Notícias - Prefeitura

Programa de Aquisição de Alimentos com inscrições abertas

Publicado em 07/03/2019 às 15h32

A partir do dia 15 iniciam as inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) junto à Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social. Os beneficiários do Programa Bolsa Família devem procurar a pasta para realizar o cadastro, munidos de documentação pessoal e comprovante de endereço.

Beneficiários do BPC/ LOAS devem estar atentos ao prazo de inclusão no Cadastro Único

Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e faz aniversário nos três primeiros meses do ano e ainda não se inscreveu no Cadastro Único para Programas Sociais devem comparecer até 31 de março para regularizar a situação, e assim, evitar que o benefício seja suspenso. 

O BPC tem o valor de um salário mínimo e é pago mensalmente a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda. Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso que uma pessoa da família deve se dirigir a Secretaria ou ao CRAS, levando os documentos de todos os moradores da casa e conta de luz.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Venâncio realiza a primeira edição da Conferência Municipal do Idoso

Publicado em 07/03/2019 às 15h28

A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social juntamente com o Conselho do Idoso realiza no próximo dia 15 a primeira edição da Conferência Municipal da Pessoa Idosa, com o tema “Desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. O evento, aberto ao público, acontecerá na Câmara de Vereadores a partir das 8h.

A conferência contará com a palestra da Professora Doutora Rosane Bernadete Brochier Kist que abordará “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas: definindo prioridades e estratégias para qualificar o fluxo de atendimento na perspectiva da garantia de direitos das pessoas idosas do município de Venâncio Aires”.

Na parte da tarde os participantes terão momento cultural e dinâmica, além da plenária de definição de prioridades e de estratégias para qualificar o fluxo de atendimento na perspectiva da garantia de direitos das pessoas idosas do Município e ainda as propostas em nível de Estado. Haverá ainda a escolha de delegados. 



Programação:

8h – Credenciamento
9h – Abertura e Leitura do Regimento Interno
10h – Coffee Break
10h30min: Palestra com a Profª Drª Rosane Bernadete Brochier Kist: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas: definindo prioridades e estratégias para qualificar o fluxo de atendimento na perspectiva da garantia de direitos das pessoas idosas do município de Venâncio Aires”
12h – Intervalo para Almoço
13h30min – Momento cultural: Apresentação das “Divas do SUS”
13h45min – Dinâmica do World Café: Discussões e deliberações com base nos Eixos Temáticos
15h – Plenária e definição de prioridades e de estratégias para qualificar o fluxo de atendimento na perspectiva da garantia de direitos das pessoas idosas do município de Venâncio Aires e propostas em nível de Estado do RS
16h30min – Escolha dos Delegados
17h – Encerramento

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Saúde prepara campanha intensa de prevenção ao mosquito da dengue

Publicado em 07/03/2019 às 15h27

A Secretaria Municipal de Saúde de Venâncio Aires finaliza o planejamento de uma grande campanha de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue.  O trabalho tem como foco principal a região central do Município, reunindo os bairros, para que a comunidade se engaje na causa de evitar os criadouros do agente transmissor de doenças. 

O trabalho dos agentes de endemias contará com uma atuação reforçada também das agentes de saúde que já realizam, normalmente, o alerta e repassam dicas de como evitar a proliferação do mosquito. A ideia é de que elas auxiliem na distribuição do material impresso que contará com dicas e alertas. A proposta da Secretaria é de atuar com o material em todas as Unidades de Saúde e nas escolas de todas as redes instaladas no Município. 

Venâncio Aires é um dos 321 Municípios gaúchos que são considerados infestados pelo mosquito, porém não há nenhum caso de doenças relacionadas com o inseto. O Rio Grande do Sul possui 64,5% do total das cidades nesta situação e a grande maioria estão, com apoio do Governo Gaúcho, realizando campanhas de alerta e de mobilização da comunidade contra a reprodução do transmissor. 

No início do ano, as Prefeituras atingidas receberam, juntas, um repasse de R$ 4,5 milhões do Estado para aplicar nas campanhas e ações de prevenção, porém Venâncio que ainda não estava na lista não recebeu recursos, mas fará campanha com investimentos próprios da Secretaria. “É preciso que todos nós estejamos atentos aos locais em que o mosquito possa reproduzir. Temos que orientar amigos e conhecidos sobre os cuidados necessários e buscarmos junto mantermos a cidade longe do foco do mosquito e das doenças que ele pode transmitir. Se cada um fizer sua parte conseguiremos proteger Venâncio do Aedes”, destaca o Secretário de Saúde, Ramon Schwengber.

