Notícias - Prefeitura

Projeto pretende levar o chimarrão à sala de aula

Publicado em 09/08/2013 às 13h39

 

A Escola Alfredo Scherer, localizada no bairro Leopoldina, foi a primeira a receber o projeto piloto com aulas e informações por meio da Escola do Chimarrão. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, e o projeto é intitulado ‘Mateando nas Escolas’. O objetivo é fazer com que as crianças aprendam desde cedo a conviver com o chimarrão, seja no preparo, no hábito de degustar diariamente a bebida símbolo do município, conhecer as propriedades benéficas e por fim mostrar aos pais as várias formas de preparar o mate amargo.

Durante a última terça-feira, uma comitiva da Prefeitura foi conferir as ações da equipe da Escola do Chimarrão, que ensinou o preparo aos alunos no turno da manhã e à tarde as crianças participaram de um sorteio de brindes. O prefeito Airton Artus, o vice-prefeito Giovane Wickert e a vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira destacaram a bela iniciativa de levar a maior cultura de Venâncio Aires às escolas e comunidades.

O aluno do 7° ano B da escola Alfredo Scherer, Pablo Hermes, recebeu uma bomba de chimarrão de presente que foi entregue pelo prefeito Airton. O menino de 12 anos, juntamente com outras turmas, recebeu informações sobre os benefícios da erva-mate e à tarde colocou em prática ao responder três características nutricionais e medicinais ao se beber o chimarrão. “É benéfico para o coração, reduz a gordura corporal e também a diabetes”, salientou.

O diretor da Escola do Chimarrão, que percorre todo o Estado com um ônibus caracterizado e adaptado para o preparo e consumo da bebida, ressalta que este projeto tem como objetivo revelar às crianças, desde cedo, uma cultura tão antiga e ao mesmo tempo tão importante. “Os pais vão se impressionar com seus filhos como se faz um chimarrão e que este hábito não se perca”, reforça Pedro Schwengber. Ele acrescenta ainda que os gaúchos consomem mais de 100 litros de chimarrão por ano. “Já os venâncio-airenses certamente superam esta média”, diz.

A diretora da escola municipal Alfredo Scherer, Loiva Henica, diz que a iniciativa foi muito apreciada. Segundo ela, os alunos se mostraram receptivos e interagiram em vários momentos. “Eles foram estimulados e gostaram muito de aprender fazer o seu chimarrão. Foi um momento de grande integração”, destacou a diretora.

Para ser colocado em prática, este projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores para ser votado e quando aprovado será encaminhado a outras escolas e comunidades do Município. Para o mês de setembro, estão sendo programados mais dois eventos nas escolas municipais Cidade Nova e São Judas Tadeu. O vice-prefeito e secretário de Cultura, Esportes e Turismo acredita que não haverá empecilho quanto ao apoio pelos edis, que garantiria um aporte financeiro. Os próprios vereadores serão convidados a conferir o projeto na escola Cidade Nova.

“Esta primeira experiência foi muito boa. Os alunos trouxeram suas próprias cuias e bombas e a intenção é fazer com que ao chegar em casa o filho possa comparar com seus pais as formas de se preparar o chimarrão. Este é o encanto do projeto”, comemora Wickert. Ele finaliza evidenciando que a Escola do Chimarrão é um espaço muito valorizado fora de Venâncio Aires e que agora terá este potencial aproveitado e difundido à juventude através das escolas.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann
Foto: Rui Borgmann

 

 

Compartilhar

Venâncio Aires realiza 1º Seminário Regional de Carnaval

Publicado em 09/08/2013 às 13h38

 

Venâncio Aires prepara para o mês de setembro o 1º Seminário Regional de Carnaval dos vales do Taquari e Rio Pardo. O evento acontece no dia 14, no Parque Municipal do Chimarrão e reunirá as quatro escolas de samba do município, além de agremiações de cidades vizinhas. O assunto foi tratado na noite de terça-feira, 06, em reunião da secretaria municipal da Cultura, Esportes e Turismo com as escolas de samba da Capital do Chimarrão.  

A proposta do evento regional partiu do carnavalesco porto-alegrense, Sérgio Peixoto, que participou do encontro em Venâncio Aires. O objetivo é qualificar as agremiações que irão desfilar em 2014. Na oportunidade também foi debatido o regulamento do carnaval venâncio-airense do próximo ano. Nove quesitos devem formar os critérios de avaliação pelos jurados e estão divididos em: Comissão de Frente; Mestre Sala e Porta Bandeira; Samba Enredo; Porta Estandarte; Bateria; Harmonia Musical; Fantasia; Alegoria e Adereços e também Tema Enredo.

O vice-prefeito e secretário municipal da Cultura, Esportes e Turismo, Giovane Wickert lembra que, mensalmente, as escolas de samba se reúnem para planejar o carnaval de 2014. Ele revela ainda que deverá ocorrer no mês de novembro a escolha das novas soberanas e do rei momo do próximo carnaval. A programação deve ocorrer no centro da cidade. Poderão se candidatar a rei momo, homens a partir dos 21 anos de idade. Já para Rainha e Princesas, foi aberta a possibilidade de as escolhidas já terem filhos, diferente dos anos anteriores. As candidatas deverão ter mais de 15 anos.

 

 

Crédito: Daiana Nervo
Foto: Daiana Nervo

 

Compartilhar

Cerimônia vai marcar saída das cavalgadas no próximo sábado

Publicado em 09/08/2013 às 13h35

 

A partir das 9h da manhã do próximo sábado, 10 de agosto, uma cerimonia em frente à Igreja Matriz São Sebastião Mártir irá reunir representantes de nove entidades tradicionalistas gaúchas de Venâncio Aires que, neste ano, buscarão centelhas da Chama Crioula da Semana Farroupilha, no município de General Câmara. O encontro, que contará com a presença do prefeito Airton Artus, marca também a saída da cavalgada oficial do CTG Erva-Mate. Além do Erva-Mate, nos próximos dias partem cavalgadas do CTG Parceria Campeira e do PTG Machry. Os CTGs Lenço Branco, Pousada do Capão, CPF Terra de um Povo, Chaleira Preta, Piquete Cavaleiros da Estrada e CTG Querências da Mata também buscarão centelhas em General Câmara, porém mais próximo da semana Farroupilha, no mês de setembro.

 

 

Crédito: Daiana Nervo

 Foto: Arquivo do Guia Venâncio

 

Compartilhar

Dois conselhos são empossados em Venâncio Aires

Publicado em 08/08/2013 às 11h57

 

Em um momento festivo que reuniu entidades assistenciais de Venâncio Aires, conselheiros municipais e autoridades, foi empossada na manhã desta quarta-feira, 07, a diretoria de dois Conselhos Municipais ligados à secretaria municipal da Habitação e Desenvolvimento Social. Vera Wacholz assumiu a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e Antoniete Frólio é a nova presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas). A cerimonia de posse aconteceu no 5º andar do Centro Administrativo da Alliance One.

Durante um café da manhã que apresentou aos participantes a rede de assistência social mantida pelo município através das parcerias com entidades, órgãos assistenciais, clubes de serviços e organizações não governamentais, a posse dos novos conselheiros aconteceu na presença do prefeito Airton Artus.

Criado em novembro de 1991, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tem entre as suas funções definir a política de promoção, atendimento e defesa da infância e da adolescência em Venâncio Aires. Também deve fiscalizar as ações, captar recursos, apreciar e deliberar a respeito de auxílios ou benefícios a serem concedidos, desenvolvendo ações integradas de proteção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. A nova presidente Vera Wacholz ressaltou em sua fala o objetivo de realizar um trabalho conjunto voltado à juventude. Para ela, as crianças estão bem protegidas pelos programas governamentais, enquanto muitos jovens vivem o desvio das drogas. Ela assume tendo Claidir Trindade como vice-presidente, Moises Bica de Assunção como secretário e Edson Ortiz como tesoureiro.

Já o Conselho Municipal de Assistência Social foi criado em outubro de 1995 e tem como funções opinar sobre o planejamento e a execução das políticas de Assistência Social no município de Venâncio Aires. O conselho deve manifestar-se quanto à adoção de metas prioritárias dos programas, fixar critérios de aplicação dos recursos do Fundo Municipal e atuar com vistas a melhorar a assistência prestada aos mais necessitados. A nova presidente, Antoniete Frólio, destacou os desafios de presidir um conselho de tamanha importância e conclamou os conselheiros e toda a sociedade a não se omitirem nessa hora. Ela assume tendo Lucia Wagner como vice-presidente, Ana Paula Bittencourt como primeira-secretária e Edgar Freitas como tesoureiro.

O prefeito Airton Artus, ao saudar os novos conselheiros, destacou a importância do trabalho social desenvolvido em parceria no município com entidades e clubes de serviços. Segundo ele, não há ninguém que necessite de auxílio com alimentos, roupas ou abrigo que não seja atendido. O prefeito colocou ainda sua equipe à disposição dos conselhos para somar nesse trabalho tão importante de atenção ao público mais vulnerável.

 

 

Crédito: Daiana Nervo
Foto: Daiana Nervo

 

 

Compartilhar

Sarau cultural dos pais na biblioteca

Publicado em 07/08/2013 às 00h15

 

A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo promove sexta-feira, 9, às 19h30, na Biblioteca Pública, um sarau cultural em homenagem ao Dia dos Pais, que ocorre domingo. Toda a comunidade está convidada para se apresentar ou apenas assistir as atrações.

Entre elas estão apresentações musicais com Éder e Ester com seu pai Saul Zart, alunos do Centro Social Urbano, além de histórias contadas pela bibliotecária Rosaria Garcia Costa.

“É um momento para os pais e filhos compartilharem juntos um momento cultural no Sarau dos Pais”, convida Rosaria. A Biblioteca municipal está localizada na Rua Osvaldo Aranha, 515.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann

 

 

Compartilhar

Asfalto no bairro Coronel Brito fica pronto até o fim do mês

Publicado em 06/08/2013 às 23h59

 

O prefeito Airton Artus e a vereadora líder de governo, Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) visitaram no fim de semana as obras de pavimentação do bairro Coronel Brito. Após a etapa de alargamento das ruas, canalização pluvial e esgotamento sanitário, a empresa Conpasul Construções e Serviços trabalha na etapa final de colocação do asfalto. Conforme os responsáveis pela obra, as 58 quadras previstas para serem pavimentadas estarão completamente asfaltadas até o final do mês de agosto.

Integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), a obra no Coronel Brito tem investimento de aproximadamente R$ 7,1 milhões e contempla 14 ruas do bairro, além de cinco corredores de ônibus e nove ruas adjacentes. Além de asfalto, o projeto contempla aproximadamente seis quilômetros de nova rede de água e drenagem em ambos os lados da via, calçadas e obras complementares de acessibilidade ao transporte urbano. “Já é possível perceber a mudança que está acontecendo por aqui. Enquanto muitos imaginavam que esta obra paralisaria após as eleições, estamos aqui para garantir que não. Ela segue e em ritmo acelerado e deve encerrar antes do prazo”, relata o prefeito.

As ruas contempladas nesta etapa da obra são trechos da José Mathias Spies, Melvin Jones, Paul Hares, Augusto Hansel, Gastão Guedes, Professor Antônio Luiz da Silva, Maria Machado Kronbauer, Neli Fernandes Borba, Beno Reinaldo Feix, Conde D’eu, Duque de Caxias, Treze de Maio, Quinze de Novembro e Senador Pinheiro Machado.

Airton Artus acrescenta que a próxima etapa é negociar com a Caixa Econômica Federal a alteração no projeto das calçadas, conforme nova lei de parcelamento do solo proposta pelo Município. “Já está acertado e falta apenas os documentos finais para a redução de 1/3 na largura das calçadas, tanto no bairro Coronel Brito como nas obras dos bairros Leopoldina e Cidade Nova. Nossa proposta é deixar um recuo de um metro a partir do meio-fio que permita a permeabilidade do solo e uma economia significativa de recursos. Com isso podemos contemplar mais alguns trechos que ficaram sem pavimentação nesse projeto”, destaca.

Com a finalização das obras de asfaltamento, a empresa Conpasul espera decisão final da Caixa Federal para a confecção das calçadas. O objetivo é iniciar até o fim do mês a calçada na parte alta da cidade e, em seguida, contemplar o bairro Coronel Brito. O prefeito Airton Artus completa, no entanto, que particulares que quiserem construir a própria calçada poderão fazê-lo.

 

 

Crédito:Daiana Nervo

Foto: Tiago Quintana

 

 

Compartilhar

Escola Benno Breunig sediou conferência escolar Infanto-juvenil

Publicado em 06/08/2013 às 23h55

 

Na noite desta segunda-feira, foi realizada a 1ª Conferência Escolar pelo Meio Ambiente, na EMEF Benno Breunig. Na oportunidade, alunos e professores de cada instituição escolar apresentaram os projetos de educação ambiental, escolha dos dois delegados que representarão o educandário nas demais etapas e também a escolha da comissão de meio ambiente e qualidade de vida.

O objetivo é fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino e a participação da comunidade escolar na construção de políticas públicas de educação e de meio ambiente. A Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.

O projeto a ser inscrito pela Benno Breunig é "Resgatando valores, promovemos a vida com sustentabilidade", o qual busca conscientizar a importância do uso racional da água, através da captação da água das chuvas com a cisterna. Os alunos delegados são Mônica Luiza Seidel e Eriê Luana Coutinho Hermes, ambas do 8º ano. A próxima escola que sedia a conferência será definida pela Secretaria Municipal de Educação.

 

Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA)

PROFESSORAS - Carine Isabel Reis e Silvania Inês de Carvalho.

ALUNAS: Mônica Luiza Seidel, Eriê Luana Coutinho Hermes, Amanda Hickmann Rodrigues.

MÃES: Claudete dos Santos, Elisabeth Schuster, Vera Wachholtz e Marlei Luisa Gollmann.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann

 

 

Compartilhar

Consulta Popular começa hoje

Publicado em 06/08/2013 às 08h19

 

A Administração Municipal de Venâncio Aires e o Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) procuram a mobilização da Capital do Chimarrão para a votação da Consulta Popular desta terça e quarta-feira (6 e 7 de agosto). Com votação pela internet através do site www.participa.rs.gov.br e também por cédulas de papel no dia 7, Venâncio Aires precisa do percentual mínimo de 10% dos eleitores locais (aproximadamente 5 mil e 200 votos) para participar do rateio de recursos. Para 15 municípios do Vale do Rio Pardo serão destinados R$ 5.94 milhões para projetos eleitos pela população. Além disso, o município busca mostrar mobilização popular em prol do projeto PAC dos Frigoríficos, que busca a pavimentação de acessos aos quatro principais frigoríficos da cidade.

Em 2013 a cédula de votação está dividida em três partes. Na primeira parte estão 15 projetos que contemplam sete áreas temáticas. Nesta, o eleitor deve marcar quatro projetos, sendo que os campos 3, 4 e 8 contemplam diretamente o município com recursos. Já a parte 2 da cédula apresenta os projetos estruturantes regionais. No total de cinco projetos, o eleitor deve marcar dois. Os campos 21 e 22 da cédula contemplam Venâncio Aires. Já a parte três integra uma Consulta Pública que o Governo do Estado faz com relação à Reforma Política e deve ser respondido conforme a opinião pessoal.  

Na quarta-feira, 07, Venâncio Aires terá 52 urnas disponíveis para a votação, sendo 32 fixas e 20 urnas volantes (conforme quadro em anexo). Estão aptos a votar todos os maiores de 16 anos portadores do título de eleitor ou carteira de identidade.

 

 

Crédito: Daiana Nervo

 

Compartilhar

Prefeito designa comissão para comandar a 13ª Fenachim

Publicado em 06/08/2013 às 08h17

 

Faltando aproximadamente nove meses para a 13ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) e ainda sem presidente definido, o prefeito Airton Artus anunciou nesta segunda-feira, 05, que uma comissão liderada por quatro pessoas comandará o evento que acontece de 1º a 11 de maio de 2014, em Venâncio Aires. O vice-prefeito Giovane Wickert; o secretário da Saúde Celso Artus; o secretário de Desenvolvimento Econômico Hélio Lawall e o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Ronald Artus irão liderar as comissões que começam a ser definidas a partir desta semana. A Associação das Entidades Comunitárias de Venâncio Aires (Assecom) será a entidade mantenedora e o Moto Clube (Mocva) a entidade parceira operacional.

Airton Artus detalhou sua decisão para a imprensa local e ressaltou que é preciso trabalhar com antecipação na organização da festa. Segundo o prefeito, sua meta era ter o presidente definido até o mês de julho, mas como isso não foi possível, ele começou a elaborar a ideia de uma comissão. Artus ressaltou a experiência dos nomes envolvidos e o entrosamento entre eles, que já trabalharam em edições anteriores da Fenachim e atuam juntos na Administração Municipal.

Conforme o organograma divulgado pelo prefeito, Giovane Wickert coordenará o social; Celso Artus o financeiro; Hélio Lawall o comercial e Ronald Artus a infraestrutura. O grupo de coordenadores espera se reunir ainda nesta semana para iniciar os preparativos. O baile de escolha das novas soberanas acontece no mês de novembro.  

 

 

Crédito: Daiana Nervo
Foto: Daiana Nervo

 

 

Compartilhar

Alunos dos cursos de qualificação recebem certificados

Publicado em 06/08/2013 às 08h13

 

A comissão do Plano Municipal de Capacitação Profissional e Empresarial, vinculada à Administração Municipal de Venâncio Aires, promoveu na última sexta-feira a formatura de 193 alunos capacitados no primeiro semestre deste ano através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Plano Municipal de Capacitação. Além destes, dois cursos do Plano Municipal, realizados no primeiro semestre deste ano, também realizou a formatura. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores com a participação de alunos e familiares.

Esta formatura refere-se à primeira etapa do programa, que este ano oferece em torno de 1.600 vagas de qualificação profissional através de parcerias com escolas como Senai, Senac e IFSul. Receberam seus diplomas os alunos formados nos cursos de Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial (IFSul), Soldador no Processo Eletrodo Revestido de Aço Carbono e Aço Baixa Liga (IFSul), Soldador no Processo MIG/MAG (Senai), Montador e Reparador de Computadores (Senai), Auxiliar Administrativo (Senai), Desenhista Mecânico (Senai), Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (Senai), Montador e Reparador de Computadores (Senai), Comunicação, Feedback e Liderança (Senai) e Básico em Fotografia Digital (Cristian Frantz).

O prefeito Airton Artus ressaltou a importância do ato, que qualifica dezenas de trabalhadores aptos a ganhar um incremento no seu salário e quem sabe até melhorar a qualidade de vida das suas famílias. O secretário de Desenvolvimento Econômico Hélio Lawall destaca que a meta é chegar a 5 mil pessoas atingidas com cursos de capacitação gratuitos no município, garantindo assim um salto na qualificação da mão de obra local, o que é capaz de diferenciar Venâncio Aires na atração de investimentos.

Além do prefeito e do secretário estiveram presentes os integrantes da comissão do Plano Municipal de Capacitação Profissional e Empresarial, Deizimara Souza, Emerson Elói Henrique e Cristiano Kaufmann. Representando o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do RS, esteve presente a ex-prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes, e também a vereadora e interlocutora do Pronatec no Município, Ana Cláudia do Amaral Teixeira.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann
Foto: Daiana Nervo

 

 

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd c05|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||