Notícias - Prefeitura

Semana Farroupilha é tema da Feira de Artesanato desta semana

Publicado em 10/09/2019 às 13h16

 As cores do Rio Grande do Sul estarão vivas neste sábado, 14, na Feira de Artesanato do Município. Os integrantes do Programa Municipal do Artesanato estarão das 9h até o final da tarde na Praça Henrique Bender com a tradicional feira com sugestões em presentes, utilitários, vestuário e acessórios.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) estará presente no evento com chimarrão, informações turísticas e apresentação de música tradicionalista com a interpretação de Marcos Ricardo Sehn. Tanto o Programa Municipal de Artesanato quanto o CAT são órgãos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Em caso de chuva, o evento será automaticamente cancelado.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Primeiras turmas dos cursos de capacitação recebem hoje o certificado de conclusão

Publicado em 09/09/2019 às 16h53

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação realiza nesta semana os atos de formatura das duas primeiras turmas dos cursos de capacitação ofertados em parceria com o SENAC para as famílias dos Condomínios Altos da Aviação e Bela Vista.

A primeira turma com cerca de 28 alunos recebe hoje, 9, à noite, as láureas de conclusão dos cursos de Culinária e Panificação (13 alunos), Corte de Cabelo e Manicure (15 alunos), a partir das 19h, no Salão do Condomínio Altos da Aviação. Já no Condomínio Bela Vista, serão 10 alunos formandos pelo curso de Gestão Financeira, que receberão o certificado de conclusão, no dia 11, próxima quarta-feira, a partir das 19h.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório

Compartilhar

Município ganha Selo de Regularidade e Responsabilidade do Tribunal de Justiça do Estado

Publicado em 06/09/2019 às 16h40

A Procuradoria Jurídica do Município recebeu nesta sexta-feira o Selo de Regularidade e Responsabilidade no Pagamento dos Precatórios 2019. A honraria foi concedida pelo Poder Judiciário, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O certificado foi assinado pelo Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, Presidente do Tribunal de Justiça Gaúcho.

A certificação reconhece o cumprimento e o grande esforço que o Governo Municipal tem feito para pagar os precatórios e dívidas judiciais. Conforme a Procuradora Marion Kist, os precatórios são formalizações de requisições de pagamento de determinada quantia por beneficiário, devida pela Fazenda Pública em face de uma condenação judicial definitiva, ou irrecorrível. Ainda de acordo com ela, o Município está se esforçando para realizar os pagamentos e manter em dia os precatórios uma vez que o Governo entende a responsabilidade que tem perante estas questões.

Neste ano, a soma ultrapassa R$750 mil e serão pagas até o final do ano conforme o cronograma da Justiça. Conforme o Prefeito Giovane Wickert a honraria concedida pelo Tribunal chancela o trabalho louvável que é executado pela Procuradoria. “Estamos honrados em receber pela primeira vez na história de Venâncio Aires o selo de reconhecimento. É um trabalho que também demonstra a competência do setor de contabilidade da Prefeitura no controle e na programação dos pagamentos”.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: Leandro Osório

Compartilhar

Projeto “Escolas contra a Dengue” escolhe os vencedores

Publicado em 06/09/2019 às 16h38

A tarde desta sexta-feira,6, foi de avaliação dos trabalhos inscritos no projeto “Escolas contra a Dengue”.  A Comissão organizadora, grupo conjunto das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Educação, apresentou os nove vídeos, os 13 cartazes e quatro poemas para as avaliadoras. Soberana, a decisão foi conjunta e as representantes dos veículos de comunicação, Paula Carvalho do Grupo Folha do Mate/Terra FM, Fernanda Uhry do Grupo RVA e Janine Niedermeyer do Olá Jornal definiram os estudantes vencedores.

Na categoria Anos Iniciais, os pequenos dos 1º aos 5º anos participaram por turma com um cartaz com a temática da prevenção a Dengue. Entre os 13, a comissão escolheu o trabalho do 3º ano da Tarde da EMEF Benno Breunig, orientados pela Professora Karine Wessling. Dentro do mesmo tema, os alunos dos 6º aos 9º anos participaram com a produção de um vídeo por turma. Nove turmas participaram com material audiovisual e os ganhadores foram os alunos do 6º ano da EMEF Coronel Thomaz Pereira, orientados pelo Professor Jéferson Berwanger. Já na categoria EJA Intensivo, a vencedora do poema foi a aluna Jacira Nunes da EMEF José Duarte de Macedo orientada pela professora Jaqueline Daniela da Rosa.

