Notícias - Prefeitura

Patrimônio Imaterial será reconhecido pela Sec. Cultura

Publicado em 02/09/2014 às 17h45

 A exemplo do que aconteceu com a Orquestra Municipal de Venâncio Aires, que recentemente foi reconhecida como patrimônio imaterial da cidade, a Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo encaminha nos próximos dias, para análise da Câmara de Vereadores, novos projetos para reconhecimento oficial de patrimônios artísticos locais. Para preservar o patrimônio material e imaterial, resguardando bens, documentos, acervos, artefatos, vestígios e sítios, assim como as atividades técnicas, saberes e linguagens, devem ser transformadas em patrimônio imaterial de Venâncio Aires a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), as invernadas artísticas e o canto coral.

Em audiência com o prefeito Airton Artus, o secretário da Cultura, Irleu Lucas Ferreira, destacou que o reconhecimento é uma importante ferramenta para a arte local, permitindo a preservação histórica, o cultivo da memória e dos testemunhos locais. “Além disso, o reconhecimento como patrimônio imaterial facilitará aos nossos artistas buscar recursos financeiros em diversas fontes existentes, como a Lei de Incentivo a Cultura e Lei Rouanet”, destaca o secretário.

Para o futuro, novos projetos de lei serão encaminhados para contemplar a arte local. O objetivo é a criação do Programa Permanente de Proteção e Conservação do Patrimônio Imaterial do Município de Venâncio Aires. “De maneira inédita, a Secretaria da Cultura, Esportes e Turismo passa a reconhecer os artistas que representam à cultura local. Mas além do reconhecimento pelo seu valor cultural, a proposta inclui Venâncio Aires em novos patamares na busca por recursos estaduais e federais”, acrescenta o prefeito Airton Artus.

 

O que é Patrimônio Imaterial?

Patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível) é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

 

Crédito: Daiana Nervo
Fotos: Daiana Nervo

Compartilhar

Palestra e show com Luís Fernando Veríssimo irá marca abertura

Publicado em 02/09/2014 às 17h35

 A presença do escritor Luís Fernando Veríssimo é o grande atrativo da abertura da 15ª edição da Feira do Livro de Venâncio Aires, que acontece nesta terça-feira, 2, no Pavilhão São Sebastião Mártir. O autor porto-alegrense é o patrono da Feira e estará presente a partir das 18h, quando concederá entrevista coletiva. Ele participa da abertura oficial às 19h e palestra ao público às 20h. Em seguida, Veríssimo encerrará sua passagem pelo município mostrando seus dotes musicais com a banda Jazz 6, onde toca saxofone.

A noite de abertura da Feira terá como ato inicial o Encontro dos escritores de Venâncio Aires, às 18h, no estande da Associação Amigos do Cemuc e jornal Folha do Mate. O momento será uma confraternização com todos que são naturais ou residentes no município e já tenham publicado obras de cunho literário, as quais estarão disponíveos para o público. Às 19h, haverá o início das atividades dos espaços institucionais, Espaço Café, Espaço Kids + Leitura e Rádio Feira do Livro, além do início da comercialização nas 10 livrarias presentes. Outro atrativo é a cerimônia de entrega da premiação do 6º Concurso Literário Municipal, com entrega de medalhas e troféus a 21 participantes.

A 15ª Feira do Livro acontece no Pavilhão São Sebastião Mártir até o próximo sábado, 6, com entrada franca ao  público. As atividades ao longo de cinco dias de programação incluem espetáculos teatrais, palestras, exposições, oficinas, contação de histórias e apresentações de talentos locais. A temática neste ano foi escolhida através de concurso, vencido pela estudante Laura Kist de Macedo, que sugeriu a frase “A leitura é a arte de criar sonhos e a magia de construir um mundo sustentável”. O evento é uma realização conjunta do Sesc e Administração Municipal.

 

O PATRONO

Natural de Porto Alegre, Luís Fernando Veríssimo é praticante da literatura desde a adolescência e escreveu seu primeiro livro, O Popular, em 1973. Aos 77 anos, já escreveu mais de 60 títulos ao longo da carreira, com destaque para crônicas e textos de humor e abordando aspectos da vida cotidiana. Uma das mais famosas obras do filho do também escritor Érico Veríssimo é “O Analista de Bagé”, lançado em 1981 e que retrata um psicanalista que mistura os conceitos de Sigmund Freud com um estereótipo caricato da personalidade do bajeense.

