Notícias - Prefeitura

Visita à empresa Madrugada Alimentos

Publicado em 15/04/2016 às 16h47

imagemDurante a tarde desta sexta-feira, 15, o prefeito em exercício de Venâncio Aires, Hélio Artus e o secretário de Desenvolvimento Econômico Hélio Lawall, visitaram a empresa Madrugada Alimentos, localizada na RSC-453. Os gerentes-proprietários Athos e Lúcio Metzdorf apresentaram os diversos setores de produção referentes à erva-mate, chás naturais e sobremesas.

Fundada em 27 de abril de 1942 na produção de erva-mate, a empresa passou por diversas modificações e há 18 anos está localizada no atual endereço. Devido ao aumento da demanda, a indústria tem se modernizado para uma produção em larga escala, inclusive exportando para diversos países. Lúcio apresentou ao prefeito a instalação de novas máquinas, trazendo benefícios e agilidade no processo de empacotamento dos produtos.

Outro investimento recente e importante, destacado por Athos, foi a construção do calçamento em toda a área interna da empresa, que possui 3,5 hectares. Com cerca de 150 funcionários, a Madrugada Alimentos é a 12ª maior empresa do município em valor adicionado fiscal e a 17ª em faturamento. Figura ainda em 23° em empresa exportadora, segundo dados da revista Perfil Socioeconômico. “Venâncio tem um potencial riquíssimo em diversos segmentos e a Madrugada é um exemplo”, destacou Lawall.

 

 

Créditos e Foto: Rui Borgmann

Compartilhar

Vereador Jarbas da Rosa solicita mais médicos para o interior

Publicado em 15/04/2016 às 16h34

imagemO prefeito em exercício, Hélio Artus, e o secretário municipal da Saúde, Celso Artus, receberam nesta semana a visita do vereador Jarbas da Rosa (PDT), acompanhado da vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira, do mesmo partido. Jarbas buscou informações sobre a carência de profissionais médicos nos Postos de Saúde do interior e contribuiu com propostas para melhorar a rede de atendimento básico.

Médico comunitário concursado pelo Município, Jarbas da Rosa ressaltou que, para reduzir a demanda do pronto-atendimento, seja na UPA ou no Plantão do Hospital, é necessário ampliar o vínculo dos pacientes com a atenção básica. “Especialmente no interior, a presença do médico é muito importante. Precisamos buscar uma solução para essa falta de profissionais”, destacou o vereador.

O secretário municipal da Saúde, Celso Artus, admitiu o problema aos parlamentares e revelou que, apesar do concurso público realizado, apenas três médicos assumiram e só um com disponibilidade para o interior. “Na verdade, há uma falta de profissionais mesmo. Temos todo o interesse de contratar e reforçar o atendimento no interior, mas não temos médicos interessados”, destaca Celso Artus. O secretário explica ainda que novos processos seletivos emergenciais serão abertos pelo Município nos próximos dias visando a contratação, especialmente de médico comunitário, clínico e pediatra.

A vereadora Ana Cláudia acrescentou que, apesar da distância, o interior também pode ser atrativo ao profissional médico, pois conta com um povo acolhedor e o trabalho pode ser muito gratificante.

O secretário Celso Artus explanou ao prefeito Hélio e aos vereadores presentes a escala de médicos nas nove Unidades de Saúde do interior. Mesmo com a necessidade de ampliar a carga horária de atendimento no meio rural, Celso Artus destaca que nenhuma unidade está sem atendimento médico. Além disso, nos próximos dias, o micro-ônibus comprado para servir de consultório itinerante pelas localidades do interior deve entrar em funcionamento e atender a população mais distante das unidades.

 

 

Créditos e Foto: Daiana Nervo

Compartilhar

Previsão é de tempo bom para o 3° Passeio Ciclovia é Vida

Publicado em 15/04/2016 às 14h29

imagemA terceira edição do Passeio Ciclovia é Vida, em Venâncio Aires, acontece neste sábado, 16, com concentração e saída na Rua General Osório, entre as Ruas Osvaldo Aranha e Tiradentes, ao lado da Prefeitura. A alteração ocorre devido à outra programação que será realizada na Travessa São Sebastião Mártir. Porém, a chegada do passeio será em frente ao Monumento à Chaleira, com sorteio de brindes.

