Notícias - Prefeitura

PIM elabora atividades para 2019

Publicado em 15/03/2019 às 17h12

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM/Criança Feliz) realizou uma reunião de equipe hoje,15, para organizar o calendário de atividades do Programa para o ano de 2019. Entre os assuntos, a elaboração de um Cronograma de Palestras do Curso de Formação Continuada do Programa, que visa proporcionar momentos de reflexão e conhecimento aos visitadores, buscando aprofundar sobre temas relacionados à primeira infância, visando auxiliar no trabalho diário com as famílias e crianças.

A equipe discutiu ainda assuntos relacionados a prevenção e promoção da saúde, para um  crescimento e  desenvolvimento saudável  e feliz das crianças. O  PIM  atua  nos Bairros Gressler, Cidade Nova,  Xangrilá, Vila Táta, Loteamento Popular Tirelli, Macedo e Aviação e suas respectivas  comunidades. Tem por objetivo orientar as famílias a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade.

Coordenado pela Pedagoga  Andréa de Oliveira, o PIM realiza atividades que são desenvolvidas conforme a faixa etária de cada criança com o objetivo de desenvolver as quatro dimensões, como a comunicação e linguagem, motora, socioafetiva e cognitiva. Neste ano o grupo irá implementar e ampliar o Programa, com mais três visitadoras que serão integradas a equipe a ainda passarão a atender o bairro Battisti.  

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Noite de gala para os melhores do Jeva 2019

Publicado em 15/03/2019 às 17h08

A Secretaria de Esportes já está com tudo pronto para os Jogos Escolares de Venâncio Aires (JEVA) desde ano. A competição que tem por finalidade estimular a prática esportiva em todas as escolas do Município e ainda mobilizar a comunidade escolar em prol do esporte educacional fará neste ano uma grande noite de gala para premiar os melhores atletas.

O evento, que também marcará o encerramento da competição, está agendado para o dia 7 de novembro na Câmara de Vereadores. Conforme a organização, o objetivo é fazer uma noite com integração das equipes e entrega de troféu aos participantes que se destacarem durante todo o Jeva.

Com organização em parceria com a Secretaria de Educação, os jogos proporcionam aos alunos das redes pública e privada a prática do esporte, mas vai além disso, ao reforçar a cidadania, direcionando os participantes à construção de um mundo melhor, livre de qualquer tipo de discriminação, através de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz, dando continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas.

O certame é dividido em três categorias, mirim, infantil e juvenil, e inicia as competições com a modalidade de atletismo no próximo mês. Além desta modalidade em abril haverá ainda jogos de xadrez e tênis de mesa. Já em maio iniciarão as competições de voleibol. Junho será o mês dos jogos de basquete e handebol e em julho as etapas de futsal. Em setembro será a competição de futebol de campo e em outubro pegbol e futsal mirim. 


JEVA/JERGS 2019: CRONOGRAMA

Categorias:
•       Mirim (2007, 2008 e 2009); apenas JEVA
•       Infantil (2005, 2006, 2007 e 2008);
•       Juvenil (2002, 2003 e 2004).

Modalidades: 
•       ATLETISMO: 11 de ABRIL – Mato Leitão (fichas de inscrição digitadas até dia 03 de abril)
•       XADREZ E TÊNIS DE MESA: 30 de ABRIL – Colégio Gaspar (fichas de inscrição digitadas até dia 22 de abril)
•       VOLEIBOL: 13, 14 e 15 de MAIO – CAJ 
•       BASQUETE: 05, 06 e 07 de JUNHO – Gaspar
•       HANDEBOL: 25,26 e 27 de JUNHO – Monte das Tabocas
•       FUTSAL (I-J): 09, 10, 11 e 12 de JULHO – CAJ ou Oliveira
•       FUTEBOL DE CAMPO: 12 de SETEMBRO – E.C. Guarani
•       PEGBOL: 01 de OUTUBRO – Até 11 anos,(2008) – Bom Jesus
•       FUTSAL MIRIM: 15 e 16 de OUTUBRO – Monte das Tabocas.
•       EVENTO DE ENCERRAMENTO: 07 de NOVEMBRO – Câmara  de Vereadores.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Famílias recebem certidão de posse de casas do Programa Habitacional Municipal

Publicado em 15/03/2019 às 13h21

Um ato no Gabinete do Prefeito Giovane Wickert marcou o recebimento do documento que repassa oficialmente a residência adquirida junto ao Programa Habitacional Municipal à proprietária Cleusa Reginara Godoy. Assim como diversas outras famílias atendidas pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, Cleusa cumpriu toda a legislação e recebeu o processo que extingue a cláusula resolutiva pacto comissório e demais encargos em relação ao imóvel. Agora, a residência é de fato da propriedade de Cleusa Godoy.