Os textos de Veríssimo, além dos livros, já ganharam as páginas de jornais e revistas de todo o país. Em meados dos anos 90, a série de contos “Comédias da Vida Privada” chegou a ser adaptada para a TV, com roteiros de Jorge Furtado e direção de Guel Arraes. Outra criação de grande sucesso do escritor é a personagem Velhinha de Taubaté, surgida em 1983 e que satirizava o governo militar do país.

 

Crédito: Geferson Kern
Fotos: Guga Marques – Comunicação Social/Grupo CEEE

Compartilhar

Mutirão retira 5 ton. de lixo e entulhos do arroio Castelhano

Publicado em 02/09/2014 às 17h32

Membros da Administração Municipal de Venâncio Aires, Defesa Civil e coordenadores dos Núcleos de Defesa Civil Comunitária (Nudecs) acordaram cedo na manhã de sábado, 30, para uma ação de socorro ao arroio Castelhano. Integrando o plano de prevenção a novas enchentes, o grupo atuou na limpeza das margens do arroio recolhendo lixo e entulhos trazidos pela enxurrada do último dia 29 de junho. Em três horas de ação, aproximadamente cinco toneladas de lixo foram recolhidas. A ação segue nessa segunda-feira, 1º, com uma empresa contratada para o corte e recolhimento de galhos que impedem a passagem natural das águas no arroio.

O principal manancial do município, responsável por abastecer com água toda a cidade, também sofre com o depósito irregular de lixo e esgoto. O resultado é um arroio que transborda em grandes chuvas, alagando lavouras, moradias e empresas da parte baixa da Capital do Chimarrão. Para minimizar esses efeitos, a Administração Municipal anunciou medidas em conjunto com os moradores da região. Além de contratar estudo técnico para impactos hidrológicos, foram realizadas 200 horas de serviço de dragagem no arroio e o mutirão de limpeza.

Para o mutirão, os voluntários se dividiram em duas frentes. Um dos grupos se dedicou ao recolhimento de lixo próximo ao acesso à Linha Grão-Pará, com a concentração a partir da academia ao ar livre. A outra frente atuou nas proximidades do leito no bairro Battisti, com o ponto de encontro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro.

O prefeito Airton Artus reuniu os voluntários na concentração e agradeceu a todos que dedicaram um pouco do seu tempo ao trabalho de limpeza do arroio. “Muitos não moram por aqui e nem são prejudicados pelas cheias, mas estão aqui pensando no próximo e por uma consciência ecológica. Queremos que essas ações se tornem constantes e, a cada mutirão, mais e mais pessoas participem”, destacou.

A coordenadora da Defesa Civil, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, ressaltou que muito lixo foi encontrado às margens do arroio que não foi arrastado pela enchente. “Sofás, garrafas, roupas e animais mortos são depositados no Castelhano sem o menor pudor. É decepcionante o que se encontra depositado neste arroio”, declarou. Maquinários da Secretaria Municipal da Infraestrutura e Serviços Públicos e o efetivo do Corpo de Bombeiros local participaram da ação. Três caminhões-caçamba lotados de entulho foram retirados do arroio e levado ao aterro sanitário de Minas do Leão.

 

Crédito: Daiana Nervo
Fotos: Daiana Nervo / Rui Borgmann

Compartilhar

Sementes de milho Troca-Troca podem ser retiradas até sexta

Publicado em 02/09/2014 às 17h30

A Secretaria Municipal de Agricultura comunica que a distribuição das sementes de milho do Programa Troca-Troca segue até a próxima sexta-feira, 05 de setembro. O estoque é válido para os agricultores que já realizaram a inscrição anterior e, para a retirada, basta levar o contrato. Estão disponíveis aproximadamente 1.200 sacos de sementes. Na próxima semana, as sementes não retiradas serão repassadas para agricultores mesmo sem inscrição. A Secretaria de Agricultura de Venâncio Aires atende na esquina das ruas Osvaldo Aranha com Sete de Setembro, das 7h30 às 16h30.

