Notícias - Prefeitura

Professores recebem a presença do Papelito

Publicado em 16/09/2013 às 11h24

 

'Vamos brincar? A ludicidade na educação.' Foi com essa temática que a personagem Papelito veio diretamente do Reino da Literatura para o auditório da Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires, na manhã do último sábado, 14 de setembro. A convite da equipe pedagógica, o autor Sérgio Rosa ministrou um workshop sobre ludicidade na educação. Cerca de 70 professoras de 1º a 3º anos participaram da atividade que teve duração de 90 minutos.

Durante a atividade, Papelito interagiu com as professoras com contação de história, músicas, teatralidade e exibiu slides onde apresentou imagens de atividades lúdicas realizadas por ele em escolas e textos de pensadores da educação como Paulo Freire, Leonardo Boff, Florestan Fernandes, Lev Vygotsky, Jean Piaget, dentre outros, os quais serviram para fundamentar a temática do seu workshop. “O bate-papo e a troca de experiências não foi uma atividade para ensinar as professoras a serem lúdicas, mas sim despertar nelas a ludicidade que existe em cada um. Todos nós somos pessoas lúdicas, a nossa atual realidade nos exige isso, para que possamos viver apesar das mazelas”.

Rosa complementa que a diferença é que para alguns é mais prático demonstrar sua ludicidade. E em sala de aula é o melhor espaço para que professores e educadores resgatem esse lado lúdico que existe em cada aluno, em cada estudante. “Para isso primeiramente o professor precisa despir-se de seus pudores e se permitir ser criança para que possa transmitir seu conhecimento de uma forma lúdica e com uma linguagem diferenciada, que fuja dos parâmetros da cartilha formadora distribuída pelos sistemas educacionais", afirma.

Papelito é a personagem central, interpretado pelo ator e diretor Sérgio Rosa da peça teatral 'Papelito, em busca da boa leitura' que aborda a valorização do livro e da leitura e que está viajando por escolas públicas e privadas de cidades das diferentes regiões gaúchas.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Crédito: Sergio Rosa
Foto: Divulgação

Compartilhar

Postos de Saúde do interior recebem três novas médicas

Publicado em 14/09/2013 às 12h06

 

Contratadas através de processo seletivo, três novas profissionais médicas iniciam na próxima quarta-feira, 18, o trabalho na rede municipal de saúde de Venâncio Aires. Adriane Naue, Grabriele Porcher e Danielle Trevisan irão reforçar o atendimento junto as Unidades de Saúde do interior do município. Nesta sexta-feira, 13, elas foram apresentadas ao prefeito Airton Artus e conheceram as localidades onde irão atuar a partir da próxima semana.

A Secretaria Municipal da Saúde abriu edital para a contratação de cinco médicos clínicos gerais para o período de 20 horas semanais. Com salário de R$ 5 mil, três vagas foram preenchidas, com uma profissional natural de Venâncio Aires, uma de Erechim e outra de Porto Alegre. Conforme o secretário municipal da Saúde, Celso Artus, a contratação emergencial visava suprir uma carência de profissionais médicos até que se realize novo concurso público ou entre em funcionamento a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h). “Nosso objetivo imediato é desafogar o plantão do Hospital São Sebastião Mártir. Devido a pouca oferta de médicos no interior, muitos pacientes estão vindo à cidade para consultar no plantão. Queremos qualificar esse atendimento no interior e em alguns bairros, especialmente nas unidades que contam hoje com apenas um turno de médico”, destaca o secretário.

Durante a acolhida às novas profissionais, o prefeito Airton Artus lembrou que, por muitos anos, prestou atendimento médico nas Unidades de Saúde do interior. Para ele, o povo é acolhedor e o trabalho muito gratificante. Airton Artus lembrou ainda que Venâncio Aires possui uma rede estruturada de saúde, que garante suporte aos profissionais médicos que necessitam internar seus pacientes ou um exame mais qualificado.