Com hábitos diurnos, o Aedes aegypti tem, em média, menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, onde deposita os ovos. Para evitar que eles se reproduzam e possam representar algum tipo de problema é preciso que a comunidade inteira se engaje na prevenção que conta com:

•        Guardar garrafas vazias viradas para baixo.
•        Guardar pneus sob abrigos.
•        Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia.
•        Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises.
•        Manter lixeiras fechadas.
•        Manter piscinas tratadas o ano inteiro.
•        Tampar caixas d'água, tonéis e latões.

O mosquito da dengue é silencioso e costuma picar durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã ou fim da tarde. Ele ataca principalmente, nas pernas, tornozelos ou pés e a sua picada, geralmente, não dói nem coça. O transmissor tem voo rasteiro, com no máximo um metro de distância do solo. Ele é comum no verão, sendo recomendado utilizar repelentes, usar inseticida na casa ou colocar redes mosqueteiras nas portas e janelas. Uma forma natural de afastar o mosquito é acender velas de citronela dentro de casa. O mosquito que transmite a dengue, Zika e Chikungunya também é o principal responsável pela transmissão da febre amarela.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Wickert recebe convite para solenidade alusiva aos 54 anos do Corpo de Bombeiros

Publicado em 07/03/2019 às 15h24

Na manhã desta quinta-feira, 7, o Prefeito Giovane Wickert recebeu  o convite  do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Coronel César Eduardo Bonfanti e o do Comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul, Tenente Coronel Gerson da Rosa Pereira para o evento  de solenidade de formatura alusiva ao aniversário de 54 anos do Corpo de Bombeiros Militar em Santa Cruz do Sul. As atividades ocorrerão no próximo dia 15 na sede do 6º BBM às 10h.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Cultura recebe inscrições de candidatas para escolha da Garota Teuto Brasileira

Publicado em 07/03/2019 às 11h04

A Secretaria de Cultura e Esportes recebe até o dia 15 as fichas de inscrição das meninas interessadas em participar do concurso Garota Teuto Brasileira. A escolha será no dia 25 de maio em Linha Duvidosa, que este ano é a anfitriã da Festa Municipal do Colono que será nos dias 20 e 21 de julho. 

Em fevereiro, dia 19, a Secretaria esteve reunida com os presidentes das comunidades envolvidas nos festejos na sede do evento deste ano para alinhar a organização do concurso. À frente da festa neste ano estão Laura Finkler, Lauro Becker Roque e Eliciane Spech e Dejanira da Rocha e as comunidades participantes são: Linha Andreas, Linha Cecilia, Vila Teresinha, Linha Santana e Linha Duvidosa que não poderá indicar uma menina para participar do concurso por ser a anfitriã dos festejos.

O novo grupo que será eleito substituirá as atuais soberanas da Festa do Colono que são a Garota Teuto Daiara Kaulfuss e as princesas Thamires Guterres, Simone Mallmann e Luana Wickert. As participantes serão avaliadas em comunicação, beleza, simpatia e desenvoltura. Devem ter mais de 15 anos, serem solteiras e possuir vínculo com a comunidade que irão representar. As eleitas serão responsáveis pela divulgação da 42ª Festa Municipal do Colono. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Wickert prestigia aula inaugural do EJA em São José de Cerro dos Bois

Publicado em 07/03/2019 às 09h24

A Secretaria de Educação realizou ontem, 6, a aula inaugural da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada na Comunidade São José de Cerro dos Bois. O Prefeito Giovane Wickert acompanhou a Secretária Joice Gassen e a Coordenadora Alice Theisen conversaram com aos estudantes que voltaram para a sala de aula para terminar o Ensino Fundamental.

