Notícias - Prefeitura

Cerveja e Rock na 3ª edição da Feceva neste sábado

Publicado em 05/04/2019 às 07h39

O terceiro Festival da Cerveja de Venâncio Aires (FECEVA) ocorre neste sábado, 6, no Ginásio de Exposições do Parque Municipal do Chimarrão, a partir das 17h. A edição reunirá os amantes das cervejas artesanais e do Rock Gaúcho. Até às 2h da madrugada o público poderá apreciar as dez cervejarias, sendo uma de Santa Catarina e outras noves do Rio Grande do Sul. 

Além das cervejas, o público poderá apreciar a gastronomia de quatro foodtrucks e a animação ficará por conta da banda de rock gaúcha Tequila Baby. Também se apresentará no palco da Feceva os músicos Venâncio-airenses Rafael Sehn e Power Trio, Thomás Lenz e trio com especial Rock Gaúcho e banda RIFFnaria.


Cervejarias:

•       GoldenBauch
•       Max Haus
•       Rüdiger
•       Jimmy Eagle 
•       Senhor do Malte
•       Heilige 
•       Proeza
•       Moocabier
•       Urwald, 
•       Chaos Brew Co



Ingressos:

Os ingressos são comercializados por R$ 30 nos pontos de venda Barão Bar & Prosa, Cléris Sports, Studio Fit, Di Nápoli, Folha do Mate, Terra FM. Em Lajeado, os ingressos estão disponíveis na loja Marreta, e em Santa Cruz do Sul na Agridoce.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Agconp debate pauta da saúde no RS

Publicado em 05/04/2019 às 07h38

Em anexo foto da reunião que a AGCONP liderou hoje em Porto Alegre sobre a questão da saúde no RS. Além da imagem o audio do Presidente da Agência e Prefeito de Venâncio Aires sobre o encontro.

 

Fonte: Adriene Antunes 
Foto: Leandro Osório

Compartilhar

Jalila Heinemann é eleita Presidente do Conselho da Mulher

Publicado em 03/04/2019 às 16h02

Ontem, 2, os integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) realizaram a primeira reunião depois da posse, que ocorreu no dia 8 de março. O encontrou marcou a escolha da diretoria da entidade que consagrou a Secretária de Planejamento e Urbanismo Jalila Heinemann como Presidente, Lissandra Rebelatto como Vice-Presidente e Lidiane Fausto como Secretária.

O Conselho irá se reunir mensalmente, porém como está em formação do estatuto, o grupo definiu que este mês haverá mais uma reunião no dia 17 para a revisão dos documentos.  

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Prefeitura de Venâncio Aires veste azul nesta semana

Publicado em 02/04/2019 às 17h30

O prédio principal da Prefeitura de Venâncio Aires está azul desde ontem,1, à noite. Os refletores foram instalados em busca de auxiliar na campanha de conscientização do Autismo, promovida pela Esperança Azul Associação Pró-Autismo de Venâncio Aires que com apoio da Administração Municipal realiza a 1ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo.

A primeira atividade da programação ocorreu no início da noite de ontem quando foi instalada uma faixa sobre a programação e ligada as luzes de cor azul, no prédio da Prefeitura. A cor é símbolo da causa autista, e conforme a Presidente da Associação Ramone Mohr, as pessoas que possuem o espectro autista chamados de anjos azuis, pois não mentem e não fazem jogos, falam o que sente. “A cor azul foi escolhida porque o autismo é mais comum em meninos”, explica.

O escritor e autista Marcos Petry, de Santa Catarina será o principal palestrante da semana, ele é produtor de conteúdo no canal 'Diário de um Autista' e músico. Com o canal na internet Petry compartilha experiências e vivências, buscando assim um maior entendimento do espectro autista. A palestra dele será no dia 5 de abril na Câmara de Vereadores, a partir das 19h.

No sábado, 6, a partir das 13h30min, os membros da Associação farão a distribuição de folders informativos sobre autismo nas ruas centrais da cidade com a intenção de explicar sobre o transtorno a comunidade. “Há muitos obstáculos e precisamos de muitos esclarecimentos para a população em geral. As pessoas precisam saber que o autismo não é uma doença e nem uma síndrome, mas, sim, um transtorno. E ainda precisamos lutar contra o preconceito daqueles que orientam seus filhos para que não brinquem com as crianças com autismo. Precisamos que as pessoas saibam mais sobre o transtorno e que as escolas também estejam preparadas para receber nossos filhos”, salienta Ramone.

 

Fonte: PMVA
Créditos:  Adriene Antunes
Foto: Leandro Osório

Compartilhar

Seu casaquinho vai aquecer quem precisa

Publicado em 02/04/2019 às 17h27

Na manhã desta terça-feira, 2, na Sala de Reuniões da Prefeitura foi lançada oficialmente a Campanha do Agasalho de 2019, com a presença de secretários, lideranças, apoiadores, parceiros e entidades filantrópicas. Compondo mesa estavam a Primeira-Dama Cristiane Wickert, o Prefeito Giovane Wickert e o Vice-prefeito, Celso Krämer.

Segundo Cristiane, na edição passada, foram arrecadas cerca de 30 mil peças de roupas que amenizaram e aqueceram mais de 200 famílias do Município. Para este ano, o objetivo é bater o número de agasalhos angariados em 2018, convidando toda a comunidade Venâncio-airense a fazer parte desta causa.

Na 3ª edição à frente da campanha, Cristiane conta com a parceria dos veículos de imprensa como Grupo RVA, Rádios Terra FM, Interativa e Arauto, Jornais, Olá, Nossos Valles e Folha do Mate e ainda da Sociedade Clube de Leituras, Caciva e entidades voluntárias como a família Rotária, a família Lions, o Grupo de Escoteiros e a Ordem Demolay.

As peças publicitárias da campanha 2019 foram criadas pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura e contaram com apoio da modelo Ana Luiza Parket, garota propaganda deste ano e do Arthur Cetolin que é a voz do mascote “Kzaquinho” que há quase 10 anos participa das campanhas em Venâncio Aires. O jingle é um oferecimento do Grupo RVA             que auxilia na organização e na divulgação, anualmente, das campanhas. 

O primeiro roteiro de recolhimento ocorre neste sábado, 6, a partir das 13h30min com saída do caminhão e da equipe de voluntários do Grupo RVA. O recolhimento passará pelas ruas Sete de Setembro, Reinaldo Schmaedecke, Jacob Becker e Barão do Triunfo. No dia 7 o recolhimento será nas ruas Duque de Caxias, Senador Pinheiro Machado, Cláudio Reckziegel, Emílio Michels, Silveira Martins e Coronel Vila Nova. No dia 14, as 9h o roteiro inicia pelas ruas Coronel Agra, Avenida Rupperti Filho, Visconde do Rio Branco, Primeiro de Março e Félix da Cunha. Além dos recolhimentos, haverá pontos de doação em escolas, nos veículos de imprensa e órgãos públicos.

 

Fonte: PMVA
Créditos e fotos: Leandro Osório

Compartilhar

Mateada marca início do 3º Magia da Páscoa

Publicado em 02/04/2019 às 16h58

Neste domingo, 7, uma grande mateada reúne a comunidade na Praça Henrique Bender (Evangélica). A partir das 15h a organização do Magia da Páscoa e ainda a Startup Icehot esperam o público para curtir uma tarde recheada de atrações e serviços. Brinquedos infláveis, malabares, pernas de pau e artesanato estarão à disposição da comunidade na Osvaldo Aranha. A rua principal será fechada para que as famílias possam fazer suas rodas de chimarrão e ainda aproveitar a via para bicicletas, patinetes, patins e etc. 

A mateada celebra o início das atividades na casa do coelho, que neste ano ficará concentrada na Praça Evangélica devido as obras na Praça Matriz, e ainda o primeiro ano do Icehot, equipamento urbano que distribui água quente e fria de graça. Haverá ainda a distribuição de erva-mate e brindes com viés sustentável como sacolas ecológicas e kits de copos e garrafas.



Magia da Páscoa

A Magia da Páscoa, programa que chega à sua 3ª edição com organização do Gabinete da Primeira-Dama Cristine Wickert e participação da Secretaria de Cultura irá colorir o centro com a temática da páscoa. Coelhos, moinho, labirinto de casinhas e muito mais irão encantar as crianças e adultos. Os itens decorativos foram confeccionados pelo Gabinete em parceria com voluntários e colaboradores. Além da mateada neste domingo que marca a abertura, haverá ainda outras programações ao longo do mês. 



Sobre o Icehot

A startup Icehot celebra seu primeiro ano de atividades em um local simbólico rico e significado na história da marca: a cidade de Venâncio Aires, a Capital Nacional do Chimarrão. Foi nesse município que a empresa instalou seu primeiro equipamento – uma solução que fornece água gelada e quente, de forma ininterrupta e gratuita para a população – em abril de 2018, selando o início da atuação no mercado gaúcho. Atualmente, são 18 mobiliários urbanos localizados em mais de dez cidades do estado.

Solução pioneira no Brasil, o Icehot é uma inovação em mobiliário urbano que cumpre função fundamental: fornecer água gelada, a 5°C, e quente, a 85°C, de forma gratuita à comunidade em locais públicos. O sistema é uma espécie de bebedouro – todo revestido em aço inox e com filtros purificadores que eliminam impurezas da água antes de servi-la. O serviço pode ser ofertado sem oneração aos cofres públicos, uma vez que o Icehot não necessita de investimento do município para a instalação – que arca, apenas, com o fornecimento de água e energia elétrica para o funcionamento. O mobiliário é viabilizado exclusivamente por meio de mídias, que divulgam suas marcas no próprio equipamento – através de uma tela digital localizada na parte lateral do equipamento. Assim, a comunidade tem a disposição água gratuita e 100% filtrada 24 horas por dia.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Sexta-feira de recolhimento de lixo eletrônico

Publicado em 01/04/2019 às 17h23

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza, nesta semana, mais uma ação de recolhimento de lixo eletrônico. Materiais como televisão, rádios, celulares, computadores e demais itens podem ser entregues na Rua 7 de setembro esquina Júlio de Castilhos durante toda a sexta-feira, 5.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Prefeitura presente no Viva o Taquari Vivo neste sábado

Publicado em 01/04/2019 às 16h12

A Prefeitura de Venâncio Aires participa neste sábado, 6, de um dos maiores mutirões voluntários em defesa dos rios e arroios: Viva O Taquari Vivo. A açao é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e pela ONG Parceiros Voluntários e com as Prefeituras Municipais da região. Venâncio Aires, através da Secretaria de Meio Ambiente a partir das 7h30min em Vila Mariante.

O Viva o Taquari Vivo tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade regional acerca das questões ambientais relacionadas à conservação de recursos hídricos através da promoção de valores ambientais para o despertar de novas atitudes individuais e coletivas.



Roupas para a ação 

A organização salienta que os voluntários que vão participar usem camiseta confortável e, se possível de manga longa para proteção contra picada de insetos; boné para proteger a cabeça da exposição do sol; sapatos confortáveis e de fácil limpeza, se possível impermeáveis, além de calças jeans compridas que são uma ótima opção por serem seguras e evitarem picadas de insetos e irritação da pele por algum contato com plantas.

Durante a atividade serão formados grupos de trabalho que ficarão responsáveis por recolher o lixo nas margens do rio Taquari e por separá-lo em categorias pré-estabelecidas. As categorias foram estabelecidas de forma a se conseguir enviar o material para indústrias de transformação e para fins de inferência dos hábitos da sociedade. 



Pontos de ação

Além de Mariante, a comunidade da região terá a oportunidade de colaborar nos seguintes pontos: Porto dos Bruder, em Lajeado; Parque Municipal da Lagoa, em Estrela; Balneário Navegantes, em Arroio do Meio; Clube Náutico Delta, em Cruzeiro do Sul e Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul.

Em 12 edições já realizadas, o Viva o Taquari Vivo recolheu e deu destinação correta a quase 36 mil quilos de resíduos e contou com a participação de 5.897 voluntários. A iniciativa também contempla a frente de ensino, por meio de cartilhas, seminários com estudantes e jornadas profissionais. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Feira do Livro com noite especial para o escritor Venâncio-airense

Publicado em 01/04/2019 às 16h00

A 20ª edição da Feira Municipal do Livro contará com diversas novidades, uma delas é a programação especial para os escritores Venâncio-airenses. A expectativa da organização é reunir os “arquitetos das letras” do Município em uma noite de autógrafos e apresentação das obras. 

Os interessados em participar poderão se inscrever junto à Secretaria de Cultura até dia 30 de junho. Na próxima semana, o formulário de preenchimento de participação estará disponível no site da Prefeitura. 

A Feira do Livro deste ano acontecerá no Parque do Chimarrão de 22 até o dia 25 de agosto com entrada franca. O lançamento da edição será feito no dia 30 de maio na frente do Barão Bar e Prosa, onde a comunidade conhecerá o patrono, o tema e a logomarca e ainda a programação oficial. A realização é uma promoção da Prefeitura em parceria com o Sesc. 



História

A organização inicia um resgate das 19ª edições da Feira no Município. Um vídeo será preparado com depoimentos e imagens. Quem tiver interesse em participar do resgate e/ou tiver material que possa ajudar no histórico poderá entrar em contato com a Secretaria de Cultura. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Páscoa motiva Feira de Artesanato

Publicado em 01/04/2019 às 15h56

Nos dois próximos sábados, 6 e 13, o Programa Municipal de Artesanato promove a Feira de Artesanato Especial de Páscoa, na Travessa Pastor Menzel, junto à Praça Henrique Bender. O horário é das 8h às 17h. Em caso de tempo instável, a programação pode sofrer alterações de horários e transferências de datas. 

Além de peças em motivos pascoais, os artesãos expõem diversidade em técnicas e habilidades manuais. Ótimas sugestões de presentes, utilitários, vestuário e acessórios. O Programa Municipal do Artesanato é coordenado pelo Departamento de Turismo, vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e reúne cerca de 50 artesãos habilitados. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||