Mais de 11 mil pessoas prestigiam o Carnaval de Rua de Venâncio Aires

Publicado em 04/03/2019 às 11h17

O chimarrão pode até perder um pouco de espaço na época de folia do momo em todos os outros cantos do território gaúcho, mas em Venâncio Aires ele ganha até mesmo lugar de destaque na avenida. Com o mate amargo, ou gelado. Com água, refrigerante ou cerveja, os mais de 11 mil foliões que lotaram a famosa “Rua Grande” na primeira noite de desfiles de Carnaval queriam mesmo era ver as cinco escolas de samba que abrilhantaram a noite.

Passava pouco das 20h30min quando o Rei Momo do Município, Valdir Ferreira, iniciou a tradicional caminhada pela avenida do samba apresentando ao público as suas majestades: a Rainha Katiele Pastorio e as princesas Tainá Alves e Pamela Fagundes. Após eles, as demais cortes do carnaval do interior, adulta e infantil, e ainda as soberanas da Fenachim 2019 fizeram a descida da rua Osvaldo Aranha que abre as festividades no centro da cidade. 

Com realização do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, os festejos desde ano contam com cinco escolas por noite, sendo duas convidadas especiais. Ontem, 2, a primeira escola a pisar na avenida foi a Malandros do Ritmo, que trouxe o enredo “A malandragem dos dias é saber curtir a vida”. Com 130 componentes, a agremiação lembrou a Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro. A Escola Irmãos da Ópa de Taquari encantou os presentes ao entrar na passarela e apresentar o tema "A vida é pra frente", onde seus mais de 150 componentes homenagearam o consagrado cantor nativista taquariense Eraci Rocha.

A Acadêmicos do Samba Négo retornou a avenida em 2019 com gás total ao cantar o tema “Ilex Caay o Elixir da Vida” e homenagear o chimarrão. Com mais de 200 componentes, o Négo levou a Fenachim para a avenida com homenagem as soberanas de todas as edições da festa. A atual rainha Lavínia Naue e suas princesas Thaise Fagundes e Andressa Halmenschlager foram as grandes destacadas no carro alegórico que fechou o desfile. Penúltima escola a desfilar, a Fiel Tribo Guarani levou para a Rua Grande o samba enredo “RVA, 60 anos: Do despertar da informação à alegria da comunicação” e contou a história da rádio mais antiga do Município, a Rádio Venâncio Aires AM. A trajetória do veículo, a programação e comunicadores, com nomes importantes como do jornalista João Paulo Heck, foram lembrados ao longo de todo o desfile que contou com 150 integrantes.

A Unidos da Vila Freese encerrou a noite com a tradicional paradinha da bateria. A agremiação trouxe para o sambódromo o tema “Pai Cuidador e Fé nos Orixás” que narrou sobre Olorum, pai criador de tudo e de todos os elementos por ele criado, como água, terra , fogo e ar. Em frente ao palanque oficial das autoridades, a bateria fez a paradinha e levantou o público que aguentou firme até as 2h da madrugada para prestigiar os carnavalescos. Na próxima segunda-feira, 4, as escolas retornam para a Rua Grande para novamente mostrar o trabalho das comunidades que vivenciam a energia do carnaval. Amanhã, a ordem será inversa e a Unidos da Vila Freese será a primeira a desfilar e a Malandros do Ritmo irá encerrar o carnaval de rua de 2019. A escola convidada desta vez será a União da Vila do IAPI de grupo especial de Porto Alegre que fará apresentação da ala show. A programação inicia as 20h30min com entrada livre. 



Infraestrutura 

O Carnaval deste ano conta com infraestrutura reforçada ao longo da avenida. A passarela do samba foi separada por grandes que permite mais segurança para a desenvoltura das escolas e ainda do público que prestigia. Além disso, banheiros químicos ao longo de toda a Osvaldo Aranha foram instalados para dar mais comodidade ao público. Quiosques de bebida, foodtrucks e os comércios gastronômicos do centro estão preparados para atender de forma ágil os foliões. O palanque das autoridades está situado na Praça Evangélica com fácil acesso. Na primeira noite além do Prefeito Giovane Wickert e do Vice Celso Kramer, Secretários, Vereadores, Coordenadores e lideranças da comunidade prestigiaram os desfiles.


Transmissão ao vivo 

Uma parceria, através do programa Adote esta ideia, possibilita pela primeira vez na história dos carnavais de Venâncio Aires a transmissão ao vivo de todo o desfile através da Fanpage oficial da Prefeitura na rede social Facebook. A empresa SulTel preparou mais de seis câmeras ao longo da Rua Grande que passam com qualidade HD som e imagem. Em parceria com a Coordenadoria de Comunicação do Município, a transmissão conta com entrevistas e comentários da Jornalista Adriene Antunes e da Comunicadora Luana Xavier. A voz oficial da avenida é da cantora Luciana Baum Lopes que dá o tom da festa. Na segunda-feira, a transmissão ocorrerá, novamente, com início previsto para às 20h15min. 

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes
Foto: Guia Venâncio

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||