Notícias - Prefeitura

Desenvolvimento Social: PAA recebe inscrições

Publicado em 08/05/2019 às 13h01

A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social recebe inscrições das famílias interessadas em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Neste ano, são R$ 250 mil que beneficiarão agricultores e agroindústrias familiares e entidades assistenciais do Município. O programa é uma parceria da Prefeitura com a Emater/RS e ainda a Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova). 
As inscrições para o Programa ocorrem junto à Secretaria e os beneficiários do Programa Bolsa Família devem procurar a pasta para realizar o cadastro, munidos de documentação pessoal e comprovante de endereço.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Venâncio é pioneiro no Estado a ter filtro simplificado convencional para tratar a água

Publicado em 08/05/2019 às 13h00

 Em uma ação descentralizada do Programa Pé na Estrada ontem, 6, o Prefeito Giovane Wickert, o Vice-prefeito Celso Krämer, estiveram presentes juntamente com representantes da Administração e de Secretários das pastas públicas, na localidade de Alto Paredão Pires, no 3º Distrito de Venâncio Aires. Distante a cerca de 60Km do perímetro urbano a região possui uma vastidão de açudes com condições de abastecer de melhor forma a necessidade da população de ter água de boa qualidade para consumo com uma solução alternativa e coletiva de tratamento de água.

Com este intuito a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) trabalha em parceria com Estados, municípios e outras instituições que atuam com saneamento ambiental para suprir uma carência dos moradores de regiões onde o abastecimento de água potável é baixo. Desta forma surge a Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z), um projeto que produz soluções técnicas na área de Saneamento e Saúde Ambiental com fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação, operação e manutenção simplificadas, aplicabilidade imediata em curto prazo com procedimentos simplificados para realizar a clarificação, filtração e desinfecção em águas de superfície e subterrâneas, com a implantação de solução alternativa coletiva de abastecimento de água potável em situações especiais e excepcionais, em pequenas comunidades de zonas rurais que ainda não contam com abastecimento público. 

O projeto utiliza um processo convencional para tratar a água, por meio de uma estrutura física simplificada, com uso de filtro e dosadores com características artesanais e de fácil instalação e aplicação. Uma forma eficaz e sustentável para suprir uma necessidade primária. “O Salta-Z nos dá a possibilidade de oportunizar água com melhor qualidade para a comunidade do Alto Paredão Pires, utilizando um sistema de fácil manuseio com uma alternativa inovadora”, ressalta Giovane.

 

Fonte: PMVA
Créditos e Foto: Leandro Osório 

Compartilhar

Presidente da FUNASA visita Venâncio Aires

Publicado em 07/05/2019 às 07h37

Qualidade de vida é primordial e pensando nisso, a Prefeitura implantou em Alto Paredão Pires, uma das comunidades mais distantes do centro da cidade, o programa Salta-Z da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). No último sábado, 4, o Presidente da Fundação esteve na 15ª da Fenachim e se reuniu com os Gestores no Gabinete para tratar sobre o programa. Ronaldo Nogueira, que é ex-deputado e ex-ministro do Trabalho, estava acompanhado da superintendente da Funasa no Rio Grande do Sul, Karla Viviane Rech e debateram principalmente o pioneirismo da Capital do Chimarrão na implantação do programa que busca ofertar água potável de qualidade aos moradores.

Nogueira ainda falou ao Prefeito Giovane Wickert e ao Vice Celso Kramer sobre os demais projetos da FUNASA que agora busca investir em municípios com mais de 75 mil habitantes, mudando o foco do trabalho que até então era para projetos de água e saneamento para cidades com menos de 50 mil habitantes. Com a instalação da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para consumo humano (Salta-Z), as 35 famílias que vivem na comunidade e que enfrentam problemas graves de potabilidade de água terão agora água própria para o consumo. O programa trata de um sistema de captação e tratamento simplificado de água imprópria para consumo humano para água própria.

Nogueira e Viviane debateram possibilidades de outros projetos com a equipe de Venâncio Aires e após realizaram visita aos pavilhões da Fenachim. Nesta segunda-feira, 6, a equipe da Prefeitura e representantes da Funasa estão na comunidade de Alto Paredão Pires realizando uma manhã de atividades para marcar oficialmente o início dos trabalhos do sistema. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 
Foto: Leandro Osório

Compartilhar

Roda de Debates: Juremir Machado nesta quinta em Venâncio Aires

Publicado em 07/05/2019 às 07h34

A 3ª edição do Roda de Debates – A política em pauta ocorre nesta quinta-feira, 9, no Palácio das Soberanas no Parque do Chimarrão, durante a Fenachim. O evento terá como palestrante o jornalista e pós-doutoramento em sociologia Juremir Machado. O Roda é uma organização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing e é alusivo aos 128 anos do Município. 

