Notícias - Prefeitura

Venâncio Aires na rota de atenção contra a Febre Amarela

Publicado em 12/09/2019 às 08h58

A Capital Nacional do Chimarrão se encaixa na prioridade nível três do Ministério da Saúde referente a circulação viral da Febre Amarela. A informação é da Secretaria de Saúde que solicita uma atenção da comunidade para que verifiquem a situação de vacinação contra a doença. Conforme o Setor de Epidemiologia ainda não há circulação do vírus da doença, porém é preciso o alerta para a “Epizootias” (adoecimento ou morte de macacos).

A solicitação do setor é de que caso haja a morte de um bugio a Vigilância Epidemiológica seja comunicada imediatamente para que possa coletar fragmentos de órgãos do animal e ainda para que a equipe possa conversar e orientar os moradores sobre a história vacinal e orientar sobre a necessidade e importância.

A vacina é indicada para pessoas a partir de nove meses de idade, nunca vacinadas ou sem comprovante de vacinação. Não é orientado a vacina para gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças com até seis meses de vida, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação. Pessoas com mais de 60 anos precisam ter uma avaliação médica antes da vacinação e por isso é necessário uma receita médica para receber a dose.

 

Contraindicações da Vacina:

  •        Crianças menores de 6 (seis) meses de idade.
  •        Pacientes com imunossupressão de qualquer natureza.
  •        Crianças menores de 13 anos infectadas pelo HIV com alteração imunológica grave. Adultos infectados pelo HIV com <200 CD4/mm3 (<15% do total de linfócitos).  Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia).
  •        Pacientes em tratamento com medicamentos modificadores da resposta imune (Infliximabe, Etarnecepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Rituximabe, inibidores de CCR5 como Maraviroc).
  •        Pacientes submetidos a transplante de órgãos.
  •        Pacientes com imunodeficiência primária.
  •        Pacientes com neoplasia maligna.
  •        Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras).
  •        Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).
  •        Pacientes portadores de doença falciforme em uso de hidroxiureia e contagem de neutrófilos menor de 1500 cels/mm³.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Venâncio Aires prestigia lançamento da Frente Parlamentar Brasil-Israel

Publicado em 12/09/2019 às 08h46

A Capital do Chimarrão foi o único Município Gaúcho representado oficialmente, ontem, 10, no lançamento oficial da Frente Parlamentar Brasil-Israel proposta pelo Deputado Estadual Tenente-Coronel Zucco. O Secretário de Desenvolvimento Econômico Nilson Lehmen esteve na Assembleia Legislativa em nome do Prefeito Giovane Wickert para prestigiar o Embaixador de Israel, Yossi Shelley.

A Frente Parlamentar tem como objetivo fortalecer os laços econômicos entre os países com impacto tecnológico no Estado, especialmente na área da segurança. O Brasil é um dos países que mais possui comunidade libanesa, fora de Israel, no mundo. E Israel é um dos países mais desenvolvidos e sem registro de analfabetismo, com grande parcela da população com formação superior e conhecido como um celeiro de tecnologia e inovação.

Lehmen destacou a importância econômica da participação de Venâncio Aires no evento, “Ser o único Município representado e que abriu de fato as portas para novos negócios com a Embaixada israelense nos eleva na constante busca por oportunidades, e mostra que o prefeito Giovane está atento e possui alta influência para atrair novos negócios para Venâncio Aires, prova disso foi a conclusão da fala do Embaixador Yossi Shelley:” Vamos fazer negócios!”, declarou.

As relações entre Brasil e Israel foram estabelecidas de forma diplomática oficial em 7 de fevereiro de 1949. O Brasil possui uma embaixada em Tel Aviv e Israel, em Brasília. Estima-se que há atualmente mais de 107 mil Judeus no Brasil e 20 mil Brasileiros em Israel.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Capacitação profissional prevê oportunidades para famílias de condomínio

Publicado em 11/09/2019 às 09h15

Ontem à noite, 9, no Condomínio Altos da Aviação, os alunos das duas primeiras turmas dos cursos de capacitação ofertados aos os moradores através da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), receberam os certificados de conclusão dos cursos.

