade no Município.

Com agenda em Porto Alegre durante tarde desta terça-feira, 13, o Vice-Prefeito Celso Kramer, acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nilson Lehmen e o Secretário do Desenvolvimento Rural, André Kaufman além de representantes do Legislativo, com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Kappel, e dos Vereadores Clédio Espindola (Galo) e Elstor Hackenhaar, estiveram em reunião com Ranolfo Vieira Júnior, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), sede do Gabinete e demais Secretarias do Governo Estadual.

Na ocasião, de forma rápida, o Governador do Estado, Eduardo Leite, também com agenda no local, passou para um breve cumprimento à comitiva de Venâncio Aires. O encontro entre a comitiva dos Executivos tratou sobre a transferência da unidade da Polícia Rodoviária Estadual de Taquari para uma área em Venâncio Aires – cerca de 20Km de distância do ponto atual – próximo a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (PEVA).

Segundo Vieira Júnior, é preciso realizar uma avaliação mais aprofundada sobre o assunto que envolve outros pontos importantes. Para isso, solicitou um prazo de 30 dias para uma nova reunião em Porto Alegre. Além deste assunto, foi abordado também sobre o aumento da criminalidade na Capital Nacional do Chimarrão e o efetivo policial da Brigada Militar que na última formação de Oficiais, Venâncio ficou fora da distribuição para o aumento do efetivo, permanecendo com o número atual de 36 policiais.

O Vice-Governador se comprometeu em deslocar a ida de mais quatro homens para o município, passando de 36 para 40 Policiais Militares em Venâncio Aires. De acordo com o Delegado Ranolfo. “O número ainda é baixo, dentro da realidade e situação dos municípios gaúchos, mas mostra a atenção e preocupação do Governo Estadual para o atual cenário das ocorrências policiais registradas no município”, ressalta.

Para o Presidente do Legislativo o aumento da criminalidade na região é fruto de um cenário já desenhado anteriormente com a instalação do Presídio e o não fornecimento de recursos de segurança capazes de dar o suporte necessário para conter a criminalidade nas adjacências do Município. Ao final do encontro, Kramer destacou de suma importância ouvir e perceber a atenção do Executivo Estadual no que se refere aos esforços para amenizar os pontos deficitários da segurança pública de Venâncio Aires.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório 

Compartilhar

Feira de Artesanato integra mateada neste sábado

Publicado em 14/08/2019 às 11h47

O grupo de artesanato realiza mais uma edição da Feira neste sábado, 17, integrando a Mateada que encerra as programações da Primeira Semana de Valorização do Patrimônio Cultural.  A Feira ocorrerá das 9h até às 17h na Praça Henrique Bender.

As atividades da Semana de Valorização encerram neste sábado, porém muitas ações ocorrem até lá. Hoje, 14, há visita guiada ao Museu e palestra sobre a importância do patrimônio cultural para os alunos do EJA Escola José Duarte de Macedo.

 

 

 

Programação

14 DE AGOSTO - QUARTA-FEIRA

Manhã - Visitação guiada de alunos das escolas no museu;

9h - 6º ano da Escola Odila Rosa Scherer com 24 alunos;

10h - 7º ano da Escola Odila Rosa Scherer com 26 alunos;

10h45min - 7º ano da Escola Odila Rosa Scherer com 24 alunos;

Tarde - Visitação guiada de alunos das escolas no museu;

14h - 4º ano da Escola Odila Rosa Scherer com 24 alunos;

15h - 4º ano da Escola Odila Rosa Scherer com 24 alunos;

16h - 3º ano da Escola Odila Rosa Scherer com 23 alunos;

19h30min - Palestra sobre Patrimônio Cultural para alunos do EJA Escola José Duarte de Macedo (Flávio Seibt)

15 DE AGOSTO - QUINTA-FEIRA

Manhã - Visitação guiada de alunos das escolas no museu;

9h - 8º ano da Escola Odila Rosa Scherer com 22 alunos;

