Notícias - Prefeitura

Comissão organizadora define tema do Fórum de Educação deste an

Publicado em 06/02/2019 às 16h52

A Escola contemporânea práticas criativas e inovadoras na ressignificação das competências cognitivas e emocionais é o tema que vai nortear os debates do 11º Fórum Internacional e 15º Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires.

O evento, destinado para educadores da rede pública e privada, ocorre de 24 a 27 de abril, na SOVA. As inscrições devem abrir em breve. São esperados cerca de 800 professores.

O objetivo desta edição é  instigar educadores a se reinventar em sala de aula, por meio da inovação e da criatividade e estimular produção de conhecimento em meio a era da informação.

Segundo a professora que coordena a organização do Fórum, Alice Theis, a intenção é abordar formas de utilizar as novas tecnologias para inovar os métodos pedagógicos  em sala de aula. “Enquanto escola precisamos acompanhar a evolução e levar para os alunos todos os conhecimentos armazenados pela humanidade de uma forma renovada e mais criativa”, afirma.

Na avaliação da educadora, o objetivo também é debater mecanismos de promover o desenvolvimento cognitivo, das crianças e adolescentes, de uma forma que possam assimilar o mundo e entender a realidade. Para isso, Alice considera que é tarefa do professor ir além e buscar formas de desenvolver as competências socioemocionais dos estudantes. “O mundo muda muito e é necessário preparar os estudantes para que tenham maturidade sócio emocional, junto com a cognitiva, para enfrentar tudo que é exigido nesta sociedade”, aponta.

 

Construção do conhecimento

Outro aspecto que as discussões devem nortear é a geração de conhecimento. Segundo Alice, a sociedade está imersa em um universo de informação gerada a todo momento, mas é necessário primar pela construção de conhecimento. “Acredito que esta é uma tarefa primordial da escola”, finaliza.

 

Conheça os palestrantes

Miguel Zabalza. Ele vem da Espanha, é doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri e catedrático de Didática e Organização Escolar. Tem dedicado grande parte de seus estudos à questão do currículo escolar.

 

Gabriel Perissé. Ele é escritor, com pós-doutorado em História e Filosofia da Educação. Autor de mais de 20 livros, escreve sobre formação docente, criatividade, ética, formação de leitores e linguagem.

 

Augusto Niche Teixeira - Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS (CAPES 6). Coordenador da Área de Educação & Cultura da Universidade LaSalle. Membro do Centro de Tecnologias Educacionais do Senac-RS. Líder de Grupo de Educadores Google.

 

Giovanni  Matiello. é formado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS e mestre em Teologia na PUC/RS. É cantor, compositor e palestrante da temática de Valores Humanos.

 

Palmira Ramos Tolotti - Professora Palmira Tatiana Ramos Tolotti, especialista em Gestão da Educação Municipal, com e pós graduada em Políticas Públicas com módulo Internacional em Harvard Kennedy School. Direciona os trabalhos frente à Undime/SP em Políticas Públicas Educacionais por meio dos Programas Federais e Captação de Recursos.

 

Dr. Nélio Tombini - Nélio Tombini é psiquiatra, psicoterapeuta individual e de grupo. É palestrante focado em psicoeducação e consultor direcionado aos entraves nas relações institucionais. Criou o Serviço de Doenças Afetivas da Santa Casa de Porto Alegre. Trabalha na Santa Casa, onde foi diretor da Psiquiatria por 18 anos. Hoje, é diretor da Clínica de Psicoterapia Breve – Psicobreve. Desenvolve workshops sobre os conflitos emocionais no trabalho. Na internet, faz a série de vídeos “5 minutos com o psiquiatra Nélio Tombini”, onde aborda os aspectos emocionais vinculados ao cotidiano.

 

Emília Cipriano - Doutora em educação. Mestre em psicologia da educação. Pedagoga e assistente social. Professora do curso de pós-graduação – PUC/SP. Coordenadora da Consultoria e Assessoria Educacional Aprender a Ser. Membro do Grupo Gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil. Pesquisadora do Instituto de Estudos Especiais da PUC/SP. Pesquisadora da Infância da Rede de Contextos Integrados. Autora de livros e conferencista em eventos nacionais e internacionais.



