Notícias - Prefeitura

Educação Infantil abre 53 novas vagas

Publicado em 29/06/2013 às 03h00

 

O Conselho Municipal de Educação de Venâncio Aires aprovou na última quarta-feira, 26, alterações referentes ao número de crianças atendidas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Venâncio Aires. O aumento do número de alunos atendidos por professor em alguns níveis permitirá o ingresso imediato de 53 novas crianças, a partir da próxima segunda-feira, 1º, nas 11 escolas da rede. A mudança sugerida pela Secretaria Municipal de Educação é mais uma medida que visa reduzir o déficit de vagas na Educação Infantil Municipal.

Conforme a secretária de Educação de Venâncio Aires, Rosange Lehmen de Moraes, com base na medida aprovada nesta semana, a expectativa é que, a médio prazo, 85 novas vagas sejam criadas para crianças de zero a cinco anos. “O Conselho de Educação tomou uma decisão responsável e comprometida com o atual momento da educação infantil”, analisa.

A secretária explica que a comunidade pode ficar tranquila porque não haverá prejuízo com o acréscimo de crianças nas turmas. Ela diz que as escolas estão preparadas para atender essa nova demanda e o espaço físico disponível será respeitado. A secretária destaca ainda que a Administração Municipal nomeou nos últimos quatro anos 75 monitores e 52 novos professores de educação infantil, todos com 30 horas.

Além destas contratações, mais um grupo está sendo chamado através de edital. Serão mais dois agentes escolares, um monitor e cinco professores de educação infantil. Nesta sexta-feira, 28, foi encaminhado à Câmara de Vereadores um pedido de criação de mais nove cargos de professor de educação infantil que serão nomeados em julho. “Com essa demanda de professores vamos garantir qualidade no atendimento e no aprendizado de nossas crianças”, conclui Rosange.

O prefeito Airton Artus lembra que a Administração Municipal, sob acompanhamento do Poder Judiciário e Ministério Público, tem trabalhado incansavelmente para ampliar a oferta de vagas na Educação Infantil. Além de colocar em funcionamento duas novas Emeis, a Prefeitura está construindo mais duas unidades e ampliou ou reformou as estruturas existentes. Um programa de incentivo fiscal às escolas particulares também foi lançado recentemente para aumentar o número de vagas na rede privada. “Somando isso a investimentos no plano de carreira dos funcionários, pretendemos em breve zerar a fila de espera nas escolas de educação infantil do município”, finaliza Artus.



O QUE SERÁ ALTERADO NAS ESCOLAS INFANTIS

Nível 1B – Idade de um ano a um ano, 11 meses e 29 dias passa de cinco para seis crianças atendidas por professor.

Nível 2 – De dois anos a dois anos, 11 meses e 29 dias passa de oito para nove crianças por professor.

Pré -A - Alunos de quatro anos a cinco anos incompletos passa de 18 para 20 crianças por professor.

PERMANECE INALTERADO

Nível 1A: até 11 meses e 29 dias – cinco crianças por professor.

Pré B - Agrega alunos de cinco anos a seis anos incompletos. Nessa condição, são 20 crianças por professor.

Nível 3 – Crianças de três anos a três anos 11 meses e 29 dias – 10 crianças por professor.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Crédito: Rui Borgmann e Daiana Nervo
Foto: Marcelle Pick - Emei Santa Tecla

 

 

 

Compartilhar

Conferência Intermunicipal de Cultura acontece próxima semana

Publicado em 29/06/2013 às 02h58

 

A Administração Municipal de Venâncio Aires, através da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo, promove na próxima quarta-feira, 03, a 1ª Conferência Intermunicipal e 2ª Conferência Municipal da Cultura. O evento, na Câmara Municipal de Vereadores, inicia às 12h 30, com a participação dos municípios de Venâncio Aires, Passo do Sobrado e Mato Leitão.

Segundo a coordenadora de cultura da Capital do Chimarrão, Luce Carmen Mayer, a conferência é uma estância de participação social cujo objetivo é institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, controle e gestão de uma determinada política ou de um conjunto de políticas públicas na área cultural. Para tanto, toda a comunidade dos três municípios está convidada a participar.  

Na oportunidade, além de empossar o novo Conselho Municipal de Cultura de Venâncio Aires, acontece a 2ª Conferência Municipal, um outro espaço de discussão comunitária que será oferecido para a construção de uma nova política cultural para Venâncio Aires. O tema geral da conferência da próxima semana é “Uma política de estado para a cultura – desafios do Sistema Nacional de Cultura”.


