Notícias - Prefeitura

Município poderá ser afetado no recolhimento de lixo

Publicado em 24/05/2018 às 16h50

Devido à Greve Nacional dos caminhoneiros e os bloqueios de estradas na região, a Administração Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente alertam a população que o recolhimento do lixo poderá ser afetado no fim desta semana.

O Secretário do Meio Ambiente, Clóvis Schwertner destaca que até o momento está tudo normal, mas caso a paralização persista, o recolhimento será afetado. Schwertner alerta que o lixo seco pode ser armazenado nas residências por um maior período, solicitando assim o máximo de zelo no que diz respeito à produção, principalmente do orgânico. Venâncio Aires produz em média 30 toneladas diárias de resíduos secos e orgânicos.

 

Assinatura do decreto nº 6316

Na tarde desta quinta-feira, 24, a Administração Municipal assinou o decreto nº 6316 que proibi o uso de veículos leves, caminhões e máquinas do Município em razão do abastecimento e escassez de combustíveis, nesta sexta-feira, 25, excluindo desta previsão os serviços de urgência e emergência da Secretaria de Saúde e os serviços de transporte escolar terceirizado. Além disso, os recursos de combustíveis deverão ser preservados para os serviços essenciais de saúde.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Rosana Wessling

Compartilhar

Rota do Chimarrão Dominical terá segunda edição

Publicado em 24/05/2018 às 16h48

Estiveram reunidos na manhã da última terça-feira, 22, empreendedores e associados da ATURRCHIM - Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão e o Departamento de Turismo, para avaliação e planejamento do próximo encontro do projeto Rota do Chimarrão Dominical.

Na avaliação, foram consideradas as opiniões dos participantes da primeira edição que ocorreu no início de maio, manifestadas por meio do preenchimento de fichas de satisfação. Estas, na maioria, pontuaram de forma positiva a atividade proposta. 

A segunda edição ocorre em 03 de junho, das 14h às 17 horas, na Escola do Chimarrão, em Linha Travessa. No local, os demais empreendimentos da Rota do Chimarrão estarão representados e contextualizados na mesa de degustação, na exposição e venda de artesanato e produtos das agroindústrias associadas e, principalmente, na interação dos empreendedores com o público visitante.

O tarifário de visitação será de R$ 10 para carros e R$ 5,00 para motos, incluindo estacionamento, degustação e a oficina de preparação do chimarrão. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Rosana Wessling

Compartilhar

Doações para a campanha do agasalho podem ser feitas até sexta-feira

Publicado em 24/05/2018 às 16h46

Quem ainda não contribuiu com a Campanha do Agasalho 2018, tem até amanhã, sexta-feira, 25, para entregar os agasalhos em um dos pontos de coleta distribuídos por Venâncio Aires. As doações ainda podem ser feitas em diversos pontos de coleta: todos os prédios públicos, veículos de imprensa, apoiadores da campanha, comércio, Clube de Leituras, espaço Cris Voigt e SESC.

A data também é o último dia para quem quiser se inscrever para receber as peças doadas. Assim como ocorreu no ano passado, nesta edição também será necessário fazer um cadastro prévio no Gabinete da Primeira-Dama, junto à Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social. Os agasalhos serão distribuídos no sábado, 26, na Sociedade de Leituras, à partir das 9h.

De acordo com a assessora do Gabinete da Primeira-Dama, Núbia Fengler, já foram arrecadadas cerca de 25 mil peças, e 580 pessoas já realizaram a inscrição. Núbia também reforça a informação de que a inscrição é necessária por questão de organização e principalmente para determinar a quantidade de peças por pessoa. Ela também destaca que os inscritos terão prioridade de atendimento.

