Notícias - Prefeitura

Escola Frida Reckziegel realiza etapa do Festival de música

Publicado em 18/09/2018 às 13h09

A Escola Estadual Frida Reckziegel, de Vila Palanque, sediou na manhã do sábado, 15, mais uma etapa do Festival Estudantil de música. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes em parceria com a pasta da Educação e as escolas do Município, o festival chega a sua 8ª edição com o  objetivo de descobrir talentos e proporcionar oportunidades de apresentação para alunos das escolas da rede pública e particular da Capital do Chimarrão.

Os alunos representantes do educandário de Vila Palanque que estão classificados para a final do festival, que acontece em 23 de outubro, são: Luís Felipe Scherer Câmara na categoria 1º ao 5º ano, Gabriela Lord Gracia dos Santos na categoria 6º ao 9º ano, Liliane Vitória Schweikart na categoria ensino médio e o Conjunto Maranata na categoria bandas.

Ainda dentro da fase classificatória, acontecem mais três etapas. No dia 27 de setembro será realizada a etapa no IFSul, já no dia 18 de outubro estão previstas duas etapas, a partir das 15h na Escola Mariante e às 19h no Monte das Tabocas.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Cristiano Silva

Compartilhar

Caravana Pé na Estrada movimenta condomínio Altos da Aviação

Publicado em 18/09/2018 às 13h08

Prefeito, secretários, assessores e servidores municipais levaram no sábado, 15, as ações do projeto Caravana Pé na Estrada, aos moradores do condomínio Altos da Aviação. Com a finalidade de aproximar a Administração das demandas dos moradores e oferecer serviços como por exemplo, exames de saúde, consultas odontológicas e exames de visão, a Caravana movimentou a manhã chuvosa na localidade.

A equipe técnica da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social realizou ainda o recadastramento dos moradores do complexo nos programas Bolsa Família e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ainda atuou em outras questões relacionadas ao trabalho social desenvolvido pela Administração Municipal. O Gabinete da Primeira-Dama ofereceu também uma Feira de Roupas de Verão, onde os moradores puderam escolher as peças.

Trabalho idêntico acontecerá na próxima edição do projeto, agendado para 29 de setembro no condomínio Pôr do Sol, no início do mês a Caravana visitou o Condomínio Bela Vista.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Cristiano Silva

Compartilhar

Depois da vacina contra Poliomelite e Sarampo chega a vez do HPV

Publicado em 18/09/2018 às 13h06

Foi encerrada na sexta-feira, 14, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e o sarampo. De acordo com a coordenadora do setor de imunizações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Carla Lili Müller, com a realização de dois dias D, o município alcançou o índice de 97% na imunização contra a pólio e de 96,6% contra o sarampo, ultrapassando a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

O setor de imunização da SMS direciona suas atenções a campanha de vacinação do HPV, incluída no Calendário Nacional de Imunização, do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, em 2014. A vacinação é voltada para meninos com idades entre 11 a 13 anos e meninas de nove a 14 anos. Ela deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas. Conforme Carla Lili, “ em 2017 apenas 10 % da público alvo foi vacinado, e neste ano apenas 167 jovens receberam a vacina contra HPV”.

Governo Federal e Ministério da Saúde reforçam a importância da vacinação contra o HPV, a vacina é segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra quatro tipos do HPV (6, 11, 16, 18). Essa imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no país. A partir deste ano, serão apenas duas doses da vacina, sendo que a segunda acontece seis meses após a primeira aplicação. Vale lembrar que não basta tomar apenas a primeira dose, para a prevenção acontecer, é preciso tomar as duas doses.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Cristiano Silva

Compartilhar

Venâncio Aires recebe Museu Itinerante da PUCRS

Publicado em 14/09/2018 às 17h03

A  Capital Nacional do Chimarrão recebe em outubro o Museu Itinerante da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O projeto faz parte do trabalho do Museu de Ciências e Tecnologia da universidade e vai proporcionar 30 experimentos aos Venâncio-airenses. O ônibus do Programa Museu Itinerante (PROMUSIT) estaciona no Município entre os dias 16 e 18 no Ginásio de exposições do Parque do Chimarrão.

Com presença em mais de 200 eventos desde sua criação em 2001 e atendendo mais de dois milhões de pessoas, o Museu irá proporcionar  divulgação científica voltado para todas as idades. O Museu permite a aprendizagem através da interação com experimentos e assistindo ainda a apresentações científicas, bem como acontece na exposição do Museu em Porto Alegre.

Transportados dentro de um caminhão especialmente projetado, os cerca de 70 experimentos do Museu Itinerante são dispostos afim de proporcionar aos visitantes a aprendizagem das ciências de uma maneira lúdica e prazerosa. O caminhão transforma-se em um auditório de 50 lugares, com ar-condicionado e equipamentos de audiovisual, onde são apresentados filmes em tecnologia 3D. Acompanham o projeto uma equipe de professores, mediadores e técnicos especializados. 