PROGRAMAÇÃO:

12h30 - Credenciamento

13h30 - abertura com a presença das autoridades e apresentação artística de Passo do Sobrado

Aprovação do Regimento Interno da conferencia

14h - Painel sobre a Temática da conferencia com José Carlos Martins- Presidente do CODIC/ FAMURS

14h 45 - Eixos temáticos  Carla Pinheiro – consultora da UNESCO/ Ministério da Cultura

16h - Intervalo com apresentação do grupo de danças árabes de Mato Leitão

16h15 - Trabalho de grupos por eixos temáticos

17h30 - Plenária

18h - Apresentação artística – Venâncio Aires

18h30 – Eleição dos delegados para conferencia estadual.

19h - Encerramento

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Crédito: Marcelle Pick

 

 

Compartilhar

Ferru’s inaugura novas instalações nesta sexta-feira

Publicado em 28/06/2013 às 15h31

 

A empresa venâncio-airense Ferru's inaugura nesta sexta-feira, 28, suas novas instalações localizadas no Distrito Industrial. Em três terrenos doados pelo município, a empresa construiu um pavilhão de 2.725 m² para ampliar a produção e também a oferta de vagas. Atualmente a empresa conta com 70 funcionários, todos já atuando no novo local.

De propriedade de Paulo César Vogt e Eberson Mohler, a empresa trabalha na fabricação de móveis para escritórios. O prefeito Airton Artus e o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall, confirmaram presença no evento desta noite, na sede social da empresa, no intuito de conhecer as novas instalações.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann

 

 

Compartilhar

Schmidt busca apoio para instalação de IGP em Lajeado

Publicado em 28/06/2013 às 12h26

 

Na última segunda-feira, 24, o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, e o vice Giovane Wickert receberam o prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt. O chefe do Executivo vizinho buscava apoio da Capital do Chimarrão para a instalação do Instituto Geral de Perícias (IGP) em Lajeado. Apesar de manifestações dos órgãos policiais que reivindicam a instalação em Venâncio Aires, Airton Artus destacou que é importante apoiar a região e Lajeado corre na frente com área disponível e projeto já encaminhado.

Durante visita à Prefeitura de Venâncio Aires, Schmidt lembrou que a articulação em prol do IGP já fora iniciada por ele como deputado estadual, em 2012. Após o resultado da eleição municipal, quando se elegeu prefeito, segundo ele, as tratativas avançaram. Por sua vez, Airton Artus destacou que Venâncio Aires não será obstáculo da iniciativa e que, pela proximidade dos municípios, esta estrutura deverá servir também a Venâncio. “A população dos vales do Rio Pardo e Taquari já chega a 700 mil pessoas e é consenso a necessidade de atração deste órgão para a região. Neste sentido, os municípios devem ser parceiros para se fortalecerem”, acrescenta Airton Artus.

O prefeito de Lajeado manifestou que a atitude da administração Artus e Wickert demonstra respeito a movimentos já feitos, somando-se a uma lógica de companheirismo e boa vizinhança em prol de avanços que se constituem em aspirações comunitárias.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Crédito: Daiana Nervo
Foto: Daiana Nervo

 

Compartilhar

Crianças do PIM em clima de São João

Publicado em 28/06/2013 às 12h23

 

Na tarde desta, quinta-feira 27, o Primeira Infância Melhor (PIM), programa administrado pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, realizou sua festa de São João no ginásio do bairro Gressler. Na oportunidade, as crianças puderam se divertir no pula-pula, na pescaria e ainda se deliciar com pipoca, algodão-doce e maçã do amor.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Crédito: Marcelle Pick
Foto: Marcelle Pick

 

 

Compartilhar

Prefeitura recomenda boas práticas de destinação de galhos

Publicado em 28/06/2013 às 12h19

 

 

Nas últimas semanas o assunto em voga no município está sendo o destino correto de entulhos oriundo de obras e material proveniente de podas e da limpeza de pátios, que vinha sendo acumulado em frente às residências. A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) sugere boas práticas que podem ser úteis à comunidade. Algumas ações foram repassadas pela bióloga Gabriela Graef e fiscal do meio ambiente Carin Gomes.

Uma das alternativas para não precisar contratar uma empresa de entulhos, por exemplo, é reaproveitar os galhos e folhas provenientes de podas no próprio pátio servindo de adubo. Já os galhos maiores podem ser utilizados para queimar em fogões a lenha ou lareira, que no inverno são muito bem-vindos ou mesmo num churrasco. “Todo o material resultante da limpeza de jardins é material orgânico, que se decompõe facilmente e pode ser utilizado de diversas formas”, diz Carin.

