Notícias - Prefeitura

Venâncio Aires apresenta ao Governador projeto de pavimentação de Linha Hansel

Publicado em 25/04/2019 às 13h00

Linha Hansel também sonha com o asfalto. A comunidade que é cortada pela chamada “Estrada Velha” e que liga o Bairro Bela Vista a RSC 287 entra na luta pela pavimentação. Ontem, 24, o Prefeito Giovane Wickert apresentou ao Governador do Estado Eduardo Leite o projeto de investimento público. A proposta do Município é de garantir o asfaltamento de cerca de cinco quilômetros com a destinação de recursos, quando o Governo do Estado abrir para novos convênios. Conforme ocorreu com o contrato que garantirá a pavimentação da estrada geral de Linha Sapé.

Conforme o Gestor, a via é estratégica para o escoamento da produção na região oeste da cidade.  “No rápido encontro que tivemos com o Governador falei sobre o projeto feito pela nossa Secretaria de Planejamento e Urbanismo e sobre a importância desta obra. Vamos agendar um novo encontro para que seja explanado o projeto com mais calma, junto com secretários estaduais e lideranças do município”.

Assim como outras comunidades, os moradores de Linha Hansel também já organizaram campanhas para que o Município e o Estado invistam no trecho.  Para realizar mais esta demanda, o Município estima que será preciso em torno de R$7 milhões. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 
Foto: Leandro Osório

Compartilhar

Venâncio Aires - Festa Nacional do Chimarrão inicia na próxima quarta-feira em Venâncio Aires

Publicado em 24/04/2019 às 13h46

Venâncio Aires (RS) – É intenso o trabalho de montagem das estruturas no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires. A partir da próxima quarta-feira, 1º de maio, tem início a 15ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que ocorre de 1º a 5 e de 9 a 12 de maio. A festa, homenagem à bebida símbolo do Rio Grande do Sul, começa com desfile temático em frente ao Parque, às 9 horas, seguido da cerimônia oficial de abertura, às 11 horas, no Chimarródromo. Às 18 horas, no Ginásio Poliesportivo, se apresenta o Grupo Tholl. Neste dia, a entrada é gratuita, assim como nos dias 2, 9 e 10 de maio.

De acordo com a presidente da 15ª Fenachim, Cleiva Giovanaz Heck, é grande a expectativa para o evento. “Nossa proposta é de integrar a comunidade local e ainda bem receber visitantes da região e do Estado, com uma diversificada programação artística e cultural e ingressos a preços populares, para a festa e para os shows”, destaca. Organizada em parceria pela Associação Festa Nacional do Chimarrão (AFenachim), com apoio da Prefeitura de Venâncio Aires e patrocínio âncora da Alliance One e China Brasil Tabacos, a Fenachim tem como shows principais Tchê Chaleira (dia 3), Maskavo (dia 4 de maio), João Luiz Corrêa (dia 5), João Neto & Frederico (dia 11) e Os Monarcas (dia 12). A programação completa pode ser acessada emhttps://www.fenachim.com.br/programacao

Governador – Nesta quarta-feira, 24, as soberanas da 15ª Fenachim, Rainha Lavínia Wachholz Naue, e suas Princesas, Thaíse Fagundes e Andressa Halmenschlager, realizam visitas em Porto Alegre. Acompanhadas pela presidente Cleiva e pelo prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, às 17 horas, elas entregam o convite oficial ao governador do Estado, Eduardo Leite. Momentos antes, às 16h30, serão recebidas presidente da Assembleia Legislativa, Luis Augusto Lara.

Lançamento – Já na próxima segunda-feira, 29, a Festa com o Sabor do Rio Grande será lançada oficialmente em Porto Alegre, na Embaixada Bairrista. O evento, que vai reunir autoridades, patrocinadores, convidados e imprensa, inicia às 19 horas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da 15ª Fenachim
Créditos: Four Comunicação

Compartilhar

Xadrez movimenta estudantes do JEVA no final do mês

Publicado em 24/04/2019 às 13h44

A Secretaria de Esportes realiza mais uma etapa do Jogos Escolares de Venâncio Aires (JEVA) no dia 30. As competições de Xadrez ocorrerão no Colégio Bom Jesus a partir das 8h reunindo 80 alunos de 14 escolas. Além do jogo de tabuleiro, ocorrerá também neste dia as partidas de tênis de mesa com início às 13h30min com sete escolas participantes e 30 alunos competidores. 

