Aumentar a coleta seletiva de lixo é desafio

Publicado em 17/10/2013 às 12h28

 

O novo secretário municipal do Meio Ambiente de Venâncio Aires, João Roberto Schroeder Stahl, estabeleceu um desafio audacioso para a sua equipe que refletirá em toda a população nos próximos três meses. O objetivo é ampliar a coleta seletiva na cidade e assim reduzir o volume de lixo produzido na Capital Nacional do Chimarrão. Atualmente, aproximadamente 750 toneladas de lixo são destinadas mensalmente ao aterro sanitário de Minas do Leão, gerando custo de R$ 250 mil por mês aos cofres públicos. Com a separação do lixo seco e consequente reaproveitamento dos materiais, além de preservar a natureza e gerar riqueza às famílias que vivem da reciclagem, a prática deve acarretar economia ao Município.

Com a reestruturação completa do sistema de recolhimento e destinação de resíduos, o Município de Venâncio Aires está preparado para ampliar a coleta seletiva. Para isso, reuniões nos bairros estão acontecendo semanalmente com a distribuição de folders e orientações sobre os dias corretos para o depósito de lixo seco e orgânico defronte as casas. Além disso, campanhas de conscientização na mídia serão intensificadas visando sensibilizar a população para a destinação correta dos resíduos produzidos nas residências. “Nosso objetivo é informar sobre os dias corretos de recolhimento do lixo seco em cada área e esclarecer sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo. Venâncio Aires já separou muito mais do que faz agora. Queremos retomar essa consciência ambiental nas pessoas”, destaca João Stahl.

Nesta quinta-feira, 17, a reunião acontece na comunidade Santa Ana do bairro Dietrich, a partir das 19h e busca abranger a população do bairro e arredores. Já na sexta-feira, 18, as informações chegam até a comunidade São José, em Estância São José, a partir das 20h. Durante os encontros, folders com o mapa da coleta seletiva são distribuídos, além de reforçados os materiais que pertencem ao lixo seco e orgânico (abaixo). A bióloga da secretaria do Meio Ambiente, Gabriela Graef, também ressalta em cada reunião a importância da reciclagem de lixo para a preservação do meio ambiente. “As pessoas precisam se conscientizar de que o lixo que elas produzem é de sua responsabilidade, assim como a poluição das águas, das florestas e o fim dos recursos naturais será um problema para todos nós. A nossa proposta de conscientização é para que se reduza a quantidade de lixo produzido e recicle tudo o que for possível”, destaca a bióloga.

Além de incentivar a coleta seletiva, a Administração Municipal, que instalou em 2010 a coleta containerizada de lixo no centro, reformou e ampliou a Usina de Triagem de Linha Estrela e, nas últimas semanas, instalou novos containers para lixo seco na cidade, também trabalha para deixar a cidade mais limpa. Nesta semana, reuniões com a empresa responsável pelo recolhimento de lixo, Conesul, visam debater a necessidade as responsabilidades de limpeza ao redor dos containers após o recolhimento. Além disso, o secretário João Stahl estuda uma forma de apertar o cerco a aqueles que insistem em sujar o espaço público. Uma das propostas é seguir modelo de outras cidades, como São Paulo e Porto Alegre, e multar quem for flagrado depositando lixo em local irregular. Após a campanha de conscientização e esclarecimentos sobre as áreas e dias de recolhimento da coleta seletiva, o lixo depositado em frente às casas em dias errados não será recolhido pelo caminhão.

 

LIXO SECO: garrafas de vidro, revistas, jornais, papelão, latas de alumínio, garrafas pet, embalagens de leite, sacolas e bandejas de isopor.

 LIXO ORGÂNICO: restos de comida, erva-mate, papel higiênico, tocos de cigarro, fraldas descartáveis, pó de limpeza, galhos e grama.  

ATENÇÃO: Pilhas, lâmpadas e baterias não podem ser jogadas no lixo. Elas devem ser devolvidas no local de aquisição.

 

 

Crédito: Daiana Nervo
Foto: Rui Borgmann

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwR|left show tsN fwR|c05|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 bsd c05|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||