A Semma recomenda também diminuir o número de podas durante o ano, já que os meses indicados são de junho a agosto. Caso haja um acúmulo muito grande de galhos uma opção é combinar com os vizinhos para dividir o custo de um container. Gabriela diz que o caminhão de lixo pode receber folhas e galhos, mas sempre acondicionados em sacos. Outra forma de dar o destino certo ao material orgânico é criar uma espécie de composteira caseira ou até mesmo deixar a grama, folhas e pequenos galhos em torno de árvores nos fundos da residência ou terreno. “A matéria orgânica vai se decompor e servir de alimento para a planta”, explica Gabriela.

A respeito dos materiais de demolição, estes não precisam ser encaminhados para aterro e podem ser aproveitados na própria reforma, como forma de decoração, por exemplo. Já o que não pode mais ser reutilizado aí sim deve ser encaminhado para um destino licenciado. Duas empresas do Município estão habilitadas para dar destino correto aos resíduos. Mais informações pelo fone 3983-1034 ou e-mail meioambiente@venancioaires.rs.gov.br.

Exemplo de destino de galhos e material orgânico

A diarista e moradora da Rua Silveira Martins, Ilse Renz, diz que reaproveita todo o material orgânico, folhas e galhos que sobra de sua casa. Natural da localidade de Monte Belo, interior do município, está há 24 anos na cidade, porém não perdeu o hábito interiorano. “Minha filha diz que nós viemos da colônia, mas a colônia veio junto conosco”, conta.

Ilse e o marido Clicério cuidam de quatro terrenos próximos à residência onde moram. Ali mantém limpo e cultivam diversos produtos nas horas vagas e no fim de semana. Nas hortas plantam praticamente tudo o que consomem. Alface, repolho, beterraba, aipim, feijão, alho, cebola, rabanete, milho e moranguinho são alguns produtos cultivados com adubo natural. São cascas, folhas, restos de frutas, pequenos galhos, grama, tudo aproveitado na horta. O que vai para o lixo é só material seco. “Nada de orgânico vai para o lixo, reaproveitamos como adubo”, explica.

O resultado da contribuição do material orgânico pode ser visto na cozinha onde Ilse mostra as conservas que ela mesma prepara. São dezenas de vidros enfileirados sobre os armários com pepino, beterraba, feijão de vagem, doces e um freezer lotado de aipim pré-cozido descascado. “Temos conserva para o ano inteiro. Sobra ainda para os vizinhos e parentes próximos”, conclui.

 

COMO FAZER UMA COMPOSTEIRA EM CASA (adubo natural)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente finaliza, repassando dicas de como pode ser feita uma composteira, para quem tem ou pensa em criar uma horta em casa. A composteira pode ser feita de tijolos, pedras, recipientes plásticos ou em valas. A compostagem é um processo aeróbio, ou seja, necessita de ar, por isso o local deve ter vários furos ou o material ser aberto semanalmente, permitindo a entrada do ar, pois assim não haverá mau cheiro e nem vetores. A composteira pode receber cascas de frutas, legumes, verduras, erva-mate, borra e filtro de café, saquinhos de chá, folhas do pátio, restos de poda e corte de grama.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires
Crédito: Rui Borgmann
Foto: Rui Borgmann

 

Compartilhar

QUALIFICAÇÃO DOS DEBATES É DESTAQUE NA CONAE INTERMUNICIPAL

Publicado em 27/06/2013 às 18h19

 

A qualidade dos debates marcou a Etapa Intermunicipal da Conferência Nacional de Educação – Conae 2014, realizada durante todo o dia de quinta-feira, 20 de junho, no auditório central da Unisc, em Santa Cruz do Sul. No encontro estiveram delegações de 18 municípios. Venâncio Aires foi representado por 25 delegados que, integrados aos 450 participantes, pensaram a proposta central da CONAE 2014 – O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação.

A Conferência, pela manhã, teve a participação da professora Márcia Adriana Carvalho, ex-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação/RS. Ela falou sobre O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. A coordenação dos trabalhos esteve a cargo da professora Rejane Henn, coordenadora da Etapa Intermunicipal da Conae. 

Os delegados presentes discutiram sete eixos temáticos do documento referência da CONAE 2014 que tratou questões como o a organização e estruturação do Plano Nacional de Educação e do Sistema Nacional de Educação; Educação e Diversidade; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável; Qualidade na Educação; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais de Educação e, no último eixo, o Financiamento da Educação.

Depois de debatidos estes temas nos sete grupos em separado, houve a plenária que discutiu e aprovou modificações a serem levadas e discutidas na CONAE Estadual, que acontece no mês de outubro, em Porto Alegre. Para esta etapa da Conferência Nacional, Venâncio Aires estará representado por 05 delegados titulares: Caroline Madeiros de Campos, Alice Theis, Rosange Lehmen de Moraes, Joice Gassen e André Henckes. Também foram eleitos 04 delegados suplentes: Kátia Berro, Érica Franck, Júlia Vian e Émerson Henrique.

