Notícias - Prefeitura

Experiência Venâncio-airense no noroeste gaúcho

Publicado em 12/06/2019 às 13h30

Cruz Alta, cidade do noroeste gaúcho, não é muito diferente de Venâncio Aires, cidade que divide os Vales do Rio Pardo e Taquari. O Município de Érico Veríssimo e a Capital do Chimarrão possuem características bem parecidas, como apreciar a bebida típica do estado, cultivar as tradições e ter povo acolhedor e hospitaleiro. Ontem, 10, as cidades se aproximaram ainda mais. A experiência da Prefeitura de Venâncio Aires viajou até a terra dos tropeiros para compartilhar conhecimento.

Na sala 204, do prédio 7 do Campus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), a aula de Assessoria de Imprensa da Graduação em Jornalismo foi diferente, os alunos da Professora Margarete Ludwing participaram de uma palestra com a Coordenadora de Comunicação Social, Marketing e Eventos da Prefeitura de Venâncio Aires. A jornalista Adriene Antunes, juntamente com a Design e Social Mídia Luana Xavier, levaram para a sala de aula o dia a dia de uma Assessoria de Poder Público, dividindo com os estudantes as experiências e compartilhando problemas e soluções na prática da atividade que eles estudam em sala de aula.

Nas 3h reservadas para o compartilhamento, os alunos questionaram, dividiram experiências pessoais e já profissionais que possuem nas atividades na Universidade e nos estágios/empregos e ainda avaliaram as atuações Venâncio-airense. Este é o segundo ano em que a Universidade estuda as assessorias públicas e destaca a Capital do Chimarrão. Em 2017, a atuação do departamento foi case da monografia da estudante Gabriela Godoy Joner que defendeu o tema “Tendências da Assessoria de Imprensa no ambiente digital: o case da Prefeitura de Venâncio Aires. Gabriela teve o trabalho aprovado com louvores e nota 10 e o tema de estudo virou artigo que este ano será publicado em um livro da Universidade.

A experiência e o trabalho da Comunicação quebraram barreiras, virou tema de estudo e proporcionou visibilidade ao Município. Para a Coordenadora a experiência de estar em uma sala de aula com estudantes compartilhando o trabalho é gratificante. “A assessoria de imprensa é um dos braços da comunicação que tende a crescer cada vez mais, principalmente no Brasil. O trabalho do assessor contribui com os jornalistas auxiliando no exercício da democracia e mostrando ao cidadão, principalmente na assessoria pública, os fatos e a atuação do Poder Público, preenchendo uma lacuna importante no setor comunicacional”, afirma Adriene que comemora o interesse cada vez maior de jornalistas pelo setor. “Precisamos de profissionais que se interessem pela Assessoria de Imprensa, que entendam do papel fundamental dela na sociedade e que executem as tarefas com profissionalismo e paixão, afinal onde se coloca amor no que se faz o resultado é sempre positivo e gratificante”.

 

Setor

A Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura está, no organograma, ligada ao Gabinete do Prefeito. O departamento é responsável por toda a comunicação institucional do Município e atua com quatro profissionais e mais um braço da agência de publicidade licitada, a Engenho de Ideias. Atualmente o setor é coordenado pela Jornalista Adriene Antunes, profissional com mais de 18 anos de mercado. Além dela, integram a equipe o também Jornalista e Fotógrafo Leandro Osório, a comunicadora Luciana Lopes e a Design e Mídia Social Luana Xavier.

O setor possui diversos braços comunicacionais como programas de rádio, colunas em jornais, redes sociais diversas, site e lista de transmissão de whatsapp. Além de realizar eventos próprios do setor como o Roda de Debates (debates com jornalistas renomados que reúnem dezenas de participantes em todas as edições), Prefeitura Mirim (Que movimenta os estudantes do Município em um projeto de cidadania e participação popular), a equipe é co-organizadora de eventos liderados pelas Secretarias.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório

Compartilhar

Venâncio Aires registra primeiro caso positivo de Gripe A

Publicado em 12/06/2019 às 13h28

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta tarde o Primeiro Caso positivo de Gripe A (H1N1). A confirmação é de um paciente do sexo masculino de 38 anos que não fazia parte de nenhum grupo prioritário. Ele também não havia se vacinado e não tinha nenhuma doença prévia.
O paciente esteve internado no Hospital São Sebastião Mártir, foi tratado e já recebeu alta. Conforme a Vigilância, ele não tinha histórico de viagem para fora do Município. 

