Comitê das Nascentes é empossado e grupo pretende trabalhar fortemente na preservação

Publicado em 08/05/2018 às 16h50

Na tarde desta terça-feira, 8, foram nomeados os representantes do Comitê das Nascentes do Arroio Castelhano. O ato aconteceu na Sala de Reuniões do Meio Ambiente e contou com a presença de entidades, e do Vice-Prefeito Celso Krämer.

Krämer em sua fala de acolhida destacou que o assunto Castelhano é muito sério,  o município precisa tomar uma ação. “Precisamos preservar as nascentes, e o arroio como um todo, isso é só o começo, mas é de extrema importância”. Ele ainda enfatizou que o Castelhano precisa ser valorizado e isso será possível através da preservação ambiental. “Cada um precisa fazer um pouco, só assim vamos ter uma grande solução para o arroio”.

O comitê ficará responsável por identificar as nascentes do Castelhano, analisar os impactos ambientais a que estas nascentes estão submetidas, planejar e propor ações com o propósito de promover melhorias na proteção e no uso sustentável das nascentes, executar as ações propostas,  juntamente com os proprietários dos imóveis onde as nascentes se localizarem, bem como em conjunto com as demais entidades públicas e privadas envolvidas no projeto, realizar o cadastramento das propriedades/proprietários participantes do projeto, inclusive no Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul (SIOUT) e promover o monitoramento das ações.

Foram nomeados:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Titular: Clóvis Antônio Schwertner (Secretário Municipal de Meio Ambiente)

Suplente: Rui Delcio Schwing (Servidor da Secretaria de Meio Ambiente)

 Secretaria Municipal da Fazenda:

Titular: Eleno Daniel Stertz (Secretário Municipal da Fazenda)

Suplente: Roberta Schenkel Gomes (Fiscal Tributário)

Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN):

Titular: Ilmor Conceição Door (Gestor da Unidade)

Suplente: Marlon dos Santos Aguiar (Agente Administrativo)

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RS):

Titular: Vicente João Finn (Chefe do Escritório Municipal)

Suplente: Luis Antonio Marmitt (Extensionista)

Instituto Gaúcho de Sustentabilidade (IGS):

Titular: Fábio da Silveira Vilella

Suplente: Volnei Alves Corrêa

 

Após a nomeação dos representantes, o grupo realizou apresentações e as impressões de cada integrante, assim como planos de trabalho. O Suplente do Instituto Gaúcho de Resiliência Volnei Corrêa apresentou um relato do seu envolvimento com o Castelhano e o Agenda 21, Corrêa também destacou que a população precisa ajudar a cuidar desse bem, e também agradeceu o apoio do setor público “a Administração está fazendo sua parte, agora é a vez da comunidade ajudar também”. Corrêa também comentou que inicialmente será feito um trabalho nos 10 projetos iniciais e que o município conta com mais de 90 nascentes, estas que precisarão ser visitadas e avaliadas.

Ficou definido no encontro que a primeira ação do grupo será identificar  que já foi feito até o momento e seguir adiante, com o desafio de unir todos os setores.

 Além disso, o Secretário de Meio Ambiente Clóvis Schwertner fez o convite para participarem do roteiro das nascentes que acontecerá no sábado, em Linha Datas, roteiro com início previsto às 9 h.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Rosana Wessling

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||