Com a finalidade de estimular a prática esportiva em todas as escolas do Município e ainda mobilizar a comunidade escolar em prol do esporte educacional, o JEVA deste ano reunirá 25 escolas e fará uma grande noite de gala para premiar os melhores atletas no final do ano.

O evento, que também marcará o encerramento da competição, está agendado para o dia 7 de novembro na Câmara de Vereadores. Conforme a organização, o objetivo é fazer uma noite com integração das equipes e entrega de troféu aos participantes que se destacarem durante todo o Jeva.

Com organização em parceria com ass Secretaria de Educação e da Saúde, os jogos proporcionam aos alunos das redes pública e privada a prática do esporte, mas vai além disso, ao reforçar a cidadania, direcionando os participantes à construção de um mundo melhor, livre de qualquer tipo de discriminação, através de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz, dando continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas.

O certame é dividido em três categorias, mirim, infantil e juvenil. Ainda em abril haverá ainda jogos de xadrez e tênis de mesa. Já em maio iniciarão as competições de voleibol. Junho será o mês dos jogos de basquete e handebol e em julho as etapas de futsal. Em setembro será a competição de futebol de campo e em outubro pegbol e futsal mirim.



JEVA/JERGS 2019: CRONOGRAMA

Categorias:

Mirim (2007, 2008 e 2009); apenas JEVA


Infantil (2005, 2006, 2007 e 2008);


Juvenil (2002, 2003 e 2004).

 

Modalidades:

XADREZ E TÊNIS DE MESA: 30 de ABRIL – Colégio Gaspar (fichas de inscrição digitadas até dia 22 de abril)

VOLEIBOL: 13, 14 e 15 de MAIO – CAJ

BASQUETE: 05, 06 e 07 de JUNHO – Gaspar
HANDEBOL: 25,26 e 27 de JUNHO – Monte das Tabocas

FUTSAL (I-J): 09, 10, 11 e 12 de JULHO – CAJ ou Oliveira

FUTEBOL DE CAMPO: 12 de SETEMBRO – E.C. Guarani

PEGBOL: 01 de OUTUBRO – Até 11 anos,(2008) – Bom Jesus

FUTSAL MIRIM: 15 e 16 de OUTUBRO –Monte das Tabocas.

EVENTO DE ENCERRAMENTO: 07 de NOVEMBRO – Câmara de Vereadores.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Influenza: Saúde abre postos neste sábado

Publicado em 24/04/2019 às 13h43

Com a queda das temperaturas o número de casos de gripe aumentam consideravelmente. O Governo Federal já iniciou em todo o país a campanha de vacinação da doença principalmente para os grupos prioritários e pensando em melhor atender a população, a Secretaria de Saúde do Município abre algumas unidades no próximo sábado,27. 

Das 8h até meio-dia, as equipes de imunização dos Postos de Saúde, Gessler, ESF CAIC e Central estarão atendendo, sendo que no Posto Central haverá imunização para todas as vacinas do calendário já nas demais unidades somente as doses da influenza para os integrantes do grupo prioritário. 

* Trabalhadores da saúde
* Gestantes
* Crianças menores de 5 anos
* Povos indígenas
* Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
* Idosos
* Professores de escolas públicas e privadas
* Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa
* Jovens sob medidas socioeducativas
* Funcionários do sistema prisional
* Pessoas privadas de liberdade
* Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas)

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

 

 

Compartilhar

Secretaria de Obras recebe duas máquinas novas

Publicado em 24/04/2019 às 13h42

Na manhã de hoje, 23, na sede da Secretaria de Obras, o prefeito Giovane Wickert, juntamente com o Vice-prefeito Celso Krämer e o Secretário Renato Gollmann receberam duas máquinas que realizarão importantes serviços de pavimentação nas vias urbanas e rurais. Trata-se de rolos de compactação de 12 toneladas cada.

Uma aquisição importante, segundo conta o Secretário da pasta de obras. “O nosso município não tinha, até hoje, pensado em rolos compactadores de grande formato como estes. Isso nos ajudará muito na qualidade das obras, principalmente no acabamento. Em outras situações quando colocávamos material na estrada, tínhamos que empurrar as pedras para o lado, deixando o material mais fino na via. Com essas duas máquinas poderemos deixar esse material pesado, que antes era escanteado, fazendo uma estrada mais firme e bem menos vulnerável à ação de chuvas mais fortes”.

