As quatro estações, o ano inteiro: Parque do Chimarrão ganha identidade própria

Publicado em 16/07/2019 às 08h32

Era uma área distante do centro da cidade, quase na estrada. Houve um sonho de criar lá um Parque para que Venâncio Aires chama-se de seu. Era década de 80 e o Prefeito da época, Almedo Dettenborn, sofreu com as críticas de ter a utopia de criar o lugar que décadas depois ganharia o coração e viraria palco da vida de toda a comunidade. O Parque do Chimarrão reúne muito em 27 hectares, são espaços de esporte, cultura, lazer e eventos que impulsionam o dia a dia do Município.

Por lá, não somente grandes eventos como a Festa Nacional do Chimarrão (FENACHIM), o Balonismo, a Agrofeira, o Festival do Churrasco e Chimarrão acontecem. Lá famílias inteiras se reúnem para fazer um churrasco no final de semana, por lá muitas crianças aprendem a pedalar e amizades se fortalecem nas rodas de chimarrão. Agora, o Parque ganha marca própria e a partir dela um novo reposicionamento.

Hoje, 15, a Administração Municipal reuniu lideranças e a imprensa para lançar a identidade visual, apresentar projetos e ideias de unir ainda mais a comunidade e o Parque. Na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito Giovane Wickert, o Coordenador do local Elígio Weschenfelder apresentou as mudanças do Parque, a nova forma administrativa e as novas etapas que buscam modernização da gestão e se aproximar ainda mais do cidadão. “O Parque está em dia, a casa está em ordem e quem os visita percebe a organização e as mudanças executadas nos últimos anos. As entidades que possuem sede dentro do Parque estão participativas, contribuem mensalmente através de um condomínio que permite que tenhamos caixa para obras e melhorias para que todas possam usufruir. Com as mudanças nas moradias e cada vez mais pessoas morando em apartamentos, o Parque é a válvula de escape para o chimarrão, a brincadeira da criança, o exercício físico e a caminhada com o Pet”.

Em tons de verde e marrom, a identidade do Parque trás a simbologia do chimarrão, elo dos gaúchos, e a grama do parque que é um convite para aquele descanso na sombra das copas das árvores ou ainda para se esquentar ao sol nas tardes frias de domingo, dia preferido pela comunidade para curtir o Parque. A partir da nova identidade, uma ramificação de projetos nasce. Um deles a de criar uma série de suvenires com a marca do Parque, como cuias, canecas, camisetas e tantos outros materiais. Além de redes sociais oficiais, a Coordenadoria planeja um site específico do local e eventos em parcerias com entidades e veículos de comunicação para um maior engajamento da comunidade com o Parque.

Com o slogan “As quatro estações, o ano inteiro” o Parque do Chimarrão agora ganhará roupagem própria com identificação padrão do Pórtico e de todos os locais internos, oportunizando unidade ao local, que ganha marca conforme o evento lá realizado. Durante o lançamento, o Prefeito destacou a importância de o Parque trilhar este novo momento. Lembrou da importância dos eventos que lá são executados para as melhorias do Parque e enalteceu o momento de busca de uma conexão maior das pessoas com a natureza. “Temos que ter cada vez mais orgulho deste local tão importante e que antigamente parecia uma utopia, um sonho, e que hoje é parte do nosso dia a dia. Ele que era distante do centro, agora é tão próximo. E com a construção do Caminhódromo no Acesso Dona Leopoldina vamos fazer uma conexão ainda maior com o Parque e com o novo estilo de vida que todos nós estamos buscando, de mais momentos de lazer com a família e amigos em meio a natureza”, salientou Wickert.

A partir de hoje, o Parque está presente digitalmente nas redes sociais. Tanto no Facebook quanto no Instagram a comunidade pode curtir, compartilhar e saber mais sobre a área de lazer mais convidativa do Município.

 

PARQUE

 Com área de 27 hectares, o Parque Municipal do Chimarrão localiza-se próximo ao pórtico principal de entrada de Venâncio Aires. O espaço abriga ginásio poliesportivo e de exposições, arena de rodeios, pista de motocross, kart, bicicross e skate, além de área para camping, campo de futebol, quadras esportivas e área de lazer.

No parque, que tem entrada gratuita aos visitantes, estão sediadas entidades como o Moto Clube de Venâncio Aires (Mocva), CTGs, entre outros. Além de receber a Fenachim a cada dois anos, o local é palco de eventos tradicionalistas, culturais e competições esportivas, sendo a sede do time venâncio-airense de futsal, a Assoeva, nas competições estaduais e da Liga Nacional.

O espaço se configura como um ambiente familiar, visto que dispõe de ampla área com churrasqueiras, permitindo assim que famílias e amigos se reúnam para um churrasco nos finais de semana. É o espaço ideal para encontrar os amigos e tomar um bom chimarrão.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: Leandro Osório

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||