A concentração será a partir das 15h15, quando a rua estará bloqueada pelo departamento de trânsito da Prefeitura. A largada será pontualmente às 16h em direção a dois roteiros. O primeiro, que terá a presença de ciclistas e maratonistas, se desloca pela Rua Tiradentes, seguindo pela 15 de Novembro, bairro Macedo, Loteamento Eisermann e Acesso Dona Leopoldina, passando pelo Parque do Chimarrão e retornando ao centro pela Avenida Ruperti Filho. Este percurso é de 10,4 km. Já os caminhantes e crianças até 10 anos se dirigem ao caminhódromo e ciclovia do bairro Grão Pará com saída pela Rua Osvaldo Aranha. Serão 4,1 km até o monumento com retorno ao ponto de partida.

Até esta sexta-feira, 280 pessoas confirmaram presença na página do evento pelo Facebook e nas inscrições feitas na loja Arly Bikes e também na academia do SESC. Para concorrer a diversos brindes como bicicletas, camisetas, canecas personalizadas, equipamentos e vales de gratuidade para academia, basta doar um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite. Quem optar em se inscrever no dia do evento, pode preencher a ficha até as 15h15 de sábado. A promoção é da Prefeitura de Venâncio Aires e do Sesc, com apoio da Arly Bikes, Drogafarma, Corsan e imprensa local.

 

 

Créditos: Rui Borgmann

Compartilhar

Novo órgão discutirá melhorias na rede pública de saúde

Publicado em 15/04/2016 às 13h47
imagemO prefeito municipal em exercício Hélio Artus assinou na última quarta-feira, 13, decreto que institui a criação de Câmara Técnica da Saúde em Venâncio Aires. O órgão consultivo atuará na organização do fluxo de atendimento na rede pública de serviços e poderá apresentar estudos, propostas sobre políticas públicas e legislações que envolvam o atendimento em saúde no município. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a Câmara Técnica se propõe a ser um canal de comunicação constante, com reuniões periódicas entre membros de todos os serviços de atendimento em saúde ao cidadão.
 
Entre as propostas pré-estabelecidas, estão discussões para melhorar o acolhimento aos pacientes, bem como aprimorar de forma constante a orientação para que a comunidade sempre procure o local mais adequado para atendimento, seja no Hospital, UPA ou na rede de postos de saúde. Outra ideia é ampliar o uso e divulgação do sistema de cores (protocolo de Manchester) para classificação de risco dos enfermos. Neste método, as cores vermelho, amarelo, verde e azul indicam a gravidade e a urgência de atendimento que deve ser prestado ao usuário da rede pública de saúde.
 
A Câmara será composta por representantes da Secretaria Municipal da Saúde, Hospital São Sebastião Mártir, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidade de Acolhimento Infantojuvenil e Conselho Municipal da Saúde. O ato de assinatura do decreto que institui o órgão foi acompanhado pelo secretário municipal da Saúde, Celso Artus, e equipe administrativa da pasta.

Créditos e Foto: Geferson Kern


 
Compartilhar

Biblioteca desenvolve programação especial

Publicado em 15/04/2016 às 13h45
imagemA Biblioteca Pública Municipal Caá Yari promove a partir da próxima segunda-feira, 18, programação especial para comemorar a Semana do Livro. Os eventos serão inspirados no Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no próprio dia 18 de abril em função de esta data marcar o nascimento do escritor Monteiro Lobato. O cronograma conta com sessões de contação de histórias, oficinas, grupos de leitura, debates, bate-papo e sarau literário musical.
 
À frente da organização do evento, a bibliotecária Rosária Garcia Costa enfatiza o convite para dois dos eventos que serão realizados ao longo da semana. O primeiro deles é o Sarau, na quarta-feira, 20, a partir das 19h30min, na própria Biblioteca. Além da ênfase na área literária, a noite contará com atrações voltadas ao teatro e à música. Já na quinta-feira, 21, feriado nacional de Tiradentes, a Biblioteca recebe o bate-papo “Quem são os heróis?”, a partir das 14h. No encontro, sobre personagens, heróis e super-heróis de quadrinhos, livros, filmes e cosplay, a comunidade está convidada a vir trajando fantasias de seus personagens favoritos.
 
