Notícias - Prefeitura

Tagima abre as portas de seu ônibus em Venâncio para incentivar

Publicado em 24/06/2016 às 14h24

foto A Capital Nacional do Chimarrão recebe, na próxima semana, a visita do projeto Tagima na Estrada. A passagem por Venâncio Aires do ônibus da renomada empresa de instrumentos musicais acontece na próxima terça-feira, 28, das 9h às 12h. Durante o período, o posto itinerante da fabricante paulista ficará estacionado em frente à Igreja Matriz, na Travessa São Sebastião Mártir. A visitação ao local se dará sem custos e será aberta a toda a comunidade.

O ônibus Tagima na Estrada vai dispor de toda a linha de guitarras e contrabaixos da empresa, bem como violões Memphis e baterias Nagano – ambas marcas afiliadas à Tagima. Os instrumentos estarão disponíveis para exposição e orientação dentro da unidade itinerante, sob orientação do corpo técnico da empresa, formado por músicos profissionais. A visita a Venâncio Aires faz parte da atual excursão do projeto por diversos municípios do Rio Grande do Sul.

O secretário municipal da Cultura, Esportes e Turismo, Thomás Lenz, saúda a visita do ônibus da Tagima como uma oportunidade de incentivar o gosto dos venâncio-airenses pela cultura. Lenz ressalta que as escolas municipais, estaduais e particulares estão convidadas a se fazerem presentes, mas que as visitações são abertas a toda a população interessada em música. “É uma oportunidade para que todos possam conhecer, de perto, instrumentos musicais de alta qualidade com tecnologia nacional, mas que são usados em espetáculos e gravações até mesmo no exterior”, ressalta.

A vinda do projeto Tagima na Estrada a Venâncio Aires foi viabilizada através de uma parceria, entre a Secretaria e o Centro Musical Kroth (CMK). A loja, pertencente ao empresário venâncio-airense Luciano Kroth, é sediada em Linha Travessa e é referência há mais de uma década na venda de instrumentos musicais e fabricação de equipamentos sonoros.

 

 

Créditos: Geferson Kern
Foto: Projeto Tagima na Estrada

Compartilhar

Inscrições encerradas para o programa Troca-Troca

Publicado em 23/06/2016 às 20h13

A Secretaria Municipal da Agricultura informa que estão encerradas as inscrições para o programa Troca-Troca – Safra de milho. O prazo de cadastro dos interessados iria até esta sexta-feira, 24, mas as encomendas se esgotaram já durante a tarde desta quinta-feira, 23.

 

 

Créditos: Geferson Kern

Compartilhar

ATIVIDADES NO INTERIOR - Projeto Esporte nos Distritos

Publicado em 23/06/2016 às 15h08

foto Desenvolvido em turnos opostos ao escolar, mais de 30 alunos da Escola Professora Helena Bohn compareceram no primeiro dia de atividades do projeto Esporte nos Distritos. Implantado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo com as escolas do interior, a primeira etapa acontece no ginásio e campo de futebol da AERT, em Vila Teresinha. Além do educandário local, o objetivo é atingir também alunos de outras localidades. As atividades ocorrem todas as terças-feiras.

Na última terça, pela manhã participaram 17 meninos e sete meninas. Já no turno da tarde participaram sete meninos. Segundo Julio Scheibler e Alef Oliveira, responsáveis por ministrar os treinos de futebol, algumas crianças mostraram timidez por ser o primeiro dia. Outros estavam bem contentes e já adaptados. “Foi um dia diferente e os alunos estavam muito empolgados em participar do projeto, prometendo comparecer todos os dias e convidar mais coleguinhas”, ressaltou Alef.

O segundo dia das atividades esportivas ocorre dia 28, em dois turnos, e a expectativa é de que mais crianças das localidades próximas venham participar. O projeto foi idealizado pela vereadora Cleiva Heck (PDT), quando responsável pela secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, e o objetivo é descentralizar, envolver as diversas comunidades e promover a prática esportiva, principalmente no interior. Além do futebol, a intenção é incentivar a prática de voleibol e atletismo.

