Notícias - Prefeitura

Saúde promove mais uma edição do “Dia D’Mulher”

Publicado em 11/03/2019 às 17h15

A Secretaria de Saúde organiza mais uma edição do Dia D’Mulher nas unidades de atendimento do SUS. No sábado, 23, postos estarão abertos com o objetivo de atender as mulheres para coletas de Pré-câncer, testes rápidos de rastreamento (Hepatites B e C, Sífilis e HIV), aferições de rotinas (Pressão, Glicemia, Peso), exames das mamas e orientações sobre saúde.

O atendimento, será exclusivo as mulheres, alusivo ao Dia Internacional da Mulher comemorado na sexta-feira passada. As unidades estarão abertas das 8h às 16h e para acessar os serviços é necessário agendar previamente.


Unidades:

UBS Central – Fone: 3983-1047
UBS Gressles – Fone 3983 – 1050
ESF CAIC – Fone: 3983-1056
ESF Cel. Brito – Fone: 995365440
ESF Macedo – Fone: 3983-1012
ESF Santa Tecla – Fone 3983-1004
ESF Tabalar – Fone: 996768667

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Wickert “dá o ponta pé inicial” do Campeonato Municipal de Futebol

Publicado em 11/03/2019 às 10h43

Ontem, 10, começou a nova edição do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Campo, depois de ficar quatro anos sem realização. O Prefeito Giovane Wickert acompanhado pelo Vice-Prefeito Celso Kramer estiveram em Palanque para a solenidade de abertura do certame e ainda aproveitaram para “dar o ponta pé inicial” nos jogos que vão ocorrer pelos próximos três meses. 

As oitos equipes, que reúnem cerca de 500 atletas, participam do campeonato que é organizado pela Assoeva através de um projeto junto ao Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Amador (PROMIEA). No próximo final de semana, haverá jogo no bairro Santa Tecla, no campo de futebol da comunidade. Nesta manhã, 11, o Conselheiro da Associação da localidade, Luiz Carlos Webber, esteve com Wickert para falar sobre os jogos que vão ocorrer no próximo final de semana. A comunidade, que há anos não participava do evento, reativou o clube de futebol que leva o nome do bairro e jogará na próxima rodada. 


 
Resultados do Primeiro Jogo:

Aspirantes – Flor de Maio 2 x 0 Palanque 
Titulares - Flor de Maio 0 x 2 Palanque 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 
Foto: Leandro Henrique Lopes

Adriene Antunes
Adriene Antunes

Compartilhar

Mulheres são destacadas pelo Governo Municipal

Publicado em 11/03/2019 às 10h41

Uma sexta-feira voltada para todas as mulheres. O dia 8 de março é de celebrar as lutas e reafirmar a importância delas em todos os setores e para toda a sociedade. O Governo de Venâncio Aires realizou diversas atividades para marcar a data. Pela manhã, as servidoras públicas foram recepcionadas com música, abraços e um “pequeno mimo” feito pela equipe do Gabinete do Prefeito Giovane Wickert e pela Coordenadoria de Comunicação. 

Durante todo o dia, a agência do SINE realizou atividades alusivas ao dia e preparou um guichê especial para o atendimento das mulheres com encaminhamento de trabalho. No meio da tarde, a Central de Conselhos, gerida pela Secretaria de Planejamento e urbanismo reativou o Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Mulher. A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores e empossou 28 pessoas que vão agora resgatar o trabalho que estava paralisado a mais de dois anos e apoiar à rede de atendimento à mulher. 

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, vereadora eleita, Nádia Gerhard (Comandante Nádia) palestrou na abertura do evento e destacou a importância dos meios de apoio as mulheres. Ela que atuou por quase 30 anos na Brigada Militar foi uma das responsáveis pela implantação da Patrulha Maria da Penha, em 2012. Após a fala da Comandante, o Prefeito Giovane Wickert empossou os integrantes do conselho que é composto por 14 entidades da sociedade civil e do poder público. 