A visita do Museu à Venâncio Aires é uma realização da Secretaria de Educação em parceria com o SESI.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

GGI debate Secretaria Municipal de Segurança

Publicado em 14/09/2018 às 13h39

O Prefeito Giovane Wickert reuniu ontem,13, os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Município para debater a criação da Secretaria Municipal de Segurança e também questões relativas a Defesa Civil. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões e teve a palestra com o Consultor de Segurança e Sociólogo, César Ataides Figueira Torres, formado pela Escola Superior de Guerra do Brasil e Pentágono dos Estados Unidos da América (EUA).

Torres fez um panorama sobre a segurança no Brasil, destacando a situação atual de Venâncio Aires e apresentou dados técnicos sobre a importância da Secretaria e de um Plano Municipal de Segurança. “A criação de uma pasta específica, gera a gestão total dos assuntos inerentes a Secretaria, juntamente com uma visão maior dos problemas e tomadas de ações a serem realizadas, tal como a criação das funções referentes a área, vão gerar um descongestionamento das organizações de segurança pública estadual presentes na cidade, gerando um melhor emprego das forças da Brigada Militar, Polícia Civil e SUSEPE, através de uma parceria em conjunto com a secretaria”.

A proposta defendida por Torres é de que a criação de uma secretaria para tratar, administrar e operar na área de Segurança Pública em âmbito municipal é de extrema importância, já que hoje a cidade possui 70 mil habitantes e está dando passos para um futuro desenvolvimento cada vez maior, e para isso precisa criar mecanismos de defesa e planejamento de segurança.

Também está nos projetos a criação de uma Guarda Municipal, com base na Lei Nº 13.022/14 Art. 7º II, Venâncio Aires pode ter um número de efetivo de guarda de até 210 Guardas Municipais, base no cálculo de 0,3% para o índice populacional, que chega a um guarda municipal para 333 habitantes. Entre as funções, os guarda podem cuida da segurança patrimonial e pessoal, como através da ronda Escolar, ronda da Saúde, vigilância e proteção ambiental, serviço de salvamento e apoio à defesa civil, colaboração com as autoridades municipais, com as polícias civil e militar e Corpo de Bombeiros, entre outras ações. 

Conforme Wickert, a criação da secretaria, gera um impacto positivo não só na sociedade, mas também nas relações de projetos integradores com as demais esferas governamentais, fomentando ainda a geração de renda, sensação de segurança, relacionamento entre poder público e cidadão e ainda o desenvolvimento e participação ativa em projetos de segurança do governo. 

O GGI é formado por diversas lideranças como integrantes de clubes de serviços, de órgãos de segurança, secretários e empresários que se reúnem com Wickert e com o Secretário Executivo do Grupo, Dário Martins com certa frequência para analisar, debater e estudar o desenvolvimento da Capital Nacional do Chimarrão. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

EMEF Dom Pedro II representa a região na Mostra Sul-Brasileira da Afubra

Publicado em 14/09/2018 às 13h37

Fazendo parte da 10ª Mostra Científica Verde é Vida, promovido pela Afubra, que seleciona trabalhos escolares ligados à preservação ambiental, aconteceu ontem, 13, em Boqueirão do Leão, a 2ª etapa de avaliação, que credenciou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Pedro II, de Linha Hansel, para participar da etapa Sul-Brasileira da mostra, que ocorre durante a 19ª Expoagro Afubra, no mês de março do próximo ano, em Rincão Del Rey, Rio Pardo.

Representando o Município, dois projetos da Escola Dom Pedro II participaram da etapa regional que ainda contou com a participação de escolas de Boqueirão do Leão, Sério e Mato Leitão. O projeto 'PDP: uma alternativa para os solos contaminados pelo uso de agrotóxicos' garantiu participação na etapa sul-brasileira. Coordenado pela professora Franciélle da Rosa, as estudantes Ana Laura de Borba e Luana Stacke apresentaram o trabalho acompanhadas ainda pela diretora da escola Sabrina Rosa. O trabalho 'Óleo saturado' participou da etapa regional, mas não conseguiu aprovação para a próxima etapa da Mostra.

Além das alunas e professoras da Escola, estiveram acompanhando a mostra, a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Alice Theis, e as servidoras Graziela Pacheco e Greici Mattos.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Cristiano Silva

Compartilhar

Venâncio Aires recebe visita da Agência Nacional da Água

Publicado em 14/09/2018 às 13h35

Com o objetivo de capacitar Venâncio Aires para futuros investimentos Federais ou privados dentro do programa Produtor de Água, o Município recebeu ontem, 13, a Bióloga e Analista Ambiental da equipe técnica do Programa Produtor de Água da Agência Nacional da Água (ANA), Vera Maria da Costa Nascimento.

