Notícias - Prefeitura

Ministério da Saúde alerta para casos de Sarampo no Brasil

Publicado em 20/08/2019 às 08h14

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o mundo vem enfrentando surtos de sarampo desde 2018 com a confirmação de 300 mil casos. Nas Américas, o ano encerrou com a confirmação de 16.514, em 12 países. Até o final do mês de julho deste ano a região já registrou mais de 2389 confirmações do vírus. O Brasil havia recebido o certificado de eliminação do sarampo pela OPAS, em setembro de 2016, contudo a confirmação de casos ainda em 2019, levou a perda do certificado, tendo em vista que o vírus permanece circulando por mais de 12 meses no país.

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), com período de medição datado no começo deste mês, no Brasil há mais de 1.700 casos em investigação e 646 casos confirmados. O surto se mantém ativo em 39 municípios dos Estados de São Paulo (32), Rio de Janeiro (3) e Pará (4). O Estado do Rio Grande do Sul notificou o Ministério da Saúde (MS), com um caso confirmado, residente do Estado de São Paulo que veio passar férias em Porto Alegre. Trata-se de uma jovem de 18 anos, vacinada contra o sarampo aos nove meses e com tríplice viral aos sete anos de idade.

Para tanto, o Centro de Atendimento de Doenças Infectocontagiosas (Cadi) de Venâncio Aires alerta e visa orientar as pessoas que irão viajar pelos Estados do Brasil que atualizem a sua vacina contra o Sarampo. De acordo com a Enfermeira Responsável no Cadi, Carla Lili Müller, a vacina está disponível na rede municipal de saúde e pode ser feita nas Unidades Básicas ou na Sala de Vacinação, no Posto Central. Segundo Carla, a principal preocupação é garantir que o vírus não chegue até a Capital Nacional do Chimarrão.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS), pessoas com idade de 1 a 29 anos, precisam receber duas doses da vacina para garantir a cobertura completa. Entre 30 e 49 anos, é apenas uma dose da imunização. Todas as crianças de seis meses e menores de um ano precisam estar com as doses regularmente em dia. O período de vacinação antes da viagem é de no mínimo 15 dias.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório 

Compartilhar

Venâncio respira literatura pelos próximos dias

Publicado em 19/08/2019 às 15h36

A arena literária já está em construção no Parque do Chimarrão. Na próxima quinta-feira, 22, inicia a 20ª edição da Feira Municipal do Livro que ocorrerá até o domingo, 25, no Ginásio de Exposições. Com entrada franca e programações culturais e educacionais, a festa da literatura deve receber mais de 15 mil pessoas.

Com Thedy Corrêa de Patrono, a edição de 2019 fala sobre o hábito da leitura de diversas formas. Com o tema Tudo a Ler, a Feira promoverá um debate intrínseco sobre as possibilidades atuais da leitura e a importância e o valor do livro. Corrêa que é escritor e músico, fará sua palestra no domingo, 25, a partir das 16h no Palco Unisc. Na noite de sábado, ele fará um grande show com a Banda Nenhum de Nós, do qual é líder, a partir das 21h, com entrada livre.

A montagem do palco já está em execução e a partir de amanhã, 20, se iniciam as instalações das bancas dos dez livreiros. Além deles, parceiros do evento também iniciam a montagem dos seus espaços e a Secretaria de Educação começa a organizar a Mostra de Trabalhos da Escolas de Ensino Fundamental. Com transporte garantido pelo Município, todos os alunos da rede municipal poderão visitar a Feira na quinta ou na sexta-feira, conforme o cronograma da Secretaria de Educação.

A solenidade de abertura oficial será na noite de quinta, 22, a partir das 19h com participação de autoridades seguida por premiação do 11º Concurso Literário do Município e ainda palestra com o escritor Chiquinho Divilas. Além dos escritores renomados que estarão pela festa, oito nomes locais serão homenageados. Além de lançamento de livros, o sábado será de sessão de autógrafos e Roda de Debates Literária específica com eles a partir das 19h no Palco Unisc. Os escritores estarão à disposição dos visitantes a partir das 17h na arena literária (espaço frente ao palco) para concederem entrevistas, autógrafos e conversas.

 

Lounge Fotográfico

Quem for à Feira não pode deixar de registrar a presença no Lounge Fotográfico. O espaço também contará com equipe específica de fotografia para os marcadores de livros, sucesso do evento do ano passado. No local as pessoas podem fazer a foto e saírem de lá com marcadores personalizados de forma totalmente gratuita.

