Notícias - Prefeitura

Junta Militar atualiza a sua agenda de setembro

Publicado em 17/09/2019 às 08h21

A Junta Militar informa que no dia 24 de setembro, a partir das 8h no Parque do Chimarrão, haverá uma solenidade coletiva de Juramento à Bandeira para os jovens já dispensados do Serviço Militar. O Coordenador da Junta Militar, o bombeiro Benildo Soares, informa que todos deverão se apresentar no local de calça jeans, camiseta branca.

 
Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório
Compartilhar

Escola José Duarte de Macedo define dupla de alunos para a final do Palco do Saber

Publicado em 16/09/2019 às 10h30

Promover a busca pelo conhecimento e o interesse dos alunos da rede pública pelo seu próprio crescimento, estimulando jovens que se encontram em processo de formação educacional no desenvolvimento do espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão junto à promoção e a integração entre estudantes das diversas escolas do município. Esta é parte das intenções propostas pela pelo Palco do Saber!

Na manhã de ontem, 12, na Escola Municipal José Duarte de Macedo aconteceu mais uma fase eliminatória dentro das escolas de Venâncio Aires, onde mais dois alunos garantiram classificação para a grande final do município. O Prefeito Giovane Wickert esteve na seletiva e entregou a medalha para a dupla finalista que representará a instituição de ensino e reafirmou a importância da participação.

De acordo com a Secretaria de Educação, ainda tem mais duas seletivas para classificar outras duas duplas. As etapas acontecem nos dias 19 de setembro, na Escola Benno Breuning e dia 29 de outubro, na Escola Dom Pedro II. A grande final acontece no dia 21 de novembro, às 8h30min., na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório

Compartilhar

Prefeitura realiza novos reparos e melhorias em vias urbanas

Publicado em 16/09/2019 às 10h29

Dentre os diversos pontos mapeados pela Prefeitura e recebidos através dos canais de acesso junto a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP), algumas notificações receberam nesta semana nova colocação de material. Em vistoria realizada ontem, 12, o Prefeito Giovane Wickert e o Secretário Renato Gollmann, estiveram nos trechos onde as equipes da SISP trabalharam.

No Loteamento Müller, no bairro Santa Tecla, por exemplo, além de limpeza em todo o bairro, foi colocado material e rejeito asfáltico na Rua Henrique Guilherme Uhlmann e na Rua Ricardo Theodoro Pliz, cargas de brita fina, assim como, em outras vias também. As equipes atuaram também na Vila Rica, Loteamento Marjan, Benoni e em alguns pontos do bairro Brands.

 
Fonte: PVMA
Créditos e foto: Leandro Osório
Compartilhar

Gestores visitam espaço da UTI Neonatal

Publicado em 16/09/2019 às 10h26

O Município atua fortemente na Campanha Envolva-se pró UTI Neonatal para o Hospital São Sebastião Mártir. A iniciativa, lançada no dia 28 de dezembro do ano passado, ganhou na largada o apoio do Deputado Heitor Schuch que garantiu a emenda de R$1 milhão. Hoje, 13, o Parlamentar esteve em agenda na Capital do Chimarrão e acompanhado do Prefeito Giovane Wickert esteve no Hospital visitando a área.

O local de 500 metros quadrados foi apresentado para Schuch pelo Presidente do Hospital Luciano Spies e por membros da diretoria e da Associação pró-UTI. A parte física existente aguarda o início dos trabalhos de adaptação para a instalação da Unidade. Além de visitar o espaço e debater com eles sobre as campanhas e o apoio da comunidade, que vem ajudando o grupo para garantir recursos suficientes para a implantação, o Deputado esteve no setor de Nefrologia do hospital.

Da casa de saúde, o grupo que ainda contou com a participação do Secretário de Saúde em exercício, Eleno Stertz, seguiu para uma visita ao Campus do IFSUL onde debateram com o Diretor Cristian Conceição a situação das escolas técnicas no País e ainda conheceram os projetos e as atuações do Instituto. Ao final da agenda, o Prefeito aproveitou para levar Schuch na comunidade de Linha Sapé para ele verificar a obra de asfaltamento da localidade. O Deputado articulou junto ao Daer a liberação do convênio e a realização da obra tão sonhada pela comunidade. 

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Adriene Antunes 

Compartilhar

Obras Corsan: Presidente da Companhia vem à Venâncio Aires

Publicado em 13/09/2019 às 17h13

As obras de esgotamento sanitário são fundamentais para todos os Municípios e uma questão ambiental importante. Porém, os problemas ocasionados geram transtornos e queixas em todas comunidades. Não é um caso isolado em Venâncio Aires, porém as demandas locais e a decisão do Prefeito Giovane Wickert de não mais liberar abertura de valas das terceirizadas da Corsan movimentou a Companhia fazendo com que o Diretor-Presidente Roberto Correa Barbuti faça pessoalmente uma visita à cidade.

