SEMMA e Conesul afinam serviço de recolhimento de lixo

Publicado em 15/02/2018 às 14h32

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e debater sobre alguns fatos relacionados ao recolhimento dos resíduos sólidos na Capital do Chimarrão, aconteceu na tarde desta quarta-feira, 14, um encontro entre o Secretário Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Clóvis Schwertner, o representante da Empresa Conesul Paulo Lopes e os veículos de comunicação.

Por falta de conscientização, aconteceram alguns fatos recentemente que prejudicam o serviço em Venâncio Aires. Colocação de restos de obras e reformas, podas de árvores, postes, animais mortos entre outros resíduos são descartados erradamente nos contêiner de lixo. Além disso, em áreas onde a coleta  é convencional, alguns moradores colocam na rua o lixo em dias em que o recolhimento não acontecem, o que também gera muitas reclamações.

Em 2017, houve troca no tamanho dos contêineres, Venâncio Aires tem hoje 296 caixas coletoras, com capacidade de 2,4 metros cúbicos cada. Com esse aumento na quantidade, foi possível expandir o sistema para os bairros Gressler, Aviação, Cidade Nova e parte oeste do Cidade Alta, que através de um levantamento feito pelo Meio Ambiente, foram apontados como os que mais produzem lixo orgânico. Esta mudança também gerou dúvidas e motivou a SEMMA a realizar uma campanha para explicar as alterações e buscar a parceria da comunidade para a separação do lixo e a forma correta do descarte e dos dias em que os resíduos devem ser descartados naquelas comunidades com sistema convencional.

A maioria dos bairros ainda recebe a coleta convencional dos resíduos secos e orgânicos em dias diferentes, e que devem ser observados pelos munícipes, para evitar que o lixo seja colocado para recolhimento em dia errado. A coleta convencional é iniciada às 6h da manhã e normalmente é realizada em determinado bairro no mesmo horário, o que deve ser observado também pelos moradores, evitando a colocação do lixo nas lixeiras depois da coleta realizada. Conforme dados da Conesul, realizam o trabalho de coleta convencional, no município, 15 funcionários divididos em três caminhões.

A SEMMA lembra especialmente os moradores dos Morsch, Brígida e Cruzeiro que a coleta convencional acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras à partir das 10h, e não mais na terça, quarta-feira e sábado.

 

COLETA SELETIVA (lixo Seco): CAMINHÃO SEM PRENSA

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

B. Macedo

Lot. Ciência

Industrial

Primavera

Acesso Leopoldina

Lot. Parque Do Chimarrão

Lot. Herval Mirim

Cidade Nova

Xangrilá

Lot. Muller

Entrada Rentis

RS-422 até o trevo de Sapé

B. Dietrich

B. São Francisco

B. União

Área Central

B.Boa Esperança

B. Brands

B. Sol Nascente

Lot. Rainha

B. Coronel Brito

B. Battisti

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO

Lot. Golmann

B. Breunig

Vila Didi

Vila Freese

Lot. Posselt

B. Aviação

B. Brigida

Vila Rica

B. Morsch

B. Cruzeiro

Lot. Benone

ÁREA CENTRAL

Gressler

B. Bom Jesus

Bela Vista

C. São Martin

Tirelli

Vila Tata

Lot. Zimer

Canto do Cedro

Lot. Serafim

 

LIXO ORGÂNICO

TERÇA, QUINTA E SÁBADO

SEGUNDA, QUARTA E SEXTA

Macedo

Brands

Vila Rica

Lot. Vickit

Distrito Industrial

Lot. Ciência

Universitátio

Lot. Primavera

Ponte Queimada

RS-287 e RS-453

Lot. Eisermann

Acesso Leopoldina

Parque do Chimarrão

Lot. Herval Mirim

Lot. Parque do Chimarrão

Cidade Verde

Cidade Nova

Xangrilá parte I

Vila Algayer

Bairro Coronel Brito

Lot. Rainha

Bairro Boa Esperança

Lot. Sol Nascente

Bairro Battisti

Lot. Benoni

 

Lot. Golmann

Lot. Breunig

Vila Did.

Lot. Parque Santa Tecla

Lot. Posselt

Vila Freese

Lot. Muller

RS-422 até o trevo de L. Sapé

Vila Dietrich

São Francisco Xavier

Bairro União

Bairro Aviação até o Grasil

Bairro Gressler

Vila Bom Jejus

Cidade Nova

Com. São Martinho de Lima

Xangrilá parte II

Bairro Bela Vista

Lot. Tirelli

Vila Tata

L. Canto do Cedro

Lot. Cerafim

Corredor dos Gauer

L. Bem Feita

RS-287 e RS-453

L. Estrela

Bairro Morsch

Bairro Brigida

Bairro Cruzeiro 

 

Você Sabia?

- A única rua de Venâncio que têm contêineres para a coleta de resíduos secos (laranja) e orgânicos (verde) é a Osvaldo Aranha. Nas demais há caixas coletoras apenas de orgânico.

- Moradores dos bairros com contêineres de lixo orgânico devem colocar esses resíduos dentro das caixas coletoras.

- Nestes locais, exceto na rua Osvaldo Aranha, o lixo SECO deve ser colocado em frente à casa no dia da coleta seletiva.

 

- No contêiner de lixo orgânico (verde) podem ser colocados restos de comida, café, cascas, erva-mate, guardanapo e papel higiênico usado, sujeira de animais, vassouras e cinzeiros. Não podem ser colocados restos de construção, materiais recicláveis, armários, sofás, galhos de árvores e outras estruturas.

- No contêiner de lixo seco (laranja) podem ser colocados papéis, papelões, revistas, jornais, plásticos, sacolas, potes, garrafas pet, vidros, garrafas, copos, vasos, metais, latas e tubos de creme dental.

- Atualmente, a Prefeitura investe em torno de R$ 5 milhões, por ano, para recolher, transportar e dar o destino final ao lixo.

- A população de Venâncio Aires produz, em média, 30 toneladas de lixo por dia. Deste total, em torno de 90% é encaminhado para o aterro sanitário no município de Minas do Leão. 

 

Cadastro de Catadores

Outra informação divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente é que foi concluída a força-tarefa que cadastrou os catadores de lixo da cidade. Mais de 30 pessoas passaram pelo registro. Schwertner informa que a partir de agora serão mantidos encontros com a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) para criar um programa em que uma empresa possa adotar um ou dois catadores. “Assim apenas aqueles catadores terão acesso ao interior e material da empresa. Criamos com isso responsabilidade e confiança mútua” garantiu Schwertner. Até março os catadores cadastrados passarão a usar crachá onde constarão dados pessoais e os dados da empresa fornecedora de material reciclado.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Cristiano Silva

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||