As novas médicas foram contratadas pelo prazo de seis meses, prorrogáveis por mais seis meses. Enquanto isso, o Município estuda alteração na legislação municipal para contratação de médicos e odontólogos. O objetivo é aumentar a remuneração para exigir o cumprimento das horas contratadas. Para os profissionais que já integram a rede pública, a nova legislação deve reduzir o número de horas trabalhadas para equiparar o padrão salarial. 

*Adriane Cristina Naue, 33 anos, natural de Venâncio Aires, é formada pela Universidade Federal do Rio Grande (UFRGS). Voltou para o município há dois anos e já atuou em Unidades Básicas da Capital do Chimarrão. Ela destaca a satisfação de poder à Venâncio Aires e a qualidade de vida e profissional que busca no interior.

*Gabrielle Porcher, 25 anos, natural de Erechim, é formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul e ressalta que gostaria de seguir trabalhando na região. Ela já fixa residência em Venâncio Aires e se diz na expectativa para atuar no município.

 *Danielle Trevisan, 26 anos, é natural de Porto Alegre, mora em Santa Cruz do Sul e é formada pela Unisc. Ela ressalta que a boa estrutura do município na área de saúde e o suporte do Hospital e da secretaria foram fundamentais para a decisão de atuar em Venâncio Aires.

QUADRO DE ATENDIMENTO MÉDICO NAS UNIDADES DE SAÚDE DO INTERIOR

VILA DEODORO: SEGUNDA-FEIRA MANHÃ - Dra. GABRIELA PORCHER

                              TERÇA-FEIRA TARDE – Dr. ASTOR BRANDENBURG

                              QUARTA-FEIRA TARDE – Dr. ASTOR BRANDENBURG

                              QUINTA-FEIRA MANHÃ - Dr. GABRIELA PORCHER

 

CENTRO LINHA BRASIL: SEGUNDA-FEIRA MANHÃ - Dra. DANIELLE TREVISAN

                                       QUINTA-FEIRA MANHÃ - Dra. DANIELLE TREVISAN

                                       SEXTA-FEIRA MANHÃ: Dr. ASTOR BRANDENBURG

 

LINHA TANGERINAS: TERÇA-FEIRA MANHÃ – Dra. GABRIELA PORCHER

                                       QUARTA-FEIRA MANHÃ: Dr. ASTOR BRANDENBURG

                                       QUINTA-FEIRA TARDE: Dr. ASTOR BRANDENBURG                                                                

 

VILA PALANQUE: SEGUNDA-FEIRA MANHÃ – Dr. SANDRO HANSEL

                                 TERÇA-FEIRA TARDE – Dr. ASTOR BRANDEMBURG

                                 QUARTA-FEIRA MANHÃ - Dra. GABRIELA PORCHER

                                 QUINTA-FEIRA MANHÃ – Dr. SANDRO HANSEL

 

VILA TEREZINHA: QUARTA-FEIRA MANHÃ - Dra. DANIELLE TREVISAN

                                SEXTA-FEIRA MANHÃ - Dr. ASTOR BRANDENBURG

 

 VILA ESTÂNCIA NOVA: SEGUNDA-FEIRA MANHÃ – Dr. AERTON ALMEIDA

                                           QUARTA-FEIRA MANHÃ – Dr. AERTON ALMEIDA

                                           SEXTA-FEIRA MANHÃ - Dra. GABRIELA PORCHER

 

VILA MARIANTE: SEGUNDA-FEIRA MANHÃ – Dr. ASTOR BRANDENBURG

                                TERÇA-FEIRA MANHÃ – Dr. ASTOR BRANDENBURG

                                QUINTA-FEIRA MANHÃ – Dr. ASTOR BRANDENBURG

                                SEXTA-FEIRA MANHÃ - Dra. DANIELLE TREVISAN

 

 

Crédito: Daiana Nervo
Foto: Daiana Nervo

Compartilhar

Localidade de Olavo Bilac inaugura rede trifásica neste domingo

Publicado em 14/09/2013 às 12h05

 

Após a realização de cinco processos licitatórios e quatro anos de trabalho da Administração Municipal de Venâncio Aires, cerca de 80 famílias do trecho que liga Linha 17 de Junho a Olavo Bilac comemoram o reforço da energia elétrica. Cerca de seis quilômetros de rede trifásica será inaugurada em evento realizado neste domingo, a partir das 10h, no ginásio da localidade de Olavo Bilac. A obra custou aproximadamente R$ 420 mil.