Depois de ser recebida pelo Prefeito Giovane Wickert, em seu Gabinete, Vera Maria reuniu-se com membros do Comitê de proteção as nascentes do Arroio Castelhano, onde repassou algumas informações e orientações para que o Município consiga o certificado de município Protetor das Águas, habilitando a Capital do Chimarrão para receber valores destinados pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente. Previstas para acontecer durante a passagem da representante da ANA por Venâncio, as visitas nas propriedades de produtores que possuem nascente acabaram não acontecendo, devido ao pouco tempo disponível.

Acompanharam o encontro, representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, da Educação e da Fazenda, além de representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), da Emater e do Instituto Gaúcho de Sustentabilidade (IGS).

 

Fonte: PMVA
Créditos: Cristiano Silva

Compartilhar

SEMMA realiza encontro com moradores do Loteamento Tirelli e Condomínio Bela Vista

Publicado em 14/09/2018 às 13h32

No final da tarde de ontem,13, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), realizou um encontro com moradores do Loteamento Tirelli e do Condomínio Bela Vista, para orientações, avaliações e andamento do Projeto Composteira do Balde. Coordenado pelo Secretário Clóvis Schwertner e por Izolde Mussa da ONG Planeta Vivo, o encontro contou com a participação de 26 famílias.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Cristiano Silva

Compartilhar

JEVA realiza etapa de futebol infantil

Publicado em 12/09/2018 às 17h05

Os Jogos Escolares de Venâncio Aires (JEVA), promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, tiveram continuidade nesta quarta-feira, 12, com as disputas da modalidade futebol, categoria infantil masculino e feminino. As disputas foram realizadas no gramado do Estádio Edmundo Feix durante todo o dia. Pela manhã, foram realizadas as partidas da categoria feminino que foi vencido pela equipe da Escola dois Irmãos. Durante a tarde foram realizadas as partidas do masculino que foi vencida pela Escola Cônego Albino Juchen.

A próxima modalidade em disputa pelo JEVA é o pegbol que acontece no dia 4 de outubro no Ginásio do Colégio Bom Jesus.

Futebol Infantil Feminino

1º Lugar: Escola Dois Irmãos

2º Lugar: Escola Professora Frida Reckziegel

3º Lugar: Escola Zilda de Brito

 

Futebol Infantil Masculino

1º Lugar: Cônego Albino Juchen (CAJ)

2º Lugar: Escola Dois Irmãos

3º Lugar: Colégio Bom Jesus

 

Fonte: PMVA
Créditos: Cristiano Silva

Compartilhar

Prefeitura lança “Mostra Farrapa – ano II” alusiva ao 20 de setembro

Publicado em 12/09/2018 às 11h43

A bandeira do Rio Grande do Sul já predomina no corredor principal da Prédio da Prefeitura. A segunda edição da “Mostra Farrapa” iniciou oficialmente nesta terça-feira, 11, e segue até o final do mês evidenciando o escritor gaúcho João Simões Lopes Neto. 

Em parceria com a Unidade local do SESC, a Coordenadoria de Comunicação Social, Marketing e Eventos do Município organizou a mostra que conta com 12 painéis que narram a vida e a obra do pelotense considerado o maior autor regionalista do estado. 

Intitulada “João Simões Lopes Neto – O escritor da Alma Gaúcha”, a exposição foi organizada pelo Sistema Fecomércio, SESC e Associação Lígia Averbuck com apoio do Instituto João Lopes Neto. A união destas entidades resultou no resgate da memória e da preservação da cultura de Neto que só alcançou a glória após sua morte. 

Como no ano passado, a Coordenadoria de Comunicação juntamente com o Gabinete do Prefeito Giovane Wickert, buscou organizar uma programação alusiva a Semana Farroupilha e aos festejos gaúchos. Em 2017, a Mostra contou com exposição de indumentárias e sarau cultural organizado pelos próprios funcionários da Prefeitura. Neste ano, a opção foi destacar a cultura através de uma importante personalidade estadual. 

A exposição é aberta a visitação das 8h até ao meio dia e das 13h30min até às 16h30min, de segunda à sexta-feira. A “Mostra Farrapa – Ano II” acontece no corredor do segundo andar do Prédio Principal.

João Simões Lopes Neto nasceu em Pelotas no dia 9 de março de 1865 e faleceu na cidade da zona sul no dia 14 de junho de 1916. Foi um escritor e empresário brasileiro que segundo estudiosos e críticos de literatura, foi o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, pois procurou em sua produção literária valorizar a história do gaúcho e suas tradições.

Simões Lopes Neto só alcançou a glória literária postumamente, em especial após o lançamento da edição crítica de Contos Gauchescos e Lendas do Sul, em 1949, organizada para a Editora Globo, por Augusto Meyer e com o decisivo apoio do editor Henrique Bertaso e de Érico Veríssimo. Depois de muitas iniciativas empresariais que não deram certo, Simões Lopes Neto, muito empobrecido, sobreviveu como jornalista em Pelotas e  morreu aos 51 anos, de uma úlcera perfurada.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Adriene Antunes

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||