Notícias - Prefeitura

Saúde recebe mais uma ambulância para o SAMU

Publicado em 29/06/2019 às 10h38

Uma nova ambulância chegou hoje, 28, ao Município. O veículo será utilizado para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Conforme o Secretário de Saúde Ramon Schwengber o veículo ainda não está liberado para uso porque precisa passar pelos trâmites burocráticos como emplacamento e seguro e ainda receber os equipamentos para transformar a ambulância que é básica em avançada. 

O Gestor explicou que o material da ambulância avançada, que já atende ao SAMU hoje no Município, será transferido para a nova, e a antiga ficará básica e uma delas será repassada para a Corporação de Bombeiros. 

A ambulância foi enviada pelo Ministério da Saúde.  Atualmente o SAMU em Venâncio possui três ambulâncias, uma básica, uma avançada e uma reserva. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Saúde confirma mais um caso de H1N1

Publicado em 28/06/2019 às 11h14

A Secretaria de Saúde confirmou no início desta sexta-feira, 28, mais um caso de H1N1. A paciente que já está fora de perigo é uma mulher de 42 anos, cardíaca crônica, que havia sido vacinada contra a doença no início da campanha. No total, Venâncio Aires tem 12 casos investigados, nove negativados e três confirmados para H1N1. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Município repassa veículo para ONG PARESP

Publicado em 28/06/2019 às 07h32

 A Organização Não-Governamental (ONG) Parceiros da Esperança (PARESP) saiu de carro hoje, 27, após um encontro com o Prefeito Giovane Wickert. O veículo Uno 2010 modelo 2011 era da frota leve da Prefeitura e foi repassado para a entidade em forma de doação. O automóvel será utilizado pela entidade para serviços do dia a dia, como levar crianças, fazer compras e realizar atendimento domiciliar as famílias, uma das ações da entidade que atende mais de 120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. 

Antes de descer ao pátio da Prefeitura para receber o veículo, a Presidente da ONG Sara da Rosa relatou o trabalho da entidade e os apoios que vem recebendo de voluntários, empresários e principalmente da Administração Pública. Ela agradeceu o empenho e os auxílios do Governo e destacou a participação da ONG no Conselho da Assistência Social. Sara ainda falou das dificuldades enfrentadas e do quanto o veículo doado será útil para a entidade. “Temos apenas um carro bem antigo e é com ele que fazemos todas as nossas atividades, como ir ao mercado, buscar e levar alunos quando é preciso, levar as crianças ao médico e até prestar atendimento domiciliar. Estamos agradecidos com esta doação que vem em boa hora”, disse.

 O Uno 2010 branco foi aprovado pelos três alunos que junto com a Presidente representaram todos os envolvidos com a Paresp na entrega. Wickert disse que a Gestão está feliz em poder ajudar a entidade com um dos veículos da antiga frota leve da Prefeitura. “Com a renovação dos veículos conseguimos separar os carros do nosso patrimônio que estão em boas condições de uso para ajudar quem mais precisa. Este é o caso da Paresp que faz um excelente trabalho social com as nossas crianças e adolescentes e que precisa de um automóvel para melhorar o trabalho. É com orgulho que aceitamos a indicação da Vereadora Sandra Wagner que solicitou este repasse e também de um outro veículo para a Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (COOPROVA) que está em fase de análise”, comentou Wickert. 



PARESP 

A PARESP executa atividades através dos Educadores Sociais, Monitores Sociais, Serviço Social, Psicologia, Coordenação e Direção com crianças e adolescente de 4 a 17 anos, gratuitamente a cerca de 120 alunos neste ano. A Organização completa em 2019, 14 anos de caminhada repleta de solidariedade 

Mais de 1,5 mil crianças já passaram pelo atendimento da ONG que tem como principal recurso para manter a instituição os auxílios de empresas e pessoas voluntárias, que garantem complemento ao valor repassado pelo poder público. A Prefeitura de Venâncio Aires repassa R$240 mil por ano e presta auxílio através dos Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social. 

No próximo dia 10, a Prefeitura em parceria com o SESC realiza a primeira edição da Pré-feira Social que ocorrerá na sede da ONG durante todo o dia com diversas atrações culturais, lúdicas e de incentivo à leitura. O evento é alusivo a 20ª edição da Feira do Livro que tem como tema “Tudo a Ler”. 

 

Fonte: PMVA
Créditos e Foto: Adriene Antunes

Compartilhar

Novas ações da Campanha Envolva-se pautam encontro da Associação

Publicado em 26/06/2019 às 08h17

A Associação Pró-UTI NeoNatal, presidida pela Primeira-Dama Cristiane Wickert promoveu ontem,25, a primeira reunião da Comissão Técnica composta pelo Secretário da Saúde Ramon Schwengber, o Presidente do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Luciano Spies, juntamente com os médicos Guilherme Furst e a Jacqueline Froemming. Participaram também o Vice-presidente da Associação, Rodrigo Mello e demais integrantes da entidade. O encontro aconteceu na sala de reuniões da AD Contec Contabilidade, empresa parceira da Campanha.

Dentre os assuntos abordados, a construção do corpo médico que irá compor toda a base da Comissão Técnica, bem como, os profissionais/ especialidades e equipamentos necessários para composição do setor, conforme a normativa federal que rege as Unidades de Tratamento Intensivo. Um dos pontos importantes destacados pelo Secretário de Saúde Ramon Schwengber, é a possibilidade da criação de uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) concomitante às obras UTI NeoNatal, que futuramente servirá para atender casos com complexidade mediana. De acordo com Ramon, a ideia é reduzir os custos do financiamento vindo da União, porém, com mais facilidade de atingir os valores.

Na ocasião, também foi apontada a necessidade de se ter um espaço na área central de Venâncio, que sirva como uma Secretaria e possa acolher todos àqueles que buscam ajudar adquirindo os produtos da campanha. “A procura pelos produtos da campanha tem se intensificado diariamente através das matérias no site da Prefeitura, dos veículos de comunicação do município e das ações nas redes sociais que reverberam por outros municípios e na capital. As pessoas batem na porta do Hospital São Sebastião Mártir, na recepção da emergência querendo saber onde encontram um copo, uma camiseta, chaveiro ou o polvo, mascote da campanha e não encontram. Precisamos facilitar esse encontro e promover cada vez mais esse lindo envolvimento”, declara a Presidente da Associação, Cristiane Wickert.

É possível contribuir, também, através de uma conta bancária na Caixa Federal, criada para a Associação Pró-construção e Manutenção da UTI Neonatal do HSSM: Agência 0529 e a Conta Corrente 03003029-6.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório

Compartilhar

Saúde divulga datas de funcionamento da sala de vacina aos sábados

Publicado em 26/06/2019 às 08h16

Há oito meses a Secretaria de Saúde realiza atendimento, em dois sábados por mês, na Sala de Vacinação do Posto de Saúde Materno-Infantil (Posto Central). O objetivo é oportunizar que a comunidade possa acessar o serviço de imunização em horário alternativo, das 8h até 12h. No próximo mês, o local estará atendendo nos dias 6 e 20 e em agosto será nos dias 10 e 24. 

Nestes dias, a equipe estará disponível para vacinar adultos e crianças. Para receber as doses é preciso levar documentação pessoal e caderneta de vacinação.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Secretário de Saúde de Venâncio Aires é eleito representante da AMVARP no COSEMRS

Publicado em 26/06/2019 às 08h12

O Secretário Municipal de Saúde de Venâncio Aires, Ramon Schwengber, foi eleito por unanimidade como representante titular da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP) no Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS). Como suplente, ficou Augusto Pellegrini, Secretário de Rio Pardo.

Nova Diretoria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Vale do Rio Pardo:
Presidente: Ramon Schwengber, de Venâncio Aires
Vice-presidente: Augusto Pellegrini, de Rio Pardo
1ᵃ secretária: Francele Frantz, de Pantano Grande
2ᵃ secretária: Sinara Dhil, de Sinimbu

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: ASSESSORIA AMVARP

Compartilhar

Prefeito decreta luto oficial de três dias no Município em homenagem ao empresário Odilo Wachholz

Publicado em 26/06/2019 às 08h08

O Prefeito Municipal Giovane Wickert assinou nesta manhã, 25, o decreto número 6.606 que declara luto oficial no Município de Venâncio Aires a partir da data de hoje por três dias em homenagem à memória do empresário e líder comunitário Odilo Paulo Wachholz que faleceu ontem, 24, aos 75 anos.

Conforme o decreto, o luto é em virtude dos relevantes serviços voluntários prestados por Odilo Wachholz à comunidade de Venâncio Aires, bem como sua consistente contribuição para o desenvolvimento do Município. 

O empresário, que administrava uma rede de postos de combustíveis na cidade e na região, foi Presidente da 10ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (FENACHIM) bem como presidiu entidades importantes como a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (CACIVA), a Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (SOVA), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do Esporte Clube Guarani entre outras instituições. Era integrante do Lions Clube e chegou a ser Governador do Distrito LD-2 do Lions. 

Casado com Vera Wachholz, ele deixa três filhas: Adriana, Fabiana e Lisiana, além de genros e netos, entre eles a atual Rainha da 15ª Fenachim Lavínia Wachholz Naue. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

PIM realiza festa junina com crianças atendidas no Programa

Publicado em 25/06/2019 às 11h00

Os festejos juninos, tradicionais do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) acontece na próxima quinta-feira, 27. A festa será no Posto de Saúde do Bairro Gressler das 13haté às 16h com muitas atividades, brincadeiras e lanche típico para cerca de 100 crianças que são atendidas pelo Programa. 



PIM

O Programa é uma política pública pioneira no Brasil, uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.

O PIM foi desenvolvido em 2003 e tem como referência a metodologia do projeto cubano Educa a tu Hijo, do Centro de Referencia Latinoamerica para la Educación Preescolar (Celep), de quem inicialmente recebeu apoio para a implantação.

O programa está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade.

Em Venâncio Aires o PIM é composto pelas Secretarias de Saúde, Habitação e Desenvolvimento Social e Educação. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Pós intervenção, Casva tem aumento de 43% no número de alunos

Publicado em 25/06/2019 às 07h37

Quase 40 dias depois da intervenção, o Centro de Assistência Social Venâncio Aires (CASVA), passou do risco eminente de fechar as portas e deixar dezenas de crianças sem atendimento, para o ingresso de novos alunos. Agora, são 122 estudantes atendidos na entidade que desde o dia 16 de maio é gerida pela Prefeitura através do Decreto 6.575 que intervencionou o Centro de Assistência.

 Antes gerido pelo Rotary Club Venâncio Aires, o Casva possuía 85 alunos de 0 a 6 anos. Ano passado, a Instituição que mantinha o Centro já havia terminado com o chamado “Turno Oposto”, atendimento feito aos alunos que frequentavam escolas de Ensino Fundamental. Neste ano, com mais de 50 anos de serviços prestados à comunidade, o Casva correu o risco de também terminar com o atendimento do Ensino Infantil e foi intervencionado pela Prefeitura e, em pouco mais de um mês, já recebe novos alunos: 37 ingressaram na escola neste período. 

Conforme o interventor, Egon Sniedze, até o final do ano a entidade seguirá administrada pela Prefeitura que conta com o apoio da Diretora do Casva, Daine Teresinha Nunes e da Responsável Financeira, Joice Fernanda Kroth. Para 2020, o Casva poderá ser municipalizado ou então ser gerido por uma nova diretoria constituída por pessoas da sociedade civil, que queiram administrar o local que atende crianças das 6h30min até às 18h30min, sendo todos alunos em turno integral que recebem cinco refeições diárias e são atendidos, atualmente, por 26 funcionários, porém nos próximos dias ingressaram mais dois servidores, totalizando 28. 



Contas em dia

A saúde financeira do CASVA está em dia. Sniedze explica que desde o dia da intervenção a conta da entidade no Banco Sicredi foi bloqueada. A expectativa é que nesta semana a entidade financeira libere novamente a movimentação da conta que recebe os depósitos das contribuições espontâneas dos pais e responsáveis pelos alunos matriculados no local. Desde o dia 16, a direção trabalha com a movimentação apenas do Banco Banrisul, onde é depositado o valor repassado pela Prefeitura, que envia mensalmente R$ 48.312,31. O valor do repasse aumentou nos últimos dois anos, a Administração Pública saltou de R$293 mil por ano (valor pago em 2017 conforme previsto em 2016) para R$ 505 mil em 2018 e R$547mil, agora em 2019. 

 Nenhum dos fornecedores ou servidores do Casva estão em atraso e a entidade trabalha com as contas no azul. Conforme o interventor, o valor da venda do prédio onde funcionava o turno oposto está depositado para eventuais futuras necessidades da entidade, como no caso de ter que indenizar os funcionários em uma possível municipalização. “Este foi um cuidado do Rotary que vendeu a edificação já pensando na possibilidade de precisar de recursos para gastos mais altos fora dos custos operacionais. O valor seguirá guardado até que se tenha a definição da situação da entidade para 2020”. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Show do Nenhum de Nós marca 20ª edição da Feira do Livro

Publicado em 25/06/2019 às 07h36

Um mundo de cultura, leitura e diversão estará disponível no Parque do Chimarrão em agosto. A 20ª edição da Feira Municipal do Livro contará com novidades e uma delas será o show nacional da Banda Nenhum de Nós, grupo do Patrono do evento Thedy Corrêa. 

A organização anunciou oficialmente a programação na quarta-feira, 19, através da Fanpage do evento. O show ocorrerá no sábado, 24, e deverá levar centenas de pessoas para a Feira. 

A 20ª edição ocorre dos dias 22 a 25 de agosto no Ginásio de Exposições do Parque do Chimarrão com entrada franca. 



Nenhum de Nós (Com dados do Wikipédia) 

Nenhum de Nós é uma banda de rock brasileira, formada em 1986 na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, a banda foi formada pelos músicos Thedy Corrêa, Carlos Stein, Sady Homrich, Veco Marques e João Vicenti.



início (1986 - 1987)

Sady Homrich e Carlos Stein se conheceram nos tempos da primeira série escolar, mais tarde, na 5º série, conhecem Thedy Corrêa. Na faculdade, Stein foi um dos fundadores do grupo Engenheiros do Hawaii. Depois de dois shows, saiu para formar o Nenhum de Nós com Corrêa e Homrich. Após algum tempo, foram chamados para abrir um espetáculo do DeFalla na Sociedade dos Amigos da Praia do Imbé (SAPI).[1] Antônio Meira, produtor, gostou da música dos jovens e eles, então, assinaram com a BMG Ariola e gravaram seu primeiro álbum. O disco, homônimo, foi lançado em 1987 e vendeu 30.000 cópias.


Sucesso nacional (1988 - 1993)

Em 1988, a música de trabalho do primeiro disco, Camila, Camila torna-se um hit nacional, chegando ao 3° lugar na parada brasileira. O sucesso promoveu novos shows no Rio de Janeiro e em São Paulo e o lançamento do 2° álbum. Cardume, produzido por Reinaldo Barriga,[3] foi lançado em Março de 1989 e vendeu 250.000 cópias, garantindo à banda seu primeiro disco de ouro. No álbum está incluída Astronauta de Mármore, versão da música Starman de David Bowie, que foi a música nacional mais tocada naquele ano.

1990 é marcado pela entrada do guitarrista Veco Marques. O 3° álbum da banda é lançado nesse mesmo ano, Extraño, com fortes influências da música gaúcha, com a participação de Luiz Carlos Borges A canção Extraño ganha clipe de grande repercussão para época. A canção Sobre o Tempo é incluída na trilha sonora da telenovela Barriga de Aluguel, da Rede Globo e ganha clipe especial do Fantástico (assim como O Astronauta de Mármore), alavancando as vendas do álbum, que chegou à 50.000 cópias vendidas. Em 1991, se apresentam no Rock in Rio II, no penúltimo dia do festival, marcando a entrada de João Vicenti como músico convidado.

Em Junho do ano seguinte, é lançado o quarto álbum de estúdio da banda, também homônimo, com influências do pop da década de '70. O videoclipe de um dos singles do álbum, Ao Meu Redor, é eleito o melhor do Brasil pela votação do público na MTV e a banda vai para Los Angeles, representar o Brasil no MTV Video Music Awards 1992. Ainda neste álbum, está incluída uma versão da música Sangue Latino (do grupo Secos e Molhados) que ganhou uma versão dance que tocou nas rádios do país inteiro e também Jornais, que teve um clipe de muito sucesso no Top 20 Brasil, da MTV.

Rescindido o contrato com a BMG, a banda começa um novo projeto e passa o ano de 1993 entre os shows da turnê do quarto álbum e a composição de um novo trabalho. 



Fase independente (1994 - presente)

Em 1994, é lançado o primeiro álbum ao vivo do Nenhum de Nós, Acústico ao Vivo, gravado no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, em março de 94. Garantiu à banda seu segundo disco de ouro. Esse álbum foi relançado em CD, em 2012. A canção Diga a Ela foi lançada como single do álbum e ganhou um videoclipe ao vivo de alta rotação na MTV. Em 1996, é lançado pela Velas o 5° disco da carreira da banda. É o primeiro em que João Vicenti é reconhecido como membro oficial da banda. Mundo Diablo conta com parcerias com Edgard Scandurra (Ira!), Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso), Flavio Venturini (14 Bis) e Fito Paez. Em 1997, a banda se apresenta, dia 1 de Fevereiro, no festival Planeta Atlântida, que naquele mesmo dia contou também com Skank. Enquanto isso, o clipe de Vou Deixar Que Você se Vá fica em 1° lugar no Disk MTV.

Em Dezembro de 1998 sai Paz e Amor, produzido por Sacha Amback. O álbum tem influência do novo rock inglês e tem elementos de música eletrônica. No início de 2000, sai o álbum Onde Você Estava em 93?,[11] que foi gravado em 1993, mas só foi lançado pela ACIT em 2000, pois a BMG havia rejeitado-o por ser 'não-comercial'. No dia 5 de Janeiro de 2001 é lançado Histórias Reais, Seres Imaginários, álbum muito bem recebido pelo público e que ainda garantiu um clipe para Amanhã ou Depois,[13] música que ficou semanas nas paradas do Brasil inteiro e marcou a volta da banda para palcos não-sulistas. Em 2003, é lançado o segundo álbum ao vivo da carreira da banda. Acústico ao Vivo 2 é o registro dos sucessos da banda, pela segunda vez, no Theatro São Pedro. Assim como o primeiro, vendeu 100.000 cópias, garantindo à banda seu terceiro disco de ouro. Em 2005, é lançado Pequeno Universo, com 11 músicas originais inéditas e 2 releituras, Eu e Você Sempre (Jorge Aragão) e Raquel (Jorge Drexler).

Após o lançamento dos álbuns ao vivo A Céu Aberto e Paz e Amor Acústico, o Nenhum de Nós sai de um hiato de 6 anos sem novas composições para lançar Contos de Água e Fogo em 2011, álbum que conta a participação de Duca Leindecker e Leoni.

Em 2015 a banda lança o álbum "Sempre É Hoje" que tem como singles: "Milagre" e "Foi Amor" (que conta com a participação da cantora Roberta Campos).[19] Em 2018 lançaram o EP Doble Chapa com seis faixas. 

Com 32 anos de carreira, a banda já fez mais de 2000 shows e vendeu mais de 3,5 milhões de discos.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||