Para o gestor do município a chegada destes importantes equipamentos agrega valores aos trabalhos já realizados pelas capatazias e Secretaria de Obras. “Hoje nós temos oito capatazias. Estamos reativando uma outra hoje na Vila Terezinha, no 8º Distrito, sendo esta a sétima e nos próximos dias inauguraremos a oitava em Vila Mariante. O município tem apenas dois rolos, um para uso na cidade e outro no interior. Estes dois chegam em bom momento, por que serão usados no interior, somando três equipamentos de compactação para melhorar os serviços de recuperação das estradas dando maior resistência”, afirma. 

Na ocasião também estiveram presentes os representantes da empresa GRA Máquinas, a Auxiliar Administrativa Gisele Miorando, o Diretor de Marketing Danino Heinen e o Diretor Rene Heck, acompanhados dos Executivos da Chinesa XCMG, o Presidente Nacional Mr. Zhou Tiamlei, o Vice-presidente Mr. Sam Shang e o Tradutor e funcionário da empresa em Venâncio Aires, Kai Hung.

 

Fonte: PMVA
Créditos e Foto: Leandro Osório 

Compartilhar

Saúde de Venâncio Aires é novamente premiada em evento gaúcho

Publicado em 24/04/2019 às 13h41

 A noite de ontem, 23, chancelou mais um prêmio para a gestão da Secretaria de Saúde do Município. A Capital do Chimarrão levou o 3º lugar na Mostra de Experiências Exitosas com a atuação no recadastro das cirurgias eletivas. O evento ocorreu junto ao Congresso de Saúde organizado pelo Conselho das Secretarias de Saúde do Rio Grande do Sul em Bento Gonçalves.

O trabalho foi selecionado entre 500 inscritos para apresentar no Fórum, dos mais de cem projetos expostos, Venâncio Aires conquistou o 3º lugar na categoria regulação e trouxe mais um troféu em gestão para o Município. O Secretário Ramon Schwengber recebeu a honraria e destacou o trabalho da equipe da pasta em atender com qualidade e eficiência os pacientes do SUS. “Estamos muito felizes com mais esta distinção, não somente pelo reconhecimento, mas sim por mostrar que é possível fazer a diferença na vida dos pacientes com ações simples que não envolvem altos recursos e que simplesmente mudam a realidade das pessoas. Nós cuidamos de pessoas e precisamos sempre pensar no que é possível fazer para facilitar e melhorar o atendimento na saúde de Venâncio”. 

O 31º Congresso de saúde ocorre até amanhã, 25, em Bento Gonçalves, como o tema “Semana uma só saúde”. Além do projeto premiado o trabalho das Divas do SUS também foi apresentado durante o evento. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Prefeitura inaugura nova capatazia na Vila Terezinha

Publicado em 24/04/2019 às 13h40

O 8º Distrito de Venâncio Aires recebeu na tarde de ontem, 23, uma grande comitiva da Prefeitura de Venâncio Aires para o ato solene de abertura da capatazia na Vila Terezinha. Um anseio antigo da comunidade que mostra a seriedade e compromisso da gestão pública do Município.

Entre as mais de 50 pessoas que prestigiaram o evento, estavam o Prefeito Giovane Wickert, o Vice-prefeito Celso Krämer, o Secretário da Fazenda Eleno Stertz, o Secretário de Desenvolvimento Rural André Kaufmann, o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP) Renato Gollmann, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Nilson Lehmen e o Secretário de Habitação e Desenvolvimento Social José Arnildo Câmara. Representando a Câmara de Vereadores estiveram no local o Presidente Vereador Eduardo Kappel (PP) e a Vereadora Sandra Helena Wagner (PSB). Assim como líderes da comunidade, produtores rurais e integrantes que atuarão na capatazia.

No total, segundo conta Wickert, atualmente são seis capatazias ativas, sendo esta a sétima existente, dentro dos oito distritos da região. A próxima a ser inaugurada será a de Vila Mariante. “Um importante momento! A abertura desta capatazia traz para esta comunidade da Vila Terezinha a certeza de que as obras de pavimentação e manutenção das estradas deste distrito não ficarão desamparadas. Haverá muito trabalho daqui para frente, pensando sempre em uma Venâncio para todos”, afirma o Gestor.

O Capataz desta unidade de trabalho será o Adriano Biner, um servidor com experiência na lida e que atualmente estava à frente da equipe de trabalho na capatazia da Santa Emília, que a partir de agora fica sob o comando de Orlando Wacholz.