O sarau e o bate-papo serão abertos ao público, enquanto as demais atrações são para públicos já estabelecidos e segmentados. A Semana do Livro terá atrações comandadas pela própria Rosária, estudantes, professores e bolsistas do Programa de Iniciação de Bolsa à Docência (Pibid) da Unisc. A bibliotecária frisa que a programação foi constituída como incentivo de ferramenta à leitura, de forma dinâmica, interativa e que interaja com ferramentas que estimulem o gosto por ler, em especial no público jovem.
 
 
A programação da Semana do Livro de 2016 em Venâncio Aires é a seguinte:
 
SEGUNDA-FEIRA, 18
*Manhã – Biblioteca Caá Yari: contação de histórias para educação infantil
*Tarde – Biblioteca Caá Yari:As três chapeuzinhos, com alunos da escola Odila Rosa Scherer e bolsistasDaiane Becker, Diana Gomes Silva e Suiani Santos de Oliveira (Pibid – Unisc)
*Tarde – IF-Sul: Debate “Você vê o quê?”, com Ádria Graziele Pinto, Fernando Müller Krebs e Helena Jungblut (Pibid – Unisc)
*Tarde – Centro Social Infantojuvenil: oficina sobre contos de terror, com Rosiana Kist e Nicole Rieger (Pibid – Unisc)
 
TERÇA-FEIRA, 19
*Tarde – IF-Sul: contação de histórias com a bibliotecária Rosária Costa e debate “Leitura e oralidade: brincando com textos poéticos”, com Daniela Erdmann, Sabriny Lopes, Zoraide Linhares e Rosemeri Paz (Pibid – Unisc)
*Noite – Escola Frida Reckziegel: debate “O jovem e a leitura”, com a bibliotecária Rosaria Costa
 
QUARTA-FEIRA, 20
*Manhã – CAPS AD: grupo de leitura com a bibliotecária Rosária Costa
*Tarde – CAPS II: grupo de leitura com a bibliotecária Rosária Costa
*Noite (19h30min) – Biblioteca Caá Yari: Sarau Literário Musical, com teatro, contação de histórias, participação de professores, alunos do EJA da escola Monte das Tabocas e música com estudantes do IF-Sul. Evento aberto à comunidade
 
QUINTA-FEIRA, 21
*Tarde (14h) – Biblioteca Caá Yari –Bate-papo “Quem são os heróis?”, evento aberto à comunidade sobre personagens, heróis e super-heróis, de quadrinhos, livros, filmes e cosplay, com as seguintes presenças:
-Márcio Rodrigues – professor do IF-Sul de Venâncio Aires
-Cassiano da Rosa– chargista e ilustrador
-Rosaria Garcia Costa – bibliotecária e contadora de histórias
-Professor Toni Gonçalves, professora Gabriely Butierres e Tropa Dark Side – Grupo de Cultura Geek de alunos da Escola Estadual Professor Carlos Loréa Pinto, de Rio Grande/RS

 

 

Crédito: Geferson Kern
Foto: Biblioteca Pública Municipal

Compartilhar

Embaixador do Chimarrão homenageado fala da homenagem no Estado

Publicado em 15/04/2016 às 13h43

Embaixador do Chimarrão e condecorado pela Assembleia Legislativa Gaúcha, na última semana, com a medalha Mérito Farroupilha, Pedro José Schwengber (Pedrão) também foi homenageado pelo amigo e prefeito em exercício, Hélio Artus, e pela afilhada e procuradora-geral do Município, Gisele Spies Chitolina. Em visita ao gabinete, Pedrão, que também é diretor-executivo da Escola do Chimarrão, falou da emoção pela homenagem e da expectativa para mais uma Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). “Apesar da importância dessa medalha e de outras honrarias que já recebi no Estado e fora dele, é aqui em Venâncio que eu me sinto realmente emocionado. O respeito e o reconhecimento das pessoas da minha terra não tem preço”, ressaltou Pedrão.

 

Créditos: Daiana Nervo

Compartilhar

Cidade recebe prova de corrida com caráter turístico esportivo

Publicado em 15/04/2016 às 13h41
imagemA Capital Nacional do Chimarrão recebe, no próximo dia 7 de maio, mais de 600 atletas para a disputa do evento Trilhas do Chimarrão. O evento consiste em corrida por áreas turísticas do interior do município, como a Rota do Chimarrão. As largadas ocorrerão a partir das 14h, em frente ao Salão Gigante da Travessa. A prova será a segunda de quatro previstas para o Circuito Trilhas & Montanhas 2016, que prevê etapas neste formato em várias cidades gaúchas.
 