O evento inicia às 10h com futebol no campo do Ouro Verde com o time da Prefeitura contra um combinado da comunidade. Às 11h30 acontece a inauguração com descerramento de uma placa inaugural relativo à rede trifásica no ginásio do Ouro Verde. A instalação desta rede vai possibilitar às agroindústrias investimentos na aquisição de máquinas mais potentes.

Olavo Bilac é responsável pela produção de uma das mais diversificadas culturas, contando com agroindústrias de arroz, milho, soja, mel, suinocultura, cunicultura, cachaça, leite, floricultura, ovos fertilizados, além de balneários e comércio de brita. “A inauguração desse sistema é extremamente importante para a nossa comunidade, que reivindicava há 15 anos a instalação desta rede”, disse o presidente da Associação João Bosco, de Olavo Bilac, Daniel Kessler.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann
Foto: Rui Borgmann

Compartilhar

Profissionais de saúde da Prefeitura recebem capacitação

Publicado em 14/09/2013 às 11h58

 

Na última segunda feira-feira, 9 de setembro, estiveram reunidos com o secretário de Saúde, Dr. Celso Artus, a enfermeira Carla Lili Müller, a cirurgiã dentista Daniela Bohn, ambas da ESF Macedo e a enfermeira Daiana Toiller Ruaro, da ESF Santa Tecla. O objetivo do encontro é esclarecer ao secretário a importância do curso de especialização em saúde da família na modalidade Ensino a distância (EAD) pela UFPEL/UNASUS.

A capacitação conta com duração de 14 meses totalizando 360 horas e é financiado pelo Ministério da Saúde. A finalidade é capacitar profissionais de Saúde da Família do SUS, promovendo aprimoramento da gestão e da organização do serviço de Atenção Primária à Saúde, a qualificação da prática clínica, a institucionalização da avaliação e monitoramento em saúde, a cidadania e participação popular.

Na ocasião, apresentou-se a proposta de intervenção que cada uma das profissionais pretende colocar em ação durante os próximos meses em suas unidades. Esta intervenção é resultado das atividades propostas pelo curso e irá compor o trabalho de conclusão.

A intervenção das enfermeiras Carla Lili e Daiana será voltada para o controle do Câncer do colo do útero e da mama, “O objetivo é rastrear de forma eficaz estas doenças nas mulheres com faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, na área de abrangência das ESFs. Atualmente, apenas 25% das mulheres realizaram os exames pelo levantamento realizado e a meta é alcançar 60% com a intervenção”, explica Carla.

A intervenção da cirurgiã-dentista Daniela será na área da Saúde Bucal do Escolar e será realizada na EMEF Otto Brands com alunos do 1° ao 5° ano. Além de atividades como escovação supervisionada, exames, aplicação tópica de flúor quando necessário, entrega de kits com escova e creme dental, educação em saúde como palestras e oficinas sobre higiene, alimentação e cárie dentária, será realizado atendimento dos alunos com necessidades verificadas. Também, através de registros específicos, será realizado monitoramento das ações e acompanhamento da saúde bucal dos escolares.