Conforme a legislação, os moradores que participam do programa precisam cumprir o período de pagamento do imóvel financiado e ainda o tempo imposto pela lei que proíbe a venda ou aluguel da residência em loteamentos populares de interesse social. Agora, depois de todas as etapas vencidas, Cleusa recebeu a documentação oficial e é a legítima possuidora da propriedade. 

Atualmente, a Secretaria trabalha em diversos projetos que buscam auxiliar famílias e pessoas interessadas em adquirir um imóvel através de programas habitacionais populares. O modelo que é financiado pelo Governo Público já beneficiou mais de 500 famílias. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Sarau marca dia mundial dos contadores de história

Publicado em 15/03/2019 às 13h17

A Biblioteca Municipal de Venâncio Aires,  Caá Yari , realiza no próximo dia 20 um Sarau intitulado “Era Uma Vez Um Sarau”. O evento é alusivo ao Dia Mundial dos Contadores de Histórias e reunirá diversas atrações a partir das 19h. 

O Grupo Vocal Alphoria já confirmou presença bem como os contadores de história, Rosária Garcia Costa, Alessandra Tessmann e Potira, Gean Paulo Naue e
Thiago Nelsis. Quem quiser participar poderá se inscrever na hora com música, poesia, histórias entre outras ações culturais. 

Durante o dia a Biblioteca fará diversas atividades para alunos da rede pública que visitarão o equipamento cultural. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Saúde com novo veículo para atender os Centros de Assistência Psicossocial

Publicado em 14/03/2019 às 17h17

A Secretaria de Saúde recebeu hoje, 14, mais um veículo para ofertar comodidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Spin zero quilômetro foi adquirida com recursos próprios do departamento de saúde mental e será utilizada pela equipe dos Centros de Assistência Psicossocial (CAPS) para atendimentos e visitas aos pacientes tanto do CAPS AD, quanto do Infantil e também da unidade II.

 

Novos Residentes

Durante a manhã o Prefeito Giovane Wickert e o Secretário Ramon Schwengber receberam os novos residentes que irão atuar na comunidade nos próximos dois anos. A acolhida ocorreu no Gabinete onde os profissionais se apresentaram e se integraram aos residentes que já estão atuando no Município desde o ano passado. A nova equipe irá atuar das ESF’s do bairro Macedo e Coronel Brito.


1 - Tatielen Preto de Moura - Assistente Social - Natural de Santa Maria
2 - Raquel Viegas Curi - Enfermeira - Natural de Pelotas
3 - Nívia Arlete Souza Duarte - Psicóloga - Natural de Encruzilhada do Sul
4 - William Vinícius Kleinpaul - Enfermeiro - Natural de Venâncio Aires.
5 - Náyade Coelho Maas - Nutricionista - Natural de Curitiba - PR
6 - Karyne Aires Vargas - Fisioterapeuta - Natural de São Sepé

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Reta final para apresentar talão de produtor na Secretaria de Agricultura

Publicado em 14/03/2019 às 11h08

O Setor de Blocos da Secretaria de Agricultura de Venâncio Aires convoca a todos os agricultores com talão de produtor rural para comparecer na sede da pasta para apresentar o bloco com notas e contra notas e ainda a digitação das mesmas, para assim gerar o ICMS. 

