Notícias - Prefeitura

Campanha vai incentivar a separação do lixo doméstico

Publicado em 12/09/2013 às 13h43

 

A secretaria municipal do Meio Ambiente, em parceria com a empresa que realiza a coleta de lixo doméstico em Venâncio Aires (Conesul), inicia nos próximos dias uma campanha de conscientização para a correta separação e destinação do lixo doméstico. Para isso, reuniões nos bairros acontecerão para conscientizar e informar sobre a passagem do caminhão da coleta seletiva e quais os materiais devem ser depositados em cada dia. Os encontros buscam envolver Associações de Moradores e líderes comunitários para trabalharem na conscientização do público. Do total de 750 toneladas de lixo produzidos a cada mês em Venâncio Aires, apenas 10% pode ser reciclado.

Conforme o secretário municipal do Meio Ambiente, Fernando Heissler, desde a implantação da coleta seletiva em Venâncio Aires, em 1999, pouco avançou o volume de lixo reciclado, apesar de ter aumentado muito o volume de lixo produzido pela população. “Nos últimos anos, a Prefeitura reestruturou o serviço de coleta seletiva, implantou containers no centro da cidade e reformou a Usina de Triagem, que agora possui capacidade para ampliar o volume de material reciclado. O que está faltando mesmo é a conscientização da população para depositar lixo seco e lixo orgânico, separadamente, nos dias indicados”, destaca o secretário.

De acordo com a empresa coletora, dois caminhões diferentes passaram a realizar a coleta de lixo seco e orgânico, garantindo assim maior qualidade do material. Além disso, a intenção, após as reuniões comunitárias, é deixar de recolher o lixo orgânico quando ele for depositado em dias específicos para lixo seco. Apesar de Venâncio Aires reciclar mais do seu lixo do que a média nacional, que é de 6%, o objetivo é avançar. “Atualmente muitos resíduos chegam misturados à usina e acabam se perdendo. Com medidas simples de separação poderíamos avançar muito no reaproveitamento desses materiais”, acrescenta o secretário.

A primeira reunião de orientação acontece na terça-feira, 24 de setembro, a partir das 19h, na Comunidade do Bairro Cruzeiro. A orientação servirá para os moradores dos bairros Cruzeiro e Brígida, integrantes da área azul do mapa de coleta. Outras seis reuniões estão sendo agendadas para acontecer ainda nos meses de setembro e outubro.  Em cada encontro a Secretaria do Meio Ambiente levará informações sobre a coleta na localidade, material informativo sobre o dia de recolhimento do lixo seco, além de contar com a presença do mascote Limpito.

Depois dos esclarecimentos de cada reunião, a empresa Conesul deve recolher apenas o lixo depositado em dia certo. Já no centro da cidade, em área onde há a presença dos containers, a Secretaria do Meio Ambiente informa que os containers para lixo seco já chegaram e serão instalados nos próximos dias, o que deve resolver o problema do lixo depositado ao lado dos equipamentos. Após a instalação dos novos containers, quem for flagrado colocando lixo orgânico ou seco no chão deve ser notificado pelos fiscais municipais.

 

 

Crédito: Daiana Nervo

Compartilhar

Prefeitura instala “olhos de gato” nos cruzamentos do Acesso

Publicado em 11/09/2013 às 17h50

 

A Administração Municipal de Venâncio Aires, que aguarda autorização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para a colocação de lombadas eletrônicas no acesso Dona Leopoldina, instalou nesta semana obstáculos conhecidos como “olhos de gato” nas ruas adjacentes ao acesso. O objetivo é chamar a atenção de motoristas para a parada obrigatória diante da entrada principal da cidade. As taxas refletivas foram instaladas perpendicularmente em seis ruas que cruzam o acesso, desde a Osmar Puthin até a Rua 27 de outubro.

Conforme o coordenador de Trânsito, Rodrigo Decker, as taxas refletivas tem a função de alertar os motoristas que, por desatenção à placa de PARE, ingressam diretamente no acesso. “Esse ingresso repentino tem sido a causa da maioria dos acidentes no local e o objetivo é que as tachas refletivas contribuam como alerta”, ressalta Rodrigo.

