Notícias

No ano Venâncio Aires já implantou mais de 370 novas usinas de energia solar

01/06/2022 às 16h29min

Junho é o mês do Meio Ambiente, falar sobre ações de sustentabilidade é fundamental como forma de ampliar horizontes e mudar hábitos. Uma mudança que promete proteção, respeito ecológico e economia nas residências, tem ganhado cada vez mais espaço. A geração de energia a partir do sol é apontada como futuro e pode garantir abastecimento elétrico no país, que já conta com a energia vinda do sol representando mais de 7,6% do total gerado na rede.


Em Venâncio Aires entre janeiro e maio deste ano já foram implantados no município 378 novas unidades geradoras. Neste período a potência instalada contabilizou 2.247,26 kW. O total de potência já alcança quase o implantado na cidade ao longo de todo o ano de 2020, quando foram 2.651,20 kW, em 334 unidades geradoras. Além de ser a energia limpa mais viável economicamente na atualidade, a tendência é de recordes na implantação de usinas residenciais neste ano no país.


De 2014 até abril deste ano, Venâncio Aires contabiliza 1.884 unidades geradoras instaladas. Este volume garante a potência de 15.395,36 kW. Em 2021 foi registrado crescimento de 111,3%. Para este ano o aumento deve ultrapassar a marca das 800 unidades instaladas no município.


SUSTENTABILIDADE

O crescimento também está pautado pela sustentabilidade que a energia solar proporciona. A luz do sol é uma fonte renovável e inesgotável de energia. Isso faz com que mais pessoas e mais empresas queiram aderir ao modelo. A produção de energia solar também não emite gases poluentes do efeito estufa, como o gás carbônico (CO2), o que favorece a sua utilização, especialmente após os dados alarmantes levantados no Fórum Econômico Mundial que ocorreu em Davos, no ano passado.


ESTADO

O Rio Grande do Sul está entre os três estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração própria em telhados e pequenos terrenos. Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a região possui 1,1 gigawatt (GW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.


O estado possui mais de 124,5 mil conexões operacionais, espalhadas por 497 municípios, ou seja em 100% das cidades gaúchas. Atualmente são cerca de 158,4 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.


MERCADO

Cada vez mais impactados pelo crescimento populacional e de consumo, governos, iniciativa privada e consumidores investem em meios de utilizar fontes renováveis de energia. Estima-se que até 2030 a minigeração e a microgeração distribuída de energia solar tenham 3 milhões de adotantes no território nacional.


Para Mara Schwengber, coordenadora estadual da ABSOLAR no Rio Grande do Sul, o avanço da energia solar no País, via grandes usinas e pela geração própria em residências, é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil.


“O estado é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.


Créditos das fotos: Divulgação - Jornal Olá

Créditos dos textos: Jornal Olá

Fonte: Jornal Olá

buscar