Confira a programação

24/04 Quarta-feira

Abertura

Palestrante: Miguel Zabalza

 

25/04 Quinta-Feira

Manhã - Professor Gabriel Perissé - RJ

Tarde - Professor Augusto Teixeira Lich - RS

Noite - Professor Giovanni  Matiello - RS

 

26/04 Sexta- feira

Manhã - Palmira Ramos Tolotti

Tarde - Dr. Nélio Tombini

Noite - Atividade cultural (Peça teatral com o grupo Luz e Cena)

 

27/04 -Sábado

Manhã - Emília Cipriano

11h - Encerramento.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Cássia Paula Colla

Compartilhar

Vigilância Sanitária instala sistema de tratamento de água em Alto Paredão Pires

Publicado em 06/02/2019 às 16h51

O acesso a água encanada é uma antiga reivindicação dos moradores de Alto Paredão Pires. Hoje, graças a uma parceria entre Administração Municipal e  Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), água potável estará disponível para as cerca de 35 famílias que residem na localidade.

A Vigilância Sanitária iniciou a instalação do sistema Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (Salta-Z), na terça-feira, 5. O mecanismo consiste na captação de água de um açude, cedido por um proprietário de área particular, que passa por processo de  decantação com sultato de alumínio, cloração e filtração com o mineral zeólita.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, o médico veterinário, Éverton Notti, o sistema vai garantir  água potável para uma região historicamente com dificuldades de potabilidade de água. “Fizemos estudos dos poços, por meio de coletas de amostras e verificamos que nenhum seria viável. A partir disso buscamos esta alternativa, junto a Funasa, para solucionar este problema”, explica.

De acordo com Notti, a expectativa era concluir a instalação logo no início do ano, porém, o tempo chuvoso e ausência de servidores, em virtude do período de férias, retardou a conclusão dos trabalhos.

 

Tratativas

A parceria com a Funasa foi firmada no ano passado, após o Município  entregar documentação com a solicitação. Todo o processo de instalação do equipamento, que é ofertado pela Funasa, é feito pela Fundação que também orienta e treina moradores para manusear o sistema. A contrapartida do município é a construção de uma torre de cinco metros de altura para a colocação da caixa d’agua e do Kit Salta Z.

 

Orientações

A água deverá ser utilizada para beber, cozinhar e lavar alimentos. A Funasa não orienta usá-la para tratar animais ou regar plantas e flores.

 

O que é o Salta-Z

Salta-Z é a abreviação de Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para consumo humano, trata-se de um sistema de captação e tratamento simplificado de água imprópria para consumo humano para água própria. Consiste em captar a água contaminada ou imprópria, e através de injeção de cloro e/ou coagulantes, processos de floculação, decantação e filtragem tornam esta água própria para consumo humano.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Cássia Paula Colla

Compartilhar

Planejamento promove audiência pública sobre programa Avançar Cidades

Publicado em 06/02/2019 às 13h46

Inicia a primeira etapa do programa Avançar Cidades. Na próxima semana, quinta-feira, 14, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo promove audiência pública para apresentar o projeto e processo de ações previstas para o lote III, que compreende Ruas do Bairro Aviação e Santa Tecla.

Audiência ocorre às 19h30min na Câmara de Vereadores.  O projeto completo engloba um total de quatro lotes e prevê pavimentar 67 quadras. A Secretária de Planejamento e Urbanismo, Jalila Heinemann, afirma que serão feitos investimentos em drenagem, canalização e passeio público. “Com esse sistema de divisão em lotes queremos dar maior celeridade ao processo de avaliação e de licitação,além de estimular maior concorrência a partir de um maior número de empresas participarem do certame”, afirma.

Os bairros contemplados com as obras são: Santa Tecla, Bela Vista, Aviação, Gressler, Leopoldina, Cidade Alta, Brígida, Cruzeiro, Coronel Brito e Universitário. De acordo com a titular da pasta com a iniciativa, a Prefeitura conseguirá reduzir até 30% do déficit em pavimentações da área urbana. Atualmente, cerca de 70 quilômetros de vias estão sem pavimentação.