 

Encontro de Mascotes

Uma das novidades deste ano é o Primeiro Encontro Municipal dos Mascotes. A partir das 15h de domingo, 25, os bonecos de diversos comércios e serviços, liderados pelo Venancito, estarão fazendo a festa com a criançada pela Feira. Haverá certificação de participação dos Mascotes.  

 

O quê? Feira Municipal do Livro

Quando? De 22 a 25 de agosto

Onde? Parque do Chimarrão – Ginásio de Exposições

Ingressos? Gratuitos

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Venâncio Aires participa do Censo Demográfico 2020

Publicado em 19/08/2019 às 15h23

Em agosto do ano que vem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciará o Censo Demográfico 2020. Venâncio Aires está na lista de municípios gaúchos que receberá a visita dos pesquisadores do IBGE. Pela dimensão da tarefa a ser realizada, é de extrema importância contar com apoio logístico e acompanhamento dos trabalhos por parte da sociedade local, o que pode contribuir para garantir a completa cobertura do território e para a qualidade das informações levantadas.

Dentre as ações primordiais para o sucesso dos Censos, incluem-se as parcerias com as autoridades e comunidades locais. Nesse sentido, o IBGE tem, historicamente, contado com a valiosa colaboração de diversas entidades municipais. Para tanto, na próxima sexta-feira, 23, acontecerá a Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 de Venâncio Aires, a partir das 15h, na Sala de Reuniões do Gabinete, na Prefeitura.

O objetivo da reunião é dar transparência às ações empreendidas pelo Instituto no Município, promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgar e engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados. O trabalho de Pesquisa Nacional de Saúde desenvolvida pelo IBGE tem parceria com o Ministério da Saúde. De acordo com o chefe do IBGE de Santa Cruz do Sul, Luiz Eduardo Braga, esses levantamentos traçam um perfil completo dos hábitos relacionados à saúde da população Venâncio-airense.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Leandro Osório 

Compartilhar

Venâncio inicia semana com agenda na Capital Gaúcha

Publicado em 19/08/2019 às 15h20

O Gestor Venâncio-airense cumpriu agenda nesta manhã, 19, em Porto Alegre. Giovane Wickert iniciou os compromissos na Secretaria de Saúde onde debateu com diversas lideranças a importância dos consórcios públicos para o Sistema Único de Saúde (SUS). O Prefeito que também é Presidente da Agência Gaúcha dos Consórcios Públicos (AGCONP) falou sobre as experiências dos Municípios que através das parcerias promovem atendimentos na área da saúde, ao lado da Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann.

O Estado quer pactuar com os Municípios através dos Consórcios para conseguir ofertar mais serviços e contabilizar os atendimentos que já são feitos pelos trabalhos conjuntos e com isso conseguir conquistar mais recursos da união, promovendo assim um maior incentivo as gestões através dos Consórcios.

 

Reunião Obras

Na segunda agenda em Porto Alegre, Wickert esteve no Gabinete do Secretário de Obras José Stédile para debater a demanda da Escola Wolfram Metzler. O Secretário anunciou o valor de R$ 238.720.58 e assinou o documento que possibilita o início dos trabalhos de recuperação da estrutura do educandário que foi prejudicada com as chuvas. Ainda com Stédile, o Prefeito falou sobre a questão da área do novo Distrito Industrial. “Pedi agilidade nas pendências com as medidas do local. O trabalho da equipe do Município e do topógrafo do Estado não fecham e precisamos verificar o que há de incompatível para conseguirmos logo esta liberação dos documentos da área”. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Chama da Pátria já queima em Venâncio Aires

Publicado em 19/08/2019 às 13h03

A Capital do Chimarrão foi a primeira cidade gaúcha a receber a centelha do fogo da Pátria neste ano. A Guarda Nacional chegou pela manhã com a chama e foi recebido por diversos alunos das redes escolares do Município. Junto aos Bombeiros, os alunos correram duas quadras na principal rua do Município até a Praça Henrique Bender onde ocorreu a solenidade.

A pira da Pátria foi acessa pelo Vice-Prefeito Celso Kramer e dezenas de pessoas acompanharam os ritos que celebram o início das comemorações cívicas na cidade. Com o fogo já queimando em Venâncio Aires, a Banda do Colégio Gaspar, o coral da ONG Parceiros da Esperança (PARESP) e a aluna Driélen Bick do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig se apresentaram ao público através de canções e poesia.

