Notícias

Decreto de calamidade pública garante auxílio a Vila Mariante

09/09/2023 às 18h27min

O decreto de calamidade pública emitido pela Prefeitura de Venâncio Aires garantirá recursos para os distritos de Mariante e Estância Nova. O documento foi homologado pelo Governo do Estado e será publicado no Diário Oficial nos próximos dias. A medida possibilitará a reconstrução e a recuperação dos locais. Ao todo 15 casas foram completamente destruídas e cerca de 11 residências danificadas.


Conforme a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara de Souza, a Prefeitura havia, primeiramente, emitido o decreto de emergência na última terça-feira (5). Com a situação agravada e o número total de pessoas atingidas, a administração municipal emitiu o estado de calamidade pública, mantendo os dois documentos em vigor.


“Quando emitimos o estado de emergência, havia cerca de 40 pessoas no abrigo. Com o Rio Taquari subindo, nós dobramos o número de abrigados e de resgatados. Aí então pudemos emitir o estado de calamidade. Isso tudo vai nos nortear na busca de recursos para recuperação dos distritos e devolver o mais rápido possível uma qualidade de vida para as pessoas.”


A administração municipal tem seguido a orientação da Defesa Civil Nacional para a liberação de valores e de estrutura. Desta forma, o foco principal é atender às necessidades emergenciais da população, incluindo a desobstrução de vias para permitir o acesso a escolas, postos de saúde e o retorno às residências.


A Prefeitura já encaminhou a solicitação de ajuda humanitária, para o auxílio de kits de higiene e limpeza, colchões e alimentação e o pedido de desobstrução das vias. Também, o processo de reconstrução está pronto e será enviado para análise do Governo Federal. Com isso, o município cumpre a terceira e última etapa das regras da Defesa Civil Nacional.


Créditos das fotos: Divulgação - AI PMVA

Créditos dos textos: Bruna Oliveira - AI PMVA

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires

buscar