Comissão de Ética da Câmara encaminha arquivamento de representação

Publicado em 07/11/2017 às 14h46

Por três votos a zero, a Comissão de Ética da Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires - formada pelo presidente Ezequiel Stahl (PTB) e os membros Tata Haussen (Rede Sustentabilidade) e Clécio Espíndola, o Galo (PTB) - decidiu ontem pelo arquivamento da representação protocolada pelos parlamentares do PDT que pedia que o vereador Eduardo Kappel (PP) fosse alvo da instância em razão de envolvimento em suposta negociação de sentença de indulto para um condenado há 36 anos de prisão por tráfico de drogas.

Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Tiago Quintana e Sid Ferreira exigiam a investigação da conduta de Eduardo Kappel, porém os integrantes da Comissão de Ética resolveram acompanhar parecer do Departamento Jurídico da Casa, indicando que é mais prudente o Legislativo aguardar movimentos do Ministério Público e Judiciário em relação ao caso antes de tomar um posicionamento que pode ser precipitado. 'É um arquivamento temporário, para que não façamos pré-julgamento e também não coloquemos a Câmara em risco, pois caso o vereador seja absolvido, pode inclusive ajuizar uma ação contra a Câmara. Não há porque passarmos à frente do Ministério Público e da Justiça', disse o procurador Mateus Deitos da Rosa.

Ontem à tarde, durante encontro na Prefeitura para tratar da Cobrança de Iluminação Pública (CIP), Kappel já anunciava o arquivamento da representação. 'Pode botar lá que é três a zero. Nem lá no Paraguai o resultado seria diferente', afirmou o progressista, acrescentando que 'a mesma postura foi adotada pela Comissão de Ética do Legislativo nos casos das denúncias contra a vereadora Ana Cláudia, em relação à seleção dos apartamentos populares, e do Gerson Ruppenthal'. Ex-vereador do PDT, Ruppenthal não foi para a Comissão de Ética, no entanto acabou perdendo o mandato por condenação criminal.

'Acompanhamos o parecer do Departamento Jurídico da Casa. Não queremos nos precipitar, pois o momento exige cautela. Os movimentos do Ministério Público e da Justiça é que serão responsáveis pelos reflexos, na Câmara, em relação a este caso' - Ezequiel Sthal, vereador do PTB e presidente da Comissão de Ética da Câmara

Câmara terá novidades nos próximos dias

A partir dessa semana, mais algumas "caras novas" estarão na Câmara de Vereadores. Isso porque cinco parlamentares estarão se licenciando para tratar de assuntos particulares. Durante o período, as vagas serão assumidas pelos suplentes das coligações. A primeira a sair é Tata Haussen (Rede Sustentabilidade), que cederá sua vaga a Pedro da Rosa Júnior (PSB), que nas eleições de 2016 fez 322 votos, ficando na nona suplência da coligação. Tata Haussen retorna ao Legislativo no dia 5 de dezembro.

Nestaa sexta-feira, 10, o vereador Zé da Rosa (PSD) entra em licença por 30 dias. A sua vaga será será ocupada por Chico Rech (PSD), que retorna ao Legislativo, onde já esteve nesse ano, ocupando a vaga de Adelânio Ruppenthal (PSB). Na próxima semana, Ezequiel Stahl (PTB), que também é o líder de governo na Casa, deixa o cargo por 14 dias. Em seu lugar estará Ademar Auri Gisch (PTB), que na eleição do ano passado fez 420 votos. Com o retorno de Stahl dia 26, Gisch seguirá na Casa por mais duas semanas. Mas, para fechar um mês no cargo, assumirá nos outros 15 dias a cadeira do vereador Clécio Espíndola, o Galo (PTB), que se ausentará no período de 27 de novembro a 12 de dezembro.

TROCA NO PMDB - Também na semana que vem, o vereador André Luís Puthin (PMDB) entra em licença. Em seu lugar assume Rodrigo Garin (PMDB), o popular Rodrigo VT, que nas eleições de 2016 fez 388 votos. Ele fica no cargo por 30 dias, a partir de quinta-feira, 16. Durante a licença, o parlamentar não recebe salário da Câmara.

 

Fonte: Jornal Folha do Mate
Créditos: Carlos Dickow

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||