Notícias - Prefeitura

Prefeitos aguardam manifestação da Presidente Dilma em Brasília

Publicado em 15/05/2014 às 20h57

 Reunindo mais de 4.500 prefeitos e 2.200 vice-prefeitos, a 17ª edição da Marcha em Defesa dos Municípios encerra nesta quinta-feira, 15, em Brasília, com a expectativa da presença da Presidente Dilma Roussef ou, pelo menos, de sua manifestação com relação às reivindicações encaminhadas. Os prefeitos lutam, entre outras coisas, por aumento de 2% nos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O chefe do Executivo de Venâncio Aires, Airton Artus, participa da mobilização e relata suas impressões do evento que ocorre desde segunda-feira, 12, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

Conforme Artus, o clima entre prefeitos e representantes municipais é tenso e, durante a manifestação do subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Gilmar Dominici, este foi interrompido várias vezes pelas vaias. “Estamos esperando a presença de Dilma ou uma reunião com anúncio de pacote de boas notícias. Caso contrário, acredito que o governo irá sofrer um extremo constrangimento e desgaste diante dos prefeitos”, avalia.

Além de eventos técnicos e palestras, os prefeitos ouviram as manifestações dos pré-candidatos à Presidência da República, que responderam seis perguntas cada um sobre assuntos municipalistas. Também se manifestaram os representantes da Câmara Federal, Henrique Alves e do Senado, Ana Amélia Lemos.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, além do incremento de 2% no FPM, mudanças no Imposto Sobre Serviços (ISS) também são importantes. Ele lembrou que se a lei do ISS for alterada conforme projeto sugerido pela CNM, os ganhos municipais vão além dos 2% do FPM. “Nós queremos acabar com a injustiça praticada com o leasing, por exemplo, que vai para meia dúzia de Municípios. A intenção é que as compras praticadas com cartão de crédito fiquem no município de origem. Será que os deputados não podem votar isso? É dinheiro da iniciativa privada, não é do governo”, explicou. Outro tema são os royalties de petróleo, que independem do Congresso e do Planalto. A questão está nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Crédito: Daiana Nervo
Fotos: Gisa Radaelli/Jornal Antena

Compartilhar

Prefeitura Santa Cruz busca subsídios sobre Hospital

Publicado em 15/05/2014 às 20h55

 Uma comitiva da Administração Municipal de Santa Cruz do Sul visitou o gabinete da Secretaria da Saúde na tarde de terça-feira, 13, a fim de obter informações a respeito do formato de contratualização envolvendo o Município de Venâncio Aires e o Hospital São Sebastião Mártir, que realiza serviços em nível de microrregião.

O secretário de saúde Celso Artus, secretária-adjunta Rosane Bourscheidt da Rosa, além da tesoureira Gisele Spies Chitolina, repassaram subsídios ao grupo dos procuradores do Município de Santa Cruz do Sul, que tem a intenção de formar uma parceria com o Hospital Santa Cruz nos mesmos moldes do HSSM.

Presentes no encontro estiveram os procuradores jurídicos Tricia Schaidhauer e Clayson Morimoto, além da coordenadora de Planejamento de Santa Cruz, Clarissa Gohlke e a diretora do Consorcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Léa Vargas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann

Compartilhar

Dirigentes vistoriam pista para recebe Gaúcho de Kart em 2015

Publicado em 15/05/2014 às 20h46

 O Kartódromo Municipal de Venâncio Aires pode sediar a edição do próximo ano do Campeonato Gaúcho de Kart. Durante a 13ª Fenachim, a Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), representada pelos diretores de kart André de David e Erno Drehmer, vistoriou a pista localizada no Parque Municipal do Chimarrão, para conferir as condições do circuito e conferir quais obras seriam necessárias para a realização do evento em solo venâncio-airense. Eles foram recebidos pela diretoria do Venâncio Kart Clube (VKC) e pelo secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Lucas Ferreira, que acompanharam a visita.