A corrida está sendo promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo, com coordenação técnica da L&E Eventos – Marketing Esportivo, de Santa Cruz do Sul. O coordenador da trilha, Luís Leandro Grassel, classifica o evento como de caráter “turístico esportivo”. Ele assinala que o propósito da prova é incentivar a prática esportiva em locais com abundância de paisagens naturais, fomentando ainda o conhecimento aos atrativos turísticos do município.
 
Os participantes podem optar por percursos com cinco, 11 ou 21 quilômetros de extensão. As inscrições devem ser feitas via internet, através do site www.trilhasemontanhas.com.br, ao custo de R$ 95. A organização informou que disponibilizará camisetas e squeezes aos competidores. Já a premiação será constituída de troféus e medalhas. Haverá preços especiais de inscrição para grupos de corrida ou academias de ginástica, bem como 50% de desconto no valor de inscrição para atletas com idades a partir de 60 anos.
 
 
 
Créditos: Geferson Kern
Foto: Rui Borgmann
Compartilhar

Encontro do prefeito na República Tcheca debate asfalto

Publicado em 14/04/2016 às 18h33

Em encontro com a diretora-presidente do Badesul, Susana Kakuta e prefeito de São Leopoldo, Airton Artus Na bagagem para a República Tcheca, o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, levou materiais de divulgação do Município, exemplares da revista Perfil Socioeconômico e projetos de interesse local, entre eles,o Polo de Proteína Animal. O projeto que busca, entre outras frentes, o asfaltamento até a sede de quatro frigoríficos localizados no interior do município, está sendo especialmente debatido por lá. Em encontro com a diretora-presidente do Badesul, Susana Kakuta, Airton Artus encaminha a possibilidade de financiamento para pavimentar o segundo caminho aos frigoríficos: Linha Sapé.

Como integrante de uma comitiva gaúcha, Artus percorre ministérios, embaixadas e empresas do país considerado o mais industrializado da Europa. Com grande potencial para expansão comercial, Venâncio Aires busca prospectar negócios. Paralelamente, o grupo de empresários e políticos mantém contatos entre si. 'Ter a diretora-presidente do Badesul na nossa comitiva foi muito importante. Estamos alinhando de forma bem avançada um financiamento para asfaltos no interior', afirma Airton Artus.

O projeto de acesso à Linha Sapé prevê 6,7 kms de asfaltamento com custo aproximado de R$ 5,2 milhões. A empresa já anunciou que pretende investir para ampliação da sua estrutura e capacidade de produção o mesmo valor nos próximos quatro anos. 'É um investimento direto no setor produtivo que a presidente do Badesul compreendeu analisando os nossos materiais. Estamos otimistas com esses contatos', ressaltou o prefeito de Venâncio Aires.

Com retorno previsto para sábado, 16, a agenda de Artus na República Tcheca conta ainda com visitas ao Ministério das Relações Exteriores e Embaixada Brasileira.

 

 

Créditos: Daiana Nervo
Foto: Divulgação

Compartilhar

Venâncio é a capital brasileira da patinação por 8 dias

Publicado em 14/04/2016 às 16h31

A expectativa é de 400 atletas venham a Venâncio Aires neste fim de semana para competir pelo Campeonato Brasileiro de Patinação. O evento acontece de 15 a 18 de abril no ginásio poliesportivo do Parque do Chimarrão e reúne patinadores de nível elevado e que garante aos melhores vagas para a disputa do Sul-Americano e Mundial da modalidade. Já a partir de 19 a 22 de abril, o mesmo local sedia o Torneio Nacional.

A professora Regina Käfer, incentivadora e umas das pessoas que mais batalhou para que a Capital do Mate sediasse este evento, ressalta que a competição nacional é inédita na região. A profissional lembra que, além da comunidade envolver-se com todo o evento, será uma ótima oportunidade de impulsionar a patinação em Venâncio Aires e região. “A comunidade terá a oportunidade de acompanhar uma competição de alto nível. Vamos atrair a atenção da região para outros esportes, o que vai motivar ainda mais os nossos atletas”, observa.

