Prefeitura Mirim: Cidadania e participação no Poder Público

Publicado em 22/11/2017 às 09h44

A semana está sendo repleta de aprendizados e de jovens gestores nos corredores da Prefeitura. Na manhã de ontem, 21, cinco gestores mirins atuaram em suas respectivas pastas, sendo o Prefeito Mirim Lucas de Brito e ainda as Secretárias de Saúde, Ana Vitória Machado; de Habitação e Desenvolvimento Social Andressa Wildner; de Meio Ambiente, Vitória Tauane de Freitas da Rosa e da Cultura e Esportes Thuany Sanara Alves de Sá.

Entre as atividades rotineiras das Secretarias, os Administradores Mirins cumpriram demandas externas como visitas, roteiros de vistorias, ainda participaram de atendimento à comunidade e reuniões internas e até mesmo de um encontro entre o Poder Público e a ONG Amigo Bicho no Ministério Público.

A agenda que teve como pauta a causa animal foi acompanhada pelo Prefeito Mirim e pela Secretária de Saúde. Os pequenos alunos acompanharam o encontro que ocorreu na sede do Ministério Público com o Promotor Pedro Rui da Fontoura e onde foi assinado um protocolo de intenções para um trabalho conjunto entre a ONG e a Prefeitura.

Já durante a parte da tarde, a Prefeitura recebeu mais dois gestores mirins. A Procuradora Mirim Jennifer Ferreira e a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diovanna Manganelli também despacharam de suas secretarias nesta terça-feira, 21.

Gabinete do Prefeito:
O pequeno aluno do 6º ano da EMEF Dois Irmãos chegou cedo ao Prédio Principal. Lucas de Brito tomou o tradicional chimarrão com o Prefeito e auxiliou o gestor Giovane Wickert a despachar processos e relatórios do dia. Depois, seguiu em visitas aos Departamentos, se reuniu com o Vice Celso Krämer e atendeu uma senhora que solicitava serviço de iluminação no SAC.

Auxiliando Wickert, o Prefeito Mirim recebeu os alunos formandos da EMEI Vovô Webber que vieram entregar aos gestores o convite da festa que ocorre na próxima sexta-feira, 24, na escola. A comemoração marca o último ano dos alunos da EMEI e o ingresso deles no Ensino Fundamental. Brito ainda recebeu convite para um almoço de confraternização da Associação Reviver do CAPS II que ocorrerá no próximo dia 7 na APAE.

A última agenda de Brito antes da reunião na Procuradoria foi receber uma comitiva do Esporte Clube Guarani que esteve no Gabinete do Prefeito.  Depois os Gestores, adulto e infantil, seguiram para o encontro que reuniu ainda a Procuradora Geral do Município Marion Kist, o Secretário de Meio Ambiente Clóvis Schwertner, o Secretário Ramon Schwengber e sua Mirim Ana Vitória Machado e ainda as conselheiras do Conselho de Proteção Animal do Município e as integrantes das ONG´s Amigo Bicho e da Patinhas de Amor. 

Primeiro Prefeito Mirim da história do Município, Lucas de Brito, mostrou determinação e curiosidade ao conhecer o andamento dos processos e a rotina administrativa de Wickert. O estudante destacou a importância de conhecer a Prefeitura e disse que todos os colegas estão curiosos com o que ele vai aprender no projeto. “Gostaria que fosse um mês desta experiência, uma semana é pouco. Queria poder conhecer mais de perto o andamento e poder levar mais conhecimento para meus amigos. No próximo ano meu melhor amigo vai concorrer a Prefeito Mirim e eu quero ser Vereador Mirim”, disse o pequeno gestor que já faz planos para quando for adulto: “Quem sabe eu não me candidato a Prefeito quando crescer?”.

Meio Ambiente:
A Estudante da E.M.E.F Coronel Thomaz Pereira, Vitória Tauane de Freitas da Rosa, participou da reunião semanal da Secretaria e após conheceu as funções de cada membro e aprendeu sobre processos de documentação para protocolos, pedidos, licenças ambientais, os tramites para extração de material de pedreiras.

A jovem confessou que a expectativa para o dia era grande “Estou gostando muito da atividade. Estou aprendendo muita coisa. E tudo o que eu aprender quero repassar para minha turma, eles estão ansiosos”. Segundo Vitória a votação na escola foi interna, e ela recebeu muito apoio da turma e escola. “Ontem (segunda) meus colegas já queriam saber o que eu tinha aprendido como era a prefeitura, o que eu iria fazer. Isso está sendo muito legal”.