A campanha de vacinação já encerrou, mas conforme a equipe ainda existem algumas doses disponíveis para a população no ESS1 e no CAIC. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Dia Mundial de Luta Contra o Trabalho Infantil

Publicado em 12/06/2019 às 13h27

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estima-se que existam no mundo, 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas delas (85 milhões) em condições de exploração infantil, com perigos graves à saúde, inclusive envolvidas em conflitos armados, servindo como muitas vezes como linha primária nas frentes de batalha. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), de cada 100 crianças, mais de 20 entram no mercado de trabalho por volta dos 10 anos de idade nos países pobres.

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil foi instituído pela OIT em 12 de junho 2002, ano da apresentação do Primeiro Relatório Global sobre o Trabalho Infantil na Conferência Internacional do Trabalho. Desde então, a OIT convoca a toda a sociedade, as classes trabalhadoras, empregadores e os Governos do mundo para uma mobilização contra o trabalho infantil. Para marcar essa data, anualmente, um tema é proposto sobre uma das formas de trabalho infantil para que se possa realizar uma campanha de mobilização e sensibilização da população mundial.

No Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil foi instituído pela Lei Nº 11.542/2007, permanecendo a data de 12 de junho. As regiões de destaque com números elevados são o estado do Pará (193 mil), Paraná (144 mil) e Rio Grande do Sul (151 mil).

Desta forma, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Venâncio Aires realizará nos próximos dias dois eventos alusivos ao Dia Mundial de Luta Contra o Trabalho Infantil. 

PROGRAMAÇÃO

- Dia 14 de junho, a partir das 10h, na sede do CRAS: Teatro e dinâmica de grupo de crianças e adolescentes.

- Dia 17 de junho, a partir das 14h, na sede do CRAS: Teatro e dinâmica de grupo de crianças e adolescentes.

E no dia 26, o CRAS realizará a sua Festa Junina para todas as crianças e adolescentes atendidas pelo Centro, a partir das 14h, com brincadeiras, gincanas e toda a culinária típica das festividades juninas.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório 

Compartilhar

Inscrições para melhoramento genético ocorre até sexta-feira

Publicado em 12/06/2019 às 13h26

A Secretaria de Desenvolvimento Rural abre o período de inscrições para interessados em participar do Programa Agropecuário de Bovinocultura de leite. O trabalho visa o melhoramento genético do rebanho de Venâncio Aires. Poderão se habilitar até esta sexta-feira, 14, os produtores que apresentarem os seguintes documentos: 

-Inventário do rebanho fornecido pela Inspetoria Veterinária;
 -Bloco de produtor com nota de venda de leite do ano de 2019;
 -Laudo de avaliação genética das fêmeas em idade reprodutiva com indicação de touros provados para acasalamento; 
-Atestado de exames de tuberculose e brucelose de todo rebanho bovino da propriedade, realizado em período inferior a 12 meses; 
-Certidão Negativa Municipal.
As inscrições ocorrem na sede da Secretaria. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Roda da Solidariedade: Alimentos arrecadados em evento são entregues

Publicado em 12/06/2019 às 13h24

A 3ª edição do Roda de Debates – A política em Pauta arrecadou neste ano alimentos para humanos e pets. Quem foi assistir o jornalista Juremir Machado, do Correio do Povo e Rádio Guaíba, no evento organizado pela Coordenadoria de Comunicação Social, Marketing e Eventos da Prefeitura levou 1kg de alimento para ajudar as entidades do Município. Nesta semana, a equipe da Comunicação entregou para a ONG Parceiros da Esperança (PARESP) e para a ONG Amigo Bicho os itens arrecadados. 

