Notícias - Prefeitura

Secretaria do Meio Ambiente divulga ganhadores do Concurso Cultura

Publicado em 06/06/2013 às 18h16

 

Na manhã desta quinta-feira, 06, foram escolhidos os desenhos vencedores do concurso cultural “Venâncio Cresce + Limpa”, evento que integra a Semana Municipal do Meio Ambiente. Servidores das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente avaliaram mais de 100 desenhos enviados por sete escolas da Capital do Chimarrão e definiram os ganhadores.

Escolas estaduais, municipais e particulares participaram do concurso (E.E.E.M Crescer, E.E.E.M. Monte das Tabocas, E.E.E.F. Brígida do Nascimento, Escola Gaspar Silveira Martins, E.M.E.F. Benno Breunig, E.M.E.F. Dois Irmãos, Escola Bom Jesus). Os ganhadores são Wellington Eduardo Ferreira Mecias (1º lugar), estudante do 4º ano na Escola Brígida do Nascimento; Alícia Gellor Sulzbach (2º lugar), estudante do 5º ano da Escola Gaspar Silveira Martins e Luan dos Santos Krambech (3º lugar), do 5º ano da Escola Dois Irmãos.

Conforme a bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Gabriela Graef, a premiação será entregue na próxima semana, já que ao longo desta quinta-feira, 06, estão sendo distribuídos os Jogos Socioeducativo da Campanha "Venâncio Cresce + Limpa".

A programação da Semana do Meio Ambiente segue na sexta-feira, 07, com o cercamento da principal nascente do Arroio Castelhano, em Linha Datas. No sábado, 08, uma palestra sobre resíduos sólidos urbanos será ministrada aos estudantes da Escola de Líderes e haverá entrega de mudas de árvores nativas a para arborização pública, na Travessa São Sebastião Mártir.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Crédito: Marcelle Pick

Foto: Gabriela Graef

 

Compartilhar

Seminário de assuntos contábeis será realizado nesta sexta-feira

Publicado em 06/06/2013 às 14h47

 

O vice-prefeito Giovane Wickert e o secretário da Fazenda, Vilmar de Oliveira, receberam o convite do Conselho Municipal de Contabilistas para prestigiar um seminário de Assuntos Contábeis de Venâncio Aires, que se realiza nesta sexta-feira, 7, no auditório da Câmara de Vereadores. O seminário é destinado aos profissionais da contabilidade, em situação regular no CRCRS e aos estudantes da área contábil. A inscrição é a doação de um quilo de alimento não perecível e as vagas são limitadas.

Conforme a programação haverá solenidade de abertura às 8h30 e após a primeira palestra com a técnica contábil Eliane Valcan. O evento se estende até as 17h, com a última palestra da contadora Claudete Vargas. Entre os temas das palestras estão a desoneração da folha de pagamento, o novo modelo contábil ME e EPP, marketing contábil – aumentando a lucratividade e fidelizando clientes e ICMS 4% - mercadorias importadas.

Estiveram presentes no gabinete do vice-prefeito o delegado regional do CRCRS, Marcelo Müller, o suplente André Fernando Gerlach e o assessor da direção João Victor de Oliveira. Eles ressaltam que o Conselho dos Contabilistas de Venâncio Aires investe muito na capacitação do setor, onde todos os escritórios atendem os clientes de maneira correta, sempre se atualizando na área da legislação.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires

Crédito: Rui Borgmann

Foto: Rui Borgmann

 

Compartilhar

Encontro em Lajeado discute criação consórcio videomonitoramento

Publicado em 05/06/2013 às 18h49

 

O coordenador do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, Túlio Lopes, participou na última semana de um encontro sobre um consórcio de videomonitoramento do Vale do Taquari. O evento ocorreu no auditório da Prefeitura de Lajeado e reuniu prefeitos, vice-prefeitos e colaboradores da área de diversos municípios, em sua maioria com menos de 10 mil habitantes.

O objetivo é a criação de um comitê pró-consórcio e por sua vez uma comissão responsável pelo departamento, viabilizando a instalação deste sistema de segurança nas cidades da região. Conforme Túlio, muitos questionaram sobre o projeto de implantação do chamado ‘Olho Digital’, que teve seu sistema recém-instalado na Capital do Chimarrão.

“Pudemos dar nossa contribuição graças à experiência que adquirimos, juntamente com a Secretaria de Administração, através do secretário Leandro Pitsch, sobre a instalação de 20 câmeras de videomonitoramento no centro e saídas para bairros e interior de Venâncio Aires”, explicou Lopes.