O secretário Celso Artus aprova as especializações, fazendo com que o Município tenha cada vez mais profissionais capacitados para bem atender a comunidade.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann
Foto: Rui Borgmann

Compartilhar

Prefeitura inicia notificações para calçadas do PAC

Publicado em 14/09/2013 às 11h53

 

Cumprindo legislação que indica que a construção de passeio público é prerrogativa dos proprietários de terrenos, a Administração Municipal de Venâncio Aires inicia na próxima semana as notificações de moradores beneficiados com obras de asfaltamentos do PAC 2 nos bairros Cidade Alta, Cidade Nova, Leopoldina e Coronel Brito. Aproximadamente 20 quilômetros de pavimentações estão em fase final de obras e o Município busca acordo com moradores para a confecção das calçadas. Cada proprietário será notificado da necessidade da obra e terá 15 dias para responder se fará o passeio público por conta própria ou seguirá projeto indicado pelo Governo Federal. Caso opte pela calçada realizada pela Prefeitura, o valor será cobrado posteriormente, de forma parcelada, como contribuição de melhoria.

O prefeito Airton Artus visitou nesta semana as obras de asfaltamento do bairro Coronel Brito e cobrou de sua equipe de Planejamento agilidade no início das calçadas. “O asfalto foi feito em tempo recorde, mas precisamos terminar as calçadas para finalizar a obra e resolver os detalhes que ficaram em alguns trechos não contemplados até aqui”, destacou o prefeito. O objetivo de Airton Artus é inaugurar os asfaltos realizados nos bairros através do PAC 2 até o final do ano.

O secretário do Planejamento, Lúcio Konzen, por sua vez, explica que é preciso fazer todo um trabalho de recadastramento dos moradores e notificação individual para aproximadamente duas mil pessoas contempladas com as obras. Konzen destaca que as notificações iniciam na próxima semana, mas não estipula prazo de conclusão. Além disso, após as notificações, o proprietário ou a empresa contratada pelo Município tem prazo de 90 dias para executar a obra.

O setor de Planejamento adianta aos moradores que as calçadas em obras contempladas pelo PAC 2 devem seguir a nova legislação que prevê 1/3 de área permeável. O valor que será cobrado pelo Município para a confecção das calçadas é R$ 46,62 m2. Sendo assim, quem preferir, pode buscar outros orçamentos e realizar de forma particular o passeio público em frente a sua residência ou terreno.

 

 

Crédito: Daiana Nervo
Foto: Daiana Nervo

Compartilhar

Dez escolas do interior já receberam peça teatral

Publicado em 14/09/2013 às 11h49

 

As crianças que residem no 2° distrito de Venâncio Aires tiveram a oportunidade de conhecer a peça teatral 'Leitura em cena, a arte da leitura no interior de Venâncio Aires’, que visa a levar às escolas da zona rural do município a leitura e a valorização do livro. Desta vez as escolas visitadas pela personagem Papelito foram as escolas municipais Professora Rosina Schauenberg, de Linha Rincão de Souza, Escola Bento Gonçalves, de Linha Estância São José e Escola Theotônio Francisco dos Santos, na última quinta-feira, 12.

A intenção é levar o teatro às 23 escolas do interior, sendo 18 delas multisseriadas. O ator e diretor Sérgio Rosa destaca que este projeto tem a missão de resgatar por parte dos estudantes o interesse pela leitura e a valorização do livro. Na escola Bento Gonçalves, as professoras destacaram que a apresentação do esquete despertou o encantamento e a imaginação das crianças. “Ler é viajar sem sair do lugar e ser leitor, escritor, personagens está ao alcance de qualquer um de nós”, frisou Rosa.

A diretora do educandário Rosina Schauenberg, de Linha Rincão de Souza, relata que uma peça voltada às escolas foi um espaço de aprendizagem e de reflexão importante sobre questões ambientais, valores, coragem, relacionamento e em especial sobre o valor do livro, da leitura e das boas histórias. Para ela, este tipo de projeto vem somar e qualificar estas práticas. “Esperamos que outras boas ideias como esta se projetem para fora da região central de Venâncio Aires e que se permitam conhecer os rincões da capital do chimarrão e fazer brilhar mais e mais os olhinhos de tanta gente”, disse Rosina.

