Cidadania: Prefeitura Mirim chega à 3ª edição com inovações

Publicado em 16/07/2019 às 16h44

Mais de 25 crianças envolvidas e uma comunidade inteira impactada com cidadania e participação popular. Este é um dos saldos que o Programa Prefeitura Mirim trouxe para Venâncio Aires nos últimos dois anos. O projeto que envolve escolas e Gestores públicos fará neste ano a 3ª edição repleta de novidades. Liderado pela Coordenadoria de Comunicação Social, Marketing e Eventos, o Prefeitura Mirim vai ocorrer na última semana de novembro e terá como grande marco a inauguração da Galeria dos ex-gestores mirins. 

A novidade é uma peça chave para o programa deste ano. A galeria fotográfica vai entrar para o hall das já existentes na Prefeitura e será inaugurada com a participação de todos os alunos que já participaram das ações. Além disso, neste ano o Programa receberá inscrições a partir do 5º ano, uma novidade, já que as primeiras edições os alunos tinham que ser do 6º ao 9º ano. A mudança é uma indicação das próprias escolas e foi aceita pela comissão organizadora. 

A semana de atividades dos novos gestores será de 25 a 19 de novembro, sendo o primeiro dia a posse em um ato solene a partir das 9h na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. Já na sexta-feira,29, uma novidade: Os eleitos participaram de todo o Gabinete de Portas Abertas e o término das atividades será na parte da tarde com a inauguração da Galeria. Será neste momento, que os eleitos farão o discurso de despedida já deixando suas marcas também no hall dos ex-gestores mirins. 

Com o objetivo de promover cidadania e estimular a participação popular dos alunos e comunidades escolares nasceu o Programa. Em 2017, a primeira realização contou com votação popular para eleger Prefeito e Vice-Prefeito e mobilizou mais de 100 mil votos pelo site da Prefeitura. Em 2019, a organização almeja aumentar o número de escolas participantes.

As inscrições poderão ser feitas na Secretaria de Educação entre os dias 16 e 30 de setembro. Cada escola poderá inscrever um aluno e a intenção é que cada escola promova internamente uma forma de escolher seu melhor representante. A votação popular ocorrerá entre os dias 16 e 31 de outubro e a divulgação dos resultados no dia 4 de novembro. Outra novidade, neste ano, é que após a divulgação do Prefeito(a) e Vice-Prefeito(a) Mirim eleito (a), a comissão fará um sorteio com os demais votados para saber quem representará cada secretaria. O sorteio será feito no dia 5 de novembro de forma pública na sala de reuniões com transmissão online pelas redes sociais oficiais do Município a partir das 14h. 

A expectativa é de uma grande adesão das escolas das redes estadual, municipal e particular. Os interessados em participar podem entrar em contato com a equipe de Comunicação Social ou da Educação através do telefone 3983 1000. 



PROGRAMA

Possibilitar que os estudantes conheçam o dia-a-dia da gestão pública e ainda promover cidadania e participação popular motiva o programa “Prefeitura Mirim”, lançado em 2017.  Coordenado pela equipe de Comunicação Social em parceria com a Chefia de Gabinete e Secretaria Municipal de Educação, o programa realiza uma semana de atividades com os gestores mirins que são escolhidos pelo voto popular.  

Os alunos eleitos participarão das atividades que iniciam sempre em uma segunda-feira com a posse dos eleitos e com reunião de Secretariado, segue durante a semana com atividades específicas em cada departamento que eles irão representar e terminam a semana Mirim na sexta-feira com atendimento à população no Gabinete de Portas Abertas.

Sucesso nas duas primeiras edições, o “Prefeitura Mirim” faz parte dos programas de gestão humanizada que a Administração implantou para aproximar a comunidade do Poder Público. Conforme a Coordenadora de Comunicação Adriene Antunes, o programa é uma forma de cidadania que possibilita aos estudantes conhecerem os trâmites públicos, o funcionamento do trabalho das Secretarias e ainda a atuação dos gestores frente as demandas da sociedade. “O projeto nasceu da nossa observação das visitas que as escolas fazem normalmente à Prefeitura. Os alunos trazem diversos questionamentos, querem entender como é o trabalho executado pelo Poder Executivo e isso nos mobilizou a pensar em uma ação onde eles tivessem esta oportunidade de vivenciar este trabalho”.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||