Notícias
Venâncio Aires lança plataforma Aprova Digital para modernizar e agilizar atendimento ao cidadão
04/07/2025 às 14h49min
A Prefeitura de Venâncio Aires deu mais um passo rumo à modernização da gestão pública com o lançamento oficial da plataforma Aprova Digital, que passa a substituir o modelo tradicional de requerimentos e protocolos em papel por um sistema 100% online. O evento de lançamento ocorreu nesta sexta-feira (04), no auditório da Caciva, reunindo autoridades, servidores e profissionais da comunidade.
Com a novidade, moradores e empresas da Capital do Chimarrão poderão solicitar e acompanhar serviços pela internet, sem a necessidade de deslocamento até a sede da Prefeitura. Nesta primeira etapa de implantação, já estão disponíveis 52 serviços em áreas como planejamento urbano, meio ambiente, obras, fiscalização, licenciamento e administração geral.
De acordo com o secretário de Gestão e Governança, Tiago Quintana, a plataforma representa um avanço a respeito da agilidade, mas também em sustentabilidade e eficiência. “Estamos desburocratizando os processos e trazendo mais transparência. Além disso, a digitalização reduz drasticamente o uso de papel, o que significa economia e respeito ao meio ambiente”, frisou.
Pioneira no uso da plataforma em Venâncio Aires, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo já utiliza o Aprova há cerca de um ano, com resultados expressivos. “Hoje, 95% dos processos da nossa secretaria já tramitam pelo Aprova, o que agilizou significativamente o tempo de resposta e o controle interno. Ganhamos em produtividade e o cidadão também sente esse retorno mais rápido”, destacou a secretária Deizimara Souza.
A apresentação técnica do sistema foi realizada pelas colaboradoras Júlia Santana e Valentina Haag, da equipe da Aprova, que demonstraram o funcionamento da plataforma e esclareceram dúvidas dos participantes. Já em uso por outras 120 prefeituras, o sistema utiliza inteligência artificial para automatizar etapas repetitivas, minimizar falhas humanas e garantir mais confiabilidade na tramitação dos pedidos.
Durante o lançamento, o prefeito Jarbas da Rosa enfatizou que a digitalização não substitui o atendimento presencial, mas sim oferece mais possibilidades para quem precisa acessar os serviços públicos fora do horário tradicional de funcionamento. “A plataforma não elimina o atendimento presencial. Seguimos atendendo na Prefeitura como sempre. Mas agora também oferecemos uma alternativa muito mais acessível para quem não pode vir até aqui durante o expediente. É mais um passo para tornar o serviço público mais eficiente e próximo das pessoas”, afirmou o prefeito.
A nova fase do sistema em Venâncio Aires amplia o leque de opções digitais, permitindo que qualquer pessoa possa abrir um protocolo, acompanhar seu andamento, anexar documentos e receber atualizações diretamente pela plataforma. A expectativa é de que, nos próximos meses, novos serviços sejam adicionados ao sistema, consolidando um modelo mais moderno, eficiente e acessível de atendimento ao público.
Créditos das fotos: Divulgação - AI PMVA
Créditos dos textos: AI PMVA
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires
buscar
Categorias