Na PARESP foram entregues mais de 50kg de alimentos entre arroz, feijão, açúcar e massa. Já para a Amigo Bicho a equipe entregou cerca de 40 kg de ração que ajudarão a entidade alimentar os animais resgatados pelos voluntários da causa animal. 


RODA DE DEBATES

A 3ª edição do Roda de Debates ocorreu alusivo aos 128 anos do Município durante a 15ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (FENACHIM). A palestra foi com o Jornalista e Pós-Doutor em Sociologia Juremir Machado.O evento aconteceu no dia 9 de maio no Palácio das Soberanas e reuniu mais de cem pessoas entre lideranças da região, imprensa e público em geral. 

Criado em 2017, o Roda de Debates marcou os cem dias da nova gestão da Prefeitura. Com a participação da Jornalista e comentarista política Rosane de Oliveira do Grupo RBS, o evento reuniu dezenas de lideranças da região dos Vales.

Já em 2018, o Roda de Debates ocorreu junto a 1ª edição da Agrofeira com a temática da Diversificação Rural com a jornalista Gisele Loeblein, editora e colunista do caderno Campo e Lavoura da Zero Hora e comentarista da Rádio Gaúcha. Ainda no ano passado, a Coordenadoria realizou uma versão pocket dentro da Feira Municipal do Livro e promoveu conversas com autores presentes no evento e jornalistas dos veículos locais.

O Roda de Debates tem por objetivo reunir lideranças, empresários e a imprensa regional para debater assuntos chaves discutidos no atual cenário da região.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Mutirão do Bem-estar animal é hoje na Coronel Brito e Battisti

Publicado em 10/06/2019 às 09h41

O Programa Municipal de Bem-estar animal realiza hoje a primeira edição do Mutirão que passará por diversos bairros. Nesta manhã, 10, a equipe estará na Coronel Brito, já na parte da tarde a equipe da Secretaria de Meio Ambiente estará no Bairro Battisti. O mutirão será para cadastrar fêmeas de cães e gatos para o processo de castração que neste ano irá realizar o procedimento em 150 animais, e ainda estará medicando os pets da comunidade com vermífugos. 

As inscrições seguem até o dia 29 deste mês, já nos bairros as visitas ocorrerão em um turno, conforme tabela em anexo. A finalidade do mutirão é poder oportunizar que moradores de locais mais distantes possam se cadastrar, sem precisar ir até a Secretaria, e ainda medicar gratuitamente os animais.

 
Castração

A castração é um procedimento cirúrgico feito em cães e gatos, fêmeas e machos, no entanto, no caso do programa municipal, a castração é feita apenas nas fêmeas. O procedimento é simples e consiste na retirada do útero, trompas e ovários. A cirurgia é feita com anestesia geral e em torno de uma semana o animal está totalmente recuperado. Atualmente, a Prefeitura está com o processo de licitação aberto para credenciar as clínicas veterinárias que participarão do programa. Conforme a Secretaria, ano passado mais de 70 animais foram beneficiados com o procedimento.


 
Inscrições

O tutor do animal ou membro de Organização não Governamental (ONG), devidamente registrada, deverá requer o serviço de esterilização, mediante preenchimento de formulário padrão e declaração de responsabilidade, fornecidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Caso o interessado possua algum documento que comprove situação de vulnerabilidade econômica, deverá anexá-lo ao formulário e a declaração de responsabilidade. Para se inscrever, o interessado deve apresentar seu documento de identidade ou CPF.

O formulário de requerimento, declaração de responsabilidade e demais documentos, deverão ser entregues na sede da SEMMA, rua 7 de Setembro, nº 1217, ou nas unidades móveis. 

Ao receberem os documentos de requisição do serviço de esterilização, o(s) servidor(es) da SEMMA irão fornecer ao requerente, um comprovante de inscrição numerado de acordo com o número expresso no formulário de requerimento.