 

Avançar Cidades

O Avançar Cidades é um programa do Governo Federal, que proporciona linhas de financiamento aos municípios, para obras de infraestrutura e pavimentação.
A Capital do Chimarrão, em função do seu porte populacional, fez o cadastro e obteve financiamento de R$20 milhões.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Cássia Paula Colla

Compartilhar

Aturchim convida vereadores a conhecer Turismo Rural de Venâncio Aires

Publicado em 06/02/2019 às 13h44

Às vésperas de receber guias de turismo de todo o Estado do Rio Grande do Sul e representantes da imprensa especializada, empreendedores da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturchim) estiveram na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires na noite desta segunda-feira, 04. O objetivo foi divulgar ao Poder Legislativo e à comunidade o Viest (Viagem de Estudos), que acontece no próximo sábado e domingo, 9 e 10, na Capital do Chimarrão.

A coordenadora do Departamento Municipal de Turismo, Angélica Diefenthaler, e a guia de turismo credenciada, Sônia Lang, representaram o grupo de empreendedores destacando a necessidade de aproximação com os vereadores para divulgação das ações que vem sendo realizadas. Visando o fortalecimento e a sustentabilidade dos empreendimentos turísticos rurais, além de constantes capacitações e projetos sazonais para a atração do público, o evento do próximo final de semana é considerado um divisor de águas para o turismo local.

“A visita de guias e empresas de turismo será de suma importância para nós. Além de conhecer os pontos, aprofundar as informações de cada atrativo, são essas as pessoas que posteriormente poderão nos trazer grupos de visitantes, indicar nossos roteiros e consolidar todo esse trabalho”, argumenta Sônia Lang.

Entre as atrações que estão programadas para o grupo de profissionais do Viest, sábado, 09, acontecerão visitas a pontos turísticos urbanos e na região dos ervais, como a Escola do Chimarrão e Chácara do Mel em Linha Travessa, Viveiro de Mudas e Agroindústria de Conservas Coutinho em Vila Palanque. Às 19h, uma recepção especial será realizada junto ao CAT (Centro de Atendimento ao Turista), com a presença das soberanas da Fenachim, que aproveitam a presença do grupo para divulgar e convidar turistas para a principal festa da cidade. Já no domingo, 10, o roteiro de visitações seguirá para o Cerro do Baú, Balneário Paraíso e serra venâncio-airense, que compreende atrações como o Mirante Lauro Erdmann e a Figueira Centenária. O encerramento, com um coquetel para os participantes, acontece no Orquidário Cruz, na RSC-287.

Na presença dos representantes eleitos pelo povo, a Aturchim destacou a importância do turismo como propulsor do desenvolvimento local e na manutenção das famílias no campo. O grupo apresentou ainda o projeto Rota do Chimarrão Verão, que leva visitantes todos os domingos de janeiro e fevereiro para um passeio turístico nas belezas refrescantes da região serrana de Venâncio Aires.

 

Créditos e Foto: Daiana Nervo 

Compartilhar

SISP conclui prolongamento de rua lateral na entrada do loteamento Scienza

Publicado em 06/02/2019 às 13h42

Os motoristas e pedestres moradores do Loteamento Sciencia terão mais segurança para acessar a RSC - 453.  A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP) deve concluir nesta semana as obras de prolongamento de estrada lateral que liga o loteamento à rodovia .

Segundo o Secretário Renato Gollmann, esta é uma demanda antiga e foi possível graças a um esforço conjunto entre Administração Municipal e Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). “Os motoristas faziam manobras perigosas para acessar a rodovia. Há casos de alguns que trafegavam na contramão para seguir em direção ao centro da cidade. Agora, eles terão uma via adequada para trafegar com segurança”, afirma.

Além disso, ele destaca que a estrada trará mais segurança para crianças que precisavam caminhar às margens da rodovia para ir até a Escola Municipal Alfredo Scherer.

A estrada lateral tem cerca de 150 metros. Desde o início do mês, as equipes da SISP trabalham na abertura da via. Nesta semana concluem a aplicação de rachão e de brita para finalizar o trecho.