O encontro entre o Gestor e o Presidente da Corsan será no próximo dia, 27. Wickert definiu por isso nesta semana quando esteve reunido com uma equipe técnica da estatal que contou com e presença do Coordenador Regional José Roberto Ceolin Epstein. Depois de debaterem sobre a insatisfação do Município com a finalização das obras, o grupo liderado por Wickert visitou as principais ruas com problemas. O Prefeito reforçou com Epstein a decisão de não mais permitir que a Corsan inicia novas frentes de trabalho.

Wickert entende e reafirmou ao Coordenador a preocupação ambiental e a necessidade do esgotamento, porém, defendeu que uma melhoria não justifica a geração de problemas em outras melhorias, como é o caso de ruas por onde as equipes passaram e que não deixaram as pistas em boas condições de tráfego como eram. “Sabemos que Venâncio Aires é um dos poucos Municípios que estão de portas abertas para a Corsan fazer o trabalho que tem que ser feito e sabemos também que muitos outros gestores não permitem as obras devido ao desgaste que as mesmas ocasionam com a população. Aqui defendemos sim o esgotamento sanitário, porém queremos também que as nossas ruas fiquem com as mesmas condições que estavam antes de serem abertas as valas”, disse.

A Corsan segue com todos os próximos trechos de obras travados e as equipes das terceirizadas trabalham apenas nos locais já abertos e no retrabalho de melhorar as ruas que eles já haviam consideradas prontas. Para que novas ruas sejam liberadas pelo Município, o Prefeito quer que a Companhia apresente um cronograma claro de trabalho com roteiros também das equipes de limpeza para amenizar os problemas como a poeira. Além disso, as ruas que não foram aprovadas pela Prefeitura deverão estar arrumadas para que haja a liberação de novas obras.

As condições do Município serão a base do encontro de Wickert com o Presidente. Barbuti estará às 14h no Gabinete do Gestor para uma reunião e fará após visitas aos locais mais prejudicados. A ideia é que boa parte das ruas exigidas pelo Município para serem melhoradas, já estejam com a recomposição pronta para a vistoria do Presidente. Wickert vai aproveitar o encontro para debater com o Gestor da Corsan sobre um aporte da Companhia para que seja feito uma capa asfáltica em trechos de maiores fluxos e que apresentam problemas na pavimentação depois das obras do esgotamento.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: Leandro Osório

Compartilhar

9º Festival Estudantil de Música apresenta finalistas

Publicado em 13/09/2019 às 08h36

Sobre a música, disse o poeta Mário Quintana, “Eu ouço música... de saber que existe um mundo do outro mundo”. Depois de realizadas as quatro etapas classificatórias nas escolas municipais, a Secretaria de Cultura e Esportes de Venâncio Aires apresenta a relação final de instituições que avançam para a fase final do 9º Festival Estudantil de Música:

Escola: EEEM Cônego Albino Juchen
Anos iniciais: Ana Lívia
Anos Finais: Maria Eduarda Wagner
Ensino Médio/EJA: Eduarda Ferreira
Bandas: Banda Redenção

Escola: EEEF Cristiano Bencke, de Centro Linha Brasil
Anos iniciais: Djonathan Petersen e Tiago Bohn
Anos Finais: Guilherme Rodrigues


Escola: EEEM Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro
Anos iniciais: Lunara Lopes de Melo
Anos Finais: Geovana Beatriz Winck
Ensino Médio/EJA: Josiane Laís Schweickart


Escola: EEEF Frida Reckziegel, de Vila Palanque
Anos iniciais: Luis Felipe Scherer Câmara
Anos Finais: Gabriela Lord G. Santos
Ensino Médio/ EJA: Liliane Vitória Schweickart

De acordo com o calendário proposto, as próximas etapas acontecem no dia 24 de setembro, no IFSul, e dia 9 de outubro na EEEM Mariante. A grande final, acontecerá no dia 10 de outubro, às 19h em local ainda à definir pela organização do evento.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório

Compartilhar

A cultura sertaneja nos festivais de música do interior de Venâncio

Publicado em 12/09/2019 às 17h08

Do solo dedilhado na viola campeira ao estribilho cantado a cultura sertaneja atravessa estados e mostra-se presente nos quatro cantos do país. Na Capital Nacional do Chimarrão não é diferente. Estão abertas as inscrições para o 20° Canto da Viola: Festival de Música Sertaneja Raiz e 11° Festival de Música Sertaneja de 6 a 12 anos.

Os festivais acontecem no dia 4 de outubro, a partir das 20h, no Ginásio de Esportes Santa Luzia, de Linha Herval. Os interessados em participar do evento tem até o dia 2 de outubro para se inscrever de forma gratuita.

Cada candidato poderá participar de, no máximo, dois grupos distintos, na mesma categoria. Podem participar cantores de forma individual, em duplas ou trios nas três categorias. Os cantores individuais poderão fazer apenas uma apresentação. De acordo com o regulamento, só serão aceitas músicas sertanejas de raiz, exceto na categoria infantil. A música deve ser na língua portuguesa e de autoria brasileira. A idade mínima na categoria amadora e profissional é de 13 anos e, na categoria infantil, a idade mínima é seis anos.