Após o encontro, Ferreira se declarou entusiasmado com a possibilidade de que a Capital do Chimarrão sedie o evento, que neste ano será disputado em Farroupilha. Conforme o secretário, já há um cronograma de realização das principais obras, que incluem reformas nos boxes e a construção de uma torre de cronometragem junto à reta de largada. O Gaúcho de Kart é disputado desde o ano passado em etapa única e tem como dos atuais campeões o venâncio-airense Arthur Metzdorf, que em 2013 faturou o título da categoria Fireball.

 

Crédito: Geferson Kern

Compartilhar

Violonista Yamandu Costa faz show neste sábado

Publicado em 15/05/2014 às 20h43

 O violonista gaúcho Yamandu Costa é a principal atração do evento “Brasil: nossa cultura é show”, que acontece neste fim de semana em Venâncio Aires. O festival, que agregará oito shows de música e dança, acontece no sábado, 17, e domingo, 18, em palco que será montado na Travessa Pastor Menzel, ao lado da Praça Evangélica. Os shows, gratuitos à população, integram as comemorações do mês de aniversário do município, numa iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.

O show de Yamandu Costa está marcado para o sábado, a partir das 19h, encerrando a programação do dia, que já tem confirmadas as apresentações da Orquestra de Viola Gaúcha e do grupo O Som do Sul. No domingo, a grade de atrações terá o grupo de danças típicas alemãs Eintracht, os músicos venâncio-airenses Renato e Anderson Ruwer e a Orquestra Municipal de Venâncio Aires. Mais uma atração será confirmada em cada dia do evento, que ocorrerá em palco coberto e terá mais de 200 cadeiras disponibilizadas ao público, para garantir o conforto da plateia mesmo em caso de chuva.

Natural de Passo Fundo, Yamandu Costa é referência nacional e mundial quando o assunto é violão. Seus estudos iniciaram aos sete anos de idade e incluem aulas com o violonista argentino Lúcio Yanel, que tocou na Capital do Chimarrão durante a 13ª Fenachim. Sua virtuose no violão de sete cordas já rendeu a gravação de 16 álbuns e dois DVDs, além de shows em quase 40 países, desfilando estilos variados como choro, tango, música clássica, milongas e chamamés. 

 

Crédito: Geferson Kern
Fotos: Marco Aurélio/site yamandu.com.br

Compartilhar

Projeto na Escola Odila Rosa Scherer orienta sobre saúde bucal

Publicado em 15/05/2014 às 20h36

 A Administração Municipal, em parceria com o Sesc, realiza a partir deste mês projeto voltado à saúde bucal na escola municipal Professora Odila Rosa Scherer. A iniciativa, denominada Sorrindo para o Futuro, será oferecida aos 193 alunos de quatro a 10 anos, da Pré-Escola até o 5º ano do Ensino Fundamental da escola. Os detalhes foram acertados em reunião nesta terça-feira, 13, entre a diretora do educandário, Márcia Hinterholz Hickmann, e as dentistas Cláudia Souza e Marta Giuliani Finn.

O projeto prevê a distribuição aos alunos de kits de higiene bucal, com fio, escova e creme dental, além de folders educativos sobre o tema. Os alunos receberão acompanhamento semanal, com palestras educativas sobre higiene bucal, além de orientações complementares sobre nutrição e saúde, escovação supervisionada e avaliações dentárias feitas na própria escola pela dentista Cláudia Souza, que comandará o projeto no local.

Os estudantes que forem diagnosticados com a necessidade de cuidados especiais serão encaminhados para receber tratamento específico na unidade básica de saúde do bairro Santa Tecla. A escolha da Odila Rosa Scherer se deu para dar continuidade às atividades desempenhadas no último ano na escola, dentro de projeto na área promovido pela empresa Colgate. Além do educandário do bairro União, o atendimento de saúde bucal é realizado em outras escolas de educação infantil e fundamental da rede municipal, numa promoção das secretarias municipais de Saúde e de Educação.