Os vencedores serão comunicados oficialmente para a entrega do prêmio. Os anos iniciais ganharão uma tarde de brincadeiras na Casa de Festa Onça Pintada. Já os alunos do anos finais ganharão uma tarde no cinema Arcoplex, em Lajeado e a aluna do EJA ganhará um telefone celular e ainda um rodízio de pizza.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Adriene Antunes

Compartilhar

Projeto Verde é Vida seleciona representante da região para a XI Mostra Científica

Publicado em 06/09/2019 às 08h32

O auditório da Secretaria de Educação de Venâncio Aires reuniu hoje, 5, durante o dia, os sete trabalhos que integram a etapa regional do Projeto Verde é Vida, promovido pela Afubra. Apenas um dos cinco municípios participantes – Venâncio Aires, Sério, Mato Leitão, Arroio do Meio e Boqueirão do Leão – foi selecionado para representar a região do Vale do Rio Pardo na XI Mostra Científica que ocorrerá de 18 a 21 de março de 2020, durante a 20ª Expoagro Afubra.

No ato solene antes da continuidade dos trabalhos conduzido pelo Coordenador Pedagógico do Verde é Vida, Professor José Leon Macedo Fernandes, o Prefeito Giovane Wickert referenciou sobre a importância do projeto e parceria com a Afubra, no sentido de incentivar o campo da pesquisa começando pela raíz, pelos estudantes do ensino médio da Capital Nacional do Chimarrão. Estiveram também na abertura o Coordenador Geral do Projeto Verde é Vida, Adalberto Huve, a Secretária de Educação Joice Gassen, a Coordenadora Pedagógica Alice Theis, Coordenadores do Projeto Verde é Vida das escolas e demais municípios envolvidos, representando o Legislativo a Vereadora Sandra Helena Wagner (PSB), Vice-Reitor da UNISC Rafael Henn e o Diretor da Unidade Afubra de Venâncio Aires, Tiago Maracci.

Na metade da tarde, após apontamentos dos sete avaliadores da banca julgadora, a EMEF Dom Pedro II, de Linha Hansel, foi a vencedora da apresentação de pesquisas científicas na etapa regional (2ª fase) do Projeto Verde é Vida. Com o tema “Lixo Eletrônico”, coordenado pela professora Simone Kirst Hoffmann, as alunas Amanda Medeiros e Larissa Weber repetem o feito do ano passado, onde trouxeram para a escola, o mesmo reconhecimento dentro do campo científico com outro projeto. O projeto representará a região na ExpoAgro Afubra em 2020 e será novamente apresentado pelas alunas.

Em mensagem, após ser informado do resultado final, o Prefeito Giovane Wickert, parabenizou a escola que mais uma vez conquista esse importante feito dentro da educação. “É um programa que já completa três décadas, eu já fui aluno do Programa Verde é Vida e é um programa que junto com a municipalidade, com a região, com entidades, associações, setor Público Privado, vem conscientizando e dando certo. Dá para as novas gerações uma visão de sustentabilidade, de cuidados com o meio ambiente. Então parabéns EMEF Dom Pedro II, parabéns Afubra, também a Secretaria de Educação junto com a comunidade escolar e destas alunas que tem representado tão bem Venâncio Aires”.

 

Banca Avaliadora:

Vice Reitor da Unisc: Rafael Henn

Representante da Unidade Pedagógica da Uninter: Norma Barden

EMATER/ ASCAR: Alexandre Kreibich

Professora aposentada: Magaly Dreber Kernbeis

Professor aposentado: Manoel Ribeiro

Sindicato dos Trabalhadores Rurais: Vereadora Sandra Helena Wagner (PSB)

Viva Consultoria Ambiental: Vivian Resch (Uninter)

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório

Compartilhar

Secretaria de Meio Ambiente está de olho nos terrenos baldios do município

Publicado em 05/09/2019 às 16h56

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) realiza anualmente vistorias e mapeamentos nos bairros do município apontando a situação dos terrenos baldios. Entende-se por terreno baldio aquele que possui um proprietário, mas, está sem uso, devido cuidado e manutenção do espaço seja ele para uma finalidade comercial ou de moradia.