 

 

Crédito: Daiana Nervo
Foto: Rui Borgmann

Compartilhar

Centro Raio de Luz recebe doação do supermercado Peruzzo

Publicado em 11/09/2013 às 16h16

 

A rede de supermercados Peruzzo repassou ao centro social Raio de Luz 740 peças de roupas na última terça-feira, na loja localizada na RSC-453. Estes agasalhos foram arrecadados nas últimas semanas nas três lojas do Município. Uma grande parte dos 114 alunos que são cuidados no educandário, localizado na rua Gastão Guedes, no bairro Coronel Brito, estiveram presentes, juntamente com professores, da vereadora e assistente social, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, e da assessora e coordenadora dos centros sociais ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura, Claidir Kerkhoff Trindade.

A encarregada administrativa da rede Peruzzo, Elaine Inês Becker, destacou que, mesmo a empresa sendo de fora, tendo como matriz a cidade de Bagé, tem como preocupação o lado social e o auxílio às famílias mais necessitadas, seja realizando uma doação ou mesmo presenteando as crianças em datas comemorativas como aniversários, dia da criança, Natal, etc. “Conhecemos a realidade de algumas famílias que necessitam e nesse sentido cada funcionário da empresa costuma ‘adotar’ uma criança para presenteá-la em datas importantes. Muitas destas famílias são nossos clientes”, explicou Becker.

A vereadora Ana Cláudia elogiou a iniciativa e disse que ações como esta demonstram o cumprimento das empresas com o bem-estar social e solidário. A diretora do Raio de Luz, Sara Beatriz Gonçalves também destacou a parceria e agradeceu a dedicação da empresa para com o educandário. Elaine Becker ressaltou ainda que todas as crianças até 13 anos estão convidadas a participar de um concurso cultural visando à produção de um desenho que marca um ano da rede Peruzzo em Venâncio Aires’. Serão três desenhos escolhidos e um deles receberá uma bicicleta no dia 12 de outubro.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Foto: Rui Borgmann

Compartilhar

Projeto Cestinha inaugura mais um núcleo em Venâncio Aires

Publicado em 11/09/2013 às 16h13

 

A Administração Municipal de Venâncio Aires, através de uma parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), lançou nesta quarta-feira, 11, mais um núcleo do Projeto Cestinha na cidade. A Escola Municipal Professora Odila Rosa Scherer, do bairro União, passa a sediar em seu ginásio aulas gratuitas de basquetebol todas as quintas-feiras. O bairro União é o quarto núcleo do projeto, que já funciona nos bairros Cidade Nova, Coronel Brito e São Francisco Xavier. Nos próximos dias, adolescentes do bairro Macedo também poderão frequentar aulas do projeto no ginásio da Escola José Duarte Macedo.

Iniciado em 2009 em Venâncio Aires, o projeto Cestinha busca incentivar a prática do basquetebol no município, bem como desenvolver o gosto e o hábito pelo esporte. De acordo com o professor coordenador do projeto, Gilmar Weis, o Cestinha considera não só a importância da atividade física que é ensinada aos alunos por meio de acadêmicos do curso de Educação Física e professores, mas preocupa-se também com a importância das atividades de socialização e formação da criança e do adolescente. Em Venâncio Aires, os orientadores do projeto são Vanderlei Ghiel e Mateus Farezini.  

Na escola Odila Rosa Scherer, o núcleo estará aberto nas quintas-feiras, das 10h às 11h, das 13h30 às 14h30 e das 14h30 às 15h30. Podem participar a crianças e adolescentes, entre 9 e 15 anos, da escola ou da comunidade. O coordenador de esportes da Prefeitura, Henrique Silva, destaca que o objetivo é ultrapassar 300 crianças atendidas pelos quatro núcleos esse ano. O projeto já passou por outros bairros e escolas e a intenção é seguir ampliando a parceria com a Unisc e o Sesi. “O esporte contribui para melhorar o relacionamento interpessoal e o condicionamento físico das crianças. O basquete, especificamente, já teve uma importância muito grande na nossa cidade e acabou se perdendo. Queremos que esses novos atletas surjam para, quem sabe, resgatar esse esporte em Venâncio Aires”, lembra Henrique Silva.

 

ATLETAS DO CESTINHA JOGAM EM MINAS GERAIS – O projeto Cestinha, apesar de não ter como principal foco a formação de atletas profissionais, começa a apresentar promessas da modalidade. Dois alunos venâncio-airenses, Renan Almeida, da Escola 11 de Maio, e Thiago Daniel Dias, da Escola Cidade Nova, participam do projeto na cidade e foram convocados para a seleção do Cestinha. Duas a três vezes por semana eles treinam em Santa Cruz do Sul e, nos próximos dias, participam da 9ª Copa Minas de Basquete, no Estado de Minas Gerais, categoria sub-15.