A Secretaria alerta ainda o prazo final para a atualização do cadastro de propriedade e os novos contratos de arrendamento rural e escrituras. O prazo começou em janeiro a termina agora no final de março. O produtor rural que não tiver nota digitada e cadastro atualizado no ano, terá o bloco baixado de oficio, conforme orientação da Receita Estadual.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Prefeitura aplica multa por abandono e maus tratos de animal

Publicado em 14/03/2019 às 11h06

A nova legislação, aprovada ano passado, permite que a Prefeitura de Venâncio Aires aplique multas a quem abandonar ou maltratar um animal. Uma causa de muita luta da Secretaria do Meio Ambiente e das ONG’s que atuam fortemente na defesa do direito animal. No último mês de dezembro, exatamente no período da aprovação da nova redação ao artigo 82 do Código de Meio Ambiente e Posturas, o abandono de um cão às margens da rodovia RSC 453 chamou a atenção da população e dos órgãos de fiscalização.

Testemunhas viram uma sacola sendo retirada de dentro de um veículo e depositada junto ao acostamento da RSC 453. Dentro da sacola, um cão de pequeno porte, magro e com lesões na cabeça. O animal foi socorrido por voluntários e levado a uma clínica veterinária, no entanto, não resistiu os ferimentos e acabou morrendo dias depois do abandono.  

As denúncias sobre o caso foram registradas junto à Polícia Civil e na Secretaria de Meio Ambiente, que procederam uma investigação sobre o caso. Após apuração dos fatos e comprovação da identidade do infrator, o setor de fiscalização da Prefeitura emitiu um auto de infração e multou em R$ 6 mil 435 em função da prática do abandono e maus tratos. A infração foi baseada na Lei Complementar 145/2018 aprovada em 5 de dezembro de 2018 e alterou a redação ao artigo 82 do Código de Meio Ambiente e Posturas de Venâncio Aires, tornando mais rígidas as penalidades para quem pratica maus-tratos e/ou abandona animais no Município.

Os maus tratos e/ou abandono além de ser considerado uma infração administrativa ambiental, também é uma conduta vedada pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225 e definida como crime pelo artigo 32, da Lei Federal nº 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), a qual prevê uma pena de detenção de três meses a um ano e multa.  Desta forma, o caso tem sido tratado em conjunto entre a Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires e a Promotoria de Justiça de Venâncio Aires. Somente em 2019, a Secretaria já registrou mais de 30 atendimentos de casos de maus tratos e abandonos de animais. 

 

Como denunciar?

O cidadão poderá registrar denúncias de maus-tratos através de Boletim de Ocorrência na Polícia Civil ou então, na Secretaria através do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e aplicativo Fiscale. O número do atendimento é o 3983 1000.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

2ª edição da Corrida do Chimarrão ocorre em maio

Publicado em 14/03/2019 às 07h31

A Secretaria de Esportes e o Sesc alinharam a segunda edição da Corrida do Chimarrão que irá ocorrer em maio, dentro das programações de aniversário do Município. No próximo dia 26 de março, os organizadores irão lançar oficialmente o evento em um ato na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito Giovane Wickert.

As inscrições estarão abertas a partir desta data e a expectativa da organização é de que 400 atletas participem da corrida que poderá ser nas categorias feminino e masculino de 10 ou 5km e infantil com percurso de 1,5km. O mapa dos percursos e as inscrições estarão disponíveis no site da Prefeitura e a corrida ocorrerá na manhã do dia 26 de maio no centro da cidade.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Última semana de inscrição no Fórum para docentes municipais

Publicado em 12/03/2019 às 10h49

Os professores da rede municipal podem até esta sexta-feira, 15, se inscrever de forma gratuita no 11º Fórum Internacional e 15º Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires. A partir do dia 23 até o dia seis de abril será a vez dos docentes das demais redes escolares se cadastrarem no evento ao valor de R$110.

As inscrições ocorrem no site do Fórum (www.forumdeeducacao.com.br) e o evento deverá reunia mais de 800 pessoas na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (SOVA) entre os dias 24 e 27 de abril. Com o tema “Escola contemporânea práticas criativas e inovadoras na ressignificação das competências cognitivas e emocionais”, o objetivo desta edição é instigar educadores a se reinventar em sala de aula, por meio da inovação e da criatividade e estimular produção de conhecimento em meio a era da informação.