A turma, de 17 alunos, é da modalidade intensiva, voltada para maiores de 23 anos, que saibam ler e escrever. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira a partir das 19 horas. Com este modelo os alunos podem concluir o ensino fundamental em até um ano.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Mais de três mil alunos Venâncio-airenses participam do programa “Sorrindo para o Futuro”

Publicado em 07/03/2019 às 09h20

O programa “Sorrindo para o Futuro”, uma parceria entre o SESC e a Prefeitura de Venâncio Aires é desenvolvido desde 2005 no Município e no ano passado alcançou marca história passando dos três mil alunos atendidos nas escolas públicas. O projeto tem por objetivo melhorar o bem-estar das crianças buscando a formação de hábitos saudáveis. Desta forma, o programa estimula e incentiva as escolas públicas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais presentes no dia a dia das crianças.

Em 2016, por exemplo, foram 924 atendimentos. Em 2017, o programa ampliou quatro vezes o número de atendimentos e em 2018, 3.185 crianças foram atendidas. Em parceria com os Cirurgiões-Dentistas do Município, 38 escolas receberam visita dos odontólogos, onde foram realizadas avaliações bucais nas crianças. As crianças que apontaram necessidade em tratamentos odontológicos receberam encaminhamento para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde mais próximas de sua residência. Além disso, durante o ano, a Técnica em Saúde Bucal do SESC, juntamente com a equipe odontológica do Município, esteve realizando atividades nas escolas participantes com palestras, escovação supervisionada e levando a mascote “Joca” em algumas escolas.

Para 2019 o projeto manterá o atendimento em parceria com o Município de Venâncio Aires e ampliará o número de visitas nas escolas pela Técnica em Saúde Bucal do SESC, promovendo diversas atividades em prol das crianças. Ao todo, o SESC em parceria com as Prefeituras Municipais do Rio Grande do Sul, encerrou em 2018 o Programa Sorrindo para o Futuro com 10 mil atendimentos nas Emeis, Emefs e nas escolas Estaduais, em torno de 140 escolas, abrangendo as crianças desde a pré-escola até o 5° ano do ensino fundamental.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Sine realiza dia especial de atendimentos as Mulheres

Publicado em 07/03/2019 às 09h19

A Agência FGTAS/Sine de Venâncio Aires oferece atendimento preferencial para o público feminino amanhã, 8, o evento denominado “Ação Mulher” será realizado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Um guichê para atendimento preferencial dos serviços de intermediação de emprego, encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). 

Para se candidatar às vagas de emprego, basta comparecer à unidade com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Já para encaminhar seguro-desemprego e Carteira de Trabalho é necessário apresentar a documentação listada nos sites: https://fgtas.rs.gov.br/agendamento-seguro-desemprego e https://fgtas.rs.gov.br/carteira-de-trabalho.



2018    

Em 2018, o Empregar/RS Mulher foi realizado no dia 16 de março, em 128 Agências FGTAS/Sine de 125 municípios gaúchos. Ao todo, foram oferecidas 2.984 vagas de emprego no Estado, 842 na Região Metropolitana de Porto Alegre e 216 na capital. Na data, 1.388 mulheres foram encaminhadas para oportunidades de trabalho.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Domingo é dia de Música na Praça

Publicado em 07/03/2019 às 07h31

A Secretaria de Cultura realiza no próximo domingo, 10, a edição do “Música na Praça” que devido a instabilidade do tempo foi cancelado em fevereiro.  A partir das 20h, a Banda Rodado 15 se apresenta para a comunidade no calçadão da Praça Thomaz Pereira.

A atividade tem como objetivo mostrar o talento das bandas locais e proporcionar um momento de lazer e entretenimento para a comunidade. De acordo com o assessor da Secretaria, Saul Zart, os interessados em participar do “Música na Praça” podem procurar a Secretaria para fazer inscrição. O departamento de Cultura vai disponibilizar palco e sonorização.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Mais de 11 mil pessoas prestigiam o Carnaval de Rua de Venâncio Aires

Publicado em 04/03/2019 às 11h17

O chimarrão pode até perder um pouco de espaço na época de folia do momo em todos os outros cantos do território gaúcho, mas em Venâncio Aires ele ganha até mesmo lugar de destaque na avenida. Com o mate amargo, ou gelado. Com água, refrigerante ou cerveja, os mais de 11 mil foliões que lotaram a famosa “Rua Grande” na primeira noite de desfiles de Carnaval queriam mesmo era ver as cinco escolas de samba que abrilhantaram a noite.