 

 

Crédito: Daiana Nervo

Compartilhar

Deveres de cidadãos são lembrados na abertura, Semana da Pátria

Publicado em 02/09/2014 às 17h28

Com o tema “Na família aprendemos a ser”, Venâncio Aires abriu na manhã desta segunda-feira, 1º, a programação oficial da Semana da Pátria no município. O ato, na Praça da Matriz, reuniu autoridades, escolas e homenageados das 48 entidades locais que confirmaram presença no desfile cívico do próximo dia 7 de setembro. Com o hasteamento das bandeiras e acendimento da pira oficial da Pátria, a cerimonia contou com apresentações artísticas, homenagens aos alunos que ilustraram o folder da programação e discursos que ressaltaram o sentido do civismo e do amor ao Brasil.

 Das mãos do prefeito Airton Artus, a pira oficial da Pátria foi acesa e marcou o início da solenidade de abertura da Semana da Pátria. Ao lado de autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário, Airton Artus hasteou a bandeira nacional e ressaltou os deveres de cada brasileiro para com o lugar onde vive, seu trabalho, a família e a Pátria. “Hoje vivemos exigindo direitos, seja dos governantes ou das pessoas que vivem conosco. Mas o que estamos fazendo com os nossos deveres? Será que estamos cumprindo bem nosso papel como cidadão?”, questionou.

A secretária municipal de Educação, Rosange Lehmen de Moraes, lembrou dos temas que guiam a programação da Semana da Pátria, especialmente no Município, e ressaltou a importância da família. “A perfeição de uma família não está em não ter problemas, mas em tentar, todos os dias, resolver os seus problemas”, enfatizou.

A solenidade foi marcada ainda pela apresentação dos homenageados em âmbito municipal e pelas participações do coral da Melhor Idade e de alunos da Escola Municipal Benno Breuning. A programação de abertura da Semana da Pátria será complementada nesta segunda-feira, 1º, com hora cívica, às 20h, na Câmara de Vereadores.

As atividades de homenagem à Independência do Brasil se prolongarão por toda a semana, com cerimônias de hora cívica e recepção ao fogo simbólico até a sexta-feira, 5, nos turnos manhã e tarde, envolvendo diversas escolas da cidade e do interior. Na terça-feira, 2, haverá o painel “Na família aprendemos a ser...”, às 19h30min, na Câmara de Vereadores, com apresentação da professora Alice Theis, do radialista José Raimundo Kuhn e da psicóloga Daniela Graef. Já na sexta-feira, o Lions Clube Melvin Jones realizará pedágio cívico/beneficente entre 15h e 18h.

A programação culminará com o tradicional desfile cívico no domingo, 7, a partir das 8h, ao longo da rua Osvaldo Aranha. O desfile terá a presença de 48 entidades do município, entre órgãos públicos, entidades assistenciais, escolas e clubes de serviço. Como complemento, o distrito de Vila Mariante realizará seu desfile cívico próprio na comunidade. A programação será no dia 13 de setembro, a partir das 9h.

Em nível municipal, a Semana da Pátria conta com a temática “Na família, aprendemos a ser” e cada entidade terá homenageados a livre escolha. No Estado, a temática é “Meu jeito de ser brasileiro”, com homenagem ao cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, cuja morte completa 40 anos em 2014. Em nível nacional, a temática das comemorações patrióticas é “Amazônia – Patrimônio brasileiro”.

 

 

Crédito: Daiana Nervo
Fotos: Daiana Nervo

Compartilhar

Secretaria da Cultura abre inscrições para o 15º Canto da Viola

Publicado em 02/09/2014 às 17h24

 A Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo já está recebendo inscrições para a 15ª edição do Canto da Viola e 6º Festival de Música Sertaneja, para jovens de 6 a 12 anos. Os eventos acontecem no próximo dia 3 de outubro, no ginásio de esportes de Linha Herval. As inscrições são grátis e devem ser feitas até o dia 22 de setembro na própria Secretaria ou no mercado da Rose em Linha Herval.

