Notícias - Prefeitura

Primeira Conferência do Idoso elege delegados e define eixos

Publicado em 18/03/2019 às 15h08

Mais de 150 pessoas participaram da 1ª edição da Conferência da Pessoa Idosa de Venâncio Aires. O evento que ocorreu na Câmara de Vereadores na última sexta-feira, 15, elegeu ainda os quatro delegados que representarão o Município dos debates do setor em nível estadual. Destes, um representa o Conselho Municipal do Idoso, outro o ente governamental, um terceiro representa a sociedade civil e um quarto delegado pelos idosos. 

Houve ainda a definição dos eixos, sendo que para cada um deles foi possível eleger até duas deliberações para o Município, e uma deliberação para o Estado e outra para o debate Nacional. Os temas serão levados pelos delegados para a Conferência Estadual que deverá ocorrer nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho. 

Eixo 1
“Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas.” Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.
Municipal:

Saúde:  “Que seja revisto o envio de mensagens sobre agendamento de consulta de exames, se busque um olhar diferenciado para o idoso nos atendimentos, observação da letra legível nas receitas médicas, que se crie grupos de orientação para as famílias sobre cuidados ao idoso.”

Assistência Social: “Criação do Centro dia voltado aos idosos com direitos violados, mas também SCFV para o idoso como espaço de integração.”
Estadual: 

Saúde: “O repasse dos recursos ocorra de forma correta e regular e com valores coerentes.”

União:
Previdência: Não perder os direitos já conquistados, não reduzir benefícios (aposentadoria, BPC e pensões)

Eixo 2
Educação: assegurando direitos e emancipação humana
Municipal:  Maior divulgação e conscientização com relação a alfabetização de idosos (EJA) e curso de informática 

Estadual:  Políticas públicas que visem a abordagem de temas relacionados aos idosos no currículo escolar desde a educação infantil.

Eixo 3
Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

Municipal: Qualificar os grupos de idosos com profissionais capacitados a fim de disseminar informações ligadas à atenção ao idoso em todos os âmbitos. 

Estadual: Elaboração de folders para divulgação dos direitos e deveres dos idosos.

União: Criação de leis e mecanismos que impeçam ou protejam o idoso da lei financeira, evitando empréstimos abusivos ou sem total entendimento do idoso.

Eixo 4
Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Municipal: Fomentar financeiramente os grupos de idosos por meio de programas ou projetos vinculados ao Conselho Municipal do Idoso.

Estadual: Garantir grupos descentralizados de qualificação bem como formação continuada para os conselheiros.

UNIÃO: Garantir repasse de dinheiro para os grupos descentralizados de qualificação dos conselheiros.

Delegados Eleitos:

•       Conselho Municipal do Idoso
- Titular: Bárbara Lúcia Hickmann
- Suplente: Núbia Raquel Fengler
•       Governamental:
- Titular: Aline Casado Minho
- Suplente: Adriana Rosa Machado
•       Sociedade Civil:
- Titular: Aneline Decker
- Suplente: Deise Graziela Kern
•       Idosos:
- Titular: Eldo Stertz
- Suplente: Maria Leni Kreling

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Wickert recebe honraria da Corporação de Bombeiros em Santa Cruz do Sul

Publicado em 18/03/2019 às 07h34

Na manhã desta sexta-feira, 15, o prefeito Giovane Wickert recebeu a medalha Comenda de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul, no 6º Batalhão de Bombeiro Militar de Santa Cruz do Sul. Na ocasião, foram concedidas 22 honrarias para pessoas e entidades em agradecimento louvável à sua contribuição para o engrandecimento da corporação.

O Gestor recebeu a medalha pelas mãos do Governador em Exercício, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, assim como todos os demais condecorados. O evento ocorreu na Associação Amigos da Vida, atual sede da corporação, em comemoração ao seu 54º aniversário de criação do 6° Batalhão.