Passava pouco das 20h30min quando o Rei Momo do Município, Valdir Ferreira, iniciou a tradicional caminhada pela avenida do samba apresentando ao público as suas majestades: a Rainha Katiele Pastorio e as princesas Tainá Alves e Pamela Fagundes. Após eles, as demais cortes do carnaval do interior, adulta e infantil, e ainda as soberanas da Fenachim 2019 fizeram a descida da rua Osvaldo Aranha que abre as festividades no centro da cidade. 

Com realização do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, os festejos desde ano contam com cinco escolas por noite, sendo duas convidadas especiais. Ontem, 2, a primeira escola a pisar na avenida foi a Malandros do Ritmo, que trouxe o enredo “A malandragem dos dias é saber curtir a vida”. Com 130 componentes, a agremiação lembrou a Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro. A Escola Irmãos da Ópa de Taquari encantou os presentes ao entrar na passarela e apresentar o tema "A vida é pra frente", onde seus mais de 150 componentes homenagearam o consagrado cantor nativista taquariense Eraci Rocha.

A Acadêmicos do Samba Négo retornou a avenida em 2019 com gás total ao cantar o tema “Ilex Caay o Elixir da Vida” e homenagear o chimarrão. Com mais de 200 componentes, o Négo levou a Fenachim para a avenida com homenagem as soberanas de todas as edições da festa. A atual rainha Lavínia Naue e suas princesas Thaise Fagundes e Andressa Halmenschlager foram as grandes destacadas no carro alegórico que fechou o desfile. Penúltima escola a desfilar, a Fiel Tribo Guarani levou para a Rua Grande o samba enredo “RVA, 60 anos: Do despertar da informação à alegria da comunicação” e contou a história da rádio mais antiga do Município, a Rádio Venâncio Aires AM. A trajetória do veículo, a programação e comunicadores, com nomes importantes como do jornalista João Paulo Heck, foram lembrados ao longo de todo o desfile que contou com 150 integrantes.

A Unidos da Vila Freese encerrou a noite com a tradicional paradinha da bateria. A agremiação trouxe para o sambódromo o tema “Pai Cuidador e Fé nos Orixás” que narrou sobre Olorum, pai criador de tudo e de todos os elementos por ele criado, como água, terra , fogo e ar. Em frente ao palanque oficial das autoridades, a bateria fez a paradinha e levantou o público que aguentou firme até as 2h da madrugada para prestigiar os carnavalescos. Na próxima segunda-feira, 4, as escolas retornam para a Rua Grande para novamente mostrar o trabalho das comunidades que vivenciam a energia do carnaval. Amanhã, a ordem será inversa e a Unidos da Vila Freese será a primeira a desfilar e a Malandros do Ritmo irá encerrar o carnaval de rua de 2019. A escola convidada desta vez será a União da Vila do IAPI de grupo especial de Porto Alegre que fará apresentação da ala show. A programação inicia as 20h30min com entrada livre. 



Infraestrutura 

O Carnaval deste ano conta com infraestrutura reforçada ao longo da avenida. A passarela do samba foi separada por grandes que permite mais segurança para a desenvoltura das escolas e ainda do público que prestigia. Além disso, banheiros químicos ao longo de toda a Osvaldo Aranha foram instalados para dar mais comodidade ao público. Quiosques de bebida, foodtrucks e os comércios gastronômicos do centro estão preparados para atender de forma ágil os foliões. O palanque das autoridades está situado na Praça Evangélica com fácil acesso. Na primeira noite além do Prefeito Giovane Wickert e do Vice Celso Kramer, Secretários, Vereadores, Coordenadores e lideranças da comunidade prestigiaram os desfiles.


Transmissão ao vivo 

Uma parceria, através do programa Adote esta ideia, possibilita pela primeira vez na história dos carnavais de Venâncio Aires a transmissão ao vivo de todo o desfile através da Fanpage oficial da Prefeitura na rede social Facebook. A empresa SulTel preparou mais de seis câmeras ao longo da Rua Grande que passam com qualidade HD som e imagem. Em parceria com a Coordenadoria de Comunicação do Município, a transmissão conta com entrevistas e comentários da Jornalista Adriene Antunes e da Comunicadora Luana Xavier. A voz oficial da avenida é da cantora Luciana Baum Lopes que dá o tom da festa. Na segunda-feira, a transmissão ocorrerá, novamente, com início previsto para às 20h15min. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: Guia Venâncio

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||