A intenção, segundo o prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, é instalar 244 câmaras de segurança no Vale do Taquari no objetivo de prevenir e também diminuir a criminalidade. Já o prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, agradeceu a presença dos participantes e explicou que o comando deste consórcio será no batalhão da Brigada Militar de Lajeado. A partir do encontro cada prefeito ou responsável pelos municípios ficaram de indicar um membro para formar o comitê.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires

Crédito: Rui Borgmann

Foto: Rui Borgmann

 

Compartilhar

Conferência Municipal de Educação será realizada dia 13

Publicado em 05/06/2013 às 18h46

 

O Município de Venâncio Aires se prepara para a etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE). Antes, acontecerá a Conferência Municipal a realizar-se no dia 13 de junho, com início às 13h, no auditório do Colégio José Oliveira Castilhos. Na tarde desta terça-feira, a secretária de Educação, Rosange Lehmen de Moraes, reuniu o grupo de trabalho da CONAE no auditório da SME visando à organização da etapa municipal.

Serão convidados representantes de instituições do Município de Venâncio Aires como escolas públicas (estaduais, municipais e federal), escolas privadas, Conselho Tutelar, Ministério Público, sindicatos, Conselhos Municipais relacionados à Educação, Senai, Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, Universidades, entre outros. Esta conferência tem por objetivo analisar e discutir o Documento-Referência da II CONAE, que vai orientar os rumos da educação brasileira, além de avaliar sete eixos temáticos envolvendo a melhoria na qualidade do ensino. Segundo Rosange, os participantes da conferência municipal poderão propor emendas aditivas, supressivas, substitutivas e emendas novas em relação ao documento.

As propostas aprovadas na Conferência Municipal serão levadas pelos delegados ao evento intermunicipal, em Santa Cruz do Sul, no dia 20 de junho, no auditório da Unisc. Lá os municípios apresentam suas emendas nos grupos de trabalhos, que serão levadas para a plenária de apresentação e votação. Sendo aprovadas, estas emendas serão encaminhadas para a CONAE Estadual que será realizada em Porto Alegre, nos dias 4, 5 e 6 de outubro. Posteriormente, os delegados eleitos participam do CONAE Nacional, em Brasília, em fevereiro de 2014.

Mais informações sobre o documento-referência e o próprio processo da CONAE podem ser obtidas através do site conae.mec.gov.br. O aluno que tiver interesse em participar do evento, precisa ter no mínimo 12 anos e portar CPF. Mais informações pelo fone 3983-1085.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires

Crédito: Rui Borgmann

Foto: Rui Borgmann

 

 

Compartilhar

Semana do Meio Ambiente intensifica plantio de árvores nativas

Publicado em 05/06/2013 às 18h44

 

Durante a Semana Municipal do Meio Ambiente, que acontece até o próximo sábado, 8, a Administração Municipal de Venâncio Aires desenvolve uma série de atividades visando à conscientização da população para a destinação correta de galhos e entulhos, além do plantio de centenas de árvores nativas nas margens de rios e arroios e também na arborização pública da cidade.

Na última terça-feira, 04, a bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Gabriela Graef, visitou Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) para trabalhar o tema com as crianças até seis anos de idade. Na oportunidade, as crianças puderam presenciar o plantio de árvores nativas nas suas escolas e receberam mais de 100 mudas para plantar e cuidar ao longo do ano. Segundo a bióloga, a atividade é muito importante para demonstrar aos pequenos a importância de uma cidade arborizada. “O objetivo é mostrar o lado humano das questões ambientais, capacitando os pequenos a se tornarem agentes ativos no desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

Nesta quarta-feira, 05, a programação segue com o plantio de árvores nativas à beira do Rio Taquari, em Vila Mariante. Cerca de 160 mudas foram plantadas como parte do projeto “Corredores Ecológicos”. A avaliação dos desenhos do Concurso Cultural “Venâncio Cresce + Limpa” encerra o dia. 

Na quinta-feira, 06, acontece a premiação do Concurso Cultural de desenho e entrega dos Jogos Educativos da campanha. Sexta-feira, 07, haverá o cercamento da principal nascente do Arroio Castelhano, em Linha Datas. E para encerrar a Semana Municipal do Meio Ambiente, no sábado, 08, acontece a palestra sobre resíduos sólidos urbanos, na Escola de Líderes, e entrega de mudas nativas para arborização pública, durante toda a manhã, na Travessa São Sebastião Mártir.

