Prefeito Giovane Wickert se reúne com ex-presidentes da Fenachim

Publicado em 19/12/2017 às 17h30

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 18, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito Giovane Wickert um encontro entre o Administrador da Capital do Chimarrão e alguns dos ex-presidentes da maior festa popular do município, a Fenachim. Na pauta do encontro a realização da próxima edição da Festa Nacional do Chimarrão em 2019.

Conforme Wickert, estes encontros devem tornar-se rotineiros e será realizado mensalmente com o objetivo de unir ideias em prol da festa que movimenta todo o município, objetivando ouvir cada experiência vivida pelos ex-presidentes a cada realização da festa do maior símbolo do povo gaúcho, o chimarrão, unindo experiência em prol da realização de um evento do tamanho que o povo gaúcho merece.

No primeiro encontro estavam presentes os ex-presidentes, Itor da Rosa que foi presidente da festa em três edições, Adalberto Hamster, Jader Ribeiro Rosa, Walter Bergamaschi presidente em duas oportunidades, Odilo Waschholz e o presidente da última edição da Festa realizada em 2016, Luiz Paulo Assmann. Estavam presentes no encontro ainda os empresários Giovane Bullow,  Dieter Knack, Vilmar do Oliveira e Telmo Kist e os Secretários Municipais Nelsoir Battisti da pasta do Desenvolvimento Econômico e Turismo e Saul Zart da Cultura e Esporte, além do assessor de desenvolvimento econômico João Moacir Ferreira.   Foram convidados, mas não compareceram devido a outros compromissos os ex-presidentes Celso Artus e Flávio Bienert, além de Alécio Moraes, que mora em Santa Catarina, e os empresários Fabiana Bergamaschi e Adilor Adams.

Neste primeiro encontro muitas experiências vividas foram compartilhadas e algumas mudanças para a próxima edição da festa já surgiram. Na abertura do encontro o Prefeito Giovane solicitou que cada ex-presidente colocasse aos presentes alguns dos ensinamentos adquiridos com experiência frente à organização da Fenachim.

O ex-presidente Bergamaschi foi o primeiro a falar, e disse que sua posição na ocasião foi absolutamente técnico, buscando de imediato, buscar a receita possível e logo em seguida a projeção de despesa, e nos dias de hoje o tamanho da festa é determinado pelo valor da receita que se tem. O presidente da última edição da festa, Luiz Paulo Assmann, ressaltou que o modelo atual da festa precisa mudar. “O modelo não evoluiu, está esgotado, a festa está a 31 anos sendo realizada igual às primeiras edições lá em 1986, e no meu entender a festa precisa começar na quinta a noite, sexta o dia todo, sábado e domingo em dois finais de semana, e terceirizar alguns departamentos mais desgastados, e mudar algumas politicas aplicadas durante o evento.” Odilo Waschholz lembrou que na sua presidência a Fenachim trabalhou em prol das entidades do município, dividindo o lucro da festa entre 14 entidades locais.

Adalberto Hamster, falou sobre a necessidade de se profissionalizar a realização da festa. “Em minha opinião ela tem que ser profissional, não pode ser politica, se for politica ela não vai dar mais certo e é preciso terceirizar alguns setores.” Hamster ressaltou ainda a necessidade de se definir a presidência da festa no final da edição anterior e realizar a festa em anos impares. “O Presidente tem que ser anunciado no final da festa para ter dois anos pra trabalhar e realizar em anos impares, pois daí o prefeito entra no governo e tem tanta coisa pra organizar no município e vem mais a festa pra ele se preocupar, sair fora do ano politico e o presidente já está definido, com o apoio e o respaldo do município independente de cor partidária”.

Wickert avaliou como positivo este primeiro encontro, “Conseguimos reunir um bom grupo, todos com ideias e experiências extremamente importantes, a maioria viáveis de se colocar em pratica, no próximo encontro já devemos ter alguns nomes possíveis para assumir a presidência da Fenachim, para já em Fevereiro ou Março anunciarmos o nome e iniciarmos os trabalhos com mais de um ano de trabalho visando à próxima edição da festa”.

O próximo encontro do grupo ficou marcado para acontecer no primeiro mês de 2018.

 

Fonte: PMVA

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||