 

Fonte: PMVA
Créditos e Foto: Leandro Osório 

Compartilhar

Prefeito assina contrato para obras de asfalto na Linha Sapé

Publicado em 24/04/2019 às 13h38

O Prefeito Giovane Wickert recebeu na tarde de ontem, 23, os representantes da empresa Avantte Engenharia, que será a responsável pelas obras de pavimentação asfáltica na Linha Sapé, uma solicitação antiga da comunidade. Na ocasião foi assinado o contrato no valor de R$ 6.578.527,87, sendo R$ 5.495.049,55 para materiais e R$ 1.083.478,32 destinados à mão-de-obra, em convênio conjunto com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER).

Conforme Wickert é um sonho que se torna realidade e que irá oportunizar uma nova vida para a região. “Faz 40 anos que a comunidade da Linha Sapé vem reivindicando esse asfalto que comtemplará quase 6Km de estrada, ligando o Frigorífico Sapé, um grande indutor da economia de Venâncio Aires. Assim como este, outros importantes empreendimentos da região serão beneficiados como olaria, produtores de tabaco e toda a malha comercial existente no 7º Distrito. A proposta é iniciar as obras no começo do próximo mês, ainda com data a ser definida, em um ato juntamente com as lideranças da comunidade da Sapé que tanto lutaram para acompanhar o início das obras”, conclui o gestor.

 

Fonte: PMVA
Créditos e Foto: Leandro Osório 

Compartilhar

Comunicação: Venâncio lança lista de transmissão para aproximar

Publicado em 24/04/2019 às 13h37

A comunicação pública possui uma tarefa grandiosa: a de informar o cidadão dos atos da administração de forma clara, ágil e com o máximo de transparência possível. Pensando nisso, a Coordenadoria de Comunicação e Marketing de Venâncio Aires iniciou mais um canal de informação, uma lista de transmissão via aplicativo WhatsApp. 

Com o recurso, a equipe consegue enviar aos cidadãos diretamente informações, notícias, recados, ações e campanhas de utilidade pública. Para acessar o recurso é preciso que o cidadão envie uma mensagem com nome e o bairro que reside e automaticamente o número é incluído na lista de transmissão. 

Conforme a Coordenadora, a ferramenta surge como mais uma ponte de união entre o Poder Público e a população, buscando o alinhamento da informação que deve chegar ao cidadão sem interrupções, com a veracidade e transparência de uma comunicação que é pública e voltada aos moradores de Venâncio Aires e demais interessados em receber as informações. “A comunicação é cada vez mais fundamental para o avanço da sociedade. A nossa meta é construirmos uma base sólida na atuação do setor que possibilite cada vez mais transparência, clareza nos atos e um canal direto que permita a informação chegar ao cidadão com a celeridade que a Administração Pública necessita“, destaca Adriene Antunes.

A lista de transmissão da Prefeitura une-se aos demais canais de comunicação como as redes sociais oficiais no Facebook, Instagram, YouTube, Flickr e Twitter, além do site e dos programas de rádio e colunas em jornais impressos que são produzidos pela Coordenadoria em busca de informar cada vez mais e melhor o cidadão venâncio-airense. 

A lista de transmissão funciona automaticamente e para acessar basta adicionar o número(51) 99910.9500 na lista de contatos e mandar uma mensagem informando nome e bairro. O canal não funciona para recebimentos de demandas. De acordo com Adriene a lista é apenas de uso Informativo e os cidadãos interessados em solicitar demandas ou tirar dúvidas devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório 

Compartilhar

Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos abre edital de convocação de audiência pública

Publicado em 18/04/2019 às 11h14

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Venâncio Aires, através do Diário Oficial, informa a abertura do edital de convocação de audiência pública para revisão e atualização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A audiência tem como objetivo informar a sociedade, bem como, colher contribuições e sugestões da sociedade civil para o aprimoramento do serviço. O ato ocorre no dia 23 de abril, às 19h, na Câmara de Vereadores.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Clovis Schwertner, no dia será apresentado todo o trabalho técnico realizado referente ao tema de convocação da audiência. “Popularmente chamado de lixo, a comunidade precisa conhecer o que ela está produzindo, o destino deste material, como reduzir e, principalmente, como todos nós podemos cooperar para uma educação e melhores cuidados com a nossa cidade”, conclui.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório 

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||