Abertura oficial e palestra com Jorge Trevisol na primeira noite do fórum de Educação

Publicado em 26/04/2018 às 18h13

Aconteceu na noite de quarta-feira, 25, a abertura oficial do 10º Fórum Internacional de Educação e 14º Fórum Nacional de Educação. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, e com o tema “Os eixos organizacionais do currículo: a busca pelo desenvolvimento humano e suas diversidades” o evento reúne até o sábado pela manhã, 28, 800 educadores, não só do município, mas da região. Com o objetivo de qualificar o ensino-aprendizagem dos nossos educandos, em todas as edições do fórum, palestrantes e painelistas trazem uma nova visão sobre a forma de aprendizado nas escolas.

Na noite de abertura, na mesa de autoridades, estavam reunidos os três poderes, com representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário além de representantes da área da educação. Estavam presentes também no evento secretários municipais, vereadores, e várias autoridades representando várias entidades municipais. Após pronunciamentos aconteceu apresentação musical com o Coral Venâncio em Canto, criado 02 de fevereiro de 2001, o Coral hoje conta com os 32 integrantes (05 baixos, 04 tenores, 08 contraltos e 13 sopranos), tem como regente o Professor Paulo Schonarth e o presidente é Ricardo Gerhard.

 

Palestra de Abertura

Para completar a primeira noite do fórum, aconteceu a palestra com Jorge Trevisol. Formado em filosofia, teologia e psicologia, possui mestrados em psicologia e em espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma – Itália, além disso é doutor em Educação pela PUC de Porto Alegre. Trevisol que é psicoterapeuta, escritor, cantor e compositor, abordou em sua palestra o tema “O despertar humano e propósito de vida”. Em uma apresentação dinâmica, unindo a música a uma linguagem direta, em um dos momentos Trevisol emocionou a todos convidando-os a viajar no tempo, através da imaginação. “Fechem seus olhos, e lembrem de você criança, em toda sua inocência ... Imaginem agora alguém que você ama muito, vá até ela, dê um abraço bem apertado, um beijo carinhoso, e sinta como é bom estar perto de quem a gente gosta. Agora abra seus olhos e abrace quem está ao seu lado”. Lágrimas corriam dos olhos de muitos educadores neste momento. Aplaudido de pé, sua apresentação encerrou pro volta das 22hs.

 

Programação

26 de Abril - Quinta-feira

08:00 Credenciamento

08:30 JÚLIO FURTADO - Rio de Janeiro

Conferência: "Currículo, Desenvolvimento Humano e Diversidade: desafios e possibilidades"

13:00 Credenciamento

13:30 ZITA LAGO – Paraná

Conferência: "As diversas faces da escola e do Currículo frente os novos paradigmas educacionais: diversidade e inclusão"

18:30 Credenciamento

19:00 TEREZINHA RIOS - São Paulo

Conferência: "Currículo e poder - autonomia e autoridade na escola"

27 de Abril - Sexta-feira

08:00 Credenciamento

08:30 ARIANA COSME – Portugal

Conferência: "Desafios da organização curricular para atender a Escola do século XXI"

13:00 Credenciamento

13:30 VIVIANE WESCHENFELDER - Rio Grande do Sul

Conferência: "Escola e relações étnico-raciais: manter viva a pergunta"

14:30 JOANA PUGLIA - Rio Grande do Sul

Conferência: "Gênero e sexualidade na escola: Presente !"

18:30 Credenciamento

19:00 NOITE CULTURAL

28 de Abril - Sábado

08:00 Credenciamento

08:30 RENATO CASAGRANDE – Paraná

Conferência: "Novas atitudes, estratégias e ações dos educadores frente ao novo perfil dos alunos na sociedade contemporânea"

11:00 Encerramento

 

Fonte: PMVA
Créditos: Rosana Wessling

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||