Com o tema “Das Nascentes ao Chimarrão”, a Semana da Pátria 2019 na cidade inicia as programações oficiais no dia 2 de setembro e finaliza no sábado, 7, com o grande desfile cívico na Rua Osvaldo Aranha. As inscrições para participação do desfile seguem até amanhã, 20, no site da Prefeitura.

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA

 Segunda-feira, 2 de setembro

Evento: Abertura oficial da Semana da Pátria 2019 com a presença de autoridades e lançamento da campanha de recolhimento de pilhas e lixo eletrônico
Local: Praça Henrique Bender, junto ao monumento a Bandeira e/ou no Ginásio Arca do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida (em caso de chuva)
Horário: 9h
Recepção ao Fogo Simbólico e hora cívica: Câmara Municipal de Vereadores
Horário: 19h

 

Terça-feira, 3 de setembro

Recepção ao Fogo Simbólico e hora cívica: Escolas da rede municipal, estadual, federal e particular de Venâncio Aires.

 

Quarta-feira, 4 de setembro

Recepção ao Fogo Simbólico e hora cívica: Escolas da rede municipal, estadual, federal e particular de Venâncio Aires.

 

Quinta-feira, 5 de setembro

Recepção ao Fogo Simbólico e hora cívica: Escolas da rede municipal, estadual, federal e particular de Venâncio Aires.
Evento: Arte, Cultura e Recreação aberta às escolas de todas as redes de ensino do município e ao público em geral.
Local: Praça Henrique Bender (Travessa Pastor Menzel)
Horário da manhã: 8h30min
Horário da tarde: 14h

 

Sexta-feira, 6 de setembro

Recepção ao Fogo Simbólico e hora cívica: Escolas da rede municipal, estadual, federal e particular de Venâncio Aires.

 

Sábado, 7 de setembro

Evento: Desfile Cívico com a temática: ‘Das Nascentes ao Chimarrão’
Recolhimento de pilhas e lixo eletrônico com ponto de coleta na Travessa Pastor Menzel, atrás do palanque oficial
Local: rua Osvaldo Aranha
Horário: 8h30min
Guarda do Fogo Simbólico: Palanque Oficial até o final do desfile
Evento: Encerramento da Programação Oficial da Semana da Pátria 2019
Local: Rua Osvaldo Aranha em frente ao Palanque Oficial
Horário: Após o término do desfile

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: Leandro Osório

Adriene Antunes

Adriene Antunes

Compartilhar

Alunos da Escola Alfredo Scherer apresentam projeto

Publicado em 19/08/2019 às 09h07

Atendendo a uma demanda do Programa Portas Abertas, o Prefeito Giovane Wickert esteve na Escola Alfredo Scherer na manhã desta sexta-feira, 16. Recepcionado pelos alunos da 7ª série, pela professora Claudia Lúz e a Diretora Ionara Bencke, o Gestor do Município assistiu ao projeto que visa revitalizar uma área atrás do ginásio da escola que, em períodos de chuva, alaga. A intenção é a criação de um espaço para estruturação de um pomar com árvores frutíferas, árvores para um sombreamento e lazer, e aumento da horta da escola.

Todo o projeto apresentado foi feito em sala de aula utilizando as aulas de geometria durante a disciplina de matemática, conforme relatou a professora Claudia. Wickert, parabenizou os alunos e ressaltou a importância de usar o conteúdo aprendido em sala de aula, em projetos que retornem em benefícios para a própria escola. O projeto passará por alguns ajustes apontados pelo Prefeito e em breve será reapresentado para o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), para análises e futuras ações.  

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório

Compartilhar

Município trabalha no “Venâncio Empreendedor”

Publicado em 19/08/2019 às 09h05

Desde 2018, a Administração Municipal trabalha na reavaliação dos procedimentos para os licenciamentos municipais de novas empresas. Um grupo de trabalho com representantes das Secretarias da Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Saúde e Meio Ambiente vêm se reunindo para atualizar a legislação local, a fim de reduzir a burocracia e simplificar os processos.

Na pauta estão a reformulação dos decretos e normas internas relativas aos processos de análise e emissão dos alvarás de funcionamento, de licenciamento sanitário e de licenciamento de obras, a atualização do Código de Posturas e a regulamentação das matérias de Saúde e Meio Ambiente em códigos próprios.