Durante a conversa com o Secretário da pasta Clóvis Schwertner a estudante afirmou que as pessoas associam a Secretaria como um órgão que emite multas, e com essas conversas ela percebeu a importância dos fiscais tanto para o meio ambiente como para toda população.

Secretaria de Saúde:
Aluna da Escola Wolfran Metzler, a Secretária de Saúde Mirim Ana Vitória Machado, iniciou sua passagem pela pasta comandada por Ramon Schwengber, na manhã da terça-feira, 21 atendendo a comunidade. Em seguida ela foi levada pelo titular para conhecer os demais departamentos e servidores da secretaria. Depois de conhecer a rotina de trabalho no prédio da Secretaria, Ana acompanhou o Secretário em visita à UBS do Bairro Macedo bem como em na Audiência na Promotoria Pública com representantes da ONG Amigo Bicho.

Indicada pela escola para participar do projeto inédito na Administração Municipal, Ana Vitória participou neste ano do projeto Vereador Mirim, realizado anualmente pelo Poder Legislativo.

Secretaria de Cultura:
A estudante da EMEF Cidade Nova, Thuany Sanara Alves de Sá, realizou uma série de visitas com o Secretário Saul Zart.  Ela foi recepcionada pela equipe na sede da Secretaria no Parque do Chimarrão onde se reuniu com o grupo e conheceu as demandas e o trabalho da pasta. Ainda no Parque a estudante foi conhecer o Pavilhão do Natal Cor&Magia onde os últimos detalhes da decoração natalina estão sendo feitos. 

Após conversar com as voluntárias e saber um pouco mais sobre o trabalho, Thuany e Zart foram visitar as obras da pista atlética no Bairro Bela Vista e conversaram sobre os projetos esportivos no Município. Os gestores aproveitaram para passar no Prédio Principal onde encontraram com a comitiva do Esporte Clube Guarani que tinha agenda com o Prefeito Giovane Wickert.

Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social:
A estudante do 9º ano da E.E.E.F. Helena Bohn, Andressa Wildner, escolhida pelos gestores mirins para ocupar a cadeira de Secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, logo ao chegar no setor na manhã da terça-feira foi recepcionada pelo secretário da pasta José Arnildo Câmara, que apresentou a ela  os setores e seus referidos servidores, bem como a rotina diária de trabalho.

Após participar de atendimentos aos munícipes, o Secretário titular levou a Secretária mirim para conhecer também as atividades que são desenvolvidas no CRAS, CREAS e no Serviço da Convivência e Fortalecimento de vínculos Raio de Luz, bem como o trabalho realizado no Gabinete da Primeira-Dama, também vinculado à pasta do Desenvolvimento Social. 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo:
Ao chegar à Secretaria do titular Nelsoir Battisti, a Secretária Mirim Diovana Manganelli, não sabia o que lhe aguardava, mas ao final da tarde estava muito feliz e agradecida pelo que passou durante toda à tarde da terça-feira. Após conhecer a rotina de trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e turismo, a estudante do Colégio José de Oliveira Castilhos acompanhada pelo secretário Battisti e da coordenadora de turismo do município Angélica Diefenthaler, partiram em direção à Vila Deodoro onde Diovana conheceu além de outros pontos turísticos do município, o Mirante daquela localidade e também visitou a Figueira Centenária.

Procuradoria Jurídica:
A Procuradora Mirim, Jennifer Ferreira, é estudante da Escola Dom Pedro II de Linha Hansel e passou à tarde envolvida nos projetos e das diversas demandas jurídicas do Município. A aluna, que já pensou em ser advogada, conheceu a rotina dos Procuradores, as etapas dos processos e foi junto com a Procuradora Marion Kist conhecer o Anexo Fiscal da Prefeitura que funciona junto ao Foro, onde ouviu das Assessoras Jurídicas as etapas dos processos e como funciona as negociações de dívidas com os contribuintes. A Jovem que cursa o 9º ano ainda conheceu o sistema interna da Prefeitura e finalizou a tarde de trabalho em uma confraternização com os servidores do setor.

 

Fonte: Coordenadora de Comunicação Social e Marketing de Venâncio Aires
Créditos: Adriene Antunes

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||