A coordenadora do Fórum, Alice Theis, salienta que a intenção é abordar formas de utilizar as novas tecnologias para inovar os métodos pedagógicos em sala de aula. “Enquanto escola precisamos acompanhar a evolução e levar para os alunos todos os conhecimentos armazenados pela humanidade de uma forma renovada e mais criativa”, afirma. O objetivo também é debater mecanismos de promover o desenvolvimento cognitivo, das crianças e adolescentes, de uma forma que possam assimilar o mundo e entender a realidade. “O mundo muda muito e é necessário preparar os estudantes para que tenham maturidade sócio emocional, junto com a cognitiva, para enfrentar tudo que é exigido nesta sociedade”, aponta.

Outro aspecto que as discussões devem nortear é a geração de conhecimento. Segundo Alice, a sociedade está imersa em um universo de informação gerada a todo momento, mas é necessário primar pela construção de conhecimento. “Acredito que esta é uma tarefa primordial da escola”, finaliza.

 

Conheça os palestrantes

Miguel Zabalza. Ele vem da Espanha, é doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri e catedrático de Didática e Organização Escolar. Tem dedicado grande parte de seus estudos à questão do currículo escolar.

 

Gabriel Perissé. Ele é escritor, com pós-doutorado em História e Filosofia da Educação. Autor de mais de 20 livros, escreve sobre formação docente, criatividade, ética, formação de leitores e linguagem.

 

Augusto Niche Teixeira - Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS (CAPES 6). Coordenador da Área de Educação & Cultura da Universidade LaSalle. Membro do Centro de Tecnologias Educacionais do Senac-RS. Líder de Grupo de Educadores Google.

 

Giovanni  Matiello. é formado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS e mestre em Teologia na PUC/RS. É cantor, compositor e palestrante da temática de Valores Humanos.

 

Palmira Ramos Tolotti - Professora Palmira Tatiana Ramos Tolotti, especialista em Gestão da Educação Municipal, com e pós graduada em Políticas Públicas com módulo Internacional em Harvard Kennedy School. Direciona os trabalhos frente à Undime/SP em Políticas Públicas Educacionais por meio dos Programas Federais e Captação de Recursos.

 

Dr. Nélio Tombini - Nélio Tombini é psiquiatra, psicoterapeuta individual e de grupo. É palestrante focado em psicoeducação e consultor direcionado aos entraves nas relações institucionais. Criou o Serviço de Doenças Afetivas da Santa Casa de Porto Alegre. Trabalha na Santa Casa, onde foi diretor da Psiquiatria por 18 anos. Hoje, é diretor da Clínica de Psicoterapia Breve – Psicobreve. Desenvolve workshops sobre os conflitos emocionais no trabalho. Na internet, faz a série de vídeos “5 minutos com o psiquiatra Nélio Tombini”, onde aborda os aspectos emocionais vinculados ao cotidiano.

 

Emília Cipriano - Doutora em educação. Mestre em psicologia da educação. Pedagoga e assistente social. Professora do curso de pós-graduação – PUC/SP. Coordenadora da Consultoria e Assessoria Educacional Aprender a Ser. Membro do Grupo Gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil. Pesquisadora do Instituto de Estudos Especiais da PUC/SP. Pesquisadora da Infância da Rede de Contextos Integrados. Autora de livros e conferencista em eventos nacionais e internacionais.

 

Confira a programação

24/04 Quarta-feira

 

Abertura

 

Palestrante: Miguel Zabalza

 

25/04 Quinta-Feira

 

Manhã - Professor Gabriel Perissé - RJ

 

Tarde - Professor Augusto Teixeira Lich - RS

 

Noite - Professor Giovanni  Matiello - RS

 

26/04 Sexta- feira

 

Manhã - Palmira Ramos Tolotti

 

Tarde - Dr. Nélio Tombini

 

Noite - Atividade cultural (Peça teatral com o grupo Luz e Cena)

 

27/04 -Sábado

 

Manhã - Emília Cipriano

 

11h - Encerramento.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

EJA com inscrições abertas em Linha Hansel

Publicado em 12/03/2019 às 10h48

Estão abertas as inscrições para uma turma de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em Linha Hansel. Os interessados precisam ter mais de 23 anos e saber ler e escrever para se matricular e concluírem o Ensino Fundamental no período de um ano. A Escola Dom Pedro II recebe as matrículas no turno da manhã e tarde até o dia 22 de março. As aulas iniciarão no dia 1 de abril.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||