Conforme o Assessor da Secretaria de Cultura Saul Zart, o objetivo é fazer um grande evento para marcar os 20 anos do festival e fixar o valor cultural que resgata a tradição dos cantores de roda de viola e violão, tradicionais nos interiores do Brasil, assim como, no município e, em especial, na Linha Herval. Mais informações pelo telefone 3983-1038 ou no mercado da Rose, em Linha Herval. Zart destaca ainda que além das apresentações dos participantes dos festivais, haverá a apresentação da Orquestra de Violões e Flautas de Venâncio Aires e da Orquestra de Violas de Sapiranga.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório

Compartilhar

Primeira sessão do projeto “O cinema vai à Escola” reúne alunos em Linha Canto do Cedro

Publicado em 12/09/2019 às 17h06

Na terça-feira, 10, aconteceu a primeira sessão do projeto "O cinema vai à Escola". Com foco de ativar o processo de inclusão da arte cinematográfica no ensino e despertar a visão multidisciplinar que as narrativas audiovisuais oportunizam, os alunos da EMEF Venâncio Aires, de linha Canto do Cedro, tiveram durante a tarde a mostra do filme ‘O Grilo Feliz’ e a animação ‘Os Insetos Gigantes’.

Amanhã, 13, a sessão será no turno da manhã, no EMEF Coronel Tomaz Pereira de Taquari Mirim com a transmissão do filme, ‘O Concunda de Notre Dame’ para os anos iniciais e o ‘Feitiço de Àquila’ para os anos finais.

Ao todo, segundo o idealizador do projeto, o servidor da Secretaria de Cultura, Cristiano Silva, estão disponíveis para exibição nas escolas cerca de 79 filmes da coleção Cinema Brasileiro Contemporâneo, produzidos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e repassados para a Biblioteca Municipal Caá Yari. As escolas que estiverem interessadas em levar o cinema para dentro da instituição de ensino devem entrar em contato com a Secretaria de Cultura pelo telefone (51) 3983-1038 para mais informações e agendamentos.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório

 

Compartilhar

PIM realiza chá de fralda solidário

Publicado em 12/09/2019 às 10h17

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) atua diretamente com famílias em situação de vulnerabilidade do Município. Na última semana, as integrantes se solidarizaram com uma destas famílias e junto com a comunidade atendida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Batistti organizaram um Chá de Fralda para uma das mães atendidas pelo PIM.

Com atividades de recreação e ainda roda de conversas com as participantes, o Chá possibilitou que a mãe atendida, que está no 7º mês de gestação de gêmeos, ganhasse um kit com fraldas, roupas e acessórios para auxiliar na chegada do casal de filhos caçulas que devem nascer no final de outubro início de novembro.

A ação do PIM foi bem recebida pelas participantes, e conforme a Coordenadora do Programa Andreia de Oliveira a ideia do grupo agora é realiza mais atividades como esta para auxiliar gestantes em situação de vulnerabilidade. “Estamos nos organizando para fazermos mais atividades conjuntas como esta onde podemos além de conseguir doações e ajudar estas mães, também levar informações e também proporcionar momentos de compartilhamentos de ideias e convivência entre estas mulheres”.

Quem quiser colaborar com o PIM e doar materiais como fraldas, lenços, roupas e outros acessórios e itens para recém-nascidos pode fazer a entrega junto à sala do Programa que fica no Prédio da Secretaria de Saúde na esquina das Ruas General Osório e Tiradentes.  

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Novos artigos esportivos para a comunidade

Publicado em 12/09/2019 às 09h14

No início desta semana, 9, o Prefeito Giovane Wickert, acompanhado do Secretário de Cultura e Esportes, Henrique da Silva e o Coordenador de Esportes, Diego Konrad, esteve no Parque Municipal do Chimarrão para entregar os kits esportivos contendo bolas de futebol, vôlei e basquete para serem usados na quadra poliesportiva, inaugurada e liberada recentemente para o uso público, localizada nos fundos do Ginásio.

No mesmo dia, visitaram também a área verde revitalizada pelo Programa Pé na Estrada, localizado no Loteamento Algayer, no bairro Coronel Brito, onde também foram entregues bolas de futebol e vôlei. No local há um campo de futebol de areia e estrutura para vôlei e foot-vôlei.

Na comunidade, o Gestor destacou a importância do esporte para todos.  “A comunidade junto à Associação de Moradores aqui do Loteamento Algayer, pegou junto, vestiu a camiseta e cuida deste espaço revitalizado que é seu. Instalamos bancos para um momento de lazer das famílias, para conversar e reunir os vizinhos para uma roda de chimarrão enquanto as crianças e jovens se divertem. Sem dúvidas, o esporte também é lazer e integração”, destaca Wickert.

Como funciona?

No Parque do Chimarrão os artigos esportivos podem ser retirados na Administração do local com o Coordenador Elígio, durante o horário de funcionamento, onde o usuário assina um termo de responsabilidade mediante a apresentação de documento, usa e devolve no mesmo turno ou dia. Nos finais de semana o contato é com a Zeladora do Parque, Sra. Maria.

Já no Loteamento Algayer, os artigos podem ser retirados junto a Associação de Moradores com o Luíz, popularmente conhecido por Luizinho.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||