A entrada é franca, mas a organização solicita doações de 1kg de alimento não perecível ou de ração por participante. A expectativa é de reunir mais de 60 pessoas, entre imprensa, autoridades, empresários e lideranças da região. Criado em 2017, o Roda de Debates marcou os cem dias da nova gestão da Prefeitura. Com a participação da Jornalista e comentarista política Rosane de Oliveira do Grupo RBS, o evento reuniu dezenas de lideranças da região dos Vales. 

Já em 2018, o Roda de Debates ocorreu junto a 1ª edição da Agrofeira com a temática da Diversificação Rural com a jornalista Gisele Loeblein, editora e colunista do caderno Campo e Lavoura da Zero Hora e comentarista da Rádio Gaúcha. Ainda no ano passado, a Coordenadoria realizou uma versão pocket dentro da Feira Municipal do Livro e promoveu conversas com autores presentes no evento e jornalistas dos veículos locais.



Juremir Machado

Formado em jornalismo e em história pela PUCRS (1985), é doutor em Sociologia pela Universidade de Paris V: René Descartes sob a orientação de Michel Maffesoli. Em Paris, de 1993 a 1995, foi colunista e correspondente do jornal Zero Hora. Em 1998, fez pós-doutorado na França orientado por Edgar Morin, Jean Baudrillard e Michel Maffesoli. Atualmente, é professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, onde foi coordenador do programa de pós-graduação em Comunicação de 2003 a 2014.

Assina uma coluna diária, coordena o Caderno de Sábado e mantém um blog no jornal Correio do Povo, além de apresentar o programa Esfera Pública na Rádio Guaíba e de participar diariamente dos programas, Ganhando o Jogo e Guaíba Revista. Integra o conselho editorial das revistas acadêmicas estrangeiras Sociétés, Hermès e Esprit Critique. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e representante da área da Comunicação no CNPq.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: Leandro Osório

Compartilhar

O fim de uma espera de décadas: Inicia o asfalto em Linha Sapé

Publicado em 04/05/2019 às 09h06

Mais de 40 anos separa o sonho da realidade. A comunidade do 7º Distrito iniciou a tarde com o barulho das máquinas e com a impossibilidade de passar pela estrada da localidade. Os transtornos, que há muitos anos são constantes, agora estão com os dias contados. Hoje, 3, iniciou o trabalho de pavimentação do trecho de 5,75km que terá investimento de R$6.587.727,39 através de um convênio entre o Governo do Estado e a Administração Municipal.

No início da tarde, um ato no trevo da comunidade reuniu moradores, lideranças e autoridades para registrar o momento histórico.  A obra trará mais qualidade de vida a população do entorno da via e de todos que transitam pela estrada que liga a comunidade ao centro. O trecho é o último do chamado Pac dos Frigoríficos que ainda não havia sido feito. O Prefeito Giovane Wickert agradeceu o empenho da equipe da Secretaria de Planejamento e Urbanismo que fez uma grande força-tarefa para conquistar a obra.  “Minha família é desta terra e desde pequeno escuto o sonho desta comunidade em ver este trecho asfaltado. Estou feliz em ser o Gestor neste dia tão bonito e poder dar início as obras que vai realizar o sonho de toda a região. Trabalhamos e nos empenhamos muito para fazer o projeto do zero e conseguir o convênio e enfim asfaltar Linha Sapé”, disse.

A Moradora Marisa Saat falou representando a comunidade e agradeceu o empenho da Prefeitura. Há dez anos morando na localidade ela destacou que a região está agradecida com o prazo final das poeiras e dificuldades de trânsito e que agora, enfim, os moradores terão a qualidade de vida que merecem. Devido as obras, para a segurança de todos, o trecho será fechado e o trânsito será desviado pela estrada vicinal a partir de segunda-feira, 6.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: Leandro Osório

Compartilhar

Ocergs escolhe Venâncio para a 12ª edição do “Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo”

Publicado em 04/05/2019 às 09h04

O Presidente do Ocergs/Sescoop/RS bateu o martelo nesta manhã, 3. Venâncio Aires vai ser sede da 12ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo. Vergílio Perius esteve reunido com representantes de mais de dez cooperativas no Gabinete do Prefeito Giovane Wickert na 15ª Fenachim e escutou todos os motivos para que a Capital do Chimarrão fosse também a Capital da música no segundo semestre. 