 

Crédito: Geferson Kern
Fotos: Geferson Kern

Compartilhar

Junta Militar aguarda jovens da classe de 1996

Publicado em 15/05/2014 às 20h33

A Junta de Serviço Militar de Venâncio Aires realiza as inscrições para o cadastro de alistamento militar dos jovens nascidos em 1996. O serviço é no prédio anexo à Secretaria Municipal de Cultura, na Rua Osvaldo Aranha, antigo prédio do Cemuc, na Rua Osvaldo Aranha, 528. O atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 16h30. O alistado deve levar documentos de CPF, certidão de nascimento, carteira de identidade e uma foto 3x4.

Conforme o Secretário da Junta, Wilson Romeu Claus, os trabalhos já estão sendo realizados e ele pede aos jovens para que não deixem as inscrições para os últimos dias. Até o momento, 370 jovens realizaram o alistamento, restando 250 jovens para efetivar a inscrição, que se estende até 15 de junho.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann

Compartilhar

Venâncio Aires enfrenta cidade colombiana no Dia do Desafio

Publicado em 15/05/2014 às 20h30

No próximo dia 28 de maio, a Capital do Chimarrão vai competir contra o município de Funza, da província de Cundinamarca, na Colômbia. Com 68 mil habitantes, a cidade sul-americana regula com Venâncio Aires, que possui 69 mil pessoas. No ano passado, Venâncio reuniu o maior número de participantes e superou as atividades da cidade de Aysen, no Chile, com 73% contra 27%.

O Dia do Desafio é uma parceria entre o Sesc e as Prefeituras e em 2014 completa 20 anos. Realizado sempre na última quarta-feira dos meses de maio, a proposta do evento é a de mudar atitudes em nome de uma vida mais saudável. As pessoas são incentivadas a utilizar este dia para interromper suas tarefas e praticar, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

A disputa saudável se dá entre cidades de mesmo porte populacional e o município vencedor será aquele que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao seu número de habitantes. Nesta terça-feira, 13, aconteceu o lançamento estadual do Dia do Desafio, em Porto Alegre.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann

Compartilhar

Pronatec oferta novo curso de auxiliar administrativo

Publicado em 15/05/2014 às 20h28

Estão abertas as inscrições para o curso de auxiliar administrativo. São 19 vagas e as aulas estão previstas para iniciar no dia 9 de junho. Serão 160 horas a cumprir no turno da tarde, no Instituto Federal Sul-Riograndense, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O programa é em nível federal, realizado em parceria com a Prefeitura, através do Plano Municipal de Capacitação Profissional e Empresarial. As inscrições podem ser feitas na Sala do Empreendedor, Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Social e no Sine. O fone de contato é o 3983-1030 (turno da tarde) ou 3983-1003.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann

Compartilhar

13ª Fenachim encerra com domingo de parque lotado

Publicado em 15/05/2014 às 20h17
Foram 11 dias de shows, apresentações culturais, esportes, gastronomia típica e, claro, muita erva-mate e água quente enchendo as cuias. A 13ª Festa Nacional do Chimarrão encerrou neste domingo, data dos 123 anos de Venâncio Aires, com um dia típico de Fenachim: sol, temperatura amena e parque lotado. Muitos visitantes comemoraram no evento o Dia das Mães, com uma programação especial dedicada à celebração.
 
No palco do Chimarródromo, o cantor nativista Wilson Paim, conhecido como a voz romântica da música gaúcha, fez um show para as mães. Mais tarde, o sertanejo universitário de Munhoz & Mariano agitou o Ginásio Poliesportivo. A programação ainda contou com as disputas do Rodeio Crioulo Estadual e do Rodeio Artístico, além de atividades esportivas. À noite, a cerimônia de encerramento foi marcada por emoção.
 