 

Crédito: Daiana Nervo

 

Compartilhar

Câmara Setorial expõe satisfação do produtor de tabaco

Publicado em 05/06/2013 às 18h42

 

A cadeia produtiva do tabaco realizou nesta quarta-feira, 05, reunião no Ministério da Agricultura, em Brasília. O prefeito de Venâncio Aires e representante do Vale do Rio Pardo na reunião, Airton Artus, ressalta que os debates ocorreram especialmente em torno da satisfação dos produtores rurais em relação à comercialização da última safra; o problema do contrabando de cigarros e sobre um encontro internacional de alternativas à cultura do tabaco, que ocorrerá no mês de agosto, em São Lourenço do Sul.

Com relação à última safra de tabaco, que se encaminha para o fim da comercialização em todos os estados produtores, o grupo da Câmara Setorial ressaltou o contentamento dos atores envolvidos, tanto agricultores quanto empresários. Em sua fala, o prefeito Airton Artus ressaltou, porém, que o momento pode ser considerado “único”, pois contou com a colaboração do clima, do câmbio, dos estoques internacionais, entre outros. Para o prefeito de Venâncio Aires a alegria não pode desmobilizar o setor ou iludir a todos achando que os problemas estão resolvidos. “Cada safra é uma história e deve ser trabalhada como tal”, lembrou Artus.

Com relação ao contrabando, o prefeito ressaltou a importância do assunto e seus desdobramentos para as próximas reuniões. O encontro em Brasília expos números do prejuízo que as empresas brasileiras e o próprio país está tendo o com o descaminho de produtos oriundos do tabaco.

Outro assunto de mobilização do setor refere-se a um encontro internacional que ocorrerá no mês de agosto, em São Lourenço do Sul. O encontro tratará de alternativas à produção de tabaco. No entanto, conforme membros da Câmara Setorial, as alternativas apresentadas não garantem produtividade nem comercialização e, por isso, devem ser avaliadas com cuidado pela Câmara Setorial.

PLANO SAFRA DA AGRICULTURA FAMILIAR – Na Capital Federal, o prefeito Airton Artus participa nesta quinta-feira, 06, do lançamento nacional do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014.  O lançamento será no Palácio do Planalto, às 11h, e vai trazer novidades às políticas públicas para pequenos produtores, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Garantia-Safra, as compras institucionais e os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). As medidas anunciadas neste ato já passam a valer a partir de julho deste ano.

 

Crédito: Daiana Nervo

Foto: Ministério da Agricultura

 

 

 

Compartilhar

Administração reúne servidores para anunciar mudanças

Publicado em 05/06/2013 às 18h40

 

A Secretaria de Administração, liderada pelo secretário Leandro Pitsch, reuniu servidores na Sala de Reuniões da Prefeitura no final da última segunda-feira, 03, com o objetivo de anunciar algumas mudanças como a alteração de cargo da servidora Mara Huyer, que assume a secretária-adjunta da pasta. Leandro frisou a importância dos funcionários da pasta, elogiou a postura de todos e pediu continuidade no bom trabalho de atender a população.

O prefeito Airton Artus também enalteceu o empenho dos servidores e informou que a partir deste segundo mandato será tomada uma nova postura por parte da Administração, com cobranças e colocando em prática ações como a oportunidade da comunidade quitar suas dívidas com descontos, frisou as campanhas como a do Meio Ambiente, na intenção de deixar a cidade mais limpa e ainda regularizar taxas de impostos como o IPTU. “Todos vocês são importantes nesse processo, trabalhando, se empenhando e fazendo a sua parte para que tenhamos uma cidade agradável de morar e ver toda a comunidade feliz e satisfeita”, disse Artus.

Com a contratação de Mara Huyer, o secretário Leandro Pitsch passa a se dedicar ainda mais ao processo de modernização do setor de Tecnologia da Informação (TI), onde a Prefeitura de Venâncio Aires é uma das pioneiras a investir nessa área. “A Prefeitura já investe fortemente na área de tecnologia e acreditamos que para melhorar as ações de governo é fundamental o investimento na atualização de informações, aquisição de novos softwares, além de substituição de dezenas de máquinas e equipamentos”, destaca Pitsch.

Além de Mara, mais dois servidores foram contratados para auxiliar nos serviços da Administração. Sidnei Luis Ferreira assume a função de acolher os munícipes no hall de entrada da Prefeitura, encaminhando aos setores. Já Caio Martins foi incumbido de realizar o serviço no setor de informatização do controle de veículos, juntamente com Delmar Lopes, responsável pelo comando geral da frota.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires

Crédito: Rui Borgmann

Foto: Rui Borgmann

 

 

Compartilhar

Venâncio Aires tem R$ 726 mil liberados pela Consulta Popular

Publicado em 05/06/2013 às 18h38

 

O prefeito Airton Artus participou nesta terça-feira, 04, em Porto Alegre, de cerimônia liderada pelo governador do Estado, Tarso Genro, para liberação de recursos do programa RS Mais Cidades. Do total de R$ 337 milhões anunciados pelo Governo do Estado para projetos votados nas Consultas Populares de 2010, 2011 e 2012, o Vale do Rio Pardo está contemplado com aproximadamente R$ 13,4 milhões, enquanto Venâncio Aires receberá R$ 726.380,28.

