Venâncio Aires é a 4ª melhor cidade em Governança e a 15ª em economia do Rio Grande do Sul

Publicado em 04/10/2019 às 16h59

Não é à toa que Venâncio Aires tem sido destino de muitos empresários em busca de novo lugar para empreender. Nem tão pouco por acaso que empreendedores locais têm apostado cada vez mais em expansão e crescimento. A Capital Nacional do Chimarrão configurou como 4ª colocada no eixo Governança e 15ª em economia entre os Municípios com mais de 50 mil habitantes do Rio Grande do Sul no ranking das cidades com mais potencial de desenvolvimento inteligente, sustentável e humano.

E não é só isso, a pesquisa realizada pela Urban Systems, que organiza o Ranking Connected Smart Cities avalia e divulga os dados apenas das que configuram entre as 100 melhores do Brasil, ou seja, Venâncio é uma das cem melhores cidades (com mais de 50 mil habitantes) de todo o país.

O levantamento leva em conta 11 itens levantando dados de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Este eixo conta com indicadores quanto a transparência, participação social, nível de desenvolvimento Municipal e nível de formação do Gestor da cidade. Entre as 100 cidades Venâncio ficou em 76º lugar. A pesquisa considera ainda neste item questões como despesas pagas em educação, saúde, urbanismo e segurança.  No Rio Grande do Sul, Venâncio ficou atrás apenas de Caxias do Sul, Porto Alegre e Santa Maria.

Na pauta da economia, Venâncio, que ficou entre as 15 do Estado, alcançou a posição 74 do Brasil. Os indicadores que foram levados em consideração foram referentes a renda da população, crescimento econômico de diferentes setores relevantes para a cidade, a sustentabilidade econômica do Município, a origem da receita e a proporção do número de empregos disponíveis.

A divulgação da pesquisa é de extrema importância, conforme analisa o Prefeito Giovane Wickert. Para o Gestor, que é formado em Administração com ênfase em Gestão Pública, os dados comprovam o trabalho de toda a comunidade em cada vez mais transformar o Município em uma cidade que atrai novos negócios e possibilita uma vida de qualidade aos moradores. “Isso nos torna ainda mais responsável, pois precisamos trabalhar cada vez mais para mantermos Venâncio em evidência. Precisamos agradecer a todos, servidores, secretários e lideranças que atuam forte para desenvolver nosso Município”.

Wickert destaca ainda que Venâncio Aires ficou à frente na economia dos Municípios da região. “Esta posição não significa que temos mais recursos, e sim que aplicamos bem os recursos que temos em todos os setores. É importante que a nossa comunidade saiba que estamos destacados no Brasil e principalmente no Rio Grande do Sul, sendo referência para diversos novos negócios”.

O Ranking Connected Smart Cities foi emitido pela quinta vez e este ano inovou ao incorporar os conceitos e indicadores baseados na ISO 37122 – Sustainable Cities And Communities – Indicators For Smart Cities.  O Prefeito destaca que estas inovações da pesquisa a mantém como a melhor referência para comparação e análise de cidades inteligentes no Brasil. “Desde o início da nossa gestão estamos atuando forte na linha das Smart Cities, que são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Venâncio Aires é uma potência não só em economia e desenvolvimento empresarial pelos diversos fatores que a destaca, como a posição geográfica, mas também por estarmos atuando em uma gestão estratégia que prepara Venâncio Aires para o futuro, com planejamento e respostas que vão ao encontro das necessidades sociais e econômicas da sociedade”.

 

Fonte: PMVA
Créditos: Adriene Antunes

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||