Após a posse, o Gabinete da Primeira-Dama de Venâncio Aires, Cristiane Wickert, realizou a terceira edição do Troféu “Mulheres que Inspiram”. No final de tarde, 19 mulheres presidentes dos grupos da Melhor Idade do Município foram agraciadas com o prêmio destacando o trabalho social e humanitário que fazem por suas comunidades. O evento contou ainda com a participação artística do Coral Municipal da Melhor Idade que reúne mais de 20 idosos. 
Durante a premiação tanto o Prefeito quanto a Primeira-Dama destacaram a importância do apoio fundamental às mulheres e o empoderamento delas perante a sociedade.

Integrantes do Conselho

Governo Municipal

Gabinete da Primeira-Dama
Nubia Raquel Fengler
Cristiane Peiter Wickert

Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social
Lidiane Pereira Fausto
Daiane Führ

Secretaria Municipal de Educação
Nelci Herdina
Joice de Lourdes Battisti Gassen

Secretaria Municipal de Cultura e Esportes
Maria Luiza Rocha
Janete Markmann

Secretaria Municipal de Saúde
Daiane Toillier Ruaro
Marina Rippel Kroth

Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo
Jalila Stahl Bohm Heinemann
Conchita Inês Reis

Procuradoria Jurídica Municipal
Marion Janaína Kist
Marciele Dalavatti de Lima

Sociedade Civil Organizada

Empresa de Assistência Técnica em Extensão (Emater/RS-Ascar)
Lissandra Rebelatto
Rodrigo Antunes

Posto de Atendimento à Mulher (PAM)/ Delegacia de Polícia
Cassiano Dall Ongaro
Alexandre Pilz

Movimento dos Afrodescendentes de Venâncio Aires (Alphorria)
Ana Lúcia Landim
Luciane da Silva Conrad

Hospital São Sebastião Mártir
Elaine Teresinha Ferreira Heissler
Ana Paula Bittencourt Pereira

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Eliane Maria Sulzbacher
Zarita Lagasse

Brigada Militar
Capitão Michele da Silva Vargas
Tenente Micheli Spellmeier

Defensoria Pública
Luciana Artus Schneider
Roberta Nozari


Premiadas no “Mulheres que Inspiram”

Glaci Seidel
Natalia Apolonia Becker
Glaci Canabarro
Teresia  Teonicia Maria Lauer
Glicéria Hickmann
Terezinha Maria da Silva Mello
Iraci  Terezinha Kuhn
Lucia Althaus
Erica  Francisca Parkert
Maria Dessoy
Eli Ziege Schuch
Maria Konrad
Nair Penck
Doris Müller
Gisela Heinen
Maria Helena Lappe
Nilcia Henckes Schirmann
Anilla Sehnem Schimidt

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: Willian de Oliveira 

Compartilhar

Domingo é de jogo pelo Municipal de Futebol Amador

Publicado em 08/03/2019 às 17h07

O próximo domingo será movimentando no Palanque. A região recebe o primeiro jogo do Campeonato Municipal de Futebol de Campo Amador. A competição, que deve durar cerca de três meses, terá oito equipes envolvidas. Através de um projeto, junto ao Programa Municipal de Incentivo ao Esporte  Amador (PROMIEA), a entidade da Assoeva será a organizadora do certame. 

Ontem, 7, uma reunião na sede social lançou o campeonato e definiu os andamentos do mesmo. Além do Prefeito Giovane Wickert, o Secretário de Esportes Henrique Silva e o Coordenador Esportivo do Governo, Diego Konrad participaram do encontro. O primeiro jogo marcará também a abertura oficial do campeonato. Os aspirantes dos times de Palanque e do Flor de Maio jogam às 14h, na sequência 15h45min haverá a solenidade oficial e às 16h o jogo dos titulares. 

Conforme Konrad cerca de 500 atletas estarão envolvidos no campeonato que deve terminar no mês comemorativo ao aniversário do Município, maio. A arbitragem será profissional e o retorno do Municipal deverá movimentar todas as comunidades do interior. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

OSPA pode realizar show em Venâncio ainda em 2019

Publicado em 08/03/2019 às 17h05

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) está no radar da Secretaria de Cultura e Esportes de Venâncio Aires. Conforme o Secretário Henrique Silva há a possibilidade de um show da OSPA até o final do ano na Capital do Chimarrão. O assunto foi debatido na manhã de hoje, 8, com a Gestora do Sesc Diane Araújo e com facilitador da entidade Rauel Borstmann. 

