“O protagonismo feminino em histórias reais”: um projeto que visa espalhar muitas reflexões e educação

Publicado em 19/10/2017 às 10h12

Venâncio Aires está sendo destaque no quesito de trabalhos escolares. A Coordenadoria de Comunicação em parceria com a Secretaria de Educação identificou, dentre vários projetos, mais um trabalho incrível com um papel social muito importante.

Um projeto que está saindo da sala de aula, onde os alunos buscam fazer a diferença. Segundo a Professora Orientadora do projeto Fernanda Saldanha o envolvimento e engajamento da turma são fascinantes.

De qual projeto estamos falando?! Do “Protagonismo Feminino em histórias reais, narradas para as crianças em um audiolivro” da EMEF Alfredo Scherer, da turma do 9ºAno. O trabalho teve início no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em uma das aulas de arte ministrada pela Professora Fernanda. Segundo uma das alunas Kellen Hoffmann, no dia foram feitas homenagens para as mulheres através de vídeos, com a música “Ela encanta” de Marina Peralta. “Após gravarmos o vídeo, nós começamos a discutir sobre os contos de fada, sobre o papel da mulher na sociedade hoje em dia e sobre como as crianças veem as histórias das princesas que dependem do príncipe encantado para terem um final feliz”.

Kellen conta que depois desse bate-papo entre a turma, o 9º ano se mostrou preocupado com as referências que as crianças tinham e, pensaram em uma forma de contribuir para mudar essa ideia e também dar às crianças a oportunidade de conhecer histórias de mulheres reais, que foram protagonistas de sua própria vida.

Outra aluna participante do projeto, Kelli Guterres destaca que depois disso, juntos, escolheram cinco mulheres com destaque na sua área de atuação para que elas fossem personagens de um audiolivro infantil. Escreveram com uma linguagem voltada ao público infantil, gravaram os áudios e editaram as narrações. Ao ser questionada a respeito do objetivo do projeto, Kelli enfatiza que a intenção é de espalhar esse audiolivro. “Nosso objetivo é distribuir uma cópia do audiolivro para cada EMEF de Venâncio Aires, com a presença sempre de alguma das personagens juntos contando alguma das histórias”.

As mulheres escolhidas foram: Frida Kahlo (mulher que teve a vida marcada por tragédias), Carolina Maria de Jesus (Catadora de lixo, que foi encontrada por um jornalista e assim conseguiu publicar um livro), Malala (Menina paquistanesa que lutava pelo direito das meninas de irem à escola), Caá-Yari (Índia que disseminou a erva-mate), e Anne Frank (menina judia, que foi morta pelos nazistas).

Kelli, entusiasmada relata o avanço do projeto. “Começamos escolhendo cinco mulheres com destaque em sua área de atuação, para que elas sejam as personagens do nosso audiolivro infantil, reescrevemos suas biografias usando uma linguagem mais infantil e então gravamos e editamos os áudios.”

As turmas entre 1º e 5º Ano das escolas do Município estão recebendo esse audiolivro infantil e as alunas, juntamente com a professora, e em parceria com a Secretaria de Educação, estão oportunizando as crianças conhecerem histórias reais de mulheres fortes, que foram protagonistas de sua própria vida, através da contação das histórias. As escolas São Judas Tadeu, Dom Pedro I, Rosina, e a própria Alfredo Scherer já receberam a contação do audiolivro.

Para a professora Fernanda, que ministra a disciplina de Arte, o projeto trouxe muitos avanços na educação dos alunos, segundo ela, o sucesso se dá devido ao projeto fazer sentido para os jovens, “tocou eles, os inquietou na questão da referência que as crianças teriam. Não esperávamos todo esse resultado, falta muita coisa. Mas importante foi ver o quanto a visão deles em relação a arte se expandiu. Quando comecei a trabalhar com eles a visão era mais limitada, hoje não. Todos evoluíram”.

O projeto segue até o fim do ano, onde nem todas as escolas vão receber a visitar, mas a professora explica que todas as escolas municipais vão receber o material. Ela conta que nos eventos em que participam, muitos querem compar o cd, “mas a gente não vende, a proposta é só entregar nas escolas.” Ela destaca que por esse motivo, recentemente criaram uma página no Facebook, e alí pretendem divulgar os áudios para os interessados, que pode ser acessada através do link: https://www.facebook.com/elasporelasaudiolivro/

Destaque:

O projeto participou da VII Mostra Municipal de Trabalhos Escolares,  foi destaque na VI MOVACI, participou da Feira de Ciências da Univates, e agora segue rumo à MOSTRATEC juntamente com outros sete trabalhos que representam o município.

WebSérie:

Aproveitando o sucesso do projeto e o envolvimento de toda a turma para que o projeto se torne realidade, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura fará sua nova WebSérie com os alunos do 9º Ano da Alfredo Scherer. A segunda edição dos vídeos já está sendo planejada e dentro dos próximos dias, os primeiros capítulos serão compartilhados.

 

Fonte: PMVA
Créditos:Rosana Wessling
Fotos: Fernanda Saldanha

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||