No final do encontro, Perius confirmou a escolha. Venâncio Aires concorria com mais outros dois Municípios e ele destacou que a região é uma das mais fortes no país em cooperativismo e que a união de todos em prol de conseguir a realização da edição sensibilizou a equipe e a organização do Festival. 

O evento, faz parte do Programa de Educação e Cultura Cooperativista, que realiza atividades e palestras de educação cooperativista para grupos de lideranças, crianças, jovens e mulheres. O objetivo do festival é de integrar dirigentes, associados, colaboradores, familiares e comunidade, conforme os objetivos do Programa de Educação e Cultura Cooperativista, promovendo os princípios e valores do cooperativismo para crianças, jovens, mulheres e comunidade, através da música. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: William de Oliveira

Compartilhar

Sábado é Dia D contra a Gripe

Publicado em 03/05/2019 às 07h31

Este sábado será o DIA D contra a Gripe. A Secretaria de Saúde estará com unidades abertas durante o dia para receber o grupo prioritário para a vacinação. As unidades Central, Gressler, Santa Tecla, Esf 1 Caic, Esf 2 Coronel Brito, Esf 3 Macedo e a Esf 7 Vila Mariante estarão abertas das 8h às 16h30min. Já as UBS de Deodoro, Centro Linha Brasil, Santa Emília, Palanque e Tangerinas vão receber os usuários das 8h ao 12h.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Presidente OCERGS/SESCOOP visita Venâncio Aires nesta sexta-feira

Publicado em 03/05/2019 às 07h30

O Gabinete do Prefeito na 15ª Fenachim recebe uma importante reunião nesta manhã de sexta-feira, 3: Um encontro das cooperativas que terá a participação do Presidente da OCERGS/SESCOOP/RS Vergílio Perius. O ato contará com a participação de representantes de dez entidades da região e terá como tema a 12ª edição do “O Rio Grande Canta o Cooperativismo”.

Um dos maiores festivais de música do Estado é organizado pelo OCERGS/SESCOOP e já passou por diversos Municípios Gaúchos. Venâncio Aires está na disputa, neste ano, e busca na força das Cooperativas conquistar a realização do evento na Capital do Chimarrão no segundo semestre. O Presidente estará acompanhando de outros técnicos e lideranças do sistema para fazer uma visita técnica ao Município. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Tabaco: Amprotabaco debate projeto prejudicial ao setor com Senadora Leila Barros

Publicado em 01/05/2019 às 08h35

Tramita há anos no Senado o projeto de lei que propõe ainda mais restrições para a publicidade de cigarros e o uso de substâncias para realçar sabor ou aroma do tabaco. A matéria agora está prestes a ser votada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em carácter terminativo, ou seja, não precisa passar por votação em plenário. A relatora do Projeto é a Senadora Leila Barros, conhecida com Leila do Vôlei (PSB). Nesta manhã, 30, ela recebeu o Prefeito de Venâncio Aires Giovane Wickert, que estava representado a Amprotabaco e o líder do Sinditabaco Lauro Anhezini Júnior para debater o projeto em seu Gabinete. 

Tanto para a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, quanto pra a Associação dos Municípios Produtores e ainda o Sinditabaco, se o projeto passar promoverá perdas incalculáveis para o setor, favorecendo o mercado ilegal de cigarros.  Wickert e Anhezini apresentaram todos dados e números para que a Senadora tenha ainda mais embasamento para o debate. Conforme dados do Sinditabaco, o cigarro é o único produto no Brasil com 65% da área da embalagem coberta com frases e imagens de advertência alertando os consumidores para os riscos associados ao consumo, em contrapartida é um dos países com o menor taxa de prevalência de fumantes do mundo, o que leva as entidades afirmarem que as novas medidas impostas pela lei apenas fará com que os consumidores migrem para a ilegalidade. 