Wickert agradeceu o reconhecimento e destacou a importância do trabalho da corporação para a segurança de toda a região do Vale do Rio Pardo. Venâncio Aires foi um dos primeiros Municípios a realizar melhorias e reformas no quartel local depois da separação dos Bombeiros da Brigada Militar e investiu R$500 mil para deixar a sede adequada ao novo modelo de atuação.

 

Fonte: PMVA
Créditos e Foto: Leandro Osório

Compartilhar

Wickert participa de reunião em Vila Arlindo

Publicado em 15/03/2019 às 17h14

Lideranças da comunidade de Vila Arlindo se reuniram com o Prefeito Giovane Wickert para debater melhorias nas estradas locais. A reunião ocorreu na casa do morador Renato Sehn e contou com a participação também do Vice Celso Kramer, do capataz da região Paulinho Tirelli, do Secretário de Desenvolvimento Rural André Kaufmann. 

Eles solicitaram aos gestores melhorias, principalmente, para liberar o escoamento das águas. Wickert determinou uma força tarefa que contará com três etapas sendo a primeira a troca de canos e bueiros, depois a limpeza das valetas e por último o levante da estrada. O objetivo é solucionar os transtornos causados pelas chuvas que impossibilita o deslocamento dos moradores de Vila Arlindo para as demais localidades. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

PIM elabora atividades para 2019

Publicado em 15/03/2019 às 17h12

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM/Criança Feliz) realizou uma reunião de equipe hoje,15, para organizar o calendário de atividades do Programa para o ano de 2019. Entre os assuntos, a elaboração de um Cronograma de Palestras do Curso de Formação Continuada do Programa, que visa proporcionar momentos de reflexão e conhecimento aos visitadores, buscando aprofundar sobre temas relacionados à primeira infância, visando auxiliar no trabalho diário com as famílias e crianças.

A equipe discutiu ainda assuntos relacionados a prevenção e promoção da saúde, para um  crescimento e  desenvolvimento saudável  e feliz das crianças. O  PIM  atua  nos Bairros Gressler, Cidade Nova,  Xangrilá, Vila Táta, Loteamento Popular Tirelli, Macedo e Aviação e suas respectivas  comunidades. Tem por objetivo orientar as famílias a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade.

Coordenado pela Pedagoga  Andréa de Oliveira, o PIM realiza atividades que são desenvolvidas conforme a faixa etária de cada criança com o objetivo de desenvolver as quatro dimensões, como a comunicação e linguagem, motora, socioafetiva e cognitiva. Neste ano o grupo irá implementar e ampliar o Programa, com mais três visitadoras que serão integradas a equipe a ainda passarão a atender o bairro Battisti.  

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Noite de gala para os melhores do Jeva 2019

Publicado em 15/03/2019 às 17h08

A Secretaria de Esportes já está com tudo pronto para os Jogos Escolares de Venâncio Aires (JEVA) desde ano. A competição que tem por finalidade estimular a prática esportiva em todas as escolas do Município e ainda mobilizar a comunidade escolar em prol do esporte educacional fará neste ano uma grande noite de gala para premiar os melhores atletas.

O evento, que também marcará o encerramento da competição, está agendado para o dia 7 de novembro na Câmara de Vereadores. Conforme a organização, o objetivo é fazer uma noite com integração das equipes e entrega de troféu aos participantes que se destacarem durante todo o Jeva.

Com organização em parceria com a Secretaria de Educação, os jogos proporcionam aos alunos das redes pública e privada a prática do esporte, mas vai além disso, ao reforçar a cidadania, direcionando os participantes à construção de um mundo melhor, livre de qualquer tipo de discriminação, através de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz, dando continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas.

O certame é dividido em três categorias, mirim, infantil e juvenil, e inicia as competições com a modalidade de atletismo no próximo mês. Além desta modalidade em abril haverá ainda jogos de xadrez e tênis de mesa. Já em maio iniciarão as competições de voleibol. Junho será o mês dos jogos de basquete e handebol e em julho as etapas de futsal. Em setembro será a competição de futebol de campo e em outubro pegbol e futsal mirim. 