Passado o primeiro semestre de ano e término do período de inverno, o número de terrenos baldios em condições inadequadas do ponto de vista sanitário e ambiental aumenta consideravelmente. Temperaturas mais elevadas são propícias ao crescimento das macegas, e à proliferação de vetores (ratos, mosquitos, baratas), além de animais peçonhentos. Por este motivo, o trabalho de fiscalização dos “terrenos sujos”, que é realizado ao longo do ano inteiro, é intensificado de setembro a março.

Em Venâncio Aires há mais de quatro mil terrenos particulares baldios. Dentre eles, poucos mantidos limpos e organizados com frequência. Deste modo, em virtude do elevado número de terrenos com mal cuidados, a demanda de trabalho do setor de fiscalização é muito grande.

Com a Lei Complementar Nº 146, de 5 de dezembro de 2018, que deu nova redação ao Código de Meio Ambiente e de Posturas, os procedimentos administrativos adotados pela SEMA passaram por importantes alterações que tornaram o processo de fiscalização mais simples e rigoroso. A notificação administrativa passou a ter vigência de um ano e, portanto, dispensa a emissão de uma nova notificação para que seja aplicada a multa.

Na prática, caso o proprietário de um terreno seja notificado pelo Setor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, a proceder a limpeza no corrente mês deste ano (setembro/ 2019), e em fevereiro de 2020 for verificado que o imóvel encontra-se sujo novamente, o setor emitirá imediatamente um Auto de Infração com penalidade de multa. Outro fator importante é que o pagamento da multa não exonera o proprietário da obrigação de realizar a limpeza. Mas, caso não a proceda, o Município poderá realizá-la, mediante a cobrança do valor do serviço terceirizado.

 

O valor da multa é calculado de acordo com o tamanho do imóvel

Multa por m2: 0,2 Unidade Padrão Monetária (UPM) do Município

Valor da UPM atualmente: R$ 4,29

Exemplo:

Terreno 11x33 (363 m2): 363 mx 0,2 x 4,29 = R$ 311,45 (em casos de reincidência, o valor da multa é aplicado em dobro).

Para que um terreno seja considerado limpo, deverá estar adequadamente roçado e drenado, livre de macegas, entulhos, lixos domésticos e demais resíduos. A limpeza do passeio público (calçadas), também é uma exigência.

Além do atendimento rotineiro às denúncias, o Setor de Fiscalização da SEMA está organização um roteiro de vistorias de modo a abranger todos os bairros e centro da cidade. A equipe pretende iniciar as vistorias programadas, na segunda quinzena deste mês.

A Secretaria de Meio Ambiente sugere algumas estratégias para facilitar a manutenção dos terrenos:

Plantio de grama: Além de ser uma vegetação rasteira e fácil de cortar, ela torna o ambiente mais verde e bonito desestimulando o descarte de resíduos.

Cercamento: O cercamento desestimula o descarte de resíduos.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório

Compartilhar

Comunidade de Linha Hansel doa lucro para Campanha Envolva-se

Publicado em 05/09/2019 às 16h53

No último domingo, 1º, a comunidade de Linha Hansel se envolveu em torno de uma galinhada beneficente. O trabalho unindo moradores da região e visitantes de todos os cantos da cidade resultou em uma quantia que vai ajudar a campanha Envolva-se pró-UTI Neonatal.

O cheque simbólico no valor de R$3.264 foi entregue hoje, 5, no Gabinete da Prefeito Giovane Wickert para o Gestor e para a Presidente da Associação Pró-UTI e Primeira-Dama do Município Cristiane Wickert.

Os recursos já foram repassados para a conta da campanha que vem buscando auxílio de diversas frentes sociais para conseguir juntar o valor para a construção da Unidade de Terapia Intensiva para recém-nascidos junto ao Hospital São Sebastião Mártir.