A solicitação foi feita no ano passado e passou por análise da EGR. De acordo com Gollmann, a estatal solicitou manutenção de vegetação entre as duas vias. “Fizemos as modificações após a anuência deles, já que o local é de responsabilidade da EGR”, explica.

 

Fonte: PMVA
Créditos e Foto: Cássia Paula Colla

Compartilhar

Krämer recebe representante do Estado para tratar da criação da Guarda Municipal

Publicado em 06/02/2019 às 13h40

O Prefeito em exercício, Celso Krämer, recebeu a equipe responsável pela formação da futura Secretaria de Segurança Pública. Acompanhava o grupo, o representante das Guardas Municipais no Sistema de Segurança Integrada com Municípios (SIM),  Clóvis Pereira.

Ele faz parte do efetivo da Guarda Municipal de Montenegro, e é presidente estadual do

Conselho Nacional das Guardas Municipais e diretor de Assistência Técnica das Guardas Municipais do Brasil.

A criação de uma Guarda Municipal na futura pasta foi o principal tema tratado. Na avaliação dele, os guardas municipais são servidores que poderão atuar em diferentes frentes e dar suporte para várias áreas da Administração Municipal.

Um dos eixos é na atuação em Inteligência Fiscal, apoiando ações de combate a sonegação e aos crimes fiscais contra o Município.

De acordo com o coordenador do Comitê de Transição da Secretaria de Segurança Pública, Dário Martins, a equipe aproveitou o momento para discutir sobre as atribuições do novo cargo e, a partir disso buscar os caminhos legais para formalizar a criação.

O Prefeito considera fundamental, o município criar alternativas para fortalecer a segurança da população.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Cássia Paula Colla

Compartilhar

Conheça quem são os ganhadores da primeira edição de 2019 do Nota Fiscal Gaúcha

Publicado em 04/02/2019 às 17h16

A Secretaria da Fazenda divulgou na sexta-feira, 1º, os nomes dos sorteados do mês de Janeiro no programa Nota Fiscal Venâncio-Airense. O Sorteio ocorreu na quinta-feira, 31, e 10 contribuintes levaram os prêmios que variam de R$150 até R$900.

Os ganhadores da primeira edição de 2019 são: Tauiria Bender Da Silva R$ 900;
Anelise Duarte R$ 350; Marilusa Ines Assmann R$ 200; Alfredo Carolino R$ 150; Cassio Thiesen R$ 150; Flavio Iochims R$ 150; Sorlete Divane Pires R$ 150; Rosane Fritzen R$ 150; Sidnei Samuel Lenhardt R$ 150; Anderson Rippel R$ 150;

O programa tem o objetivo de aumentar a arrecadação de ICMS de Venâncio Aires e disseminar a educação fiscal.

Os sorteios são feitos entre os cidadãos que fizerem compras no comércio local e pedirem a emissão do cupom fiscal com o CPF. O programa também prevê dois prêmios extras de R$ 5 mil, um em junho e outro em dezembro.

 

Como participar

Para participar dos sorteios, o contribuinte precisa estar cadastrado no programa Nota Fiscal Gaúcha. A inscrição é feita pelo site e o cidadão precisa informar dados de identificação na hora do cadastro. Assim, além de participar do sorteio em âmbito estadual, vai concorrer em uma etapa municipal.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Cássia Paula Colla

Compartilhar

Comunicado: Sala de vacinas da UBS do Gressler estará fechada temporariamente

Publicado em 04/02/2019 às 15h09

A sala de de vacinação da UBS Gressler estará fechada temporariamente. Os usuários, que precisarem dos serviços, deverão utilizar a sala de vacinas da ESF Gressler, ou a UBS Central.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Cássia Paula Colla

Compartilhar

Comitê projeta estrutura administrativa da Secretaria de Segurança Pública

Publicado em 04/02/2019 às 15h06

O Comitê do Gabinete de Transição, que trata da criação da Secretaria de Segurança Pública, teve a primeira reunião. O encontro tratou sobre a estruturação administrativa da futura pasta.

O quadro organizacional prevê vários eixos de atuação, um deles é a criação de uma Escola de Segurança Pública destinada para treinamentos e direcionada para servidores e comunidade. César Torres, servidor responsável para apoiar e analisar a criação do novo setor,  disse que há profissionais que se disponibilizam para promover a formação de forma gratuita.