10h - 5º ano da Escola Brígida do Nascimento com 28 alunos

Tarde - Visitação guiada de alunos das escolas no museu;

14h - 3º ano da Escola Odila Rosa Scherer com 23 alunos;

19h15min - Palestra sobre Patrimônio Cultural para alunos EJA da Escola Dois Irmãos (Flávio Seibt)

16 DE AGOSTO - SEXTA-FEIRA

Manhã - Visitação guiada de alunos das escolas no museu;

9h - 8º ano da Escola Odila Rosa Scherer com 20 alunos;

10h - 9º ano da Escola Odila Rosa Scherer com 21 alunos;

Durante toda a tarde a equipe do Centro de atendimento ao turista CAT, realizará uma Intervenção Fotográfica em frente ao Museu. Com exposição de fotos de prédios antigos e atuais abordam os passantes;

17 DE AGOSTO - SÁBADO

MATEADA - Local: Praça Henrique Bender     Horário: 14h

Feira de Artesanto (início as 9h)

Erva mate Biomate

Brinquedos do SESC

Integração com o público e apresentações circenses com a ABase - Profetas da Arte

 

ATRAÇÕES CULTURAIS

1.Apresentação de Violões e Flautas - Prof Renato Ruwer

2.Apresentação Jef's stúdio de danças (dança de salão)

3.Grupo Resgatando Nossas Raízes - Dança Portuguesa

4.Apresentação de danças árabes com Fernanda Furst

5.Apresentação das Divas do SUS  

6.Apresentação cultural ONG Alphorria

7.Apresentações de danças e músicas gaúchas com as invernadas do CTG Chaleira Preta

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

IPTU Mais é finalista em prêmio nacional de Gestão Pública

Publicado em 14/08/2019 às 11h46

Este é o segundo ano em que Venâncio Aires participa do Municiência, prêmio de gestão pública desenvolvido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Na primeira participação, a Capital do Chimarrão ficou entre os dez melhores do País com o aplicativo Fiscale que permite o cidadão enviar denúncias, demandas e solicitações ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) através do seu smartphone. Agora, é a vez do projeto inovador IPTU Mais, que já selecionado como pré-finalista e está entre os 30 melhores do Brasil.

Lançado em 2017, o programa IPTU Mais, concede descontos aos moradores da cidade que podem alcançar os 50% para aqueles imóveis que promovam ações ecológicas, como coleta de água da chuva, aquecimento solar, calçadas regulares, arborização, entre outras. A proposta de Venâncio foi escolhida pela Comissão Técnica Avaliadora e pelo Conselho Político da CNM. Neste ano, a Confederação recebeu 235 inscrições entre Prefeituras e Consórcios Públicos.

Nesta etapa, os selecionados precisam complementar informações e produzir um vídeo com o depoimento do Prefeito para passar pela próxima banca. Depois disso, a comissão vai selecionar os dez melhores para a reta final do MuniCiência que contará com a visita técnica da CNM e após a votação popular, pela internet, entre os dias 7 de outubro deste ano até 31 de março de 2020. O resultado final será anunciado na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

 

Terceira Edição do Prêmio

O Prêmio MuniCiência está na terceira edição. A proposta é identificar, reconhecer e compartilhar iniciativas municipais inovadoras e transformadoras, com impactos positivos na administração pública e para a sociedade. Na última edição, ciclo 2017-2018, os destaques foram projetos dos Municípios de Abaetetuba (PA), Gurjão (PB), Rio Grande (RS), Santa Clara do Sul (RS) e São Bento do Una (PE). Em 2015, primeira edição do prêmio, as iniciativas mais votadas foram de Astorga (PR), Bom Despacho (MG), Forquetinha (RS), Pompéu (MG) e Rio Claro (AL). Todos os projetos estão disponíveis no site do MuniCiência, inclusive com os guias de reaplicação.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Experiência Venâncio: Wickert palestra sobre PPPs em workshop

Publicado em 14/08/2019 às 08h39

O Prefeito de Venâncio Aires Giovane Wickert apresentou a experiência do Município em torno da Parceria Público -Privada(PPP) que a Gestão busca fazer em torno da questão da iluminação pública. Venâncio é o primeiro Município do Estado a trabalhar nesta pauta e os estudos e as atuações servem de exemplos para as demais cidades que participaram do evento promovido pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul com apoio do Cisvale e Unisc. 