 

 

Crédito: Daiana Nervo
Foto: Saul Zart

Compartilhar

Inscrições abertas para o 14º Canto da Viola de Venâncio

Publicado em 10/09/2013 às 18h56

 

A Prefeitura de Venâncio Aires, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, em parceria com a comunidade Santa Luzia, de Linha Herval, promove no dia 11 de outubro o 14° Canto da Viola e o 5º Festival Infantil de Música Sertaneja. O evento será realizado no ginásio de esportes de Linha Herval, interior do município.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro junto à secretaria (antigo prédio do Cemuc), na Osvaldo Aranha, 528, ou no Mercado Herval, com Rose da Luz. A idade mínima será de 13 anos para a categoria adulta e mínima de seis anos na infantil. Haverá premiação para os três primeiros colocados das categorias profissional, amador e infantil.

Conforme a secretaria, durante a inscrição, cada integrante se responsabiliza em vender pelo menos um ingresso no valor de R$ 5,00. O objetivo é levar um público maior ao evento, valorizando os talentos musicais das localidades. Mais informações pelo fone 3983-1038.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires

Créditos: Rui Borgmann

Compartilhar

Festejos farroupilhas serão abertos no próximo sábado

Publicado em 10/09/2013 às 18h28

 

A Administração Municipal de Venâncio Aires, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo e Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (ATVA) realizam no próximo sábado, 14, em frente ao Salão de Eventos do Parque Municipal do Chimarrão, a abertura oficial dos Festejos Farroupilhas 2013. Na oportunidade acontece a fusão de todas as centelhas da Chama Crioula que foram buscadas por diferentes cavalgadas no distrito de Santo Amaro, General Câmara. Antes disso, às 8h da manhã do dia 14, ocorrerá a substituição da bandeira nacional da Praça Evangélica pela bandeira do Rio Grande do Sul.

A programação dos festejos farroupilhas na Capital do Chimarrão abrange dezenas de eventos em escolas e CTGs. O Desfile Temático, na manhã de 20 de setembro, deve ser o ponto alto, com a reunião de 12 entidades tradicionalistas homenageando o tema “O Rio Grande do Sul no imaginário social”.

Confira a programação oficial AQUI

 

 

Crédito: Daiana Nervo

Compartilhar

Pronatec levará cursos de qualificação para o meio rural

Publicado em 10/09/2013 às 18h20

 

No ano em que o Plano Municipal de Capacitação Profissional e Empresarial pretende oferecer qualificação em Venâncio Aires para aproximadamente 1.600 pessoas, o prefeito Airton Artus e a Comissão Municipal do Emprego lançaram nesta terça-feira, 10, uma meta ainda mais audaciosa para 2014. No próximo ano, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), serão três mil novas vagas de capacitação profissional. Para isso, além dos cursos voltados à indústria, comércio e empreendedores individuais, duas novas modalidades do Pronatec serão lançadas: Pronatec Campo, voltado à capacitação de agricultores que queiram implementar a renda familiar, e Pronatec Carnaval, com cursos especialmente voltados a organização e fabricação de fantasias e adereços para os festejos de momo.

Recém-chegado da China, o prefeito Airton Artus participou do encontro que reuniu membros da Comissão Municipal do Emprego, Senai, Senac, FGTAS/Sine, IFSul e Caciva. O objetivo, além de avaliar a oferta de cursos e o andamento do programa em 2013, foi traçar estratégias para incrementar a qualificação em 2014 e ampliar o público-alvo. Artus solicitou maior aproximação da Comissão com as empresas, especialmente com os setores de RHs, para saber quais as principais carências. Também indicou que sejam ofertados cursos conforme a procura e o desejo dos jovens interessados em qualificação.

Com relação ao Pronatec Campo, o grupo mapeou quatro áreas de trabalho conforme o perfil produtivo e o potencial econômico. Nas regiões de Linha Hansel e Santa Emília serão ofertados cursos de embutidos e laticínios. Airton Artus destacou que Venâncio Aires, a partir dos frigoríficos, do grande potencial para abate e da qualidade da carne, pode se tornar “Pólo da Proteína”. Ressaltou ainda que é preciso incentivar agroindústrias nessa região, especialmente de embutidos e derivados do leite. Já para a região de Taquari Mirim e Vila Mariante, a qualificação para beneficiamento de milho deve ser o foco para ampliar a renda do trabalhador rural. Na serra de Venâncio Aires, o grupo ainda estuda os cursos que podem garantir maior geração de emprego e renda para o público daquela região. Para formatar o Pronatec Campo, que deve ser desenvolvido na entressafra dos meses de janeiro a maio de 2014, serão parceiros do Município o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e Emater.