Os documentos de requerimento do serviço, recebidos pela SEMMA, serão encaminhados ao Conselho de Proteção aos Animais (COMPA), que será responsável pela análise dos documentos e definição dos contemplados, de acordo com os critérios de prioridade previamente definidos pela SEMMA (item 2).



LOCAL        PERÍODO        HORÁRIO
SEMMA        03 a 29 de junho        8 às 12/13:30 às 16
1- Coronel Brito (em frente a comunidade Nossa Senhora Rainha)        10 junho        8 às 11:30 h
2 -Battisti (em frente a comunidade)        10 junho        14:00 às 16:30h
3 -Macedo (Em frente a comunidade São Brás)        11 junho        14:00 às 16:30h
4- Brands (em frente a Escola Otto Brands)        12 junho        14:00 às 16:30h
5- Bela Vista (em frente a comunidade São José)        17 junho        8 às 11:30 h
6 -Santa Tecla (em frente a Sercsate)        17 junho        14:00 às 16:30h
7 -Gressler (em frente ao ginásio da comunidade)        18 junho        8 às 11:30 h
8- União (em frente ao ginásio Odila Rosa Scherer)        19 junho        8 às 11:30 h
9 -Cidade Nova (em frente a biblioteca)        19 junho        14:00 às 16:30h


Dos critérios de prioridade

Para definição da ordem de atendimento dos animais inscritos no projeto de esterilização cirúrgica, deverão ser considerados os seguintes requisitos e respectivas pontuações:


CRITÉRIOS

A - ANIMAL DE RUA OU COMUNITÁRIO

B - ANIMAL SOB TUTELA DE MEMBRO DE ONG

C- VULNERABILIDADE ECONOMICA COMPROVADA

D - ANIMAL COM PROBLEMA(S) DE SAÚDE

E- PATIO DO TUTOR NÃO É CERCADO

F - PATIO CERCADO – (TEM CONTATO COM MACHOS NO PATIO)

G - IDADE (MAIS NOVOS TEM PRIORIDADE)

H - ORDEM DE INSCRIÇÃO

a)    Animal de rua ou comunitário: Cão ou gato fêmeas que não possui um tutor ou é considerado um animal comunitário, por viver em uma rua/bairro específico e receber alimentos dos moradores do local. Estas fêmeas estão sempre passíveis de ficarem prenhas. Ninguém se responsabiliza pela aplicação de contraceptivos.

b)    Animal sob tutela de membro de ONG: Animal que foi resgatado por alguma ONG e encontra-se em lar temporário, esperando por uma adoção.

c)    Vulnerabilidade econômica comprovada: Considera-se como comprovantes de vulnerabilidade econômica, o documento de inscrição no cadastro único. Para enquadramento no item C, também serão considerados os comprovantes de renda que demonstrem que o tutor recebe até meio salário mínimo por mês; ou que a renda familiar seja de até 3 salários mínimos mensais no total.

* O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.

d)    Animal com problemas de saúde: Caso o cão ou gato fêmea possua algum problema de saúde que possa ser agravado caso venha a ficar prenha.

e)    Patio do tutor não é cercado: O animal fica preso e/ou solto no pátio em local onde qualquer outro cão tenha acesso (pátio sem cerca ou com cerca deficitária).

f)     Patio cercado – tem contato com macho no pátio: O pátio é cercado, porém, a gata/cadela fica exposta aos outros machos que estão dentro do próprio patio e não são castrados.

g)    IDADE - As cadelas e gatas mais jovens terão prioridade.

h)    Ordem de inscrição – Para desempate ou nos casos em que a situação não se encaixar em nenhum dos itens (A a G), serão contemplados os requerentes que tiverem se inscrito primeiro.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Trânsito: Interseção da XV de Novembro com Tiradentes vai ganhar marcação de área de conflito (MAC)

Publicado em 10/06/2019 às 07h48

  Os motoristas que cruzam diariamente a esquina da XV de novembro com a Tiradentes sabem que em horários de picos, como final de tarde, é sempre mais complicado ir sentido centro-bairro para quem vem pela Tiradentes. A Coordenadoria de Trânsito estuda soluções definitivas para o local, porém para melhorar o fluxo uma Marcação de Área de Conflito (MAC) será feita no local neste domingo,9.

