Concurso: “Escolas contra a Dengue” mobiliza alunos

Publicado em 04/06/2019 às 16h59

Uma ação conjunta das Secretaria de Saúde, Meio Ambiente e Educação vai movimentar os alunos das redes escolares da Capital do Chimarrão. A ideia é auxiliar na campanha de prevenção ao mosquito vetor da dengue, e de quebra, fazer com que todos se engajem na mobilização contra a doença. O concurso “Escolas contra a Dengue” foi lançado nesta tarde, 4, e vai premiar os estudantes que serão divididos em três categorias. 

Os pequenos dos 1º aos 5º anos poderão participar por turma com um cartaz que poderá ter uso de diversas técnicas e materiais com a temática da prevenção a Dengue. No mesmo tema os alunos dos 6º aos 9º anos e ainda alunos do EJA regular poderão participar com a produção de um vídeo por turma. O material audiovisual poderá ser feito a estilo livre e tem que engajar toda a sala de aula. Já o EJA intensivo, formado por alunos adultos, inscreverá um poema de um aluno.  

Conforme a organização do concurso, o objetivo é de trabalhar junto à comunidade escolar esclarecendo sobre o vetor e a doença que vem causando muitas mortes. “Queremos contribuir para a preservação da saúde e incentivar atitudes de prevenção ao mosquito da dengue e também prevenir a proliferação do mosquito e como consequência a doença. Além disso, fomentar a criação, produção textual e artística nos alunos de nosso município, visando a integração e aprendizagem a partir atividades diferenciadas”, explicou a professora Greice Mattos integrante da Secretaria de Educação que organiza o concurso. 

A enfermeira Marina Kroth da Secretaria de Saúde disse que a proposta nasceu de uma necessidade da Secretaria de Saúde em engajar mais a comunidade contra o mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. “Venâncio já é considerada uma cidade infestada pelo mosquito e conforme dados recentes sinalizados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Brasil é responsável por 81,7% dos casos de dengue registrados nas três Américas. Precisamos cada vez mais engajar a nossa comunidade contra o mosquito e sabemos que compartilhar isso com as escolas impulsionará ainda mais a campanha e o alerta, já que as crianças e adolescentes são os maiores influenciadores das famílias”, pontuou Marina. 

Durante o lançamento, o Prefeito Giovane Wickert agradeceu o empenho e a participação da rede escolar e dos professores que todas as vezes que são convidados a participar de campanhas e projetos, como o da Dengue, comparecem e se mobilizam. O Gestor destacou a importância do trabalho conjunto das secretarias e afirmou a necessidade de mobilizar toda a comunidade em prol de não termos a doença da Dengue no Município. “Sabemos que o mosquito já está por aqui e que Municípios vizinhos já possuem vários casos da doença. Por isso ações como estas são fundamentais para alertarmos e solicitarmos que cada um tenha uma atitude simples de cuidar do seu pátio, da sua casa e ajudar a manter o seu bairro limpo para garantirmos assim que o mosquito não faça vítimas. Sabemos o quanto as escolas são fundamentais neste processo de incentivo a prevenção e a disseminação da informação e dos cuidados”. 

 

CATEGORIAS

O 1º Concurso sobre a Dengue será dividido em três categorias:
•       1º ao 5º Anos – 1 desenho em cartolina, por turma, relacionado ao tema DENGUE
•       6º ao 9º Anos  e EJA regular – 1 Vídeo, por turma,  relacionado ao tema DENGUE
•       EJA Intensivo - 1 Poema, relacionado ao tema DENGUE

 

ETAPAS, PRAZOS e INSCRIÇÕES

As escolas deverão enviar os vídeos para o e-mail sme.venancioaires@gmail.com e entregar os poemas e desenhos na Secretaria Municipal de Educação.  O prazo para entrega e envio dos vídeos será até 15 de agosto de 2019. Não serão aceitos vídeos, textos e desenhos fora desse prazo.  

O poema entregue em envelope deverá conter o nome da escola, nome do(a) aluno(a), nome do(a) professor(a) que trabalhou com o texto em sala de aula. Deve ser digitado, impresso em folha A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhados à esquerda para poemas, com espaçamento entrelinhas 1,5. 
Os desenhos devem ser confeccionados em uma cartolina, podendo ser utilizadas as diversas técnicas artísticas (tinta, canetinha, lápis de cor, giz de cera, colagens).

Os vídeos deverão ser gravados com um celular na posição horizontal e serem enviados por e-mail. A duração do vídeo deve ser entre 03 e 05 minutos, com no mínimo 08 alunos participantes. A abordagem da dengue no vídeo pode ser através de uma paródia criada pelos alunos, simulação de entrevistas, debates, telejornal. 

 

PARTICIPAÇÃO

Cada escola poderá participar com:
*1 desenho em cartolina feito pelos alunos de cada turma (1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos)
*1 vídeo feito pelos alunos de cada turma (6º, 7º, 8º e 9º anos e EJA regular)
*1 poema na categoria EJA Intensivo

 

DIVULGAÇÃO E PREMIAÇÃO

A entrega da premiação ocorrerá no mês de setembro e consiste em: 
* 1 turma dos Anos Iniciais (1º ao 5º anos) ganhará uma tarde nos brinquedos da Casa de Festas Onça Pintada
*1 turma dos Anos Finais (6º ao 9º anos e EJA regular) ganhará uma tarde no cinema em Lajeado
* 1 aluno da EJA Intensiva ganhará um celular oferecido pela ASMUVA e um rodízio de pizza

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Adriene Antunes

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||