Ainda conforme os documentos apresentados para a Senadora, o mercado ilegal de cigarros no Brasil representa evasão fiscal que beira os R$ 10 bilhões além de financiar o crime organizado de alta periculosidade. Wickert salientou que em países onde foram adotadas as embalagens genéricas não houve dados estatisticamente significativos na redução do percentual de fumantes, como na Austrália, por exemplo, onde em 2013 este número era 12,8% e em 2016 ficou em 12,2%.  Na França, a Ministra da Saúde afirmou que estas medidas não haviam contribuindo para o declínio das vendas. Outros países rejeitaram a medida por ser ineficaz, entre eles estão Itália, Grécia, Portugal e Espanha. 

Sobre a questão dos aditivos, os estudos apresentados para a Senadora Leila mostram que no Brasil apenas 4% do mercado é da categoria de mentolados ou com outros aditivos. Estes não foram comprovados que apresentam maiores riscos dos que os cigarros normais e por isso, o setor defende que a proibição só ofertará mais espaço para o mercado ilegal que fará a entrada de itens contrabandeados no país. 

Atualmente, a cadeia produtiva do tabaco representa em números 150 mil produtores no país, sendo que em média possuem uma área de 14,6 hectares sendo 18% deles cultivados com tabaco, o que representa 53% da renda bruta de cada um. Envolve 600 mil pessoas, 566 Municípios na região sul do país e gera 40 mil empregos diretos com uma geração de R$6,09 bilhões de receita aos produtores em 2018. Desde 1993 o Brasil é o maior exportador de tabaco do mundo e o segundo em produção, isso significa mais de US$ 2 bilhões em divisas ao país nos auxiliando a ficar em 6º maior produtor agrícola, rendendo R$13,9 bilhões em impostos e envolvendo 2,1 milhões de pessoas veiculadas à renda do tabaco.

De acordo com Wickert, a Senadora disse que irá analisar com calma e com o tempo que for necessário para somente quando estiver segura quanto ao texto relatar a matéria. Ela quer busca o equilíbrio das partes para levar a CCJ do Senado. Após a CCJ a matéria vai para sanção presidencial e  caberá ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinar ou não a matéria. Entretanto, se aprovada, representantes da indústria poderão ingressar na Justiça, questionando a legalidade, já que o projeto é considerado inconstitucional, entre outros pontos, por determinar ações de competência de outros órgãos federais.



TEXTO

A lei de autoria de José Serra (PSDB) altera a Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996, para vedar a propaganda de cigarros ou qualquer outro produto fumígeno. Com base na lei será possível padronizar os maços de cigarros. Além disso, proíbe o uso de aditivos que confiram sabor e aroma a estes produtos; altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), para configurar como infração de trânsito o ato de fumar em veículos quando houver passageiros menores de 18 anos.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Prefeitura apresenta Palácio das Soberanas na 15ª Fenachim

Publicado em 30/04/2019 às 07h27

Os reinados das rainhas e princesas na maior festa do Município são sempre históricos. Marcados pela emoção, pelos trajes e pelas agendas extensas de divulgação e os dias de festa, as soberanas da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) repassam as coroas, mas jamais perdem a majestade de serem as representantes do Município. No ano em que a Fenachim chega à sua 15ª edição, a Prefeitura de Venâncio Aires se inspira na trajetória delas e apresenta o Palácio das Soberanas.

Com o encantamento dos vestidos e a lembrança das histórias de cada trio, o Palácio está instalado ao final da rua principal do Parque e receberá o público durante toda a festa. No local também ocorrerá a 3ª edição do Roda de Debates, que neste ano apresenta uma palestra com o Jornalista e Doutor em Sociologia Juremir Machado. 

O espaço é uma organização da Chefia de Gabinete do Prefeito em parceria com a Secretaria de Cultura e Coordenadoria de Comunicação. Os trajes de todas as edições estarão expostos no Palácio sobre curadoria da servidora Giovana Bencke da Secretaria de Cultura e do Chefe de Gabinete Marcelo Haas. 



Roda de Debates

A palestra-café com o Jornalista Juremir Machado ocorrerá no dia 9 às 18h no Palácio das Soberanas. Neste ano, a Roda será diferente das demais edições e por isso a Coordenadoria de Comunicação solicita que os interessados retirem a pulseira Vip antecipadamente em troca de um Kg de alimento não perecível ou de ração. Os itens arrecadados serão doados para entidades assistenciais do Município.  Conforme a Coordenadora Adriene Antunes, o espaço do Palácio é limitado e por isso será necessário a retirada das pulseiras para melhor acomodar os participantes. As entradas estão disponíveis na Prefeitura, até o dia 8, junto à Comunicação no segundo andar do Prédio Principal. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: Leandro Osório

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||