Notícias
ESF 2 realiza ação contra a Dengue no bairro Coronel Brito
28/05/2020 às 15h29min
Em decorrência do surgimento de constantes casos de dengue no município, principalmente no bairro Coronel Brito, uma ação pensada pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família 2 (ESF), que tem o objetivo de orientar os moradores das ruas com maior índice de contaminação por dengue. O trabalho será realizado nesta sexta-feira, 29, das 7h30min até 11h30min da manhã, e a tarde das 13h às 17h, as ruas que receberão essa ação são: Rua Luiz Carlos Leuckert e atrás dela e a Rua Paul Harris. Quem estará à frente do movimento serão todos os profissionais do Posto de Saúde da Coronel Brito, dentre eles, agentes de saúde, enfermeira, técnico, médica e residentes, juntamente com o apoio dos agentes de endemias do município e da Vigilância Ambiental.
A finalidade desta ação é orientar e explicar as formas de eliminar os focos de dengue, que geralmente são lixos ou materiais não bem armazenados que podem ser um possível criadouro para o mosquito. Também, estarão informando os sintomas da doença: dor no corpo, nas articulações, atrás dos olhos, febre e manchas vermelhas pelo corpo. Em caso de percepção de algum sintoma a indicação é procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa para receber os atendimento e recomendações necessárias. Encartes informativos da Prefeitura Municipal também serão distribuídos.
Para as famílias que possuem entulhos e não tem conhecimento de onde descartar, receberão das equipes, o seguinte alerta: na terça-feira, dia 2, a Prefeitura Municipal passará pelas ruas do bairro afim de recolher entulhos que possam ser criadouros do mosquito da Dengue, apenas não serão aceitos no recolhimento: restos de podas de arvores e restos de construção. Então, as famílias podem colocar em suas calçadas estes materiais para descarte que o município fará a recolhida.
Os profissionais pedirão a permissão dos moradores para adentrarem e prestarem orientações, estarão também uniformizados e sempre um profissional atuante do posto estará acompanhando. Para evitar contaminações de covid-19, todos usarão equipamentos de proteção individual e álcool gel.
Fica ainda a orientação final da enfermeira e coordenadora da ESF 2, Patrícia Silva, “usem repente, tomem água e na percepção de qualquer sintoma, dirijam-se até o posto mais próximo”.
Créditos das fotos: Willian de Oliveira - Portal Guia Venâncio
Créditos dos textos: Luana Schweikart - Portal Guia Venâncio
Fonte: Portal Guia Venâncio
buscar
Categorias