  A MAC, uma sinalização em amarelo pintada no asfalto, indica aos condutores a área da pista em que não devem parar os seus veículos. Ela é empregada para reforçar a proibição de parada ou estacionamento de veículos na área da interseção que prejudica a circulação. 

 A equipe de pinturas do Departamento fará a marcação desta nova sinalização das 7h até o meio-dia. Para este serviço, algumas vias ficarão sem fluxo neste período, como a VX de Novembro entre a Osvaldo Aranha e a Visconde do Rio Branco e a Tiradentes entre a 13 de Maio e a XV de Novembro. A previsão é que após o meio-dia o trânsito seja liberado normalmente. 

 Com a nova pintura, a Coordenadoria de Trânsito espera diminuir os problemas do local, possibilitando uma maior sinalização de que é proibido parar sobre o cruzamento. ,

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Imposto do Bem arrecada mais de R$170 mil para entidades de Venâncio Aires

Publicado em 07/06/2019 às 11h32

O Programa Imposto do Bem foi lançado no ano passado com o intuito de auxiliar entidades do Município e incentivar que os contribuintes de Venâncio Aires destinassem recursos do Imposto de Renda para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA) ou ainda para o Fundo Municipal do Idoso. Nesta semana, a Receita Municipal informou que 64 contribuintes destinaram um total de R$ 35.134,52 ao Conselho através da declaração em abril. 

O resultado somado aos R$ 142.230,00 arrecadados através de depósitos em dezembro do ano passado, dedutíveis nas declarações de 2019, totalizou R$ 177.364,52. Conforme o Secretário da Fazenda, Eleno Stertz, este valor é dez vezes maior que a média destinada nos últimos anos. “Esse incremento é fruto do nosso projeto que teve início na união do trabalho das Secretarias Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social e da Fazenda em parceria com a Delegacia local do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS) e a Associação dos Contabilistas de Venâncio Aires, que buscou sensibilizar os cidadãos a doarem parte de seu Imposto de Renda, mantendo em nossa cidade os recursos que acabariam indo para Brasília”.

 Agora cabe à Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social abrir processos de Chamamento Público para que as entidades locais se habilitem a receber esses recursos e investir em favor das crianças, adolescentes e idosos. O COMDICA ficou com R$ 77.364,52 e o Conselho Municipal do Idoso R$ 100 mil. “O projeto segue aberto, até dezembro quando os cidadãos e empresas podem depositar até 6% do seu imposto devido em uma das contas e abater na sua Declaração de Renda do próximo ano, realizando um ato de cidadania”, destaca Stertz. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Município lança 20ª edição da Feira do Livro

Publicado em 07/06/2019 às 11h31

O domingo será de sol, temperaturas amenas e programação especial para celebrar a chegada da 20ª edição da Feira Municipal do Livro de Venâncio Aires. A partir das 15h em frente ao Barão Bar e Prosa, a Prefeitura em parceria com o SESC lançará a marca, a pré-programação e o patrono do evento que ocorrerá oficialmente de 22 a 25 de agosto no Parque do Chimarrão. 

Além de conhecer os novos rumos da Feira do Livro, quem comparecer ao evento neste domingo poderá prestigiar ainda o show da Orquestra Municipal de Imigrante (OMI)

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Sementes de Milho: Começa inscrições do troca-troca

Publicado em 07/06/2019 às 07h28

A Secretaria de Desenvolvimento Rural está com prazo aberto para o período de inscrição do programa troca-troca de sementes de milho para a safra 2019/2020. Interessados devem procurar até o dia 21 de junho a sede da pasta e se inscrever apresentando o bloco de produtor rural. Para participar é preciso estar em dia com a Fazenda Municipal. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||