O projeto já foi levado a 10 escolas do interior de Venâncio. Na quinta-feira, além da peça, os alunos e professores realizaram exame de visão por uma profissional da Ótica Lauro, um dos parceiros do projeto, bem como camisetas foram sorteadas entre os alunos em cada escola. Conforme Rosa, para fazer jus aos livros e camisetas, os alunos precisam declamar poemas, cantar ou lembrar nomes de autores de livro.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann
Foto: Alex Nicolini

Compartilhar

Candidatas da Soberana a Fenachim

Publicado em 12/09/2013 às 22h31

 

A Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo recebe inscrições de meninas interessadas em ser a sucessora de Letícia Wacholz, Juliana Böhn ou Litchele Jaeger na corte da Festa Nacional do Chimarrão. As inscrições para meninas entre 16 e 25 anos podem ser feitas até o próximo dia 23. A escolha das novas soberanas será no dia 1º de novembro, no ginásio poliesportivo, enquanto a 13ª edição da festa está confirmada para acontecer de 1º a 11 de maio de 2014.

Conforme regulamento do concurso, que está disponível no site venancioaires.rs.gov.br, poderão participar candidatas entre 16 e 25 anos, representantes de entidades, escolas, clubes de serviços, empresas ou associações. A candidata deve ter nacionalidade brasileira, residir em Venâncio Aires há pelo menos dois anos, mesmo que estude em outra cidade durante a semana, ser solteira e não ter filhos. Entre as novidades no concurso esse ano é que as provas escritas e de vídeo terão maior valorização e o público venâncio-airense também poderá participar da escolha através da internet.

As candidatas deverão apresentar, no ato da inscrição, ficha de inscrição preenchida, carteira de identidade, CPF, termo de compromisso, autorização do responsável (se menor de 18 anos), CNPJ e nome fantasia da empresa ou entidade que representa e, em caso de contrato de trabalho, uma declaração do empregador liberando a mesma para cumprir todos os compromissos relativos ao concurso e a festa.

 

 

 

Crédito: Daiana Nervo

Compartilhar

ESF Macedo divulga ações de saúde no desfile cívico

Publicado em 12/09/2013 às 22h24

 

 Equipe de Saúde da Família do bairro José Duarte de Macedo (ESF), juntamente com usuários do serviço, participaram do Desfile Cívico no último sábado, 7 de setembro. Na ocasião, a equipe divulgou algumas ações em saúde desenvolvidas pelo educandário e apresentou à comunidade venâncio-airense um mapa da área de abrangência da unidade.

Segundo a psicóloga residente do ESF Macedo, Pauline Schwarzbold da Silveira, o mapa é divido por microárea onde estão especificadas todas as casas das famílias cadastradas, as empresas e serviços públicos existentes nos bairros abrangidos pela ESF. Ele foi produzido pelas residentes de enfermagem, nutrição e psicologia da Escola de Saúde Pública (ESP/RS) que tem a unidade de saúde como seu campo de prática multiprofissional, em conjunto com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS).

“O mapa possibilita uma melhor visualização do território abrangido pela unidade, bem como facilita encontrar endereços e famílias que precisam ser contatadas”, explica a psicóloga. Além disso, algumas informações importantes como os usuários cadastrados no hiperdia, gestantes e crianças menores de dois anos estão identificados, facilitando a organização de novas ações de prevenção e promoção à saúde.

Também durante o desfile, as profissionais de saúde e usuários fizeram a distribuição da primeira edição do jornal “Informativo da ESF Macedo”, produzido a partir da ideia de que as famílias cadastradas tenham acesso à história da unidade (neste mês comemora seus 26 anos) e dos bairros em que moram, além de informações sobre as atividades que a unidade oferece. A proposta é que haja pelo menos uma edição do jornal por semestre. A jornal foi produzido pelas residentes, sendo apoiadas pela equipe e por pessoas da comunidade. “A equipe agradece a essas pessoas que auxiliaram na produção do jornal e aos usuários que aceitaram o convite e desfilaram no dia 7 de setembro”, conclui Pauline.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires

Compartilhar

Governador se empolga com possível investimento da XCMG no RS

Publicado em 12/09/2013 às 22h22

 

O prefeito Airton Artus participou de encontro nesta quinta-feira, 12, com o governador do Estado, Tarso Genro, em Porto Alegre. Na oportunidade, os dois debateram a viagem do prefeito à China e a missão gaúcha no país asiático. Ao lado dos secretários do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, e da Saúde, Ciro Simoni, Airton Artus entregou ao governador correspondência oficial da empresa chinesa XCMG para que o chefe do executivo estadual visite a empresa. O prefeito da Capital do Chimarrão falou do potencial de investimentos da multinacional chinesa e da possibilidade de atrair unidade fabril para o Estado. Ao sugerir a doação de área do atual presídio de Estância Nova para o investimento, o governador concordou de pronto e confirmou que deve visitar a região para confirmar o repasse da área nos próximos dias.

O encontro aconteceu no final da manhã, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.  Após ouvir relatos do prefeito com relação a China e a empresa, Tarso Genro recebeu correspondência oficial daquela que é a quarta fabricante mundial de máquinas pesadas para a construção civil. O governador empolgou-se com a possibilidade de investimentos no Estado e pediu mais informações ao prefeito, que levará catálogos e contatos da XCMG ao governo gaúcho na próxima semana. Tarso Genro está com viagem marcada à China no mês de novembro e busca incluir visita à empresa em sua agenda.

“Lembrei ao governador que, quando da decisão de construção do presídio fechado em Venâncio Aires, uma das reivindicações da comunidade era que a área anexa ao atual prédio do semiaberto pudesse ser disponibilizada para a efetivação de um Distrito Industrial. Quem sabe não esteja surgindo aí uma grande oportunidade para que Município e Estado deem uma resposta rápida e provem que é possível resolver o problema da segurança e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento”, destacou Artus após o encontro.

 

 

 

Crédito: Daiana Nervo
Foto: Caco Argemi - Estado

Compartilhar

Escolas municipais receberão kits de orientação bucal

Publicado em 12/09/2013 às 13h55

 

Durante encontro de odontólogos da rede municipal, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou o projeto vencedor do programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, desenvolvido pelo creme dental Colgate e que contemplou Venâncio Aires com 500 kits preventivos e de orientação à saúde bucal. A proposta da Capital do Chimarrão é desenvolver ação comemorativa ao Dia das Crianças, levando informação, profissionais e kits de escovação às escolas. Na primeira etapa, 500 alunos de 6 a 10 anos, estudantes de quatro escolas municipais, receberão o projeto.

Conforme a coordenadora de saúde bucal da Prefeitura, Sirlene Ramos, a proposta foi inscrita no site da Colgate e, em menos de 60 dias, o projeto venâncio-airense foi aprovado e os kits disponibilizados. Cada kit preventivo contém uma escova de dentes, um creme dental, sabonete e folhetos educativos e de prevenção às doenças da boca. As escolas selecionadas para receberem a ação no mês da criança são: Otto Brands, Benno Breuning, Odila Rosa Scherer e Coronel Thomaz Pereira. “Nesse dia nossos profissionais participarão voluntariamente das atividades nas escolas para levar palestras às crianças, orientações sobre a correta escovação e todo o tipo de prevenção”, explica Sirlene.

Integrante de um trabalho preventivo que o Município já desenvolve, o objetivo do programa é dar maior atenção e cuidados específicos aos alunos de zero a 10 anos de idade, período do início da formação dentária. O secretário municipal da Saúde, Celso Artus, acrescenta que, muitas vezes, o trabalho de prevenção não aparece à comunidade, mas tem mudado a realidade das novas gerações no que se refere à saúde bucal. “A prevenção reduziu consideravelmente problemas como dentes cariados, perdidos e obturados, considerados fator de risco para a saúde”, finaliza o secretário.

 

 

Crédito: Daiana Nervo

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd c05|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||