Para o Canto da Viola, serão aceitas inscrições de duplas ou trios, que podem executar uma música do estilo sertanejo cada e utilizar viola, violão ou acordeon. No festival para as crianças, serão aceitas também inscrições individuais e uso de qualquer tipo de acompanhamento, inclusive playback. Para se inscrever, cada integrante da categoria adulta deverá vender 10 ingressos, enquanto os inscritos para a competição infantil tem compromisso de vender 5 ingressos, sempre ao valor de R$ 5.

A comissão julgadora elegerá os vencedores com base nos critérios Afinação e Dicção, Ritmo, Interpretação e Harmonia. No Canto da Viola, a premiação na categoria Profissional será de R$ 300 para o vencedor, R$ 250 para o segundo colocado e R$ 200 para o terceiro. Na categoria Amador, o campeão leva R$ 200, o vice fica com R$ 150 e o terceiro ganhará R$ 100. Para a infantil, o primeiro lugar vale R$ 100, com premiação de R$ 75 para o segundo e R$ 50 para o terceiro colocado.

 

Crédito: Geferson Kern
Fotos: Rui Borgmann

Compartilhar

Condurb elege nova diretoria nesta hoje

Publicado em 12/08/2014 às 10h03

O Conselho Muncipal de Desenvolvimento Urbano (Condurb) elege nova diretoria nesta terça-feira, 12, a partir das 14h, na Sala de Reuniões da Prefeitura. O órgão reúne representantes de Secretarias Municipais como de Infraestrutura e Serviços Públicos, Planejamento, Meio Ambiente, Sindicato da Construção Civil e Mobiliário, Caciva, Asseava, OAB, AES Sul, Corsan, entre outros. O engenheiro Lúcio Konzen é o atual presidente do Condurb e o servidor da Secretaria de Obras, José Agnes, o secretário.

Este conselho é um órgão de assessoramento do governo para assuntos de interesse urbanístico. A nova diretoria exercerá mandato de dois anos e é composto por dez membros titulares e dez suplentes. Entre as atribuições está a de auxiliar a Administração Municipal na elaboração do novo Plano Diretor, buscando um crescimento sustentável na ocupação de áreas urbanas e rurais de Venâncio Aires.

Destacado pelo prefeito Airton Artus como estratégico para a atual filosofia da Administração Municipal, o Conselho de Desenvolvimento Urbano serve para auxiliar num estudo complexo de adequação do Plano Diretor. Além disso, o objetivo é colocar em prática um amplo projeto de mobilidade urbana. Para isso, além de exaltar a importância dos profissionais empossados, o prefeito ressalta o respaldo político que eles terão nas decisões do Conselho.

'É o momento de pensar Venâncio Aires para o futuro e encarar alguns problemas históricos. Um desafio será estabelecer regras para construção de prédios bonitos no centro da cidade, expandir novas vias capazes de suportar o crescimento urbano e modernizar nossa cidade de forma ordenada', destaca o chefe do Executivo.

Conforme lei, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano emitir pareceres sobre leis, planos, programas e projetos relativos ao desenvolvimento urbano do município; manifestar-se sobre todos os projetos de loteamentos nas zonas urbanas e rurais; zelar pela eliminação de barreiras físicas e urbanísticas para pessoas deficientes; interpretar de maneira exata e garantir a aplicação do Plano Diretor; preservar o meio ambiente e o patrimônio histórico e cultural; além de promover a realização de estudos relativos à área urbana.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires

Compartilhar

Três escolas definem classificados no Festival de Música

Publicado em 12/08/2014 às 09h45

 Mais três escolas de Venâncio Aires realizaram na última semana suas etapas classificatórias da 4ª edição do Festival Estudantil de Música. Os eventos aconteceram nas escolas Dois Irmãos, no bairro Aviação, Cristiano Bencke, de Centro Linha Brasil, e Gaspar Silveira Martins, localizada no centro da cidade. Os vencedores em cada categoria obtiveram vaga na finalíssima do Festival, marcada para outubro.

O secretário municipal adjunto da Cultura, Esportes e Turismo, Saul Zart, destacou que cada etapa ocorreu com presença expressiva de público. “Tivemos uma grata surpresa, por exemplo, na etapa da escola Dois Irmãos”, destaca. “Em plena noite fria e chuvosa de quinta-feira, o auditório estava lotado para assistir aos talentos que se apresentaram”, assinala.

Zart também destacou a boa média de inscritos, que tem girado em torno de 15 estudantes por eliminatória. “Na escola Dois Irmãos, tivemos uma bela disputa na categoria EJA, com três competidores de altíssimo nível”, conta. “Ficamos gratificados em ver gente que assumiu o compromisso de completar seus estudos ainda se dedicar com boa qualidade técnica para o segmento cultural”, finaliza.

As próximas etapas do Festival Estudantil de Música acontecem nesta semana. Nesta terça-feira, 12, a eliminatória será na escola Mariante, a partir das 13h30min. No sábado, 16, o evento vai para a escola Cônego Albino Juchem, com início da mostra de talentos às 8h.

 

 

CLASSIFICADOS DAS ÚLTIMAS ETAPAS:

Escola Dois Irmãos (dia 07/08)

  • 1º a 5º ano – Carina Padilha Ferreira;
  • 6º a 8º ano – Carolina Hausen de Macedo
  • EJA – Jonas Marques Maciel

 

Escola Cristiano Bencke (08/08)

  • 1º a 5º ano – Adriano Kroth (representando a Escola São Pedro)
  • 6º a 8º ano – Camila Inês Bencke

 

Escola Gaspar (11/08)

  • 6º a 8º ano – Luís Antonio Klock

 

Crédito: Geferson Kern
Fotos: Willian Oliveira

Compartilhar

Conferência discute os direitos das pessoas com deficiência

Publicado em 12/08/2014 às 09h43

O plenário da Câmara de Vereadores sedia no próximo dia 21, a partir das 13h30min, a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro ocorrerá “A implementação das deliberações das conferências estaduais dos direitos das pessoas com deficiência já realizadas no Rio Grande do Sul”. A reunião é voltada a portadores de deficiência física de qualquer natureza e aberta a toda a comunidade. A promoção é do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O foco do evento será o debate em torno de seis eixos temáticos que dizem respeito aos direitos dos deficientes: inclusão social, educação, saúde, trabalho, comunicação e turismo, esporte e lazer. As demandas levantadas em cada uma destas áreas no município serão levadas por um grupo de delegados a serem escolhidos no evento para a Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, marcada para setembro em Santa Cruz do Sul.

 

Crédito: Geferson Kern

Compartilhar

Encontro define formação do Conselho Municipal do Esporte

Publicado em 11/08/2014 às 11h16

 A Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo realiza na próxima semana encontro para definir a formação do Conselho Municipal do Esporte. A reunião acontece no Grêmio Sete de Setembro, a partir das 19h30min da terça-feira, 12. O órgão terá como função apresentar e discutir projetos na área esportiva e estabelecer as diretrizes da Política Municipal do Esporte, bem como emitir pareceres a respeito do uso das verbas do Fundo Municipal de Fomento ao Esporte.

O encontro é voltado a toda a comunidade esportiva de Venâncio Aires, o que inclui atletas, técnicos, dirigentes de clubes e associações e a imprensa. Serão escolhidos 15 membros titulares e 15 suplentes. Cada conselheiro receberá um mandato de dois anos para participar das discussões. Do grupo, sairá o presidente do Conselho, o qual será definido num prazo de até 30 dias após a formação do grupo.

O coordenador de Esportes da Secretaria, Henrique Silva, enfatiza que a reunião será o momento de integrar a população às decisões ligadas a tudo que acontece no meio esportivo local. “O Conselho tem justamente essa finalidade: fazer com que a população contribua com as políticas públicas direcionadas ao esporte dentro do município”, assinala.

 

Segmentos que serão representados no Conselho Municipal do Esporte:

  • *Ligas esportivas
  • *Federações amadoras
  • *Atletas
  • *Clubes e sociedades
  • *Associações de moradores
  • *Professores de educação física
  • *Grêmios estudantis
  • *Entidades de pessoas com deficiência
  • *Imprensa
  • *Secretarias municipais de Cultura, Esportivas e Turismo, Educação e Habitação e Desenvolvimento Social

 

Crédito: Geferson Kern
Fotos: Geferson Kern

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd c05|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||