Com o tema: “Workshop PPPs e Concessões - Desafios e Perspectivas’”, o evento ocorreu no Auditório do Memorial da Unisc em Santa Cruz do Sul com as palestras de Airton Roberto Rehbein, auditor do TCE,  que falou sobre atuação do órgão no controle externo das PPPs no estado e ainda de Bruno Vanuzzi, secretário extraordinário de parcerias do Rio Grande do Sul, que falou sobre a PPP como ferramenta do século XXI para a infraestrutura gaúcha’, esclarecendo sobre a visão do Estado no apoio aos municípios.

O workshop teve a participação de gestores municipais, representantes de consórcios públicos, estudantes, professores e pesquisadores da Unisc, executivos de empresas e representantes da sociedade civil.

No Brasil, há atualmente 114 contratos de Parceria Público -Privada (PPP). Menos de 20 são da área da iluminação, a qual Venâncio busca realizar. De acordo com Rehbein, menos de 10% dos pedidos das Administrações Públicas conseguem efetivamente se concretizar. O Rio Grande do Sul não possui nenhuma PPP. 

O auditor do TCE parabenizou Wickert pela explanação e defesa desta nova forma de contratação. Ele destacou o domínio do assunto e a dedicação de Venâncio Aires na busca por modernizar a forma de gerir questões como a iluminação pública. 

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Adriene Antunes 

Compartilhar

Prefeito de Venâncio Aires palestra em Workshop sobre PPPs e Concessões - Desafios e Perspectivas

Publicado em 13/08/2019 às 08h53

A experiência de Venâncio Aires é destaque amanhã no Workshop PPPs e Concessões – Desafios e Perspectivas, promovido pela Unisc, por meio do Núcleo de Gestão Pública.  O Prefeito Giovane Wickert será um dos palestrantes do evento que ocorrerá das 13h às 17h, no auditório do Memorial da Unisc.

O público-alvo são gestores municipais, representantes de consórcios públicos, estudantes, professores e pesquisadores da Universidade, executivos de empresas e sociedade civil. Além de Wickert, palestrarão o Secretário Extraordinário de Parceria do Rio Grande do Sul Bruno Vanuzzi e o Auditor do TCE do Rio Grande do Sul Airton Roberto Rehbein.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.tce.rs.gov.br, em Escola – Eventos-Inscrições. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ngp@unisc.brou pelo telefone (51) 3717-7517.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Sete dias para chegada do Fogo simbólico da Pátria

Publicado em 13/08/2019 às 08h52

Dentro de sete dias, o Fogo Simbólico da Pátria chega à Capital Nacional do Chimarrão. A solenidade ocorrerá na Praça Henrique Bender a partir das 9h, porém a chama será recepcionada no Pórtico de entrada da cidade por alunos atletas da Rede Municipal de Educação e ainda pela organização da Semana da Pátria. Após a chama ser repassada ao primeiro aluno, este e os demais, correrão e farão revezamento do Fogo até a Praça.

O pelotão será acompanhado pelo Secretário de Esportes Henrique Silva, que também é atleta de judô, e por uma carreata formada pelos Bombeiros e por carros da equipe de apoio. No centro, o fogo será entregue ao Prefeito Giovane Wickert que fará o acendimento da Pira. O ato solene contará ainda com apresentação cultural. Em caso de chuva, o evento ocorrerá no Quartel da Corporação de Bombeiros. 



