Notícias - Prefeitura

Prefeito visita a EMEI Yolita

Publicado em 12/07/2019 às 16h53

No início da semana, o Prefeito Giovane Wickert visitou a EMEI Yolita da Cruz Portella atendendo a uma solicitação da Direção e Professores da escola referente a uma ideia que visa a ampliação da área para a criação de uma horta comunitária e um pomar. O espaço fica nos fundos da EMEI onde atualmente é apenas uma área verde sem utilização. Na ocasião o Gestor sugeriu a elaboração de um projeto e o envolvimento da Associação de Pais e Mestres (APM) da escola, e após isso Wickert sugeriu marcar uma reunião com a presença de Secretários das pastas envolvidas no projeto para desenvolver a horta.  

O trabalho conjunto entre a Secretaria de Educação e Meio Ambiente vem crescendo nos últimos anos. O responsável pela pasta do Meio Ambiente, Clóvis Schwertner realiza diversas palestras nas unidades do Município auxiliando nos processos de criação de hortas, composteiras e ainda ensinando os alunos e as comunidades escolares o valor da revitalização das áreas e o convívio com o Meio Ambiente. 

Conforme Wickert a atuação em parceria é uma linha de Gestão Pública que indica a necessidade de incluir cada vez mais as escolas no trabalho de disseminação de boas práticas na área ambiental. Neste ano, além do maior número de unidades engajadas, a Semana da Pátria também vai trabalhar o tema dos cuidados em torno do Arroio Castelhano, responsável pela água utilizada no Município. Os alunos desfilarão na Rua Osvaldo Aranha levando trabalhos em torno do rio e das possibilidades de cuidados com as nascentes. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente prepara uma campanha de arrecadação de pilhas e baterias para o período de conscientização da Semana da Pátria. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: Leandro Osório 

Compartilhar

Parque Municipal do Chimarrão ganha identidade própria

Publicado em 12/07/2019 às 16h49

Na próxima segunda-feira, 15, um ato oficial será marco na história do Parque Municipal do Chimarrão. Criado na década de 80, na Gestão do Prefeito Almedo Dettenborn, a área de lazer mais frequentada do Município passará a ter identidade visual própria. Com diversas mudanças nos últimos anos, o Parque que abriga diversos eventos, dos mais variados segmentos, assume a identidade dos que passam pelo local, ganhando a forma dos grandes festejos como a Festa Nacional do Chimarrão (FENACHIM), Agrofeira, Festival do Churrasco&Chimarrão entre outros. 

Com uma nova política administrativa, o Parque que possui uma área de 17 hectares e abriga diversas entidades, além de ginásios poliesportivo e de exposições, arena de rodeios, pista de motocross, kart, bicicross e skate, área para camping, academia ao ar livre, campo de futebol, quadras esportivas, playground e imensas áreas de lazer passará a ter marca própria e uma nova forma de se comunicar com seus frequentadores. 

O lançamento do novo reposicionamento do local ocorrerá na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito Giovane Wickert no Prédio Principal a partir das 15h. Veículos de imprensa, lideranças locais e autoridades foram convidados para prestigiar o evento. As novidades, são frutos do trabalho da Coordenadoria do Parque, liderada pelo funcionário público e Advogado Eligio Daniel Weschenfelder. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

SISP soluciona problema da Sanga do Angico

Publicado em 12/07/2019 às 11h51

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP) finalizou hoje a obra da Sanga do Angico no Bairro Cruzeiro. Um problema antigo que causava diversos transtornos a comunidade do entorno do local que desde 2014 estava aberto oferecendo riscos e mau cheiro, que obrigava os moradores a manterem as casas fechadas para evitar a inalação. 