JEVA/JERGS 2019: CRONOGRAMA

Categorias:
•       Mirim (2007, 2008 e 2009); apenas JEVA
•       Infantil (2005, 2006, 2007 e 2008);
•       Juvenil (2002, 2003 e 2004).

Modalidades: 
•       ATLETISMO: 11 de ABRIL – Mato Leitão (fichas de inscrição digitadas até dia 03 de abril)
•       XADREZ E TÊNIS DE MESA: 30 de ABRIL – Colégio Gaspar (fichas de inscrição digitadas até dia 22 de abril)
•       VOLEIBOL: 13, 14 e 15 de MAIO – CAJ 
•       BASQUETE: 05, 06 e 07 de JUNHO – Gaspar
•       HANDEBOL: 25,26 e 27 de JUNHO – Monte das Tabocas
•       FUTSAL (I-J): 09, 10, 11 e 12 de JULHO – CAJ ou Oliveira
•       FUTEBOL DE CAMPO: 12 de SETEMBRO – E.C. Guarani
•       PEGBOL: 01 de OUTUBRO – Até 11 anos,(2008) – Bom Jesus
•       FUTSAL MIRIM: 15 e 16 de OUTUBRO – Monte das Tabocas.
•       EVENTO DE ENCERRAMENTO: 07 de NOVEMBRO – Câmara  de Vereadores.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Famílias recebem certidão de posse de casas do Programa Habitacional Municipal

Publicado em 15/03/2019 às 13h21

Um ato no Gabinete do Prefeito Giovane Wickert marcou o recebimento do documento que repassa oficialmente a residência adquirida junto ao Programa Habitacional Municipal à proprietária Cleusa Reginara Godoy. Assim como diversas outras famílias atendidas pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, Cleusa cumpriu toda a legislação e recebeu o processo que extingue a cláusula resolutiva pacto comissório e demais encargos em relação ao imóvel. Agora, a residência é de fato da propriedade de Cleusa Godoy.

Conforme a legislação, os moradores que participam do programa precisam cumprir o período de pagamento do imóvel financiado e ainda o tempo imposto pela lei que proíbe a venda ou aluguel da residência em loteamentos populares de interesse social. Agora, depois de todas as etapas vencidas, Cleusa recebeu a documentação oficial e é a legítima possuidora da propriedade. 

Atualmente, a Secretaria trabalha em diversos projetos que buscam auxiliar famílias e pessoas interessadas em adquirir um imóvel através de programas habitacionais populares. O modelo que é financiado pelo Governo Público já beneficiou mais de 500 famílias. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Sarau marca dia mundial dos contadores de história

Publicado em 15/03/2019 às 13h17

A Biblioteca Municipal de Venâncio Aires,  Caá Yari , realiza no próximo dia 20 um Sarau intitulado “Era Uma Vez Um Sarau”. O evento é alusivo ao Dia Mundial dos Contadores de Histórias e reunirá diversas atrações a partir das 19h. 

O Grupo Vocal Alphoria já confirmou presença bem como os contadores de história, Rosária Garcia Costa, Alessandra Tessmann e Potira, Gean Paulo Naue e
Thiago Nelsis. Quem quiser participar poderá se inscrever na hora com música, poesia, histórias entre outras ações culturais. 

Durante o dia a Biblioteca fará diversas atividades para alunos da rede pública que visitarão o equipamento cultural. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes 

Compartilhar

Saúde com novo veículo para atender os Centros de Assistência Psicossocial

Publicado em 14/03/2019 às 17h17

A Secretaria de Saúde recebeu hoje, 14, mais um veículo para ofertar comodidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Spin zero quilômetro foi adquirida com recursos próprios do departamento de saúde mental e será utilizada pela equipe dos Centros de Assistência Psicossocial (CAPS) para atendimentos e visitas aos pacientes tanto do CAPS AD, quanto do Infantil e também da unidade II.

