Histórias que abrem sorrisos

Publicado em 12/07/2019 às 11h35

Páginas recheadas de histórias dos mais variados autores infantis, juvenis e adultos. Livros de todos os tamanhos e diversos formatos encantaram os pequenos e grandes alunos da ONG Parceiros da Esperança (PARESP). Ontem, 10, a entidade recebeu a primeira edição da Pré-Feira Social do Livro, evento ligado à 20ª edição da Feira Municipal do Livro que ocorre em agosto.

Na quadra esportiva da entidade, a organização da Pré-Feira montou um mundo de brincadeiras lúdicas embaladas por canções do cancioneiro popular brasileiro. Os mais de 110 alunos passaram pelo local para realizarem atividades como corrida de saco, caminhada conjunta de chinelão, passear com pés de lata, jogar jogos educativos e ainda apreciar a Feira do Livro Social, montada especialmente para eles.

Cada livro descoberto abria um sorriso mais lindo do que o outro nos rostinhos que passavam pelo local. O Pequeno Mateus Henrique Câmara, de apenas 8 anos, foi o primeiro a garantir os livros que agora farão companhia para ele em casa. Cristina Gabriela Ferreira da Costa de 9 anos emocionou a organização ao dizer que a leitura é parte da sua vida. “A leitura faz parte da nossa vida e todo mundo tem que ter um tempo para aprender a ler e se desenvolver na leitura, convivendo cada vez mais com ela. A leitura faz parte da minha vida e é muito especial para mim”.

Em um mundo cada vez mais digital, os livros ainda geram encantamento e abrem um universo de possibilidades lúdicas, este foi, segundo a Coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Venâncio Aires, Adriene Antunes, o maior aprendizado da primeira edição da Pré-Feira.  Idealizadora do evento, a jornalista acredita que a leitura é a chave para grandes mudanças. “Nada paga os sorrisos sinceros e os abraços dos pequenos ao descobrirem que eles poderiam ir até a banca da feira e escolher os livros, de forma gratuita, que levariam para casa. A proposta de fazer uma feira social surgiu na última edição da Feira quando comecei a perceber que algumas crianças que visitam com a escola iam embora sem adquirir livros. Sabemos que há grande dificuldade das famílias e que as vezes não é possível guardar um recurso para comprar livros para os filhos”, disse.

Ainda de acordo com Adriene, o objetivo da Pré-Feira se cumpriu quando algumas crianças dividiram suas histórias. “Um pequeno escolheu seus livros e já estava quase saindo da Feira quando me olhou e perguntou se havia algum livro para menina pequena. Eu questionei a idade e separamos um de princesa. Ele pegou os livros que já havia separado para ele, olhou tão carinhosamente e disse que teria que deixar um dos dele para poder levar aquele para a irmã de 3 anos que estava em casa.  Outra criança escolheu apenas dois e me disse que levaria o terceiro para a mãe, porque ela também gostava de ler, mas não tinha livros. São relatos como estes que nos comprovam que a leitura é capaz de mudar o mundo”.

Ao todo, a Primeira edição entregou cerca de 350 livros aos alunos atendidos pela ONG que presta há 14 anos trabalho de turno oposto as crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade. Na sede da entidade, eles recebem alimentação, auxílio nos estudos, oficinas, cursos e acima de tudo atenção, amor e muito carinho das voluntárias e professoras. Na próxima semana a Pré-Feira Social ocorrerá no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) infantil no dia 17 e no dia 30 ocorrerá na Casa de Acolhimento.

 

PARCERIA COM O SESC

O SESC, que é parceiro da Prefeitura na realização da Feira do Livro, esteve presente na Pré-Feira e ficou responsável pelas brincadeiras lúdicas.

 

ARRECADAÇÃO DE LIVROS

Os livros que compõem a banca da Feira Social foram arrecadados pela equipe da Comunicação em uma ação que mobilizou a comunidade de Venâncio Aires. Com pontos de recolhimento no SESC e em departamentos na Prefeitura, a campanha ganhou grande apoio da Secretaria Municipal de Educação que doou livros novos e usados em ótimo estado de unidades escolares que fecharam.

A organização continua recebendo doações para as próximas edições da Pré-Feira. A intenção do Secretário de Cultura Henrique Silva é manter a Banca Social para realizações de futuros eventos semelhantes a Pré-Feira e também realizar alguma ação na Feira do Livro que ocorre de 22 a 25 de agosto no Parque do Chimarrão.

 

FEIRA DO LIVRO

A Feira do Livro deste ano chega à sua 20ª edição com o tema “Tudo a Ler”. O evento reunirá mais de 10 livreiros e dias de grandes programações culturais e educacionais. O escritor Thedy Corrêa é o Patrono deste ano e trará além de suas obras e palestra, o show da Banda Nenhum de Nós gratuitamente para a comunidade Venâncio-airense.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Leandro Osório  

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||