Às lágrimas, a rainha Luana Schonarth e as princesas Deise Mahl e Thaísi Pereira agradeceram ao público e reforçaram a importância da comunidade para o sucesso da festa. No fim da cerimônia, conduzida a partir da conversa entre avô e neta - a exemplo da abertura -, surgiu a soberaninha Ana Luiza Weschenfelder, lembrando que a Fenachim de 2014 chegou ao fim, mas o futuro da Festa com Sabor do Rio Grande está garantido.
 
O coordenador administrativo e financeiro da 13ª Fenachim, Celso Artus, informou que, como nesse domingo à noite ainda ocorreria o show de Munhoz & Mariano, a comissão organizadora se reunirá a partir desta segunda-feira para o balanço do evento,contabilizando o número final de público que passou pelo Parque Municipal do Chimarrão, entre ingressos pagos e gratuitos, shows, expositores, profissionais do evento e credenciamentos especiais.
 
Celso adiantou a satisfação da comissão organizadora com o excelente movimento nos últimos dias de festa, inclusive durante a semana, com noites de circulação intensa que compensaram o primeiro fim de semana chuvoso.
 
AVALIAÇÃO
A partir desta segunda também serão feitos balanços do setor comercial e da infraestrutura, entre outras áreas. O prefeito de Venâncio Aires e presidente de honra da 13ª Fenachim, Airton Artus, avaliou previamente os resultados do evento como muito positivos. “Os elogios ao longo da programação nos dão a certeza de que a Fenachim elevou o nome do nosso município. Cada vez mais a festa se encaminha como um evento que representa legitimamente o Rio Grande do Sul, atraindo olhares para a nossa terra”, afirma.
 
Artus destacou que, a partir de uma divulgação abrangente, a Fenachim conseguiu trazer visitantes de diversas regiões e até mesmo de outros países, interessados em conhecerem mais sobre o chimarrão, a erva-mate e os costumes do povo gaúcho. Para ele, alguns pontos se sobressaíram, como os shows nativistas no Chimarródromo, que se consolidaram como atração tradicional da festa. Artus também ressaltou os ingressos gratuitos durante a semana. “Foi uma forma de democratizar o acesso e contemplar em especial a nossa comunidade venâncio-airense, com atrações de excelente qualidade”, afirma.
 
O prefeito ainda lembrou dos horários estendidos nos lonões nessa edição, que garantiram o movimento de visitantes até a madrugada – aumentando também as oportunidades de venda para o setor de alimentos. A 14ª Festa Nacional do Chimarrão ocorre em 2016, em Venâncio Aires.

 

Crédito: Jansle Appel Jr./CUCA Conteúdo/AI 13ª Fenachim
Fotos: Willian de Oliveira - Guia Venâncio

Compartilhar

Vacinação contra a gripe se estende até o dia 23

Publicado em 15/05/2014 às 20h14

 Durante a 13ª Fenachim, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), um mutirão de saúde. Profissionais e estudantes voluntários de farmácia da Unisc ofereceram serviços de orientação farmacêutica, como aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia, por parte do Estado. Já a vacinação contra a gripe foi realizada por enfermeiros do Município. Foram mais de 600 atendimentos durante a quinta-feira, 08, dia de grande concentração de idosos no Parque do Chimarrão.

Andréa Romitti, farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde e da Vigilância Sanitária de Venâncio Aires, participou como voluntária pela primeira vez. Ela elogiou a organização do evento e se disse muito satisfeita com a oportunidade. Foi Andréa que fez os contatos com o Conselho para levar o projeto Farmácia na Praça para a Fenachim. “Os farmacêuticos de Venâncio são diferenciados, participativos”, disse.

Conforme a enfermeira coordenadora do setor de imunizações da secretaria municipal de saúde, Aline Royer Iser, a vacinação contra a gripe foi ampliada até o dia 23 de maio, no posto de saúde central, nos postos dos bairros e também no interior. As pessoas com mais de 60 anos que não possuem condições físicas de se locomover podem agendar vacina em domicílio através do telefone 3983-1143.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Venâncio Aires
Fotos: Rui Borgmann

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd c05|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||