 

Novos Residentes

Durante a manhã o Prefeito Giovane Wickert e o Secretário Ramon Schwengber receberam os novos residentes que irão atuar na comunidade nos próximos dois anos. A acolhida ocorreu no Gabinete onde os profissionais se apresentaram e se integraram aos residentes que já estão atuando no Município desde o ano passado. A nova equipe irá atuar das ESF’s do bairro Macedo e Coronel Brito.


1 - Tatielen Preto de Moura - Assistente Social - Natural de Santa Maria
2 - Raquel Viegas Curi - Enfermeira - Natural de Pelotas
3 - Nívia Arlete Souza Duarte - Psicóloga - Natural de Encruzilhada do Sul
4 - William Vinícius Kleinpaul - Enfermeiro - Natural de Venâncio Aires.
5 - Náyade Coelho Maas - Nutricionista - Natural de Curitiba - PR
6 - Karyne Aires Vargas - Fisioterapeuta - Natural de São Sepé

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Reta final para apresentar talão de produtor na Secretaria de Agricultura

Publicado em 14/03/2019 às 11h08

O Setor de Blocos da Secretaria de Agricultura de Venâncio Aires convoca a todos os agricultores com talão de produtor rural para comparecer na sede da pasta para apresentar o bloco com notas e contra notas e ainda a digitação das mesmas, para assim gerar o ICMS. 

A Secretaria alerta ainda o prazo final para a atualização do cadastro de propriedade e os novos contratos de arrendamento rural e escrituras. O prazo começou em janeiro a termina agora no final de março. O produtor rural que não tiver nota digitada e cadastro atualizado no ano, terá o bloco baixado de oficio, conforme orientação da Receita Estadual.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

Prefeitura aplica multa por abandono e maus tratos de animal

Publicado em 14/03/2019 às 11h06

A nova legislação, aprovada ano passado, permite que a Prefeitura de Venâncio Aires aplique multas a quem abandonar ou maltratar um animal. Uma causa de muita luta da Secretaria do Meio Ambiente e das ONG’s que atuam fortemente na defesa do direito animal. No último mês de dezembro, exatamente no período da aprovação da nova redação ao artigo 82 do Código de Meio Ambiente e Posturas, o abandono de um cão às margens da rodovia RSC 453 chamou a atenção da população e dos órgãos de fiscalização.

Testemunhas viram uma sacola sendo retirada de dentro de um veículo e depositada junto ao acostamento da RSC 453. Dentro da sacola, um cão de pequeno porte, magro e com lesões na cabeça. O animal foi socorrido por voluntários e levado a uma clínica veterinária, no entanto, não resistiu os ferimentos e acabou morrendo dias depois do abandono.  

As denúncias sobre o caso foram registradas junto à Polícia Civil e na Secretaria de Meio Ambiente, que procederam uma investigação sobre o caso. Após apuração dos fatos e comprovação da identidade do infrator, o setor de fiscalização da Prefeitura emitiu um auto de infração e multou em R$ 6 mil 435 em função da prática do abandono e maus tratos. A infração foi baseada na Lei Complementar 145/2018 aprovada em 5 de dezembro de 2018 e alterou a redação ao artigo 82 do Código de Meio Ambiente e Posturas de Venâncio Aires, tornando mais rígidas as penalidades para quem pratica maus-tratos e/ou abandona animais no Município.

Os maus tratos e/ou abandono além de ser considerado uma infração administrativa ambiental, também é uma conduta vedada pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225 e definida como crime pelo artigo 32, da Lei Federal nº 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), a qual prevê uma pena de detenção de três meses a um ano e multa.  Desta forma, o caso tem sido tratado em conjunto entre a Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires e a Promotoria de Justiça de Venâncio Aires. Somente em 2019, a Secretaria já registrou mais de 30 atendimentos de casos de maus tratos e abandonos de animais. 

 

Como denunciar?

O cidadão poderá registrar denúncias de maus-tratos através de Boletim de Ocorrência na Polícia Civil ou então, na Secretaria através do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e aplicativo Fiscale. O número do atendimento é o 3983 1000.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||