Com mão de obra própria e R$7 mil investidos em material, a Secretaria finalizou o fechamento da galeria da área da sanga, oportunizando assim melhor qualidade de vida a comunidade local. “A partir de hoje a área não irá mais prejudicar os moradores que não mais precisaram se preocupar com o risco e o perigo de queda no local e ainda enfrentavam o mau cheiro da sanga. Agora, é vida nova a área dos fundos do Campo do Cruzeiro”, destacou o Secretário Renato Gollmann. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Histórias que abrem sorrisos

Publicado em 12/07/2019 às 11h35

Páginas recheadas de histórias dos mais variados autores infantis, juvenis e adultos. Livros de todos os tamanhos e diversos formatos encantaram os pequenos e grandes alunos da ONG Parceiros da Esperança (PARESP). Ontem, 10, a entidade recebeu a primeira edição da Pré-Feira Social do Livro, evento ligado à 20ª edição da Feira Municipal do Livro que ocorre em agosto.

Na quadra esportiva da entidade, a organização da Pré-Feira montou um mundo de brincadeiras lúdicas embaladas por canções do cancioneiro popular brasileiro. Os mais de 110 alunos passaram pelo local para realizarem atividades como corrida de saco, caminhada conjunta de chinelão, passear com pés de lata, jogar jogos educativos e ainda apreciar a Feira do Livro Social, montada especialmente para eles.

Cada livro descoberto abria um sorriso mais lindo do que o outro nos rostinhos que passavam pelo local. O Pequeno Mateus Henrique Câmara, de apenas 8 anos, foi o primeiro a garantir os livros que agora farão companhia para ele em casa. Cristina Gabriela Ferreira da Costa de 9 anos emocionou a organização ao dizer que a leitura é parte da sua vida. “A leitura faz parte da nossa vida e todo mundo tem que ter um tempo para aprender a ler e se desenvolver na leitura, convivendo cada vez mais com ela. A leitura faz parte da minha vida e é muito especial para mim”.

Em um mundo cada vez mais digital, os livros ainda geram encantamento e abrem um universo de possibilidades lúdicas, este foi, segundo a Coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Venâncio Aires, Adriene Antunes, o maior aprendizado da primeira edição da Pré-Feira.  Idealizadora do evento, a jornalista acredita que a leitura é a chave para grandes mudanças. “Nada paga os sorrisos sinceros e os abraços dos pequenos ao descobrirem que eles poderiam ir até a banca da feira e escolher os livros, de forma gratuita, que levariam para casa. A proposta de fazer uma feira social surgiu na última edição da Feira quando comecei a perceber que algumas crianças que visitam com a escola iam embora sem adquirir livros. Sabemos que há grande dificuldade das famílias e que as vezes não é possível guardar um recurso para comprar livros para os filhos”, disse.

Ainda de acordo com Adriene, o objetivo da Pré-Feira se cumpriu quando algumas crianças dividiram suas histórias. “Um pequeno escolheu seus livros e já estava quase saindo da Feira quando me olhou e perguntou se havia algum livro para menina pequena. Eu questionei a idade e separamos um de princesa. Ele pegou os livros que já havia separado para ele, olhou tão carinhosamente e disse que teria que deixar um dos dele para poder levar aquele para a irmã de 3 anos que estava em casa.  Outra criança escolheu apenas dois e me disse que levaria o terceiro para a mãe, porque ela também gostava de ler, mas não tinha livros. São relatos como estes que nos comprovam que a leitura é capaz de mudar o mundo”.

Ao todo, a Primeira edição entregou cerca de 350 livros aos alunos atendidos pela ONG que presta há 14 anos trabalho de turno oposto as crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade. Na sede da entidade, eles recebem alimentação, auxílio nos estudos, oficinas, cursos e acima de tudo atenção, amor e muito carinho das voluntárias e professoras. Na próxima semana a Pré-Feira Social ocorrerá no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) infantil no dia 17 e no dia 30 ocorrerá na Casa de Acolhimento.

 

PARCERIA COM O SESC

O SESC, que é parceiro da Prefeitura na realização da Feira do Livro, esteve presente na Pré-Feira e ficou responsável pelas brincadeiras lúdicas.