 

Pronatec Carnaval – Outra modalidade do programa federal que deve ser aberta em Venâncio Aires acontecerá em parceria com a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo e entidades carnavalescas do município. O Pronatec Carnaval deve acontecer nos meses de janeiro e fevereiro através da oferta de cursos de marcenaria, desenhista de moda, artesão de bordados à mão, entre outros.  

 

 

Crédito: Daiana Nervo
Foto: Daiana Nervo

Compartilhar

Desfile de 7 de Setembro na Rua Osvaldo Aranha

Publicado em 10/09/2013 às 18h17

 

Desfile de 7 de Setembro aconteceu neste sábado, 07, na Rua Osvaldo Aranha, em Venâncio Aires. Este ano o evento foi dedicado à juventude, com o tema Juventude, missão desafiadora por uma sociedade melhor. Cerca de 50 entidades, escolas e instituições foram representadas. O evento iniciou com o Hino Nacional Brasileiro e todos os grupos que participaram do desfile elegeram um homenageado.

Os organizadores tinha a expectaiva de reunir cerca de oito mil pessoas e pela movimentação este número foi superado. Após a passagem das escolas e entidades, houve o encerramento das atividades alusivas à Semana da Pátria no município junto ao palanque oficial, junto à Praça da Bandeira. O evento foi encerrado com o hino de Venâncio Aires.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Foto: Willian de Oliveira - Guia Venâncio 

Compartilhar

Cidade Nova recebe atividades do “Mateando nas Escolas”

Publicado em 10/09/2013 às 18h15

 

A Escola Municipal Cidade Nova recebeu na última semana uma programação especial alusiva à Semana da Pátria e Semana Farroupilha. Durante todo o dia, pais, alunos, professores, funcionários e comunidade do bairro participaram da programação no ginásio da escola. Com a presença de integrantes do DTG Piazzito da Tradição e do Instituto Escola do Chimarrão, ocorreram apresentações artísticas e um piloto do projeto que será desenvolvido pela Administração Municipal a partir do mês de outubro nas escolas. Através do instrutor Pedro Schwengber, a Escola do Chimarrão ensinou ao público a arte de fazer chimarrão e os benefícios da erva-mate para a saúde.

Durante a manhã houve mateada e ao meio-dia almoço à moda tradicionalista, com carreteiro e acompanhamentos. Os alunos também puderam assistiram filmes tradicionalistas, como “Cecília e a Guerra dos Farrapos”, “ O Negrinho do Pastoreio” e “ Netto e o Domador de cavalos”. A diretora Rosemeri Cecília Beier destaca que o evento foi um momento muito importante para a escola, pois evidenciou os costumes do país como um todo e especialmente a  bravura da cultura gaúcha. Ela elogiou o projeto “Mateando nas Escolas”, que está em análise da Câmara de Vereadores e deve ser efetivado a partir do mês de outubro.  

A escola Cidade Nova, que já oferece almoço aos alunos que participam do Projeto Mais  Educação no turno oposto, ampliou a confraternização com comida típica para toda a comunidade escolar. As supervisoras Séldia Treib e Gilvana Bender enfatizaram a importância de trazer os pais para a escola. “A família e a escola devem formar uma  equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir”, ressaltou Séldia.

 

 

 

Crédito: Daiana Nervo
Foto: Alexandra Stein

Compartilhar

Conselho de Desenvolvimento Rural se reúne na sexta-feira

Publicado em 10/09/2013 às 18h14

 

Na próxima sexta-feira, 13, às 13h30, acontece junto a Secretaria Municipal de Agricultura, reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder). Presidido pelo secretário Fernando Heissler, o conselho é peça importante para a agricultura municipal, já que é através dele que são aprovados projetos de diversificação e se debatem políticas públicas para a área. Na pauta do encontro desta semana estará o Promagro, o crédito fundiário, formas de diversificação e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

 

 

Crédito: Daiana Nervo

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd c05|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||