Nesta edição da Campanha do Agasalho, foram realizados três roteiros de coletas. A Campanha conta com diversos parceiros, entidades, clubes de serviço, voluntários. “A gente agradece muito a todos que ajudaram em mais uma edição da Campanha do Agasalho, o Município continua se destacando no espírito do voluntariado. Com o apoio de todos conseguimos arrecadar muitas roupas que vão ajudar aqueles que necessitam”, agradece a Primeira-Dama Cristiane Wickert.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Rosana Wessling

Compartilhar

Lançamento da Feira do Livro será no dia 6

Publicado em 24/05/2018 às 16h45

O Lançamento da 19ª Feira do Livro de Venâncio Aires e do 10º Concurso Literário já tem data marcada. O evento acontece no dia 06 de junho na Câmara de Vereadores às 19h30min, com Cerimônia de Abertura, apresentações artísticas, lançamento da programação oficial e divulgação de informações para o Concurso literário.

A patrona da Feira do Livro é a escritora e jornalista gaúcha Cíntia Moscovich. Na tarde da última quarta-feira, 23, a Comissão Organizadora e os apoiadores realizaram uma reunião para definir os últimos detalhes da programação. Nesta ano, novamente acontecerá a Mostra de Trabalhos Escolares junto à Feira, com avaliação de jurados. Os projetos que se destacarem irão representa o Município na Mostratec, em Novo Hamburgo.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Rosana Wessling

Compartilhar

Recolhimento de lixo eletrônico e óleo saturado é novamente cancelado

Publicado em 24/05/2018 às 13h12

Previsto para acontecer amanhã, o recolhimento de lixo eletrônico e óleo saturado foi novamente cancelado. Coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente, as ações aconteceriam na esquina das ruas Sete de Setembro e Júlio de Castilhos, porém em apoio à categoria dos motoristas e também pela escassez de combustível, a frota de veículos da Prefeitura de Venâncio Aires vai permanecer parada nesta sexta-feira, 25.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Rosana Wessling

Compartilhar

Wickert se reúne com Presidente do Senado para conquistar melhorias aos pequenos Municípios

Publicado em 24/05/2018 às 13h10

A crise enfrentada pelo País, afeta mais gravemente os Municípios brasileiros, principalmente os pequenos que não conseguem acessar financiamentos internacionais em busca de desenvolvimento de suas comunidades. Esta é uma pauta que o Prefeito de Venâncio Aires que é Presidente da Agência Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP) vem buscando apoio e solução através de parlamentares e senadores. Ontem, 23, Giovane Wickert esteve reunido com o Presidente do Senado, Eunício Vieira e acompanhado de diversos Gestores do Sul e também de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo debateu com o Senador a possibilidade de colocar em votação as propostas que ajudam os Municípios com menos de 100 mil habitantes. 

O encontro foi agendado pela Senadora Gaúcha Ana Améli Lemos (PP) e teve a participação dos Senadores Airton Sandoval (MDB-SP) e Waldemir Moka (MDB-MS) onde foi apresentado ao Presidente o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 199/2013, que susta a Resolução 294/2006, da Comissão de Financiamentos Externos, editada pelo Ministro do Planejamento, para permitir que municípios com menos de 100 mil habitantes contratem operação de crédito externo com aval da União. A matéria está pronta para votação em Plenário.

O segundo é o Projeto de Resolução do Senado Federal (PRS) 31/2017, que altera a Resolução 43/2001 para possibilitar a contratação de operações de crédito externo e interno pelos consórcios públicos estaduais ou municipais. O projeto aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos. Eunício Vieira afirmou que considera a formação de consórcios públicos uma boa opção para municípios que não têm condições suficientes de oferecerem sozinhos serviços de qualidade para a população. Eunício pediu ainda que a senadora Ana Amélia e o senador Sandoval atuem como interlocutores para que os projetos sejam incluídos em pauta.

O encontro foi avaliado com positivo pelo grupo e gestores municipais. Wickert que explicou ao Presidente a importância da aprovação para o desenvolvimento e a possibilidade de crescimento das regiões, acredita no apoio do Senado e da colocação logo das matérias no plenário de votação. “Os Senadores estão cientes de que está é a única possibilidade para as pequenas cidades e na crise que se vive os Consórcios Públicos são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento econômico e social das nossas comunidades”. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Mais de 600 mudas são doadas no “Venâncio mais Verde”

Publicado em 24/05/2018 às 13h09

A Secretaria do Meio Ambiente entregou durante esta quarta-feira, 23, 670 mudas nativas para a comunidade Venâncio-airense. O assessor da Pasta Éder Schroeder destaca que a procura do público foi grande e 130 pessoas foram beneficiadas com o Programa “Venâncio mais verde”.