Na ocasião, além do Secretário de Habitação e Desenvolvimento Social José Arnildo Câmara estiveram presentes também alguns servidores da pasta, representantes do SENAC e o Prefeito Giovane Wickert, que parabenizou os novos profissionais de Culinária  e Panificação e, Corte de Cabelo e Manicure, enfatizando a importância da conquista para a vida de cada novo profissional. Amanhã, 11, no Condomínio Bela Vista, será a vez demais dez alunos do curso de Gestão Financeira, que receberão o certificado de conclusão, a partir das 19h.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório

Compartilhar

Prazo para o Programa Troca-Troca encerra dia 24

Publicado em 11/09/2019 às 09h14

A Secretaria de Desenvolvimento Rural reforça o comunicado aos produtores sobre ao prazo de retirada das sementes de milho do Programa Troca-Troca, safra 2019/ 2020, que encerra dia 24 de setembro.    

 
Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório
Compartilhar

Educação alerta para prazo de inscrição de crianças de quatro anos

Publicado em 11/09/2019 às 09h11

A Secretaria de Educação alerta pais e responsáveis de crianças que completam quatro anos até 31 de março de 2020 e que moram no interior de Venâncio Aires para o período de inscrição para o transporte escolar. A família deverá procurar a escola mais próxima de sua residência para inscrever o filho (a) para garantir que não fique fora do roteiro de locomoção dos estudantes.

 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Município assina contrato com nova Cooperativa para Usina de Triagem

Publicado em 11/09/2019 às 09h08

Uma nova cooperativa inicia o trabalho nesta semana na Unidade de Triagem de Lixo do Município instalada em Linha Estrela. Hoje, 10, o Prefeito Giovane Wickert assinou o contrato com a Cooperativa Regional de Catadores dos Vales do Taquari e Rio Pardo que iniciou a instalação das esteiras, prensas hidráulicas e contêineres para dar início a separação dos materiais nos próximos dias.

Com 20 anos de mercado, a Cooperativa que é Lajeado, atua em Teutônia e na Capital do Chimarrão trabalhará com 20 cooperados no início, o projeto é dobrar o número para aumentar a quantia de material reciclado, aumentando até 20% de aproveitamento e diminuindo assim o custo que o Município tem com os resíduos que são enviados para Minas do Leão.

A empresa foi contratada através de um contrato emergencial e a Cooperativa foi a empresa que ofereceu o menor valor, R$ 20 mil mensais pelo período de quatro meses até que a licitação para contratação seja finalizada.  De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o Município tem uma produção que gira em torno de 900 toneladas de resíduos por mês.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Adriene Antunes

Compartilhar

Polo de Proteína: Frigorífico Kroth em amplo crescimento inaugura nova linha de produção

Publicado em 11/09/2019 às 09h03

Venâncio Aires se consolida cada vez mais como um polo importante de proteína do Estado do Rio Grande do Sul. Uma das referências do Município na área, o Frigorífico Kroth, despontou nos últimos quatro anos e dentro de 60 dias inaugura mais uma linha de produção. Nesta manhã, 10, os diretores Fábio Kroth e Luiz Kroth estiveram no Gabinete do Prefeito Giovane Wickert para convidar o Gestor e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Nilson Lehmen para a inauguração das ampliações da empresa em novembro.

A nova linha permitirá a empresa dobrar o número de abates e ainda crescer em 10% o número de funcionários, que atualmente é de 350. A nova sala tem dois mil e cem metros quadrados e é considerada um passo importante para a ampliação do mercado da empresa. No ramo frigorífico desde 1956, a indústria de carne está instalada em Santa Emília e é administrada pela família Kroth que dá nome ao empreendimento de propriedade dos irmãos Auri e Hélio e que conta com os diretores da segunda geração Fábio, Silvano, André e Luís.