Torres tem larga experiência na área. Foi coordenador da Secretaria de Segurança de Caxias do Sul, é formado pela Escola Superior de Guerra (ESG - Brasil), pela Universidade Nacional de Defesa (Pentágono - NDU, Estados Unidos) e pela Escola de Inteligência (Esint) da Agência Brasileira de Inteligência. Realizou estudos de Segurança, além destes, em Israel, Colômbia e Chile.

Na avaliação dele, com a criação da nova pasta o Município contará com uma nova fonte de recursos. “Hoje, existem repasses de recursos federais direcionados para os municípios que tenham as devidas instâncias administrativas municipais de segurança constituídas. São recursos que podem beneficiar as ações da pasta”, explica.

De acordo com o coordenador do Gabinete de Transição para a Secretaria de Segurança, Dário Martins, a secretaria de segurança pública,vai proporcionar o descongestionamento das organizações de segurança pública estadual. “O setor trabalhará em parceria com a Brigada Militar e Polícia Civil, fazendo a prevenção primária. Enquanto isso, os órgãos estaduais poderão direcionar seu contingente em ações efetivas de combate a criminalidade”, aponta.

 

Organograma em análise

O grupo também fez análise de outros aspectos da Estrutura Administrativa da Secretaria de Segurança Pública, como a viabilidade de criação de uma Guarda de Trânsito Municipal. De acordo com Martins, a discussão é necessária para encontrar as medidas legais e verificar o impacto orçamentário que o novo cargo pode trazer.

Segundo a Secretaria de Administração, Loreti Terezinha Scheibler, ainda é preciso verificar qual será a fonte de recursos usada para custear os vencimentos dos servidores no novo cargo, definir atribuições, vencimentos e requisitos de ingresso.

 

Vasto campo de atuação

Outros aspectos que a pasta terá responsabilidade será ter uma área atuando em parceria com a Secretaria da Fazenda, desenvolvendo trabalho de Inteligência Fiscal, concentrando ações e orientações quanto ao combate a fraudes fiscais.

 

PARA SABER

- é uma tendência a municipalização da segurança, tal como da Educação, da Saúde e da Assistência Social.

- as Leis (federais) 13.022/14 (Estatuto das Guardas Municipais) e 13.675/18 (Sistema único de Segurança Pública) materializam os marcos legais do envolvimento da municipalidade com a Segurança Pública

- os repasses de recursos federais se dão para os municípios que tenham as devidas instâncias administrativas municipais de segurança constituídas.

- “O SUSP traz duas inovações fundamentais: institucionaliza o uso intensivo de dados e evidências para o planejamento de ações e incorpora a avaliação e a parametrização de padrões de conformidade técnica e organizacional”

- Faz parte da adesão ao SUSP a municipalidade acertar, entre outras ações, o abastecimento do banco de dados nacional sobre segurança (para receber os recursos).

 

Fonte: PMVA
Créditos e Foto: Cássia Paula Colla

Compartilhar

Trânsito da rua 1º de março terá mão dupla

Publicado em 04/02/2019 às 15h05

O departamento de trânsito promove alterações de sentido da rua 1º de março. Mudança acontece a partir da próxima sexta-feira, 8. A via, que hoje tem sentido único, passará a ter mão dupla e será uma nova opção para motoristas acessar o centro da Capital do Chimarrão.

De acordo com o Coordenador do Departamento de Trânsito, Dário Martins, a mudança se deve as alterações feitas na rua Visconde do Rio Branco, na semana passada, no trecho compreendido entre a Rua 15 de Novembro e Senador Pinheiro Machado, na altura da empresa Rancho Atacadista.

Segundo ele, medida garante uma nova opção para acessar o centro da cidade.

“Devido a última mudança que fizemos, a única opção para os veículos que trafegavam no sentido bairro ao centro era acessar a Rua Osvaldo Aranha. Para evitar alta concentração de veículos neste ponto, fizemos esta nova mudança para garantir mais uma opção e distribuir melhor o fluxo de trânsito para a região central da cidade”, explica.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Cássia Paula Colla

Compartilhar

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||