Wickert visita Univates e Polo de EAD em Venâncio Aires fica ainda mais próximo

Publicado em 13/09/2017 às 11h29

Venâncio Aires é o elo dos Vales do Rio Pardo e Taquari e busca quebrar a barreira invisível que separa as regiões em busca de um fortalecimento de todas as cidades do entorno. A Capital Nacional do Chimarrão fica, geograficamente, no meio dos dois Vales e o Prefeito Giovane Wickert almeja conseguir unir as regiões e buscar um crescimento global, posicionando no Rio Grande do Sul os Vales como uma região ainda mais próspera, como a Serra Gaúcha e a região Metropolitana. Ontem, 12, Wickert realizou uma visita à Universidade do Vale do Taquari (Univates) e pautou este tema com à Direção da Instituição.

Acompanhado da Secretária de Educação, Joice Battisti Gassen, Wickert conheceu diversos pontos da Universidade como o Centro Clínico inaugurado há um ano e que atua em parceria com a Prefeitura de Lajeado atendendo os usuários do SUS. Esteve ainda na Incubadora Tecnológica (Inovates) onde mais de 40 empresas estão incubadas. Em uma área de cinco hectares dentro do Campus da Universidade, a Inovates possui tecnologia de ponta e auxilia empresas e empreendedores da região a se desenvolverem.

Na Reitoria, o Prefeito de Venâncio Aires defendeu a proposta do Município em unificar os Vales e disse ao Pró-Reitor de Administração Oto Roberto Moerschbaecher e a Diretora de Educação à Distância (EAD) Edí Fassini, que o grande elo pode e deve ser a educação. “Reiteramos nosso desejo de conseguir unir as regiões e nos reposicionarmos no Estado como um grande polo tanto na parte empresarial, quanto na educação e também no turismo. Podemos conquistar mais aos nossos Municípios através de um trabalho conjunto, nos auxiliando mutuamente”, analisou.

A visita de Wickert à Univates foi motivada ainda pela possibilidade da Universidade instalar em um prazo curto uma unidade de EAD em Venâncio Aires. A insittuição está finalizando os debates sobre onde serão instalados os novos braços de atuação e à Capital Nacional do Chimarrão está na lista das cidades que poderão ganhar um Polo de Educação à Distância. “Desde que recebemos à Visita da Professora Edí na semana passada estamos já trabalhando para auxiliar à Univates no que precisar para que nosso Município seja contemplado”, garantiu Wickert que ouviu do Pró-Reitor que a Univerisade tem um carinho especial pelo Município de Venâncio Aires.

Atualmente, mais de 500 alunos da Universidade do Vale do Taquari são oriundos da Capital do Chimarrão. Com a instalação de uma unidade de EAD, Venâncio Aires passará a ofertar ainda mais qualidade de educação e profissionalização aos Venâncio-airenses e também aos moradores da micro-região como Vale Verde, Passo do Sobrado e Mato Leitão. “O momento que vivemos pede cada vez mais que tenhamos uma atuação conjunta, regional e unida. O fortalecimento de todos passa por uma educação qualificada, por profissionais cada vez mais preparados e por empresários seguros para empreender e fazer com possamos virar à página da crise que o País vive”, avaliou o Prefeito.

A definição da Univates deve ocorrer nas próximas semanas. A intenção de Wickert é de que Venâncio Aires seja o primeiro Município a receber o Polo e para isso a Secretária Joice já realiza algumas frentes de trabalho para auxiliar à Universidade. Com um Campus moderno, a Univates predente realizar aulas presenciais dos novos cursos de EAD em Lajeado, possibilitando assim que mesmo os alunos de Ensino à Distância usufruam dos laboratórios, salas de aulas, espaços de convivência e outras dependências pensadas para qualificar o aprendizado.

Se confirmar o Polo, Venâncio Aires desponta na oferta de cursos técnicos e graduações já que possui um Campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), um Polo de EAD da Uninter, além do Campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

 

Fonte: PMVA
Créditos e Foto: Adriene Antunes

voltar para Notícias - Prefeitura

left show fwB tsN|left tsN fwB|left show tsN fwR|c05||skype_c2c_logo_img|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN uppercase c05 fwB sbss|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news uppercase b01 bsd fsN tsN fwB c15|tsN fwR uppercase c05|fwR c05 uppercase|content-inner c05||