A publicação da Medida Provisória da Liberdade Econômica (Nº 881) pelo Governo Federal promoveu a discussão sobre a tabela de classificação de risco das atividades econômicas, que se encontra em fase final de avaliação, no sentido de analisar quais atividades se enquadrariam como de baixo risco e dispensariam o prévio licenciamento municipal.

Conforme o Secretário da Fazenda, Eleno Stertz, o objetivo final é a adequação ao atual cenário econômico, que requer do ente público mais celeridade e menos burocracia, como estímulo ao empreendedorismo.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 
Foto: Banco Institucional da Prefeitura

Compartilhar

Região serrana conhece um pouco mais sobre Venâncio

Publicado em 19/08/2019 às 09h03

Ontem, 15, o Programa Venâncio Sem Fronteiras foi pauta de visitas e reuniões entre o Gestor Giovane Wickert e empresários da Região Serrana. Acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nilson Lehmen, o Prefeito da Capital do Chimarrão abriu as portas do Município para novos negócios.

Em Caxias do Sul, os gestores detalharam o programa e ainda expuseram os atrativos turísticos e educacionais do Município. Além da agenda econômica, Wickert ainda liderou uma reunião da AGCONP na maior cidade da região serrana onde também aproveitou para apresentar o crescimento dos Consórcios Públicos e a importância da união dos Municípios em torno do trabalho coletivo.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Trecho da Rua Voluntários da Pátria recebe nova manta asfáltica

Publicado em 15/08/2019 às 08h45

Na tarde desta quarta-feira, 14, engenheiros da Prefeitura e da Encosan realizaram obras de recapeamento asfáltico na Rua Voluntários da Pátria, trecho entre as ruas Visconde de Rio Branco e 1º de Março, no centro de Venâncio. Desde a manhã de hoje o perímetro estava com desvios sinalizados pelo Departamento de Trânsito.

De acordo com o engenheiro da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Alexandre Guilherme Jung a obra neste trecho faz parte do conglomerado de obras a serem realizadas pela Encosan, responsável por parte das obras de esgotamento nas vias urbanas do município.  Este é um dos 13 trechos apontados pela Prefeitura que serão refeitos, visto que o fechamento não foi satisfatório pela população e a Administração Municipal. Jung relembra que dos 13 trechos apontados pela Prefeitura para uma nova repavimentação, mais de 50% já foi concluído.

Obras no acesso Grão-Pará

Nesta quinta-feira, 15, as obras serão concentradas no trecho entre as ruas Osvaldo Aranha e Pedro Grunhauser, no início do Acesso Grão-Pará. Haverá bloqueios durante o dia.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório 

Compartilhar

Alinhamentos para o novo Distrito Industrial de Venâncio Aires

Publicado em 14/08/2019 às 16h32

Ontem à tarde, 13, durante a agenda do Vice-Prefeito Celso Kramer junto ao Vice-Governador do Estado, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), na Capital Gaúcha, o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nilson Lehmen, visitou alguns setores e departamentos responsáveis pela estruturação da área de 83 hectares, remanescente à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires, que futuramente abrigará o novo Distrito Industrial do Município.

Na Subsecretaria de Administração do Patrimônio do Estado, o Secretário Nilson conversou com a Chefe da Divisão de Escrituração e Contratos (DIESC), Daniela Beling, com a Agente Administrativa, Gisele Aguiar e com o Engenheiro Rodrigo, requerendo o reenvio do processo para a Secretaria de Obras Públicas (SOP), pois a conferência da topografia realizada pela  empresa contratada pelo município apresentou inconsistências, segundo o relatório apresentado pelo setor de topografia da SOP.

Diante o fato, na oportunidade e junto ao setor de topografia referido foi solicitado em caráter de urgência a reavaliação conjunta com a empresa contratada pelo município e responsável pela topografia da área. Lehmen reiterou o pedido para a Diretora do Departamento de Obras da Secretaria de Obras Públicas (SOP), Roberta Pereira, que demonstrou total atenção e apoio junto à demanda e comprometeu-se a agilizar o processo de avaliação do levantamento topográfico da área em questão. Paralelo a isso, o Prefeito Giovane Wickert trabalha a urgência da demanda com o Secretário Estadual de Obras Públicas, José Luiz Stedile (PSB).

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório 

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||