Na visita ao Gestores, os Diretores comentaram sobre a importância da carne gaúcha e destacaram a qualidade e o zelo que os investidores, tantos pecuaristas, fazendeiros quanto empresários de frigoríficos, possuem com o produto. Fábio Kroth destacou que o aperfeiçoamento nos processos produtivos, de toda a cadeia em solo gaúcho, oportunizou um grande salto em qualidade nos últimos anos e colocou o Rio Grande do Sul como um dos melhores estados na produção de carnes.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Adriene Antunes

Compartilhar

Agosto se firma como mês da festa da literatura em Venâncio Aires

Publicado em 10/09/2019 às 13h18

Ainda não fechou um mês do final da 20ª edição da Feira Municipal do Livro de Venâncio Aires, que terminou no último dia 25 de agosto, e a organização já planeja a próxima festa da literatura. Ontem, 9, a organização se reuniu para avaliar o evento deste ano e iniciar a organização da 21ª que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de agosto.

O oitavo mês do ano se consolidou como o período da Feira e o Parque do Chimarrão como o local perfeito para a arena literária ser estruturada. Com uma edição que ultrapassou todas as expectativas, a comissão já planeja a forma de atingir o público de 20 mil pessoas que passaram pela Feira neste ano, além das vendas que alcançaram R$150 mil com a comercialização de oito mil e 300 livros.

Com 20 anos de Feira, o crescimento nos últimos três anos é visível. A Feira passou a ser no Parque, ganhou reforços na programação e cresceu a participação da comunidade. Neste ano, o show Nacional da Banda Nenhum de Nós levou milhares de pessoas de forma gratuita à arena para assistir o Patrono Thedy Corrêa cantar ao lado dos amigos de longos anos de carreira musical.

Além do Show, a 20ª edição inovou com uma noite especial para os escritores Venâncio-airenses, com encontro de Mascotes, com a retomada da participação da Escola do Chimarrão e ainda com programações diversificadas pensadas para atrair todos os públicos ao evento que ocorre de forma gratuita.

Paralelo à Feira, a Secretaria de Educação realiza a Mostra de Trabalhos, valorizando os projetos e destacando a atuação dos professores e alunos. A apresentação é avaliada por uma banca e os melhores são premiados durante a Feira do Livro. Além disso, a Secretaria viabiliza o transporte de todos os alunos da rede municipal para a Festa da Literatura.

 

21ª Edição

A organização da Feira, composta pela Prefeitura de Venâncio Aires e Sesc, se encontra no próximo dia 14 de outubro para debater os caminhos da próxima edição. A proposta é já ter definido o tema e o nome do patrono ainda neste ano.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Semana Farroupilha é tema da Feira de Artesanato desta semana

Publicado em 10/09/2019 às 13h16

 As cores do Rio Grande do Sul estarão vivas neste sábado, 14, na Feira de Artesanato do Município. Os integrantes do Programa Municipal do Artesanato estarão das 9h até o final da tarde na Praça Henrique Bender com a tradicional feira com sugestões em presentes, utilitários, vestuário e acessórios.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) estará presente no evento com chimarrão, informações turísticas e apresentação de música tradicionalista com a interpretação de Marcos Ricardo Sehn. Tanto o Programa Municipal de Artesanato quanto o CAT são órgãos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Em caso de chuva, o evento será automaticamente cancelado.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Primeiras turmas dos cursos de capacitação recebem hoje o certificado de conclusão

Publicado em 09/09/2019 às 16h53

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação realiza nesta semana os atos de formatura das duas primeiras turmas dos cursos de capacitação ofertados em parceria com o SENAC para as famílias dos Condomínios Altos da Aviação e Bela Vista.

A primeira turma com cerca de 28 alunos recebe hoje, 9, à noite, as láureas de conclusão dos cursos de Culinária e Panificação (13 alunos), Corte de Cabelo e Manicure (15 alunos), a partir das 19h, no Salão do Condomínio Altos da Aviação. Já no Condomínio Bela Vista, serão 10 alunos formandos pelo curso de Gestão Financeira, que receberão o certificado de conclusão, no dia 11, próxima quarta-feira, a partir das 19h.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||