 

 

Créditos: Rui Borgmann

Compartilhar

Farmácia Municipal de casa nova a partir desta segunda-feira

Publicado em 23/06/2016 às 15h05

foto A Farmácia Municipal de Venâncio Aires, mantida pela Secretaria Municipal da Saúde, atenderá em sede própria a partir desta segunda-feira, 27. Atualmente sediada no prédio do Centro Materno-Infantil, na rua Reinaldo Schmaedecke, a unidade passará a se situar na rua Visconde do Rio Branco, na mesma área em que estão localizados o próprio posto central e o Centro de Atendimento Psicossocial II (CAPS II). A mudança para o novo prédio se dará após dois anos de obras para a construção do local, que possui área construída de 315,78m² e demandou investimentos de R$ 384.035,48.

A transferência dos medicamentos da antiga para a nova sede ocorreu ao longo dos últimos dias. Neste fim de semana, haverá a finalização da montagem dos guichês de atendimento e do sistema de informática, responsável pelo compartilhamento de dados de toda a rede municipal de saúde. A montagem do novo espaço ocorreu de forma gradual, para que o atendimento à população não fosse prejudicado ou sofresse interrupção durante a mudança.

O farmacêutico responsável pela unidade, Luís Augusto Giehl, destaca que a mudança se fez necessária em virtude da crescente demanda de atendimento. Giehl estima que, atualmente, a Farmácia Municipal seja responsável por prestar, diariamente, até 300 atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O aumento da procura pelo serviço fez com que precisássemos de um espaço mais amplo, para depósito dos medicamentos e recepção ao público, o que atingimos agora com a mudança para o novo prédio”, avalia Giehl.

A secretária-adjunta da Saúde, Rosane da Rosa, assinala que a Farmácia Municipal é responsável pela distribuição gratuita, aos usuários da rede pública de saúde, de todos os medicamentos farmacêuticos básicos e fraldas geriátricas. O local ainda é o ponto para a retirada de medicamentos específicos cujo envio é de responsabilidade do Estado e da União, conforme as necessidades dos pacientes. O horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, vai das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Para marcar a mudança, um ato de inauguração oficial será realizado na manhã desta segunda-feira, às 10h.

 

 

Créditos: Geferson Kern
Foto: Daniela Ruppenthal

Compartilhar

SEMANA DA PÁTRIA Tema deste ano debate valores e realidade

Publicado em 23/06/2016 às 14h15

foto Chegada do Fogo Simbólico da Pátria ocorre na segunda quinzena de agostoA comissão organizadora responsável pela realização da Semana da Pária se reuniu quarta-feira, 22, para tratar da programação e da efetivação do desfile cívico. Em nível municipal, o tema definido para ser trabalhado na primeira semana de setembro é “Salve, Venâncio Aires, belo recanto do Brasil”. A frase foi definida após uma discussão entre os envolvidos de trabalhar e valorizar o município, principalmente através da rede de ensino.

“É aqui que tudo começa. Trabalhar e resgatar a nossa realidade é fundamental para exaltarmos o patriotismo local”, disse a vereadora Cleiva Heck, representante da Câmara de Vereadores. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e reuniu professores e membros da sociedade como Lions, Brigada Militar, Bombeiros, entre outros.

A ideia da proposta é valorizar a cidade e o hino do município. Dentro desse tema, as escolas de todas as redes de ensino (municipal, estadual e particular) irão trabalhar a produção de desenhos, para formar o folder de divulgação. Participam alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As produções poderão ser entregues até 8 de julho na Secretaria Municipal de Educação e após essa data serão selecionados os principais. A forma de escolha dos desenhos vencedores deve ser através de enquete na internet.

 

DESFILE CÍVICO

Em 2016, o desfile cívico está confirmado para o feriado nacional de 7 de setembro. A chegada do Fogo Simbólico da Pátria ocorre na segunda quinzena de agosto. Neste ano, o tema nacional estabelecido é o centenário da Liga de Defesa Nacional (Associação Cívico-Cultural Brasileira).

No Rio Grande do Sul, as homenagens em nível estadual estarão focadas no centenário da Academia de Polícia Militar e no cinquentenário do município de Cachoeirinha. O fogo chegará ao Estado no dia 14 de agosto, com solenidade de recepção às 11h, na Igreja Matriz da cidade de Cachoeirinha.

 

 

Créditos e Foto: Rui Borgmann

Compartilhar

Ministro da Agricultura afirma estar ao lado da cadeia

Publicado em 22/06/2016 às 20h25

foto Representantes do setor produtivo do tabaco e de outras Câmaras Setoriais participaram na tarde desta quarta-feira, 22, em Brasília, de reunião com o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi. Nomeado há menos de um mês pelo presidente em exercício, Michel Temer, o novo comandante do agronegócio nacional recebeu o grupo composto por prefeitos e líderes de entidades produtoras e da indústria. Ao ouvir um panorama agrícola e econômico do setor, de imediato Maggi se posicionou na defesa da produção e comercialização do tabaco. “A agricultura é o motor da economia do País e, por essa razão, tem um papel crucial na retomada do crescimento. O setor que está produzindo e gera riquezas precisa ser defendido”, destacou o ministro no encontro.

O prefeito de Venâncio Aires e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Airton Artus, participou da audiência intermediada pela senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP) e pelo deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP). De acordo com Artus, na pauta principal esteve a representação do setor na 7ª Conferência das Partes para o Controle do Tabaco (COP7). O grupo espera integrar a delegação oficial que debaterá a posição brasileira no evento que ocorre no mês de novembro, na Índia.

Outro tema foi solicitar apoio do ministro para mudança na resolução 4.483 do Banco Central, que restringe acesso ao crédito de Pronaf a produtores de tabaco que não comprovarem pelo menos 30% da receita da propriedade oriunda da diversificação. Apesar de argumentarem que 98% dos produtores de tabaco têm outra cultura na propriedade, essas não geram um valor comercial suficiente para comprovar a renda mínima exigida.

Ao final do encontro, o grupo saiu satisfeito com o posicionamento claro do novo ministro de apoio ao setor. “Acho que não vamos nos enganar. O ministro se mostrou prático e resolutivo no encaminhamento das nossas demandas”, finalizou Airton Artus.  

 

Créditos: Daiana Nervo;
Foto: Assessoria MAPA

Compartilhar

Comunidades do interior convocadas a agendar visitas da Unidade

Publicado em 22/06/2016 às 20h23

foto A Secretaria Municipal da Saúde está convocando as comunidades do interior a agendarem visitas da nova Unidade Móvel de Saúde da Prefeitura. O veículo, um micro-ônibus, que está em operação desde a última semana e é dotado de estrutura completa para atendimentos em saúde, foi adquirido para ampliar o atendimento aos moradores do interior venâncio-airense, que residem em localidades distantes das unidades de saúde de cada distrito. O planejamento inicial prevê que as visitas do posto itinerante de saúde a cada local aconteçam sempre aos sábados.

O agendamento deve ser feito por associações comunitárias, clubes de mães, escolas ou outras entidades de forma presencial, na própria Secretaria. A assessora Vera Tuppel explica que as solicitações devem acontecer desta forma para diagnosticar, com mais precisão, quais as demandas de atendimento da comunidade. Desta forma, é possível programar com precisão e antecedência a escala dos profissionais envolvidos, bem como qual será o foco de atuação durante a visita.

O secretário municipal da Saúde, Celso Artus, ressalta que a participação das comunidades é preponderante na organização das visitas da Unidade Móvel de Saúde. “Através deste contato direto com os moradores e os representantes das comunidades, poderemos ter um diagnóstico cada vez mais preciso e claro do que cada região do município necessita na área da saúde”, enfatiza Artus. “O veículo foi adquirido e equipado para que cada recanto do interior possa ser atendimento. O agendamento prévio é fundamental para organizamos um cronograma e prestarmos o atendimento mais qualificado possível a todos”, destaca o secretário.

A estreia da unidade aconteceu no último dia 18, em Linha Cipó, durante almoço de confraternização do Programa da Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). As comunidades interessadas em receber a visita do micro-ônibus devem procurar a Secretaria Municipal da Saúde, sediada no Anexo Administrativo da Prefeitura, na esquina das ruas Tiradentes e General Osório. O horário de atendimento ao público vai das 7h30min às 16h, sem fechar ao meio-dia.

 

UNIDADE COMPLETA

A nova Unidade Móvel da Saúde da Prefeitura é um micro-ônibus que dispõe de sala de exames e equipamentos básicos de consulta, como estetoscópio, medidor de pressão, termômetro, cadeira odontológica, esterilizadores, entre outros. O veículo é dotado de gerador próprio de energia e toldo de proteção para atendimentos externos. A possui equipe multidisciplinar destacada para atendimentos em saúde, com médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem e motorista.

 

Créditos: Geferson Kern
Foto: Daniela Ruppenthal

Compartilhar

Vereadora Ana Cláudia faz indicação de acompanhante

Publicado em 22/06/2016 às 15h06

foto A cada mês, aproximadamente 280 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, viajam de Venâncio Aires para Faxinal do Soturno, município referência no atendimento de oftalmologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São cerca de 50 pacientes em primeira consulta e 70 cirurgias, exames e retornos agendados pela Secretaria de Saúde da Capital do Chimarrão. Para garantir maior comodidade e segurança a esses pacientes e suas famílias, a vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) fez indicação de um acompanhante da Secretaria de Saúde nessas viagens.

O assunto foi tema de seu pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores na última segunda-feira, 20. Em seguida, a vereadora encaminhou pedido através de ofício ao secretário municipal da Saúde, Celso Artus, e ao prefeito Airton Artus. De acordo com Ana Cláudia, após relato de uma experiência familiar, ela resolveu fazer a indicação, pois muitos pacientes não têm acompanhantes para levar em horário comercial ou mesmo se sentem perdidos no Hospital de Faxinal do Soturno. “É um momento delicado, de fragilidade dessas pessoas, muitas carentes em busca desse atendimento. Acredito que podemos oferecer esse suporte através do acompanhamento de um profissional”, destaca.

O secretário Celso Artus concordou com a indicação da vereadora e comprometeu-se a destacar um funcionário da secretaria para o acompanhamento das viagens. Em média são seis ônibus lotados com 46 lugares que viajam mensalmente de Venâncio Aires para Faxinal do Soturno. Os procedimentos mais comuns são cirurgias de catarata, retina, clipterijo e glaucoma.

No município, o Posto de Saúde de referência em atendimento e procedimentos na área de oftalmologia é o Posto de Saúde Santa Tecla.

 

 

Créditos e Foto: Daiana Nervo

Compartilhar

Sala do Empreendedor vai oferecer visitas de orientação

Publicado em 22/06/2016 às 15h05

foto A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, através da Sala do Empreendedor, vai ofertar visitas de orientação nas micro e pequenas empresas e a microempreendedores individuais (MEIs). A medida é focada no incentivo à formalização e capacitação nos empreendimentos. A novidade vai causar mudança no atendimento da Sala, localizada na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Sete de Setembro. Já a partir desta semana, o local não abrirá às sextas-feiras. O expediente com atendimento ao público se dará de segundas a quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min.

Segundo o agente de desenvolvimento da Secretaria, Cristiano Kaufmann, as      visitas serão feitas a empresas que já encaminharam pedidos em busca da formalização, mas ainda aguardam o desfecho dos trâmites burocráticos. De acordo com Kaufmann, o processo de legalização gera muitas dúvidas, o que motivou a decisão de realizar visitas in loco, para esclarecer os procedimentos e acelerar o processo de formalização. Também serão acompanhadas empresas já estabelecidas formalmente, para verificar a evolução dos trabalhos e oferecer qualificações voltadas à gestão e outras demandas apresentadas pelos empresários.

A listagem das empresas que serão percorridas já está sendo finalizada, sob responsabilidade de Kaufmann e da também agente de desenvolvimento Marla Oliveira, que coordena a Sala do Empreendedor. A dupla, que atua diariamente no espaço, será responsável pela agenda semanal de visitações. “É uma iniciativa inédita em Venâncio Aires. Mais uma vez, o Município larga na frente, com esta estratégia de aproximar o poder público das empresas”, opina o agente de desenvolvimento. "Estamos aplicando ferramentas para que os empreendimentos se mantenham sólidos, sem risco de encerrar atividades por falta de orientação ou capacitação”, afirma.

O secretário Hélio Lawall entende a decisão de acompanhar de perto os procedimentos como uma forma de esclarecimento aos empresários. Lawall ressalta que a fiscalização orientadora representa o cumprimento de mais um dos capítulos constantes no Plano de Desenvolvimento Local (PDL) da Capital do Chimarrão. “Queremos fomentar o desenvolvimento de nossos empreendedores através da formalidade”, aponta o secretário. “A operação das empresas dentro da legalidade propicia melhores métodos de gestão e prospecção de novos negócios, beneficiando os próprios empresários e o Município, através da arrecadação revertida em prol de serviços à população”, encerra.

 

A SALA DO EMPREENDEDOR

Iniciada em 2012, a Sala do Empreendedor já foi responsável pela registro de mais de mil microempreendedores individuais. O serviço, que opera com apoio do Sebrae-RS, foi um dos primeiros ofertados à população dentro da implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em Venâncio Aires. Além de presencial, o contato pode ser feito pelo telefone 3983-1007 ou através do e-maildesenvolvimentoeconomicopmva@gmail.com.

 

 

Créditos e Foto: Geferson Kern

Compartilhar

Mais 25 quadras serão asfaltadas no bairro Santa Tecla

Publicado em 22/06/2016 às 15h03

foto “Acreditamos no empenho de toda essa equipe. Nossa região precisava muito dessa pavimentação e ela chegou”. Com essa manifestação, o morador do bairro Santa Tecla, empresário Hélio Rodrigues, falou ao público que assistiu ao ato de assinatura de contrato para pavimentação de mais 25 quadras no bairro mais populoso de Venâncio Aires. O ato aconteceu na tarde desta terça-feira, 21, na Prefeitura. No valor de R$ 4.206.973,43, a obra que beneficiará trechos das ruas Jacob Becker, Barão do Triunfo, Voluntários da Pátria, Renato Vicente Bürgel, Roberto Stertz Filho e Oswaldo Wachholz será realizada pela empresa Conpasul Construções e Serviços Ltda. A expectativa é que as máquinas iniciem o trabalho na região ainda nesta quarta-feira, 22.

Durante cerimônia de assinatura, o prefeito Airton Artus apresentou mapa das pavimentações já realizadas e contratadas para a cidade e o interior. Artus lembrou que poucos acreditavam em sua meta de pavimentar 400 quadras em oito anos. No entanto, já são mais de 60 quilômetros pavimentados, superando 600 quadras durante o seu mandato como prefeito.

Na oportunidade, o prefeito revelou que, apesar de dedicar atenção especial para a infraestrutura dos bairros, sentia-se em dívida com o centro da cidade, especialmente com as ruas castigadas por obras de saneamento e pavimentações antigas. Para tanto, Airton Artus anunciou nova etapa de recapeamento das ruas centrais. Depois de trechos da Tiradentes, Sete de Setembro e General Osório, que estão em obras, o prefeito revelou que o seguimento das pavimentações dessas ruas e o recapeamento da Jacob Becker.

Ao lado do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Ademar Melchior (PMDB), representantes da empresa Conpasul e secretários municipais, Artus agradeceu a compreensão dos vereadores na devolução de recursos de contrapartida e na austeridade fiscal adotada pelo Município para seguir realizando obras apesar da crise nacional.

Representante da Conpasul, Rodrigo Villa disse que, enquanto assinava-se o contrato de obra, um engenheiro da empresa já percorria o bairro Santa Tecla para programar o início dos trabalhos previsto já para essa quarta-feira, 22.

 

 

Créditos e Foto: Daiana Nervo

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||