Os interessados realizaram a pré inscrição e conforme Schroeder 30 pessoas não vieram retirar as mudas “As pessoas que se inscreveram e não foram retirar suas mudas perderam a oportunidade, pois estas mudas já foram doadas para outros interessados”.

No início da manhã o Secretário Clóvis Schwertner e o Vice-Prefeito Celso Krämer realizaram a entrega de algumas mudas à comunidade.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Rosana Wessling

Compartilhar

Município realiza Conferência Municipal de Educação

Publicado em 24/05/2018 às 13h06

Venâncio Aires vai sediar no dia 5 de junho, a Conferência Municipal de Educação, O objetivo do encontro é avaliar as políticas públicas da educação em relação ao Plano Nacional de Educação. A Coordenadora Pedagógica Alice Theis comenta que essa Conferência é preparatória a Conferencia Nacional de Educação (CONAE).

O Município vai discutir os oito eixos temáticos que também serão analisados nas Conferências: Regional, Estadual e Nacional. “Estamos satisfeitos em sediar a Conferência, pois assim vamos estar preparados para o grande encontro Nacional”, destaca Alice.

Representantes de todas as redes escolares do Município estão convidados:  escolas municipais, estaduais, particulares e federais. Bem como todos os Conselhos que têm vínculo com a Educação, autoridade do executivo, legislativo, judiciário, sociedade civil, pais e alunos.

Os oito eixos a serem discutidos são serão:

Eixo I - O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação (SNE): instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

Eixo II - Planos decenais e o SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

Eixo III – Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática, Participação Popular e controle social;

Eixo IV - Planos decenais, SNE e a Democratização da educação: Acesso, Permanência e gestão;

Eixo VI – Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetorias de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

EIXO V - Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, justiça social e inclusão;

Eixo VIII – Planos Decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social;

Eixo VII - Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

            A Conferência acontecerá na Câmara de Vereadores, às 13h30min.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Rosana Wessling

Compartilhar

Campanha de Vacinação para grupos prioritários segue até o dia 30

Publicado em 24/05/2018 às 13h04

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe para os grupos prioritários segue até o próximo dia 30 de maio, em virtude do feriado, totalizando 40 dias de campanha. A vacina é trivalente e previne contra influenza A - H1N1 da pandemia de 2009, influenza a H3N2 e Influenza B.

Em Venâncio Aires, segundo a Coordenadora do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde Carla Lili Muller a meta é atingir os 90% em todos os grupos.

Nesta terça-feira, 22, os números contabilizados nas coberturas era Crianças 52,51%; Trabalhadores da área da saúde 68,46%; Gestantes 67%; Puérpera até 45 dias 67,35% e Idosos 63,66%.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Rosana Wessling

Compartilhar

Programação cultural: Teatro na sexta e Patinação no sábado

Publicado em 24/05/2018 às 13h03

Na próxima sexta-feira, 25, a companhia de teatro Cia do Riso apresenta a comédia da vida de Charlie Chaplin no Colégio Gaspar Silveira Martins. O espetáculo inspirado no livro “Minha Vida” autobiografia de Chaplin, terá três sessões de 50 minutos. Os ingressos para a comédia podem ser adquiridos na Biblioteca Pública Caá yari ou no Colégio Gaspar no valor de R$ 10. As sessões do espetáculo podem ser assistidas em três horários, às 9h30min, 14h e 20h.

No sábado, 26, às 19h30min, no ginásio do Colégio Bom Jesus acontece o “Show dos Campeões” do Pattins Sul. Os ingressos para o espetáculo de patinação já podem ser adquiridos ao valor de R$10, na Imobiliária GS, Supermercado Imec, Academia PapaAventuras e Academia Life Style. Os dois eventos contam com a parceria da Administração Municipal através da Secretaria de Cultura e Esportes.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Rosana Wessling

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||