Somadas as duas competições, são mais de 1.050 inscrições (em geral, os atletas participam de mais de uma prova). Vindos de seis estados do Brasil, os patinadores representam 40 clubes de patinação. Desde fevereiro, quando Venâncio Aires foi anunciada como sede da competição, os organizadores da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP), Federação Gaúcha de Patinagem (FGP) e o Clube Pattins Sul, com o apoio da Prefeitura de Venâncio Aires e da Assoeva Futsal, redobraram os esforços para realizar uma grande competição, como a limpeza dos ginásios, reformas dos banheiros, marcação de arquibancadas e melhorias na quadra.

Para quem pretende assistir as várias modalidades, não haverá cobrança de ingresso. As competições oficiais e valendo classificação para os torneios internacionais iniciam às 11h30 desta sexta-feira, 15, com a modalidade Figuras Obrigatórias. Às 17h45 acontecem as apresentações Solo Dance, com categorias mini-infantil, infantil e cadete. O site de entretenimento venâncio-airensehttp://www.tudoetodas.com.br/ e o site oficial de patinação e hóquei https://www.cbhp.com.br/site/trazem informações exclusivas e atualizadas com a programação, horários e modalidades em disputa.

 

PROGRAMAÇÃO

14/4 - Reunião Arbitral / Congresso de Abertura

15/4 - Campeonato Brasileiro

16/4 - Campeonato Brasileiro

17/4 - Campeonato Brasileiro / Grupos de show e quartetos / Premiação

18/4 - Campeonato Brasileiro Premiação / Abertura / Especiais / Shows

19/4 - Torneio Nacional

20/4 - Torneio Nacional

21/4 - Torneio Nacional

22/4 - Torneio Nacional

23/4 - Encerramento

 

 

Créditos: Rui Borgmann

Compartilhar

UPA registra aumento progressivo de atendimentos

Publicado em 14/04/2016 às 16h28

imagemMesmo antes da chegada do frio e das ocorrências de doenças respiratórias, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h) do bairro Cruzeiro tem registrado aumento considerável no número de atendimentos nos últimos meses. Ultrapassando a capacidade média de 150 pacientes por dia desde o mês de fevereiro, o fato motivou encontro entre o prefeito em exercício, Hélio Artus, o secretário municipal da Saúde, Celso Artus, e o coordenador da unidade, Rodrigo da Silva. O objetivo é orientar os pacientes para a correta utilização do serviço e não permitir queda na qualidade do atendimento.

Com capacidade instalada para atender até 150 pacientes por dia, a UPA de Venâncio Aires registrava, até o final de 2015, média diária de 130 atendimentos. Em 2016, no entanto, especialmente no mês de março, a média diária ultrapassou 153 pacientes/dia e, em alguns casos, chegam a 200 atendimentos em menos de 24 horas. “Para o mês de abril o problema se repete. Estamos com aumento de procura e a nossa preocupação é manter a qualidade sem ultrapassar o tempo de espera”, explica o administrador Rodrigo da Silva.

Atualmente são 12 UPAS em funcionamento no RS, 15 em processo de construção e 16 unidades concluídas, porém fechadas por falta de financiamento. De acordo com o secretário da Saúde, Celso Artus, a qualidade do serviço oferecido em Venâncio Aires tem atraído a população que, infelizmente, não utiliza o local apenas para situações de emergência. “Não queremos chegar ao ponto de recusar pacientes, mas temos que orientar que não é correta a utilização de consultas e exames, em lugares diferentes, na mesma semana, por exemplo”, alerta.

Hélio Artus, que também é médico plantonista do Hospital São Sebastião Mártir, conclui o diagnóstico de que é preciso orientar de forma mais efetiva a população na utilização do serviço público de saúde. “Se na média são quatro mil atendimentos no Plantão do Hospital por mês e cinco mil atendimentos na UPA, podemos afirmar que 12% da população passa, todos os meses, por uma consulta nessa rede que deveria ser de emergência. Algo está errado”, ressalta.

Para os próximos meses, a Secretaria Municipal da Saúde estuda uma campanha de divulgação dos serviços, especialmente de Atenção Básica e busca junto aos Postos de Saúde dos bairros e interior. 

 

 

Créditos e Foto: Daiana Nervo

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||