Venâncio começa a encantar e entrar no clima da “Magia da Páscoa”

Publicado em 07/03/2018 às 17h11

Desde o fim do mês de fevereiro, o Gabinete da Primeira-Dama, liderado por Cristiane Wickert e Ivanir Krämer e diversos voluntários, estão trabalhando fortemente para decorar a cidade e encantar a todos com o clima da “Magia da Páscoa”.

A Capital Nacional do Chimarrão começa a ganhar cores alegres e diversos enfeites nas duas praças da cidade e ruas centrais, a corrida é contra o relógio, pois, no próximo dia 18, domingo, está marcado o lançamento oficial da programação de páscoa com uma atração especial para chegada do coelhinho.

O domingo será de mateada na Praça Henrique Bender, conhecida como Praça Evangélica. A Primeira-Dama Cristiane Wickert destaca que a chegada do coelho será especial com o espetáculo “Chegada do Coelho num passe de Mágica”, da Companhia do Riso. A apresentação acontece em parceria com o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc-RS) de Venâncio Aires.

Além da apresentação e mateada, o primeiro domingo de programação da 'Magia da Páscoa' contará com feira de artesanato, food trucks, Dindinho e exposição de brinquedos infláveis. Além disso, a Jef's Studio de Dança está programando uma apresentação e momentos de interação com o público antes da chegada do Coelho. A escola também fará uma apresentação de Páscoa no domingo, 25, durante o segundo fim de semana da programação da 'Magia da Páscoa'.

Em frente à Praça Evangélica, será montado o palco para o espetáculo da chegada do Coelho, juntamente dos brinquedos infláveis expostos por empresas do município e a feira de artesanato. Na Travessa Pastor Menzel, ao lado da Praça Evangélica, estarão instalados os food trucks. E na Voluntários da Pátria, em frente ao ponto de táxi, estará estacionado o Dindinho.

 

Programação “Magia da Páscoa” no segundo fim de semana

O segundo fim de semana da programação do 'Magia da Páscoa', ocorre nos dias 23, 24 e 25, e terá as atividades concentradas na Praça Coronel Thomaz Pereira, a Praça da Matriz. E nestes dias a Prefeitura irá disponibilizar de forma gratuita brinquedos infláveis para as crianças junto a Travessa São Sebastião Mártir. Além dos brinquedos haverá programação com Dindinho, e no domingo 25 será realizada uma mateada à partir das 16h onde acontecerá a ‘Caça ao Ninho’, momento em que as crianças poderão de divertir no ‘Labirinto Mágico’ que está sendo montado na praça.

Além de todas estas atividades, a Secretaria de Cultura e Esportes realiza o “Cultura na Praça”, a partir das 16h, e contará com diversas apresentações artísticas, como de bandas de rock, de reggae e de percussão com escolas de samba de Venâncio. A atração estará concentrada no término do Calçadão.

Segundo o Assessor da Secretaria de Cultura e Esportes Henrique Silva, há a possibilidade de alguns malabaristas interagirem com o público antes da chegada do coelho. A decoração estará pronta até o dia 15 de março e permanece até o dia 8 de abril.

 

Casinha do Coelho

A partir da segunda-feira, 19, o Coelho estará recebendo visitas na 'Casa do Coelho', localizada na Praça da Matriz. A princípio o horário será das 8h às 11h e no período da tarde das 14h às 16. Nos dias 19, 20,21 e 22 de março às escolas poderão realizar visitas a Casa do Coelhinho, as instituições interessadas podem agendar a visita na Secretaria da Educação. Cristiane explica que a princípio o Coelho estará na casa durante a noite e durante os fins de semana. “Os horários serão definidos nos próximos dias”, destaca.

 

Decoração

Cada praça receberá uma toca do coelho. A ideia é que sejam colocados quatro animaizinhos em cada uma. Ovos de Páscoa de 1,10 metros, 80 centímetros e 60 centímetros também serão distribuídos nos gramados das duas praças. Outra novidade é a cor do chafariz da Praça da Matriz, ele foi pintado de amarelo e assim como a Casa do Coelho está recebendo aplicações artificiais de doces e guloseimas artificiais.

A Praça Evangélica receberá a 'Fábrica de Chocolates'. Cristiane explica da chaminé do local saíra fumaça de verdade produzida por uma máquina. Além disso, ao lado desse ambiente será instalado um coelho que estará mexendo uma panela de ferro - semelhantes às usadas para fazer galinhada - com movimento reais. 

No local, também será montado o 'Moinho Encantado', que terá movimentos reais de catavento. Segundo a Primeira-Dama, os coelhos de quase seis metros altura que, no ano passado estavam ornamentando o gramado em frente à Igreja Matriz São Sebastião Mártir, serão colocados no gramado da Praça Evangélica. 

Arcos, vasos, coelhos, cenouras e outros enfeites também irão compor a decoração não só da Praça Evangélica e Matriz, mas também o Calçadão de Venâncio. Além disso, a iluminação doada para o Natal será reutilizada na Páscoa, assim como outros materiais e enfeites.

A Primeira-Dama comenta que a Paróquia também estará decorando em o pátio da igreja matriz. “A ‘Magia da Páscoa’ vem trazendo as cores, e muita alegria para a cidade, e não deixamos de lado a parte histórica e religiosa” destaca Cristiane Wickert

Durante a programação da 'Magia da Páscoa' haverá uma exposição de pinheiros ornamentados por sete escolas escolhidas pelo Gabinete da Primeira-Dama. Os pinheiros foram entregues pelo Gabinete e a criatividade para a decoração vai de cada instituição de ensino. 

As escolas com a tarefa de decorar as árvores são: José Duarte de Macedo, Cidade Nova, Dois Irmãos, Professora Odila Rosa Scherer, Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida e Colégio Gaspar Silveira Martins os pinheiros farão parte da decoração na Praça da Matriz.

 

Fonte: PMVA
Créditos e foto: Rosana Wessling

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||