Durante os trabalhos da conferência o grupo de Venâncio Aires ficou responsável pela coordenação dos trabalhos do Eixo IV que discutiu Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. Foi o eixo com maior participação na CONAE Intermunicipal e a coordenação esteve sob responsabilidade dos professores integrantes da Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação  Alice Theis, Cláudia Lourenço da Luz e João Batista Gomes.  A secretaria de Educação de Venâncio Aires esteve envolvida em todo o processo de organização e discussão da CONAE  possibilitando a participação democrática e representativa.

 QUALIDADE – Ao avaliar a CONAE Intermunicipal a secretária de Educação, professora Rosange Lehmen de Moraes destacou a qualidade dos debates realizados em Santa Cruz do Sul. Acrescentou ainda que os participantes, em sua maioria, estavam preparados para o debate e discussão democrática a respeito da educação no país.

 

Créditos e Foto: Secretaria da Educação de Venâncio Aires 

 

 

Compartilhar

Promoções culturais animam noites do fim de semana

Publicado em 27/06/2013 às 18h14

 

Promovido pela Secretaria de Cultura do Município, com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, dois eventos foram realizados neste final de semana. Na sexta-feira à noite, no bar La Confraria, o cantor argentino Lucio Yanel se apresentou. Também mostraram suas habilidades musicais na voz e violão Saul Zart e João Filipe de Azeredo.

Já na noite de sábado, o ginásio da Comunidade Santa Ana, no bairro Dietrich, recebeu a apresentação do grupo Cultura de Dança. Os eventos fazem parte do 2º Festival Itinerante da Cultura Popular, reunindo um grande número de jovens. Estes projetos culturais percorrem diferentes municípios do Rio Grande do Sul e tem a programação baseada em shows gratuitos de talentos locais, música instrumental, dança e teatro. Não há cobrança de ingresso.

 

Créditos e Fotos: Rui Borgamann 

 

 

Compartilhar

Boas práticas agrícolas em discussão com agricultores

Publicado em 27/06/2013 às 18h12

 

Nesta sexta-feira, 28, a partir das 19h, tendo por local a Sede dos Motoristas, será realizado um treinamento para agricultores. O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Afubra e Emater.

Na pauta estarão boas práticas agrícolas em geral, como armazenamento, transporte, uso correto de EPI, cuidados no preparo da calda, cuidados na aplicação, destinação correta de embalagens vazias, tríplice lavagem, classificação toxicológica, tecnologia de aplicação e utilização de EPI.

Aspectos ambientais, de segurança e primeiros socorros no uso do herbicida Paraquat também serão discutidos. Haverá palestra do engenheiro agrônomo Róbson Greguer. Será oferecido jantar aos participantes, além de certificado aos presentes no seminário.

 

Créditos: Rui Borgmann

 

 

Compartilhar

Galinhada é gravada passo a passo em vídeo promocional

Publicado em 25/06/2013 às 09h37

 

Cozinheiros especializados na preparação da galinhada venâncio-airense, Asuir Silberchlag e Veláudio Haupt lideraram na última sexta-feira, 21, a gravação de um vídeo passo a passo com a preparação do prato típico da cidade. O vídeo integra aula-show que a Capital do Chimarrão prepara para o 1º Festival de Gastronomia do Rio Grande do Sul, que começa nesta terça-feira, 25, e segue até 30 de junho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Venâncio Aires participará do festival com a apresentação do prato típico e também através da sua bebida-símbolo: a Escola do Chimarrão integra o espaço venâncio-airense no festival.

Gravado por Fernanda Bergmann, da OPS Produtora, e supervisionado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o vídeo teve como cenário o salão de eventos Machry. Na oportunidade, a galinhada foi preparada com a medida para 20 pessoas, a mesma receita que será levada à aula-show. Em Esteio, a apresentação venâncio-airense está agendada para as 14h da próxima quinta-feira, 27, no auditório 1. Na oportunidade, pelo menos 150 pessoas, entre críticos de gastronomia, organizadores do festival e autoridades devem provar a galinhada.

O objetivo do festival é mostrar e valorizar a culinária gaúcha por meio dos produtos do estado. O resgate de hábitos alimentares e pratos característicos de todas as regiões procura valorizar as etnias e evidenciar a cultura do Rio Grande do Sul. Chefes de gastronomia de todo o país e também do exterior estão confirmados para o evento.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Crédito: Daiana Nervo
Foto: Daiana Nervo

 

 

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwR|left show tsN fwR|c05|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd c05|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|||