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Prefeitura de Venâncio Aires lança plataforma para serviços 100% digitais
02/07/2025 às 15h28min
Evento de lançamento será realizado nesta sexta-feira, 04, no auditório da Caciva.
Profissionais e moradores de Venâncio Aires terão mais facilidade para solicitar serviços da Prefeitura Municipal, de forma 100% digital e pela internet, sem necessidade de sair de casa ou do escritório. Com o objetivo de agilizar os serviços, a Administração Municipal ampliou a utilização da Aprova, plataforma de gestão e automação de processos no setor público, que substitui o requerimento e a análise realizados de forma manual pelo digital e online, com o uso de inteligência artificial.
Para o secretário de Gestão e Governança, Tiago Quintana, além da praticidade e agilidade para a população, os processos digitais também impactam na rotina dos servidores. Quintana destaca que a modernização acompanha as melhores práticas de gestão, facilitando o planejamento das secretarias através de dados e relatórios fornecidos, diariamente, pelo sistema. “Vamos agilizar os processos dentro das nossas secretarias, como alvarás, certidões, licenças, que são demandas crescentes na nossa cidade, e permitir a desburocratização especialmente para o cidadão e empresário. Se hoje não é preciso ir ao banco para pagar uma conta, é inadmissível a obrigatoriedade de vir até a Prefeitura para protocolar um pedido ou acompanhar um processo”, destaca.
O criador da plataforma e CEO da Aprova, Marco Antônio Zanatta, considera uma estratégia essencial dos órgãos públicos oferecer serviços digitais para a população, que está cada vez mais adaptada à tecnologia e possui uma rotina online consumindo serviços ágeis e confiáveis no setor privado. “A plataforma acelera o atendimento porque torna automático etapas que podem facilmente ser realizadas pelo sistema, reduzindo o risco de falhas e extravios, garantindo mais transparência ao requerente em todo atendimento”, conclui.
COMO UTILIZAR A PLATAFORMA EM VENÂNCIO AIRES
Na sexta-feira (04/07), cidadãos e profissionais da cidade estão convidados a participar do lançamento da Aprova. O evento presencial acontecerá às 9 horas, no auditório da Caciva, na Rua Júlio de Castilhos, 301, Centro.
A Capital do Chimarrão é a 9ª cidade do Rio Grande do Sul que utiliza a Aprova para tornar os serviços mais eficientes.
Nesta etapa de modernização, 52 serviços em diversas áreas já podem ser solicitados e acompanhados de forma 100% digital no município. São eles:
Administração Geral
• Solicitação de Aditamento/Reequilíbrio
• Solicitação de Cancelamento de Itens
• Solicitação de Troca de Marca
Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo
• Incentivo a Representante Oficial – Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo
• Licença de Divulgação Promocional de Vendas e Serviços
• Licença para Eventos
• Solicitação de análise de viabilidade de ponto para instalação de Food Truck
Desenvolvimento Rural
• Solicitação – Programa Agropecuário de Inseminação Artificial
• Solicitação – Programa Municipal de Incentivo às agroindústrias familiares
• Solicitação – Programa Municipal de Reflorestamento – Fruticultura
• Solicitação – Programa Municipal de Reflorestamento – Mudas de Erva Mate
• Solicitação de Crédito – PROMAGRO
Educação, Cultura, Esporte e Lazer
• Incentivo a Representante Oficial – Cultura, Esportes e Lazer
• Prestação de Contas PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola)
• Prestação de Contas Suprimento Escolar – Emendas Impositivas
• Prestação de Contas Suprimento Escolar – Trimestral
• Solicitação de Espaço Parque do Chimarrão
• Solicitação passagens escolares e envio relatórios mensais
Fazenda
• Pedido de Restituição ou Compensação de valores pagos indevidamente
• Pedido de Vinculação de certificado digital e-CPF ou e-CNPJ para emissão de NFS-e
• Solicitação de recebimento do prêmio – Nota Fiscal Gaúcha
Infraestrutura da Cidade
• Solicitação de Manutenção ou de Instalação de novo ponto de Iluminação Pública
Meio Ambiente
• Solicitação de Isenção de Licenciamento Ambiental
• Solicitação de redução da Taxa de Coleta de Lixo
Planejamento e Urbanismo
• Laudo de Marquise
• Licença de Construção
• Regularização com Compensação
• Solicitação Habite-se
• Solicitação consulta Prévia
• Solicitação de Numeração Predial
• Solicitação de Viabilidade de Instalação de Empreendimento
• Solicitação de Vistoria de Instalações Sanitárias
• Substituição de Projeto
Previdência
• Certidão Narratória para Professores
• Certidão de Tempo de Contribuição – CTC
• Pedido de Aposentadoria
• Pedido de Pensão
Saúde e Vigilância Sanitária
• Licença Sanitária para Veículos de Transporte
• Solicitação de Renovação de Alvará Sanitário
Trânsito e Segurança
• Licença para Fechamento de Rua
• Solicitação de Cartão para Vaga Reservada
Créditos das fotos: Divulgação - AI PMVA
Créditos dos textos: AI PMVA
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires
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