Durante a cerimonia, o governador Tarso Genro e secretários estaduais destacaram a importância da Consulta Popular para os municípios. Apesar de contar com obras atrasadas, resultado de processos de anos anteriores, o Governo Estadual comprometeu-se a destinar recursos no orçamento de 2013 para as obras deliberadas neste ano. Do total de recursos anunciados, R$130 milhões estão reservados para projetos que ainda serão votados pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) até o fim do mês de agosto.

O prefeito Airton Artus ainda busca uma maneira de incluir do projeto “PAC dos Frigoríficos” na assembleia municipal da Consulta Popular, que acontece no próximo dia 27 junho. O prefeito venâncio-airense destaca que a participação massiva da comunidade local priorizando o projeto deve servir como mais uma forma de sensibilizar o Estado para a importância do projeto.

 

OBRAS ELEITAS COM RECURSOS LIBERADOS:

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO DE INFORMÁTICA - EEEM CRESCER: R$ 30.000,00

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO DE INFORMÁTICA - ESC EST PROFESSORA LEONTINA: R$ 30.000,00

EE CÔNEGO A. JUCHEN – REFORMA DE TELHADO E OUTROS: R$ 40.000,00

EE HELENA BOHN – REFORMA DA ESCOLA: R$ 40.000,00

EE MONTE DAS TABOCAS – REFORMA (REDE ELÉTRICA, ASSOALHO): R$ 40.00,00

EEEEM CRESCER - EQUIP E MOBILIÁRIOS - LAB DE INFORMÁTICA: R$ 45.000,00

AQUISIÇÃO DE VIATURA LEVE – SUSEPE: R$ 60.000,00

AQUISIÇÃO DE VIATURA SUV - BM: R$ 70.000,00

FORTALECIMENTO C.P.L. - AGROINDÚSTRIA: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS: R$ 43.333,00

FORTALECIMENTO C.P.L. - AGROINDÚSTRIA: CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES: R$ 10.000,00

SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA: R$ 53.333,00

REFORMA DE HOSPITAL SÃO SEBASTIÃO MÁRTIR: R$ 250.000,00

 

Crédito: Daiana Nervo

Foto: Tiago Quintana

 

 

Compartilhar

Sercsate comemora 25 anos com festa no domingo

Publicado em 05/06/2013 às 18h36

 

O presidente da Sociedade Esportiva e Recreativa Santa Tecla (Sercsate), em Santa Tecla, Vander Franco e o casal festeiro Elstor e Teresa Breunig visitaram nesta terça-feira o prefeito Airton Artus para convidá-lo para as festividades de 25 anos da sociedade, que se realiza domingo, 9 de junho. Haverá almoço e à tarde reunião dançante com o Musical Schuster. Segundo Franco, o objetivo da diretoria é revitalizar e reestruturar a sociedade em sua parte física e também com eventos culturais como cursos de dança, jogos, entre outras atividades.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires

Crédito: Rui Borgmann

 

 

Compartilhar

Festival de Gaiteiros encanta Linha Travessa

Publicado em 05/06/2013 às 18h33

 

Na noite da última sexta-feira, 31, cerca de 200 pessoas prestigiaram o 2º Festival de Gaiteiros, evento organizado pela Administração Municipal e que integrou a programação oficial do mês de aniversário de Venâncio Aires.

O festival, na sociedade Nossa Senhora Aparecida, em Linha Travessa, iniciou com um jantar carreteiro de integração. Em seguida, 16 gaiteiros das categorias Infanto-Juvenil e Adulto se apresentaram. A surpresa da noite ficou por conta da pequena Camile, de apenas 5 anos, que encantou a todos tocando a música “Asa Branca”.

Os ganhadores até o 3º colocado em cada categoria receberam troféus de premiação. Os demais participantes ganharam troféu de participação. Ao fim do evento todos os gaiteiros participantes tocaram juntos a música “Querência Amada”, de Teixeirinha.

 

 

GANHADORES

Categoria Infanto-Juvenil:

1º Gabriel Zang

2º Henrique Gollmann

3º Camile Marques

 

Categoria  Adulto:

 1º Gustavo Bender

2º Jonathan Theisen (Teutônia)

3º Clóvis Guaiaca (Arroio dos Ratos)

 

Crédito: Marcelle Pick

 

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwR|left show tsN fwR|c05|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd c05|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase