Notícias - Prefeitura

Cultura lança projeto de fomento ao Museu de Venâncio Aires

Publicado em 27/08/2019 às 08h54

A Secretaria de Cultura em parceria com o Museu de Venâncio Aires, inicia na próxima semana o projeto “Uma noite no Museu” que consiste na realização de visitas em busca de fomentar a casa que reúne a história da Capital do Chimarrão. 

Projetado para ocorrer em duas edições mensais, nas noites de terças e quintas-feiras da primeira semana de cada mês, o projeto inicia com a exposição especial “Mês Farroupilha”, alusivo ao 20 de setembro nas noites dos próximos dias 3 e 5. 

Aberto para toda a comunidade, o projeto conta com a participação de grupos de estudantes das escolas locais e ocorrerá das19h até 21horas com entrada franca. 

As próximas edições já estão programadas para  os dias 1 e 3 de Outubro; 5 e 7 de Novembro e 3 e 5 de Dezembro.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Feira do Livro: 20ª edição alcança números recordes com 20 mil visitantes e mais de oito mil obras vendidas

Publicado em 27/08/2019 às 08h49

Uma edição histórica. A 20ª edição da Feira Municipal do Livro terminou no domingo, 25, com números recordes. Foram mais de 20 mil visitantes nos quatro dias de evento, que em 51 horas, comercializou oito mil e 300 obras literárias, totalizando R$150 mil em vendas.  O crescimento consolida a Feira, que neste ano, contou com o músico e o escritor Thedy Corrêa como Patrono.

Com tema “Tudo a Ler”, a Festa da Literatura reuniu uma programação diversificada com teatro, contação de história, lançamento de livros, rodas de conversa, noite especial dos escritores, apresentações musicais e o ponto alto: O show nacional, gratuito, da Banda Gaúcha Nenhum de Nós, que reuniu mais de três mil pessoas na Arena Literária.

Com liderança da Prefeitura e do Sesc, a Feira se firmou no Parque do Chimarrão. Este foi o terceiro ano consecutivo que o evento foi realizado nas dependências do Parque e permite uma maior comodidade e segurança à comunidade. De acordo com o Secretário de Cultura Henrique Silva, organizador da Feira, foi uma edição que ficará na história do Município, já que teve melhorias importantes e iniciou um processo de crescimento do evento agregando parceiros e oportunizando mais atrativos para as famílias.

 

Educação

A Secretaria de Educação é parte da comissão organizadora e responsável por parte da programação que movimento o evento. A Mostra de Trabalhos dos alunos da Rede Municipal levou milhares de alunos, professores e familiares à feira que ocorreu na quinta,22, e na sexta-feira, 23, no Pavilhão anexo ao Ginásio onde ocorreu a Feira do Livro. Com diversos avaliadores, a Mostra realizou uma solenidade na sexta à tarde para premiar os vencedores. O ato teve a participação de autoridades, como o Prefeito Giovane Wickert, e entregou medalhes e certificados aos alunos e professores destaques.

Além desta programação, a Educação foi responsável pela organização do transporte de todos os alunos da Rede para a Feira, nos dois dias úteis, cerca de cinco mil estudantes desde os pequenos das Escolas de Educação Infantil até os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ainda pela organização do 11º Concurso Literário que teve a premiação realizada durante a solenidade de abertura da feira na quinta-feira, 22.

 

Vencedores da Mostra

 ** CATEGORIA ANOS INICIAIS:  
1º lugar: Guardiões do espaço em: uma aventura com o plástico da EMEF Benno Breunig
2º lugar: Cuidado! O vilão Aedes Aegypti pode estar na sua casa da EMEF Professora Odila Rosa Scherer
3º lugar: O mundo secreto das moscas da EMEF Alfredo Scherer

 

** CATEGORIA ANOS FINAIS:

1º lugar: Análise do descarte de medicamentos vencidos ou em desuso no município de Venâncio Aires da EMEF José Duarte de Macedo
2º lugar: Memórias autobiográficas em cena na escola da EMEF Alfredo Scherer
3º lugar: empataram 3 trabalhos: Conhecendo a verdadeira história do nazismo e Adolf Hitler da EMEF Cidade Nova Artes Indígenas: entrelaçamento de universos simbólicos e culturais da EMEF Coronel Thomaz Pereira MIP - Manejo Integrado de Pragas da EMEF Dom Pedro II

 

** CATEGORIA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

 1º lugar: O uso de palavras e imagens na aprendizagem da Língua Inglesa da EMEF Dois Irmãos
 2º lugar: Aprender matemática de maneira fácil e prazerosa, relacionando teoria x prática da EMEF Dois Irmãos 

 

 

Para a Mostratec Júnior que ocorre em outubro, foram selecionados dois trabalhos da Educação Infantil e seis trabalhos do Ensino Fundamental:

** EDUCAÇÃO INFANTIL:

Um mundo invisível a ser descoberto da EMEI Infância Feliz
No tempo dos dinossauros da EMEF Otto Gustavo Daniel Brands  

 

** ENSINO FUNDAMENTAL:

Lagartixas: pragas domésticas ou aliadas? da EMEF Dom Pedro II
Cuidado! O vilão Aedes Aegypti pode estar na sua casa  da EMEF Professora Odila Rosa Scherer
Guardiões do espaço em: uma aventura com o plástico da EMEF Benno Breunig 
Memórias autobiográficas em cena na escola da EMEF Alfredo Scherer 
Análise do descarte de medicamentos vencidos ou em desuso no município de Venâncio Aires da EMEF José Duarte de Macedo
Aplicações do gás ozônio da EMEF Benno Breunig

 

Vencedores do 11º Concurso Literário

 Categoria Educação Infantil – Desenho
1° lugar: Eduardo de Campos Goelzler – Emei Gente Miúda
2° lugar: Ana Luiza Fischer Passini – Emei Frederico Reinaldo Closs
3° lugar: Ester Dreissing Frey – Emei Algayer

 

Categoria 1° e 2° anos – Desenho

1° lugar: Heinrik da Rosa – Escola Perpétuo Socorro
2° lugar: Ana Carolina Becker – Escola São Judas Tadeu
3° lugar: Davi Kist – Escola José Duarte de Macedo

 

Categoria 3° e 4° anos – Poema

1° lugar: Lívia Maria Marcon – Emef Professora Odila Rosa Scherer
2° lugar – Gustavo dos Santos Fagundes – Emef Otto Gustavo Daniel Brands
3° lugar – Nauanny Lopes Camargo – Emef São Judas Tadeu

 

Categoria 5° e 6° anos – Poema

1° lugar: Laura Gregory – Emef Dom Pedro II
2° lugar: Vitória Heloísa Seidel – Colégio Professor José de Oliveira Castilhos
3° lugar: Mariana Manganelli – Escola Wolfram Metzler

 

Categoria: 7° e 8° anos – Poema

1° lugar: Paloma Gizieli Berghahn – Escola Wolfram Metzler
2° lugar: Fernanda Wachholz Marau – Colégio Professor José de Oliveira Castilhos
3° lugar: Arthur Ferreira – Emef Alfredo Scherer

 

Categoria 9° ano e ensino médio – Poema

1° lugar: Fernando Fernandes de Borba – Emef Dom Pedro II
2° lugar: Gabriela Lord Garcia dos Santos – Escola Frida Reckziegel
3° lugar: Luana Thaína Assmann – Emef José Duarte de Macedo

 

Categoria comunidade – Poema

1° lugar: Évelin Siebeneichler
2° lugar: Josiane Beatriz Bergmann
3° lugar: Bruna Elise Stumm

 

Escola do Chimarrão

Depois de muitos anos, o Instituto Escola do Chimarrão retornou à Festa da Literatura do Município. No ano em que, também, completa 20 anos, a Escola esteve presente no evento nos quatro dias disponibilizando erva mate, água quente e ainda motivando e destacando a bebida símbolo do Gaúcho.

No evento, a Secretaria de Cultura lançou o projeto “Mateando nas Escolas” que em parceria com a Escola do Chimarrão levará os benefícios da erva mate e da bebida do Rio Grande do Sul para os alunos da rede municipal de educação.

 

Mateada do Servidor

No domingo, a Secretaria de Administração realizou uma grande mateada junto à Escola do Chimarrão na Feira, com os Servidores Públicos. A atividade foi alusiva aos aniversariantes de Janeiro até Agosto. O Departamento de Psicologia Organizacional foi responsável também por entregar um presente aos funcionários.

 

Encontro de Mascotes

Também no domingo, 25, a Feira organizou o Primeiro Encontro Municipal de Mascotes. Nove personagens do comércio e entidades da cidade levaram seus bonecos para a Feira. As crianças se encantaram com o encontro que contou com desfile, brincadeiras, entregas de balas e pirulitos e terminou com a certificação dos participantes.

 

- Venancito – Mascote da Prefeitura

- Limpito – Mascote da Secretaria de Meio Ambiente

- Quentuxinho – Mascote da Corporação dos Bombeiros

- Sesquito – Mascote do SESC

- Buddy – Mascote da Escola FISK

- Ortoboneco – Mascote das Lojas Ortobom

- Laurinha – Mascote da Ótica Lauro

- T-Rádio – Mascote da Rádio Terra FM

- Joca - Mascote do Projeto de Saúde Bucal do SESC

 

Patrono

O Patrono da 20ª edição chegou à Venâncio Aires no sábado. Participou da Noite Especial dos Escritores Venâncio-airenses e conversou com livreiros e com os visitantes. Após as 21h, Thedy Corrêa subiu ao Palco Unisc com sua banda Nenhum de Nós onde realizou um show de quase duas horas embalando as mais de três mil pessoas que estiveram pela Arena. Foi a segunda apresentação do novo show deles intitulado Paz e Amor. Com entrada franca e sem cobrança de estacionamento, o show musical foi um dos pontos mais altos do evento.

No domingo, 25, Thedy percorreu a Arena, conversou com o público, adquiriu livros e participou da Roda de Debates Literária com a Jornalista Adriene Antunes, com a Coordenadora do SESC Diane Araújo e ainda com o Agende de Cultura do SESC Rauel Borstmann. O público participou ativamente do bate papo que durou mais de uma hora.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Turismo de Venâncio Aires participa da 3ª Semana do Empreendedor de Vera Cruz

Publicado em 23/08/2019 às 08h34

A coordenadora do Departamento Municipal de Turismo, Angelica Diefenthaler, participou na tarde de ontem, 21, da programação da 3º Semana do Empreendedor de Vera Cruz. Na oportunidade, a tecnóloga em Gestão de Turismo falou sobre as ações e projetos de turismo com enfoque na geração de renda-extra, fomentada pelo turismo nas pequenas propriedades rurais existentes nas diversas propriedades do interior da Capital Nacional do Chimarrão.

O case apresentado foi a propriedade rural da família Schwinn onde fica a Figueira Centenária, em Linha Silva Tavares. Os proprietários Rejane e Rogério Schwinn, acompanhados da filha Jandrine e do genro Maicon – responsáveis pelo atendimento e melhorias no local – relataram as mudanças na rotina e na renda familiar decorrentes do turismo nos últimos dois anos.

A participação para este evento partiu do convite do analista de Programas Sociais do Sicredi da região do Vale do Rio Pardo, Jeferson Klunk, que conheceu o trabalho desenvolvido no interior do Município pela Vice-presidente da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (COOPROVA), Monica Cristina Moraes, produtora rural e participante do projeto Bergamoteando de Inverno.

 
 
Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório 
Compartilhar

Secretaria de Cultura e Esportes dá início ao Projeto Sarau nas Escolas

Publicado em 22/08/2019 às 09h40

Na terça, 20, a noite aconteceu a primeira edição do Projeto Sarau nas Escolas, idealizado pela Secretaria de Cultura e Esportes, realizada em duas escolas do Município. As apresentações aconteceram nas escolas EMEF São Judas Tadeu de Grão Pará com a participação de 120 alunos e na EMEF Narciso Mariante de Campos de Linha Tangerinas com 70 alunos.

Nesta primeira edição, os parceiros do evento foram os Profetas da Arte. De acordo com o idealizador do projeto, o servidor Cristiano Silva, o objetivo do projeto e levar cultura as escolas municipais e desafiar as turmas e os alunos a realizarem algum tipo de apresentação, seja música, dança, poesia, sem uma temática definida. “Importante salientar que a cada edição, convidaremos um parceiro para se apresentar junto aos alunos promovendo a interação cultural, a qual o projeto se propõe”, conclui. A próxima edição acontece em setembro na EMEF Odila Rosa Scherer. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório
 Leandro Osório

Compartilhar

Ações solidárias para incentivar a leitura

Publicado em 22/08/2019 às 09h39

Há menos de 24h da Abertura Oficial da 20ª Feira do Livro de Venâncio Aires, hoje pela manhã, 21, servidores do Departamento de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura, em parceria com o SESC do município, promoveram mais uma ação da Pré-Feira Social na EMEI Pingo de Gente. Mais de 90 crianças entre um ano e meio e seis anos de idade, tiveram a atenção das recreacionistas do SESC nas brincadeiras e atividades promovidas, ouviram atentamente a contação histórias e levaram para a casa, cada uma, um livro de presente.

Durante esse período que antecedeu os dias da feira no município, foram promovidas outras três ações: a primeira aconteceu na Organização Não-Governamental Parceiros da Esperança (ONG PARESP), a segunda no Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (CAPS Infantil) e terceira na Casa de Acolhimento. O intuito dessas ações sociais, além de gerar o engajamento na doação de livros, é também a de oportunizar para as crianças e jovens das comunidades carentes da Capital Nacional do Chimarrão, o incentivo à leitura e a presença nos dias do evento literário.

A 20ª Feira do Livro de Venâncio Aires começa amanhã, a partir 8h com a abertura da feira e a solenidade oficial do evento a partir das 19h, no Parque do Chimarrão.  

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório

Compartilhar

Cultura lança projeto “Mateando nas Escolas” na Feira do Livro

Publicado em 22/08/2019 às 09h38

O Chimarrão, bebida símbolo do Gaúcho, chega as escolas da rede municipal através de um projeto da Secretaria de Cultura. Com intuito de levar oficinas e conhecimento sobre a erva mate a os benefícios da bebida, o projeto irá percorrer os educandários com o Instituto Escola do Chimarrão. O lançamento oficial da parceria ocorrerá na 20ª edição da Feira Municipal do Livro.

O ato simbólico de início do projeto ocorrerá a partir das 15h no Chimarródromo da Feira. A Escola do Chimarrão estará presente nos quatro dias do evento no Parque em frente ao Ginásio de Exposições onde no domingo,25, ocorrerá uma grande mateada com brinquedos infláveis gratuitos para as crianças.

O projeto “Mateando nas Escolas” ocorre através de um contrato de prestação de serviços entre o Município e o Instituto, especializado no serviço de desenvolvimento de oficina cultural.

 

Feira do Livro

A 20ª edição que tem como tema “Tudo a Ler” inicia amanhã a partir das 9h até as 22h no Parque do Chimarrão. A arena literária será montada no Ginásio de Exposições e seguirá lá até domingo. No final de semana a Feira abre as portas a partir das 10h da manhã e fecha às 22h. Serão mais de 50horas de muitas histórias, atividades lúdicas, culturais e artísticas.

O ponto alto é a participação do Patrono Thedy Corrêa que estará na Feira no sábado, 24, com a Banda Nenhum de Nós quando farão show gratuito a partir das 21h no Palco Unisc. Já no domingo ele estará pela feira conversando com a comunidade e fará uma palestra a partir das 16h.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Novo espaço esportivo no Parque do Chimarrão

Publicado em 22/08/2019 às 09h36

O Parque do Chimarrão passa a contar com mais um espaço para a prática de esportes. Trata-se da Quadra Poliesportiva, localizada atrás do Ginásio, que a partir de agora dispõe de espaço com 576m2 para a prática de Futsal, Basquete e Vôlei. Liberada para uso desde o último final de semana, os desportistas poderão usar a quadra de esportiva de acordo com o horário de funcionamento do parque.

Conforme o Engenheiro da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Cássio dos Santos, a obra levou em média dez meses em virtude de alterações e inclusão de alguns serviços. “O contrato inicial previa um custo de R$ 91.688,87. No entanto, foram incluídos aditivos e houve reajustes, em virtude de um atraso de licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O custo final chegou a R$ 114.086,58”; declara. Santos ressalta que houve remanejos nas tubulações da rede hídrica abaixo da área da quadra, rede de esgoto e estruturas de fundação do Ginásio, o que inviabilizou a conclusão dos serviços conforme cronograma inicial.

O valor adicional foi custeado pela Prefeitura, já que os R$ 91 mil são de Emenda Parlamentar garantida ainda em 2016, quando o então Deputado Federal João Derly que hoje é Secretário de Esportes e Lazer do Estado indicou R$ 250 mil para a construção de três quadras de esportes em Venâncio Aires. As outras duas estão nos bairros Battisti e Bela Vista. 

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório

Compartilhar

Prefeito reúne-se com membros do Sindicato dos Servidores Municipais

Publicado em 21/08/2019 às 08h33

Hoje pela manhã, 20, membros do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Venâncio Aires (SSPMVA) estiveram na Prefeitura participando de reunião com a presença do Prefeito Giovane Wickert e a Secretária de Administração, Lorete Scheibler, para tratar das finalizações das pautas de negociação entre o Sindicato dos Servidores e o Município para o exercício de 2019. Na pauta, estavam diversas reivindicações do sindicato, ainda em andamento aguardando definições e ajustes finais por parte do Executivo Municipal.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório

Compartilhar

Ministério da Saúde alerta para casos de Sarampo no Brasil

Publicado em 20/08/2019 às 08h14

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o mundo vem enfrentando surtos de sarampo desde 2018 com a confirmação de 300 mil casos. Nas Américas, o ano encerrou com a confirmação de 16.514, em 12 países. Até o final do mês de julho deste ano a região já registrou mais de 2389 confirmações do vírus. O Brasil havia recebido o certificado de eliminação do sarampo pela OPAS, em setembro de 2016, contudo a confirmação de casos ainda em 2019, levou a perda do certificado, tendo em vista que o vírus permanece circulando por mais de 12 meses no país.

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), com período de medição datado no começo deste mês, no Brasil há mais de 1.700 casos em investigação e 646 casos confirmados. O surto se mantém ativo em 39 municípios dos Estados de São Paulo (32), Rio de Janeiro (3) e Pará (4). O Estado do Rio Grande do Sul notificou o Ministério da Saúde (MS), com um caso confirmado, residente do Estado de São Paulo que veio passar férias em Porto Alegre. Trata-se de uma jovem de 18 anos, vacinada contra o sarampo aos nove meses e com tríplice viral aos sete anos de idade.

Para tanto, o Centro de Atendimento de Doenças Infectocontagiosas (Cadi) de Venâncio Aires alerta e visa orientar as pessoas que irão viajar pelos Estados do Brasil que atualizem a sua vacina contra o Sarampo. De acordo com a Enfermeira Responsável no Cadi, Carla Lili Müller, a vacina está disponível na rede municipal de saúde e pode ser feita nas Unidades Básicas ou na Sala de Vacinação, no Posto Central. Segundo Carla, a principal preocupação é garantir que o vírus não chegue até a Capital Nacional do Chimarrão.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS), pessoas com idade de 1 a 29 anos, precisam receber duas doses da vacina para garantir a cobertura completa. Entre 30 e 49 anos, é apenas uma dose da imunização. Todas as crianças de seis meses e menores de um ano precisam estar com as doses regularmente em dia. O período de vacinação antes da viagem é de no mínimo 15 dias.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório 

Compartilhar

Venâncio respira literatura pelos próximos dias

Publicado em 19/08/2019 às 15h36

A arena literária já está em construção no Parque do Chimarrão. Na próxima quinta-feira, 22, inicia a 20ª edição da Feira Municipal do Livro que ocorrerá até o domingo, 25, no Ginásio de Exposições. Com entrada franca e programações culturais e educacionais, a festa da literatura deve receber mais de 15 mil pessoas.

Com Thedy Corrêa de Patrono, a edição de 2019 fala sobre o hábito da leitura de diversas formas. Com o tema Tudo a Ler, a Feira promoverá um debate intrínseco sobre as possibilidades atuais da leitura e a importância e o valor do livro. Corrêa que é escritor e músico, fará sua palestra no domingo, 25, a partir das 16h no Palco Unisc. Na noite de sábado, ele fará um grande show com a Banda Nenhum de Nós, do qual é líder, a partir das 21h, com entrada livre.

A montagem do palco já está em execução e a partir de amanhã, 20, se iniciam as instalações das bancas dos dez livreiros. Além deles, parceiros do evento também iniciam a montagem dos seus espaços e a Secretaria de Educação começa a organizar a Mostra de Trabalhos da Escolas de Ensino Fundamental. Com transporte garantido pelo Município, todos os alunos da rede municipal poderão visitar a Feira na quinta ou na sexta-feira, conforme o cronograma da Secretaria de Educação.

A solenidade de abertura oficial será na noite de quinta, 22, a partir das 19h com participação de autoridades seguida por premiação do 11º Concurso Literário do Município e ainda palestra com o escritor Chiquinho Divilas. Além dos escritores renomados que estarão pela festa, oito nomes locais serão homenageados. Além de lançamento de livros, o sábado será de sessão de autógrafos e Roda de Debates Literária específica com eles a partir das 19h no Palco Unisc. Os escritores estarão à disposição dos visitantes a partir das 17h na arena literária (espaço frente ao palco) para concederem entrevistas, autógrafos e conversas.

 

Lounge Fotográfico

Quem for à Feira não pode deixar de registrar a presença no Lounge Fotográfico. O espaço também contará com equipe específica de fotografia para os marcadores de livros, sucesso do evento do ano passado. No local as pessoas podem fazer a foto e saírem de lá com marcadores personalizados de forma totalmente gratuita.

 

Encontro de Mascotes

Uma das novidades deste ano é o Primeiro Encontro Municipal dos Mascotes. A partir das 15h de domingo, 25, os bonecos de diversos comércios e serviços, liderados pelo Venancito, estarão fazendo a festa com a criançada pela Feira. Haverá certificação de participação dos Mascotes.  

 

O quê? Feira Municipal do Livro

Quando? De 22 a 25 de agosto

Onde? Parque do Chimarrão – Ginásio de Exposições

Ingressos? Gratuitos

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||