A reunião ocorreu no Gabinete do Secretário e teve como pauta geral o planejamento do ano das ações de cultura e esportes. O Sesc é um dos principais parceiros do Município na organização destes eventos e ao longo dos anos vem cada vez mais oportunizando a Venâncio Aires eventos culturais e esportivos de qualidade. 

Além da possibilidade de conseguir presentear a comunidade com o show da Orquestra, os gestores debateram os eventos próximos como a corrida do chimarrão e o passeio ciclístico que ocorrem em co-realização. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Feira do Artesanato é transferida para dia 16

Publicado em 08/03/2019 às 17h01

O Programa Municipal do Artesanato transferiu para o próximo sábado, 16, a feira que ocorreria nesta sábado, 9, na Praça Henrique Bender, conhecida com Praça Evangélica. A instabilidade do tempo e a previsão de chuva para amanhã fez com que os feirantes cancelassem o evento. Na próxima semana, eles estarão lá das 8h até às 17h com uma grande variedade em peças manuais. Nas compras acima de R$ 20, o cliente ganhará como brinde o calendário de mesa que faz referência ao Dia do Artesão comemorado em 19 de março. Em caso de mau tempo, a feira será transferida para o próximo sábado, 16.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Comitiva de Venâncio Aires apresenta projetos ao Secretário de Logística

Publicado em 08/03/2019 às 16h58

Uma comitiva da Capital Nacional do Chimarrão esteve ontem,7, reunida com o Secretário de Logística e Transportes do Estado Juvir Costella. Na pauta do encontro, que contou com a presença do Diretor do Daer, Alexandre Faustino, os projetos de melhorias em vias do Município, entre elas a estrada de Linha Sapé que está entre os convênios assinados com o Daer no Governo passado. 

Além de Wickert, participaram do encontro a Secretária de Planejamento e Urbanismo Jalila Heinemann, o Coordenador de Trânsito Dário Martins, a Coordenadora de Projetos Marilini Petry, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Nilson Lehmen e o engenheiro da Prefeitura Adilson Stertz. 


Deputado Zucco 

Após o encontro com o Secretário, Wickert seguiu para a Assembleia onde conversou com o Deputado Tenente Coronel Zucco (PSL) sobre o projeto de lei dele que prevê parceria com os militares que estão na reserva da Brigada Militar e que gostariam de retornar ao serviço ganhando uma gratificação para atuar nas escolas. Wickert aproveitou para debater ainda sobre outras demandas do parlamentar voltadas à educação, como a questão das escolas de cooperativas. O Prefeito teve a companhia do Coordenador de Trânsito Dário Martins e do Diretor da Cooperativa de Professores do Colégio Professor de Oliveira Castilhos Engelberto Henn. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: Leandro Henrique Lopes

Compartilhar

Pela primeira vez na história Venâncio atende comunidade com quatro ambulâncias

Publicado em 08/03/2019 às 10h39

Venâncio Aires vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. O aumento da população e a busca pela melhoria no atendimento público fez o Governo Municipal ir atrás de recursos para qualificar o trabalho feito pela Secretaria de Saúde. Através de muitos apoios e muitas mãos, a Prefeitura comemora hoje o fato histórico de estar com quatro ambulâncias em funcionamento, o que jamais havia ocorrido na Capital do Chimarrão. 

Nesta manhã, 8, o Prefeito Giovane Wickert reuniu as quatro ambulâncias em frente ao cartão postal do Município: A Igreja de São Sebastião Mártir. Acompanhado do Vice-Prefeito Celso Kramer, Wickert agradeceu ao Deputado Danrlei de Deus (PSD), no ato representado pelo Vereador Zé da Rosa que articulou recursos com o Parlamentar para a compra de uma das ambulâncias, assim como o Deputado Jones Martins (PMDB) que atendeu ao pedido do empresário Luis Carlos Ramos da Silva, ambos foram representados pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Nilson Lehmen. Os parlamentares enviaram recursos federais para que fosse possível que duas novas ambulâncias chegassem à Venâncio. 