Inscrições para o Desfile 

Entidades, escolas e organizações que quiserem desfilar no 7 de setembro deverão fazer sua inscrição online no site da Prefeitura (www.venancioaires.rs.gov.br). O período que está aberto segue até o dia 20 de agosto. Após este período haverá sorteio para determinar a ordem do desfile.



Tema Municipal 

Neste ano o Município trabalha a semana da Pátria em torno do tema “Das Nascentes ao Chimarrão...”. A abordagem das escolas e das entidades que desfilarão será em cima da importância do Arroio Castelhano e de preservar as nascentes do Rio. O tema nacional é a Bandeira do Brasil e no âmbito estadual é o Parque Osório. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Comunidade de Vila Palanque repassa valores para a Campanha Envolva-se

Publicado em 13/08/2019 às 08h50

Na manhã desta segunda-feira, 12, a Comissão de Emancipação da Vila Palanque, representada pelo seu presidente, Sérgio Mees, e dos integrantes da diretoria Vera Mees e Lúcio Lenz, estiveram no Gabinete da Primeira – Dama, para entregar parte dos valores arrecadados no tradicional jantar realizado pela comunidade do 6º Distrito de Venâncio Aires, cerca de R$ 1.500,00.

Participaram do ato a Primeira – Dama Cristiane Wickert, o Presidente e o Diretor Administrativo do Hospital São Sebastião Mártir, Luciano Spies e Fernando Branco, respectivamente, o Secretário da Saúde Ramon Schwengber, assim como, demais integrantes da Comissão da Campanha Envolva-se.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório 

Compartilhar

Semana para valorizar a história e a cultura de Venâncio

Publicado em 13/08/2019 às 08h48

A partir de hoje, 12, o Museu de Venâncio Aires abre as suas portas para visitas guiadas, palestras e muitas histórias na primeira Semana Municipal de Valorização ao Patrimônio Cultural. Idealizado pela Secretaria de Cultura, o evento teve o seu lançamento em um ato solene com a presença do Prefeito Giovane Wickert, do Secretário de Cultura e Esportes Henrique da Silva, do Tesoureiro do Museu, Dr. Flávio Seibt, assim como sua equipe.

A proposta desta primeira edição é, além de buscar conhecer momentos e fatos históricos do acervo em exposição no local, também, conscientizar a população sobre a importância de valorizar e cuidar do patrimônio histórico e recente da Capital Nacional do Chimarrão.

De acordo com o Executivo do Munícipio, “essa é uma ótima oportunidade das pessoas que não conhecem o acervo histórico do Museu virem visitar, ver os objetos curiosos dos povos que ajudaram a erguer Venâncio, as tradições do passado, enfim, é uma programação familiar e muito sadia, pois conta muito de nossos antepassados”, destaca.

Até o próximo sábado, diariamente, o Museu estará com programação ativa. Veja abaixo:

13 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA

Manhã/ tarde - Visitação guiada de alunos das escolas no Museu

19h30m - Palestra sobre Patrimônio Cultural para alunos do EJA na EMEF Dois Irmãos (Dr. Flávio Seibt)

14 DE AGOSTO - QUARTA- FEIRA

Manhã/ tarde - Visitação guiada de alunos das escolas no museu

19h30m - Palestra sobre Patrimônio Cultural para alunos do EJA na EMEF Duarte Macedo (Dr. Flávio Seibt)

15 DE AGOSTO - QUINTA - FEIRA

Manhã/tarde - Visitação guiada de alunos das escolas no museu

19h30m - Palestra sobre Patrimônio Cultural para alunos da EEEM CAJ (Dr. Flávio Seibt)

16 de AGOSTO - SEXTA FEIRA

Roteiro de Visitação - Escolas

Manhã/ tarde - Visitação guiada de alunos das escolas no museu

17 DE AGOSTO - SÁBADO

14h - MATEADA - Praça Henrique Bender (Praça Evangélica)

Ervateiras 
Brinquedos SESC 
Guigão – A Base 
Atrações musicais

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório  

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||