SIM visa garantir a qualidade nos produtos de origem animal

Publicado em 12/12/2017 às 11h39

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é um órgão responsável pela emissão de certificados de qualidade a empresas e empreendedores que se adequarem às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção.

O SIM é essencial para o controle a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

No município de Venâncio Aires o SIM atuou de forma intensa e positiva em 2018. Até a última sexta-feira, 8 de dezembro, foram emitidas 58 notificações para adequar algumas irregularidades como, adequação de rotulagem, atualização de documentos. Além disso, foram analisados 230 produtos, inclusive água, essa é uma forma que os médicos veterinários têm realizado a fim de evitar fraudes, e verificar adequações dos alimentos e da água utilizada no processamento dos mesmos.

Outro número importante foi no laudo de condenação, segundo o médico veterinário Daniel Terra Leite, as principais causas são a tuberculose e pneumonia. Foram 73 animais condenados. O Secretário de Agricultura explica que com a cobrança da taxa para o enterro de animais as causas da morte serão mais investigadas e com isso a secretaria poderá realizar análises e o combate dos possíveis problemas.

Ainda no balanço de atividades, foram realizados 42 auto de infrações, documento esse que inicia o processo quando uma empresa comete irregularidades ou não cumpre prazos. E foram realizadas dez multas com a suspensão da comercialização dos produtos. A Secretaria juntamente do SIM realiza reuniões técnicas com os contribuintes para esclarecer regras, prestar assessoria, dar dicas.

O SIM também realiza ações de combate à clandestinidade junto com a vigilância sanitária, e em 2017 foram realizadas 26 ações para combater produtos clandestinos, ações estas realizadas em açougues e mercados do município de Venâncio Aires.

Houveram três pedidos de adesão ao SUSAF-RS para a comercialização de produtos em todo o estado, com isso, os técnicos trabalham na verificação desses pedidos, e se forem aprovados, o município passa a contar com três empresas vendendo seus produtos em todo o estado.

O órgão também é responsável por realizar um controle do número de abates no município, em 2017 foram 8110 suínos e 2349 bovinos abatidos.

O principal foco do SIM é realizar a inspeção de produtos de origem animal garantindo a qualidade do produto. O médico veterinário destaca que o SIM obedece à fiscalização vigente e faz cumprir as boas práticas de fabricação.

Kaufmann ressalta que o órgão precisa deixar de ser visto como punição “O SIM é de extrema importância, pois ele orienta e executa. E só depois, se a empresa não se adequar ele cumpre punição.” O Secretário também salienta que neste ano o SIM está mais próximo da agricultura, pois os profissionais estão atuando junto ao melhoramento genético e implantação de testes de tuberculose e brucelose.

De acordo com os planos da Administração, a partir de agora os médicos veterinários irão atender juntamente da secretária no enterro de animais. “Queremos investigar o motivo da morte do animal, fazer uma análise, e se for comprovado os índices elevados, a secretaria poderá ajudar o agricultor no combate as possíveis pragas. É uma forma de ajudar o agricultor, não vamos punir ninguém, vamos simplesmente ter um controle maior, evitando problemas futuros”.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Rosana Wessling

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||