O Gestor agradeceu ainda a Vereadora Sandra Wagner (PSB), que enquanto Presidente da Câmara, no ano passado, conseguiu apoio de todos os legisladores e repassou recursos para que o Município pudesse somar ao próprio e assim adquirir mais um equipamento. Agora, Venâncio conta com quatro ambulâncias, sendo três novas e uma que já atuava na Secretaria, fato que garante ao Secretário Ramon Schwengber mais tranquilidade e agilidade para atuar na gestão da saúde do Município. A Prefeitura possui ainda uma quinta ambulância que está já fora de atuação e será leiloada. “Estamos gratos a todos que se envolveram na busca pela qualificação das nossas ambulâncias e sabemos que agora temos qualidade e segurança em atender a nossa população. São três novos equipamentos e uma que já nos atendia com qualidade, é um fato importante e que estamos muito felizes em poder entregar mais este serviço ao nosso cidadão”, disse Schwengber. 

Wickert destacou a importância da união das forças ressaltando que o trabalho de cada um foi essencial para o resultado positivo. Ele ainda reforçou que é preciso trabalhar e buscar articulação pensando em melhorias para todos e que desta forma será possível desenvolver mais o Município. “Quando conseguimos mostrar que é possível unir diversas frentes e pessoas diferentes em busca de um único objetivo os resultados são assim: excelentes. Estamos felizes em podermos hoje entregar a nossa comunidade três ambulâncias que vão fazer toda a diferença no atendimento diário da Secretaria. É desta forma que vamos unir cada vez mais forças e desenvolver ainda mais o Município que é de todos, feito por todos”. 

 

Fonte: PMVA
Créditos e Foto: Adriene Antunes 

Compartilhar

Programa de Aquisição de Alimentos com inscrições abertas

Publicado em 07/03/2019 às 15h32

A partir do dia 15 iniciam as inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) junto à Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social. Os beneficiários do Programa Bolsa Família devem procurar a pasta para realizar o cadastro, munidos de documentação pessoal e comprovante de endereço.

Beneficiários do BPC/ LOAS devem estar atentos ao prazo de inclusão no Cadastro Único

Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e faz aniversário nos três primeiros meses do ano e ainda não se inscreveu no Cadastro Único para Programas Sociais devem comparecer até 31 de março para regularizar a situação, e assim, evitar que o benefício seja suspenso. 

O BPC tem o valor de um salário mínimo e é pago mensalmente a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda. Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso que uma pessoa da família deve se dirigir a Secretaria ou ao CRAS, levando os documentos de todos os moradores da casa e conta de luz.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Venâncio realiza a primeira edição da Conferência Municipal do Idoso

Publicado em 07/03/2019 às 15h28

A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social juntamente com o Conselho do Idoso realiza no próximo dia 15 a primeira edição da Conferência Municipal da Pessoa Idosa, com o tema “Desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. O evento, aberto ao público, acontecerá na Câmara de Vereadores a partir das 8h.

A conferência contará com a palestra da Professora Doutora Rosane Bernadete Brochier Kist que abordará “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas: definindo prioridades e estratégias para qualificar o fluxo de atendimento na perspectiva da garantia de direitos das pessoas idosas do município de Venâncio Aires”.

Na parte da tarde os participantes terão momento cultural e dinâmica, além da plenária de definição de prioridades e de estratégias para qualificar o fluxo de atendimento na perspectiva da garantia de direitos das pessoas idosas do Município e ainda as propostas em nível de Estado. Haverá ainda a escolha de delegados. 



Programação:

8h – Credenciamento
9h – Abertura e Leitura do Regimento Interno
10h – Coffee Break
10h30min: Palestra com a Profª Drª Rosane Bernadete Brochier Kist: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas: definindo prioridades e estratégias para qualificar o fluxo de atendimento na perspectiva da garantia de direitos das pessoas idosas do município de Venâncio Aires”
12h – Intervalo para Almoço
13h30min – Momento cultural: Apresentação das “Divas do SUS”
13h45min – Dinâmica do World Café: Discussões e deliberações com base nos Eixos Temáticos
15h – Plenária e definição de prioridades e de estratégias para qualificar o fluxo de atendimento na perspectiva da garantia de direitos das pessoas idosas do município de Venâncio Aires e propostas em nível de Estado do RS
16h30min – Escolha dos Delegados
17h – Encerramento

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||