 

Ajuda também do Brechó da Educare

Ainda nesta semana, a Associação recebeu doação de valor da empresária Stefana Weiss. A proprietária do Centro Educacional Educare realizou um brechó de itens de vestuário adulto e infantil com preços acessíveis na sede da escola. A comercialização das peças rendeu R$300 que foram entregues para a Associação Envolva-se.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Adriene Antunes

Compartilhar

Nova Rótula na Júlio de Castilhos

Publicado em 04/09/2019 às 16h52

A equipe de sinalização da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP) juntamente com o Departamento de trânsito finalizam hoje, 4, o trabalho de colocação de uma nova rótula na Júlio de Castilhos esquina com a Armando Ruschel. As sinalizações estão tanto na pista, quando nas placas em todos os lados do cruzamento.

Com intenso fluxo, o cruzamento era estudado pela equipe há meses e receberá agora a rotatória feita, conforme modelos de outras cidades, somente com demarcação no asfalto e com a colocação de tachões.

A partir de amanhã, 5, os motoristas que cruzarem pelo local devem ter cuidado redobrado. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quando veículos se cruzarem em uma rotatória, o veículo que estiver circulando por ela tem a preferência.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Quinta de visitar o Museu à noite

Publicado em 04/09/2019 às 16h50

Depois do sucesso do primeiro dia do projeto “Uma Noite no Museu” que contou com a participação de mais de 60 pessoas, a Secretaria de Cultura que realiza o evento em parceria com o Museu de Venâncio Aires, realiza amanhã, 5, mais uma edição do projeto que consiste na realização de visitas em busca de fomentar a casa que reúne a história da Capital do Chimarrão, a partir das 19h.

Quem participar do projeto neste primeiro mês vai conferir a exposição “Mês Farroupilha”, alusivo ao 20 de setembro. Ontem alunos do EJA Intensivo da EMEF Macedo e da EEEF Monte das Tabocas estiveram pelo Museu. A projeção da organização é que amanhã, mais três turmas do Monte participem do projeto que vai ocorrer em duas edições mensais, nas noites de terças e quintas-feiras da primeira semana de cada mês.

Aberto para toda a comunidade, o projeto conta com a participação de grupos de estudantes das escolas locais e ocorrerá das 19h até 21 horas com entrada franca. As próximas edições já estão programadas para os dias 1 e 3 de outubro; 5 e 7 de novembro e 3 e 5 de dezembro.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Educação capacita professores sobre a inclusão da história e cultura africana e afro-brasileiras

Publicado em 03/09/2019 às 16h55

Inicia hoje, 3, a partir das 19h no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a capacitação para professores das redes de ensino do município sobre a lei que obriga a inclusão da história e cultura africana e afro-brasileiras nos currículos escolares de todas as redes de ensino do país.

A iniciativa é do Coletivo Agbára RS em parceria com a SME e o tema proposto é ÀMUBÁ: o que aprendemos com a Lei n. 10.639/03?, que completou 15 anos em 2018, mas que ainda tem dificuldades de ser elaborada nos contextos escolares ao longo do ano letivo.

A capacitação ocorrerá em cinco datas, entre os meses de setembro e novembro, sempre à noite, sendo em cada data abordado um eixo. São vinte vagas, com inscrições junto à articuladora e professora Silvania Carvalho. Os encontros serão no auditório da SME, sendo o último encontro a ser realizado na Associação Négo Futebol Clube. Além dos encontros presenciais, é previsto atividades a distância, totalizando 20 horas de capacitação.

O objetivo é habilitar professores para que sejam multiplicadores dentro do contexto escolar a partir da lei. Esta ação é importante pela questão racial ser um assunto transversal, sendo fundamental dialogar sobre todas as dimensões na busca da erradicação da violência provocada pelo racismo existe no Brasil.

 

Programação:

03/09 - Módulo 1

Eixo: Educação das relações étnico-raciais

17/09 - Módulo 2

Eixo: Questões sociais e os efeitos do racismo

01/10 - Módulo 3

Eixo: Psicologia e educação

29/10 - Módulo 4

Eixo: História africana

19/11 - Módulo 5

Eixo: Recursos e propostas de atividades didáticos – pedagógicos;

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório  

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||