 

ARRECADAÇÃO DE LIVROS

Os livros que compõem a banca da Feira Social foram arrecadados pela equipe da Comunicação em uma ação que mobilizou a comunidade de Venâncio Aires. Com pontos de recolhimento no SESC e em departamentos na Prefeitura, a campanha ganhou grande apoio da Secretaria Municipal de Educação que doou livros novos e usados em ótimo estado de unidades escolares que fecharam.

A organização continua recebendo doações para as próximas edições da Pré-Feira. A intenção do Secretário de Cultura Henrique Silva é manter a Banca Social para realizações de futuros eventos semelhantes a Pré-Feira e também realizar alguma ação na Feira do Livro que ocorre de 22 a 25 de agosto no Parque do Chimarrão.

 

FEIRA DO LIVRO

A Feira do Livro deste ano chega à sua 20ª edição com o tema “Tudo a Ler”. O evento reunirá mais de 10 livreiros e dias de grandes programações culturais e educacionais. O escritor Thedy Corrêa é o Patrono deste ano e trará além de suas obras e palestra, o show da Banda Nenhum de Nós gratuitamente para a comunidade Venâncio-airense.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório  

Compartilhar

Cresol apresenta proposta de se instalar em Venâncio Aires

Publicado em 11/07/2019 às 08h12

O maior sistema de cooperativas de crédito rural solidário do Brasil (Cresol) vislumbra se instalar em Venâncio Aires ainda neste ano. O anúncio foi feito hoje, 10, em um encontro com o Prefeito Giovane Wickert.  O sistema cooperativo é referência Nacional e Internacional em Crédito Solidário, considerado a maior cooperativa do Brasil, contando com mais de 200 mil famílias cooperadas em dez estados brasileiros.

Natural do sudoeste do Paraná, a cooperativa está presente nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas. 

Além de Wickert, participaram do encontro os Secretários de Fazenda Eleno Stertz e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho Nilson Lehmen. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Novo médico comunitário inicia atividades no Município

Publicado em 10/07/2019 às 13h08

Desde ontem, 8, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Bairro Gressler, Linha Deodoro, Linha Travessa, Centro Linha Brasil e Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPs AD) contam com o atendimento de um novo médico comunitário. O médico Cássio dos Santos atenderá nestas unidades em turnos intercalados, conforme exigência contratual de 40 horas semanais. Veja abaixo a escala de locais, dias e horários de atendimento. 

 

 

 

TURNO

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

MANHÃ

UBS Gressler

UBS Deodoro

UBS Deodoro

Das 7h30min. às 11h30min.

7h30min. às 11h30min.

7h30min. às 11h30min.

TARDE

UBS Gressler

UBS Gressler

CAPs AD

Das 13h às 17h.

Das 13h às 17h.

Das 13h às 17h.

TURNO

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

 

MANHÃ

UBS Travessa

UBS Centro Linha Brasil

 

7h30min. às 11h30min.

7h30min. às 11h30min.

 

TARDE

UBS Gressler

UBS Gressler

 

Das 13h às 17h.

Das 13h às 17h.

 

 

No mesmo ato de posse, o Prefeito Giovane Wickert recepcionou os novos servidores das áreas de educação e obras, sendo respectivamente, Monitores de Educação, Professores de Séries Iniciais e um Operador de Máquinas, assim como, parabenizou e agradeceu as duas professoras que, por muitos anos, serviram com dedicação, responsabilidade e empenho as demandas diárias educacionais.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório 

Compartilhar

Secretaria da Saúde atualiza dados epidemiológicos

Publicado em 10/07/2019 às 13h06

A Secretaria Municipal da Saúde realizou na segunda, 8, balanço dos casos epidemiológicos dos vírus Influenza, Dengue e Leptospirose. Segundo o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) os últimos dados atualizados dos casos em Venâncio Aires ficaram assim:

INFLUENZA

Investigados = 13 
Positivos = 03
Negativos = 09
Em Andamento = 01

DENGUE

Investigados = 18
Positivos = 01
Negativos = 02 
Em Andamento = 15

LEPTOSPIROSE

Investigados = 76 
Positivos = 26
Negativos = 30 
Em Andamento = 20

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório 

Compartilhar

Condomínio Bela Vista recebe caminhão do SENAI

Publicado em 09/07/2019 às 17h37

Hoje, 9, pela manhã o caminhão itinerário do SENAI chegou no Condomínio Bela Vista para mais uma etapa dos cursos de qualificação e oficinas que a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social vêm desenvolvendo junto aos moradores de áreas residenciais de classe média baixa de Venâncio.

Com capacidade para 16 alunos no espaço existente no caminhão, a partir do dia 11 de julho até o dia 14 de agosto, inicia o curso de Costura Industrial. Já o Condomínio Altos da Aviação, receberá o caminhão a partir de 19 de agosto até 19 de setembro. As inscrições para este curso já estão esgotadas em ambos os condomínios.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório 

Compartilhar

Amanhã tem Ação Social da Feira do Livro na PARESP

Publicado em 09/07/2019 às 17h35

A organização da 20ª edição da Feira Municipal do Livro realiza amanhã, 10, a primeira Pré-Feira Social. A atividade será na ONG Parceiros da Esperança (PARESP) das 8h até às 11h e das 13h30min até às 15h30min e levará atividades lúdicas e uma “minifeira” do livro aos alunos da entidade. 

Em parceria, a Prefeitura e o SESC promoverão atividades como contação de história da maturidade ativa e brinquedos e a Kombi da Leitura que levará o mundo lúdico da leitura e das fantasias para a ação. 

No próximo dia 17, a Pré-Feira será no CAPS Infantil e no dia 30 a ação será na Casa de Acolhimento.

 

Momento Doce

A Florestal Alimentos, empresa do Município de Lajeado, é apoiadora do evento e entregou caixas de produtos para serem doados para as crianças e adolescentes que participarem das ações da Pré-Feira. 

 

Doação de Livro 

A organização ainda recebe doações de livros novos e usados em bom estado para a “MiniFeira”.  As obras poderão ser doadas na Prefeitura e no SESC até o final do mês.  Os livros serão doados para as crianças e adolescentes que participarem das ações. 

 

Feira do Livro 

A 20ª edição da Feira Municipal do Livro acontecerá entre os dias 22 e 25 de agosto no Parque do Chimarrão e terá Thedy Corrêa como Patrono. Além de autores nacionais e regionais que irão passar pelo evento, a edição deste ano terá show com a Banda Nenhum de Nós na noite do dia 24 com entrada franca. Com o tema “Tudo a Ler”, a 20ª edição busca incentivar todas as formas de leitura e impulsionar o hábito em crianças e adolescentes.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Dia Solidário no Parque movimenta cena cultural de Venâncio Aires

Publicado em 09/07/2019 às 11h27

O próximo dia 27 será de muita programação no Parque do Chimarrão. Uma parceria da Secretaria de Cultura e Esportes e a Tipum Sessions promovem o “Dia Solidário no Parque”, junto ao espaço da pista de skate com a realização de oficinas gratuitas de teatro, shows musicais, DJ’s, Rap, campeonato de manobras de skate, brinquedos infláveis, disponibilização de erva e água quente para o chimarrão, foodtrucks, entre outras atrações.

O evento começará às14h e o ingresso será 1kg de alimento ou um agasalho que serão destinados ao Gabinete da 1ª Dama, ou ainda um livro em bom estado para a Biblioteca Municipal, ou, 1kg de ração que será destinado à ONG Amigo Bicho.

A entrada será pelo acesso principal do parque, sendo disponibilizado o espaço próximo ao ginásio de exposições para estacionamento, e o acesso ao evento acontece pelo portão aos fundos do ginásio de exposições.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||